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dc.contributor.authorMariano, Aline Freitas Gutemberg-
dc.date.accessioned2025-05-09T22:50:58Z-
dc.date.available2025-05-09T22:50:58Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21443-
dc.description.abstractO Brasil está entre os 10 países mais desiguais do mundo, e no país a desigualdade social ocorre em diversos âmbitos, tais como na educação, saúde, e segurança, o que interfere diretamente no cidadão no que tange seus direitos individuais mais básicos, como de ir e vir em segurança, ter uma alimentação saudável, até a quantidade de oportunidades que lhe são oferecidas ao longo da vida. Uma das formas de mudar esse cenário de desigualdade no país é o investimento em políticas públicas voltadas a esses âmbitos, tendo em vista que a educação é o ponto de partida para se obter conhecimento desde os primeiros anos de vida, e que a condição financeira em um cenário desigual pode ser um divisor de águas, esta pesquisa busca tratar da política pública de educação financeira como um dentre tantos caminhos para se obter uma melhora nas condições sociais de existência. O presente trabalho de conclusão de curso discute o cenário social e econômico de modo a debater a educação financeira como política pública frente à desigualdade social, referenciando sua importância em possibilitar resultados e estudos que serviram para que fosse avaliada a política da Estratégia Nacional de Educação Financeira e a sua importância para o desenvolvimento do país. A metodologia para o projeto é uma revisão bibliográfica, pesquisa documental, descritiva e analítica, com dados governamentais e acadêmicos, ambos avaliando o impacto gerado pelos programas de educação financeira. Para alcançar os resultados, foram utilizados objetivos específicos, apresentando o referencial teórico da educação financeira, políticas públicas e de desigualdade social, discutindo dados do tema da pesquisa correlacionando com a desigualdade e analisando o papel dos gestores públicos na elaboração e no planejamento de uma política pública voltada a essa área apontando seus desafios. Através dos estudos levantados, os resultados do tema de pesquisa avaliaram que apesar da aparente importância do assunto, ainda falta maior investimento para que ocorra maior transformação social, já que os efeitos da política pública nos locais aplicados tiveram efeitos positivos, porém de pouco impacto na sociedade, os resultados evidenciaram a necessidade de maiores investimentos na política além da necessidade de mais tempo da política implementada e melhores indicadores de avaliaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdade Socialpt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectEstratégia Nacional de Educação Financeirapt_BR
dc.subjectPolíticas Públicapt_BR
dc.subjectSocial Inequalitypt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectNational Strategy for Financial Educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titlePolítica pública de educação financeira: o contexto e os desafios no desenvolvimento socialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstractOtherBrazil is among the 10 most unequal countries in the world, and in the country social inequality occurs in several areas, such as education, health, and security, which directly interferes with citizens in terms of their most basic individual rights, such as come and go safely, have a healthy diet, even the number of opportunities offered throughout life. One of the ways to change this scenario of inequality in the country is to invest in public policies aimed at these areas, considering that education is the starting point for obtaining knowledge from the first years of life, and that the financial condition in an unequal scenario can be a watershed, this research seeks to address the public policy of financial education as one of many ways to obtain an improvement in the social conditions of existence. This course conclusion work discusses the social and economic scenario in order to debate financial education as a public policy in the face of social inequality, referring to its importance in enabling results and studies that served to evaluate the policy of the National Strategy for Financial Education. and its importance for the development of the country. The methodology for the project is a literature review, documentary research, descriptive and analytical, with government and academic data, both evaluating the impact generated by financial education programs. To achieve the results, specific objectives were used, presenting the theoretical framework of financial education, public policies and social inequality, discussing data from the research theme correlating with inequality and analyzing the role of public managers in the elaboration and planning of a policy public focused on this area pointing out its challenges. Through the studies raised, the results of the research theme evaluated that despite the apparent importance of the subject, there is still a need for greater investment for greater social transformation to occur, since the effects of public policy in the applied places had positive effects, but with little impact on the society, the results showed the need for greater investments in the policy in addition to the need for more time for the implemented policy and better evaluation indicatorspt_BR
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Graduação em Administração Pública

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