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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21424Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Antelo, Fernanda do Socorro Ferreira Senra | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-09T13:47:09Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-09T13:47:09Z | - |
| dc.date.issued | 2018-07-12 | - |
| dc.identifier.citation | ANTELO, Fernanda do Socorro Ferreira Senra. Regularização fundiária na Amazônia: uma análise de políticas de ordenamento fundiário a partir da abordagem cognitiva de políticas públicas. 2018. 297 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21424 | - |
| dc.description.abstract | A apropriação privada da terra é um traço marcante do processo de ocupação e integração da região amazônica ao restante do território nacional. Ao longo desse processo, em diferentes momentos históricos, foram editados distintos instrumentos legais visando promover a regularização fundiária das terras ocupadas nessa região. A despeito disso, a situação fundiária da região permaneceu nebulosa e indefinida, tornando-se cada vez mais difícil identificar e separar a terra pública da terra privada. Desde 2009, um fato político vem colaborando para renovar esse cenário e estimular o interesse da comunidade acadêmica pelo estudo das políticas territoriais e espaciais: a aprovação da lei nº. 11.952/2009, que instituiu uma ambiciosa política federal de regularização fundiária destinada a realizar a regularização fundiária simplificada e célere de aproximadamente 300 mil posses localizadas em terras públicas na Amazônia Legal. Esta tese analisa a partir da abordagem cognitiva de políticas públicas as ideias que fundamentaram a construção das políticas de regulação da terra no Brasil e na Amazônia, com uma ênfase particular na política federal de regularização fundiária supramencionada. Buscou-se, ainda, identificar as teias de relações existentes entre os diversos segmentos envolvidos no debate sobre o ordenamento fundiário, bem como o campo de forças políticas atuantes nos momentos em que ocorreram as principais mudanças nos instrumentos legais e normativos. Este trabalho possui como principal recorte temporal o período que se estende de 2003 a 2016. No entanto, na medida em foram analisadas as complexas dimensões e relações que envolvem o tema do ordenamento fundiário nessa região, entendeu-se que, para compreender o cenário de “caos fundiário” na Amazônia e a demanda por uma intervenção pública direcionada a resolução desse problema, seria necessário realizar um mergulho nas dimensões histórica, econômica, política, social e institucional no qual se inseriram outras mudanças nos marcos legais referentes ao ordenamento fundiário regional. A pesquisa de campo envolveu levantamento bibliográfico, buscas documentais e a realização de entrevistas semiestruturadas com distintos atores (gestores e servidores públicos, parlamentares, lideranças de organizações produtivas e sindicais, dirigentes de organizações não governamentais, operadores do campo do direito e pesquisadores especialistas nas temáticas agrária e fundiária). Como método de análise das informações coletadas, utilizou-se a abordagem qualitativa, sob a perspectiva compreensivista de Max Weber (2004), pois o objetivo era compreender os sentidos das ações sociais destes agentes, em um contexto específico, e obter as explicações para as suas causas, o desenvolvimento e os efeitos destas ações, bem como suas contradições. A análise realizada evidencia que as políticas de gestão fundiária aplicadas à região amazônica desde o período colonial tiveram como um dos seus efeitos à sobreposição de camadas de documentos de propriedade (legítimos ou não) e, sobretudo, de demandas territoriais de distintos grupos sociais. Para tentar solucionar o problema fundiário dessa região na atualidade, os formuladores de políticas públicas tiveram de se debruçar sobre um extenso e complexo passivo. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | políticas públicas | pt_BR |
| dc.subject | abordagem cognitiva | pt_BR |
| dc.subject | regularização fundiária | pt_BR |
| dc.subject | Amazônia | pt_BR |
| dc.subject | public policies | pt_BR |
| dc.subject | cognitive approach | pt_BR |
| dc.subject | land regularization | pt_BR |
| dc.subject | Amazon | pt_BR |
| dc.title | Regularização fundiária na Amazônia: uma análise de políticas de ordenamento fundiário a partir da abordagem cognitiva de políticas públicas | pt_BR |
| dc.title.alternative | Land regularization in the Amazon: an analysis of land use planning policies based on the cognitive approach of public policies. | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The private appropriation of the land is a striking trait of the occupation and integration process of Amazon’s region to the remainder of the national territory. Throughout this process, at different historical moments, different legal instruments were edited in order to promote land settlement of the occupied lands in that region. Despite this, the land situation on that region remained hazy and undefined, making it increasingly difficult to identify and separate public lands from private land. Since 2009, a political fact has collaborated to renew this scenario and stimulate studies of territorial and spatial policies the interest by the academic community: the approval of Law no. 11.952/2009, which instituted an ambitious federal policy of land regularization to carry out a simplified and swift regularization of approximately 300,000 possessions located in public lands in the Legal Amazon. This thesis analyzes from the cognitive approach of public policies the ideas that grounded the construction of the regulation policies of land regulation in Brazil and in the Amazon, with a particular emphasis on the federal land tenure regularization policy mentioned above. It also sought to identify the webs of relationships existing between the various segments involved in the land’s ordination debate, as well as the field of political forces that were active at the time of the major changes in legal and regulatory instruments. This work has, as the main temporal clipping, the period extending from 2003 to 2016. However, to the extent that the complex dimensions and relationships involving land ordination theme in this region were analyzed, it was understood that, in order to comprehend the "land chaos" scenario in the Amazon and the demand for a public intervention directed to Resolution of this problem, it would be necessary to exam in greater detail the historical, economic, political, social and institutional dimensions in which other legal framework regarding regional land’s regulation were inserted. The field research involved bibliographic survey, documentary searches and the realization of a multistructured interviews with diverse agents (managers and public servants, parliamentarians, leaders of productive and union organizations, leaders of non-governmental organizations, operators in the field of law and researchers specialists in the agrarian and land themes. The collected information analysis selected was the qualitative approach, under the comprehensive perspective of Max Weber (2004), as the objective was to understand the reasons behind the social actions of these agents, in a specific context, and to obtain explanations about their causes, the development and effects of these actions, as well as their contradictions. The analysis underlined that land management policies applied to the Amazon region since the colonial period had as one of its effects the overlapping layers of property documents (legitimate or not) and, above all, demands of different social groups. To try to solve the land problem of this region today, public policy makers have had to address an extensive and complex passive. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Leite, Sergio Pereira | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2407-7574 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2051768895007839 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Leite, Sergio Pereira | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-2407-7574 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2051768895007839 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Schmitt, Claudia Job | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-1248-2994 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3902719369521575 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Kato, Karina Yoshie Martins | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-2963-8361 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487027132879542 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Quintans, Mariana Trotta Dallalana | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4242484568301137 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Alentejano, Paulo Roberto Raposo | - |
| dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0000-0003-0630-8164 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/9607379381524239 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-0563-4833 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6619687162114758 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade | pt_BR |
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