Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFaria, Janaina de Mattos-
dc.date.accessioned2025-05-15T16:26:06Z-
dc.date.available2025-05-15T16:26:06Z-
dc.date.issued2024-09-02-
dc.identifier.citationFARIA, Janaina de Mattos. Assessoria Técnica Independente, Educação Popular e a luta dos atingido(as) pela mineração em Itatiaiuçu - MG. 2024. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21688-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar a experiência da Assessoria Técnica Independente aos atingidos pela Barragem Mina de Serra Azul no Município de Itatiaiuçu no Estado de Minas Gerais. Buscou-se compreender como a Assessoria Técnica, e a metodologia da Educação Popular utilizada por ela, contribuiu no território e na vida dos atingidos (as), para construção de uma reparação, que seja justa e integral. A exploração mineral desde seus primórdios é a causa de muitos conflitos no Brasil. É uma atividade que se baseia em um modelo social, político e econômico que favorece as elites desestruturando vidas, comunidades, sonhos e histórias por onde passa. Itatiaiuçu está localizada no Quadrilátero Ferrífero, e é alvo de exploração e desestruturação das famílias que viviam e vivem ao redor da mina ali presente. Algumas famílias tiveram que sair de suas casas e largar seus modos de vida por conta do iminente rompimento da barragem de rejeitos desta mina, e as que permanecem vivem angustiadamente, com medo do que lhes pode acontecer. Como procedimentos metodológicos da presente pesquisa, foram realizadas entrevistas com pessoas atingidas, bem como, e pesquisa bibliográfica e documental em fontes públicas. Essa pesquisa foi importante para evidenciar os avanços que os atingidos tiveram com ATI em campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAssessoria técnicapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectAtingidos pela mineraçãopt_BR
dc.subjectTechnical advicept_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectAffected by miningpt_BR
dc.titleAssessoria Técnica Independente, Educação Popular e a luta dos atingido(as) pela mineração em Itatiaiuçu - MGpt_BR
dc.title.alternativeIndependent Technical Advisory, Popular Education and the struggle of those affected by mining in Itatiaiuçu - MGen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work aimed to analyze the experience of Independent Technical Assistance to those affected by the Mina de Serra Azul Dam in the Municipality of Itatiaiuçu in the State of Minas Gerais. We sought to understand how the Technical Advisory, and the Popular Education methodology used by it, contributed to the territory and the lives of those affected, to construct a reparation that is fair and comprehensive. Mineral exploration since its beginnings has been the cause of many conflicts in Brazil. It is an activity that is based on a social, political and economic model that favors the elites, destroying lives, communities, dreams and stories wherever it goes. Itatiaiuçu is located in the Iron Quadrangle, and is the target of exploitation and disruption of the families who lived and still live around the mine there. Some families had to leave their homes and abandon their ways of life due to the imminent collapse of the mine's tailings dam, and those who remain live in anguish, in fear of what could happen to them. As methodological procedures of this research, interviews were carried out with affected people, as well as bibliographical and documentary research in public sources. This research was important to highlight the advances that those affected had made with ATI in the field.en
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee2Vieira, Flavia Braga-
dc.contributor.referee3Maso, Tchenna Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2566786719253269pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Janaina de Mattos Faria.pdf2.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.