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dc.contributor.authorCampos, Joelma da Silva Rosa-
dc.date.accessioned2025-05-16T16:45:39Z-
dc.date.available2025-05-16T16:45:39Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationCAMPOS, Joelma da Silva Rosa. A decisão do voto nas eleições presidenciais de 2022: uma investigação qualitativa sobre a formação da opinião e decisão do voto nas eleições para presidente no município de São João de Meriti. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21741-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objeto de pesquisa a análise da formação da opinião e dos vetores da decisão do voto nas eleições presidenciais de 2022 na cidade de São João de Meriti. Conduzimos uma investigação qualitativa, no formato “pesquisa painel”, ao longo do processo eleitoral; monitorando um conjunto de 21 eleitores, por meio da aplicação de 5 rodadas de entrevistas, utilizando os cortes demográficos de raça, gênero, religião e inserção laboral, ao lado da divisão dos entrevistados em três grupos distintos: eleitores de Lula, apoiadores de Bolsonaro e indecisos A análise dos dados coletados trouxe os seguintes resultados: ao longo do processo eleitoral, identificamos a coexistência de dois sistemas de crenças distintos subjacentes à decisão do voto: um primeiro de ordem pragmática e um segundo de orientação ideológica. A decisão do voto dos eleitores de Lula se orientou, em conformidade com a matriz da rational choice, por uma equação de custo/benefício e pela avaliação do desempenho de governo. A decisão do voto em Bolsonaro, por seu turno, pautou-se pelo posicionamento ideológico e pela associação da imagem do então candidato /Presidente Bolsonaro a valores pessoais e de grupo. Destacamos na investigação como os sistemas de crença foram essenciais no processo eleitoral de 2022, oferecendo insights importantes sobre as formulações e a escolha do voto, sendo, por isso, fundamentais para entender como os eleitores interpretam e respondem aos desafios políticos atuais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectOpiniãopt_BR
dc.subjectDecisãopt_BR
dc.subjectVotopt_BR
dc.subjectEleiçãopt_BR
dc.subjectOpinionpt_BR
dc.subjectDecisionpt_BR
dc.subjectVotept_BR
dc.subjectElectionpt_BR
dc.titleA decisão do voto nas eleições presidenciais de 2022: uma investigação qualitativa sobre a formação da opinião e decisão do voto nas eleições para presidente no município de São João de Meritipt_BR
dc.title.alternativeThe decision to vote in the 2022 presidential elections: a qualitative investigation into opinion formation and voting decisions in the presidential elections in the municipality of São João de Meriti, RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present study has as its research object the analysis of opinion formation and the vectors of voting decisions in the 2022 presidential elections in the city of São João de Meriti that belongs to metropolitan region of Rio de Janeiro. We conducted a qualitative investigation, in the “panel research” format, throughout the electoral process; monitoring a set of 21 voters, through the application of 5 rounds of interviews, using the demographic categories of race, gender, religion and labor insertion, alongside the division of interviewees into three distinct groups: Lula voters, Bolsonaro supporters and undecided electors. The analysis of the data collected brought the following results: throughout the electoral process, we identified the coexistence of two distinct belief systems underlying the voting decision: a first of a pragmatic nature and a second of an ideological orientation. The voting decision of Lula's voters was guided, in accordance with the rational choice theoretical matrix, by a cost/benefit equation and by the assessment of government performance. The decision to vote for Bolsonaro, in turn, was guided by the ideological positioning and the association of the image of the then candidate/President Bolsonaro with personal and group values. We highlight in the investigation how belief systems were essential in the 2022 electoral process, offering important insights into the formulations and choice of votes, and are thereforeen
dc.contributor.advisor1Carvalho, Nelson Rojas de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6303-3406pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4606938379293203pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Nelson Rojas de-
dc.contributor.referee2Teixeira, Carlos Sávio Gomes-
dc.contributor.referee3Neves, Fabricio Jesus Teixeira-
dc.contributor.referee4Jorge, Vladimyr Lombardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816873644674539pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

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