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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Jose Ricardo Lopes da-
dc.date.accessioned2025-05-09T15:53:26Z-
dc.date.available2025-05-09T15:53:26Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationSILVA, José Ricardo Lopes. Ensino por investigação: práticas de alfabetização científica entre estudantes do ensino fundamental da rede pública do município de Silveiras-SP. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21430-
dc.description.abstractO ensino de ciências tem passado por profundas transformações, revelando a necessidade de criação de novos espaços e estratégias para a aprendizagem. Considera-se que a simples exposição de conteúdo ou a mera manipulação de equipamentos laboratoriais são insuficientes para a apropriação do conhecimento. Em uma sociedade em constantes mudanças, é importante identificar práticas pedagógicas que possibilitem a compreensão de situações cotidianas, tendo como base o conhecimento científico. O ensino por o investigação (EI) surge como uma abordagem pedagógica que incentiva a curiosidade, a argumentação e o pensamento crítico, possibilitando a alfabetização científica. O presente estudo tem por objetivo analisar a influência do ensino por investigação na alfabetização científica entre estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Hildebrando Martins Sodero, localizada no município de Silveira-SP, bem como identificar fatores que interferem na aprendizagem. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa utilizando a técnica da observação participante e registros de áudio. Para o desenvolvimento do estudo foi implementado um clube de ciências, inicialmente alojado em uma sala de robótica da escola, mas que se expandiu para outros espaços, conforme a necessidade e interesse dos alunos. No que diz respeito aos participantes, o estudo envolveu a presença assídua de 5 (cinco) estudantes, os quais realizaram debates e reflexões sobre assuntos diversos centrados na sabedoria popular, senso comum e conhecimento científico, culminando em dados registrados por meio de anotações e gravações de áudios. Esses dados foram analisados qualitativamente a partir de Indicadores de Alfabetização Científica e de observações que influenciaram na dinâmica de aprendizagem (fator tempo, desafios tecnológicos e ambientais). Os resultados apontam que o ensino por investigação proporcionou um avanço na formação acadêmica dos alunos, evidenciado por uma maior capacidade de análise crítica, entendimento de fenômenos e aptidão em formular e interpretar questões científicas. Além disso, os resultados mostram que foi possível identificar alguns indicadores de alfabetização científica, dentre eles: Investigação e análise de informações (Seriação de Informação, Organização de Informação e Classificação de Informação), estrutura lógica do pensamento (Raciocínio Lógico, Raciocínio Proporcional) e interpretação das informações coletadas (Levantamento de Hipóteses, Teste de Hipóteses, Justificativa, Previsão e Explicação). No entanto surgiram alguns desafios durante o desenvolvimento das atividades, principalmente tecnológicos e ambientais. O envolvimento dos alunos, a criação de um ambiente de confiança e a garantia de tempo adequado para as atividades foram determinantes para o sucesso da abordagem. O produto educacional gerado foi uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) intitulada: Ciência, Cultura e Senso Comum: Integrando Conhecimento Científico, Sabedoria Popular e Percepções Cotidianas para uma Abordagem Investigativa e uma Comunicação Criativa. Apesar dos desafios e dificuldades enfrentadas, os resultados são promissores, indicando que o ensino por investigação tem potencial para promover a alfabetização científica entre os estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInquiry-based teachingpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.titleEnsino por investigação: práticas de alfabetização científica entre estudantes do ensino fundamental da rede pública do município de Silveiras-SPpt_BR
dc.title.alternativeInquiry-based teaching: scientific literacy practices among elementary school students in the public school system of Silveiras-SPen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe teaching of science has been undergoing profound transformations, revealing the need for the creation of new spaces and strategies for learning. It is considered that the mere exposure to content or the mere manipulation of laboratory equipment is insufficient for the appropriation of knowledge. In a constantly changing society, it is important to identify pedagogical practices that enable the understanding of everyday situations based on scientific knowledge. Inquiry- based teaching emerges as a pedagogical approach that encourages curiosity, argumentation, and critical thinking, enabling scientific literacy. The present study aims to analyze the influence of inquiry-based teaching on scientific literacy among middle school students in the state education system in the city of Silveiras, SP, as well as to identify factors that interfere with learning. The research has a qualitative approach using participant observation and audio recordings as techniques. For the development of the study, a science club was implemented, initially housed in a robotics room at the school but expanded to other spaces as needed and as per the students' interests. Regarding the participants, the study involved the regular presence of 5 (five) students who engaged in debates and reflections on various topics centered on popular wisdom, common sense, and scientific knowledge, culminating in data recorded through notes and audio recordings. These data were qualitatively analyzed using Scientific Literacy Indicators and observations that influenced the learning dynamics (time factor, technological challenges, and environmental factors). The results indicate that inquiry-based teaching led to an improvement in students' academic performance, evidenced by a greater capacity for critical analysis, understanding of phenomena, and the ability to formulate and interpret scientific questions. Furthermore, the results show that it was possible to identify some indicators of scientific literacy, including Investigation and analysis of information (Information Sequencing, Information Organization, and Information Classification), logical thinking structure (Logical Reasoning, Proportional Reasoning), and interpretation of collected information (Hypothesis Generation, Hypothesis Testing, Justification, Prediction, and Explanation). However, some challenges arose during the development of activities, mainly technological and environmental challenges. Student engagement, the creation of a trusting environment, and ensuring adequate time for activities were determinants of the approach's success. The educational product generated was an Inquiry-Based Teaching Sequence entitled: Science, Culture, and Common Sense: Integrating Scientific Knowledge, Popular Wisdom, and Everyday Perceptions for an Investigative Approach and Creative Communication. Despite the challenges and difficulties faced, the results are promising, indicating that inquiry-based teaching has the potential to promote scientific literacy among students. For future initiatives, it is essential to consider the feedback obtained and adapt strategies to ensure a balance between learning and student well-being.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Zilene Moreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0166-9235pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9827016932616129pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Zilene Moreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0166-9235pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9827016932616129pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2942265386518858pt_BR
dc.contributor.referee3Vilela, Marcos Vinícius Ferreira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8437-7646pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6872321031142967pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722196023724180pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.relation.referencesABEL, L. D. DOS S.; LÓPEZ, M. S. Utilização do Ciclo de Indagação em um Clube de Ciências como proposta de integração entre o ensino público escolar e universitário no litoral norte de São Paulo. Revista de Cultura e Extensão USP, [S.l], v. 18, p. 69, 27 nov. 2017. ANDERY, M. A. et al. Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988. 435 p. BRANCO, E. P.; ZANATTA, S. C. BNCC e Reforma do Ensino Médio: Implicações no ensino de Ciências e na formação do professor. Revista Insignare Scientia - RIS, Chapecó, v. 4, p. 58–77, 2021. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes da educação nacional. Diário Oficial da União. Seção 1 , Brasília, DF, ano 134, n. 248, p 1-9, 23 dez. 1996. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais : Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: chrome- extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro 01.pdf. Acesso em: 16 jun. 2022. 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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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