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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21257Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Moreira, Adriana Souto Barbosa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-30T13:41:44Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-30T13:41:44Z | - |
| dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
| dc.identifier.citation | MOREIRA, Adriana Souto Barbosa. Materiais manipuláveis no ensino de matemática em uma escola de área rural: relação com a dimensão afetiva da etnomatemática. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21257 | - |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou investigar sobre a utilização e a valorização dos materiais manipuláveis nas aulas de matemática. Nesta premissa, delimitamos como objetivo geral, investigar a relevância dos materiais manipuláveis como recurso didático no ensino da matemática, na escola de área rural Luiz Cláudio Baranda, localizada no município de Seropédica-RJ. Na intenção de melhor direcionar a pesquisa e alcançar o objetivo geral, visamos os seguintes objetivos específicos: analisar os processos de ensino e aprendizagem na visão dos professores; identificar possíveis problemas que dificultam os processos de ensino e aprendizagem dos alunos; investigar processos afetivos desenvolvidos pelos professores com seus alunos. Esta pesquisa teve como objetivo trazer à discussão a importância da utilização de materiais manipuláveis para as aulas de matemática, a valorização dos conhecimentos culturais que os alunos já possuem e a relação afetiva aliada aos processos de ensino e aprendiazagem junto ao ambiente escolar e seus componentes. Foi realizado um recorte de pesquisas desenvolvidas sobre os temas, tais como, dinâmica em sala de aula, escola rural, etnomatemática e afetividade; nessa etapa foi estabelecido um marco temporal entre 2010 e 2022, o que nos permite compreender como os pesquisadores de cada assunto entendem a respeito dos mesmos. Assim como os materiais manipuláveis, a afetividade também é a base deste estudo dando ênfase na sua relação com a etnomatemática, compreendendo-as como indispensáveis para uma aprendizagem significativa. Desta forma, foi trabalhada esta pesquisa de forma a responder os questionamentos e as expectativas dos docentes em relação à aprendizagem escolar. Durante esta trajetória, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, pela qual foi possível utilizar o ambiente natural como fonte de dados por meio da investigação direta ao campo, somada à revisão literária dos autores Mattos (2020), D’Ambrósio (2011), Freire (2011), Mattos (2018 ). Os resultados da pesquisa revelaram que os materiais manipuláveis, o Programa etnomatemática e a afetividade são fatores imprescindíveis para a promoção dos processos de ensino e aprendizagem se colocarem num lugar de destaque, somado à apredizagem significativa nas aulas de matemática. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | dinâmica em sala de aula | pt_BR |
| dc.subject | escola rural | pt_BR |
| dc.subject | afetividade | pt_BR |
| dc.subject | etnomatemática | pt_BR |
| dc.subject | dynamics in the classroom | pt_BR |
| dc.subject | rural school | pt_BR |
| dc.subject | affectivity | pt_BR |
| dc.subject | ethnomathematic | pt_BR |
| dc.title | Materiais manipuláveis no ensino de matemática em uma escola de área rural: relação com a dimensão afetiva da etnomatemática | pt_BR |
| dc.title.alternative | Manipulable materials in teaching mathematics in a school in a rural area: relationship wih the affective dimension of ethnomathematics | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This research sought to investigate the use and appreciation of manipulative materials in mathematics classes. On this premise, we set out as a general objective to investigate the relevance of manipulative materials as a didactic resource in teaching mathematics, at the rural school Luiz Cláudio Baranda, located in the municipality of Seropédica-RJ.With the intention of better directing the research and reaching the general objective, we aimed at the following specific objectives: to analyze the teaching and learning processes from the teachers' point of view; identify possible problems that hinder the teaching and learning processes of students; investigate affective processes developed by teachers with their students. This research aimed to discuss the importance of using manipulable materials for math classes, the appreciation of cultural knowledge that students already have and the affective relationship allied to the teaching and learning processes with the school environment and its components. A clipping of research carried out on themes such as dynamics in the classroom, rural school, ethnomathematics and affectivity; at this stage, a timeframe was established between 2010 and 2022, which allows us to understand how researchers of each subject understand about them. As well as manipulable materials, affectivity is also the basis of this study, emphasizing its relationship with ethnomathematics, understanding them as indispensable for meaningful learning. In this way, this research was worked on in order to answer the questions and expectations of teachers in relation to school learning. During this trajectory, the methodology of qualitative research was used, through which it was possible to use the natural environment as a source of data through direct investigation in the field, in addition to the literary review of the authors Mattos (2020), D'Ambrósio (2011) , Freire (2011), Mattos (20). The research results revealed that the manipulable materials, the Ethnomathematics Program and affectivity are essential factors for the promotion of teaching and learning processes to be placed in a prominent place, in addition to meaningful learning in mathematics classes. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Mattos, Sandra Maria Nascimento de | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2622-0506 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9632990540395574 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Mattos, José Roberto Linhares de | - |
| dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0002-4075-6764 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1508772914490157 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Mattos, Sandra Maria Nascimento de | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-2622-0506 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9632990540395574 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Saraiva, Darlane Cristina Maciel | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-7769-5395 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6175623714692252 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Cristina Coutinho de | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4732177588909084 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8396516361494902 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola | |
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