Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21770Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Carvalho, Emanuelle Giuliana Leal de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-16T21:18:43Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-16T21:18:43Z | - |
| dc.date.issued | 2023-07-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21770 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta como eixo temático uma análise acerca da educação financeira da população brasileira tomando por base os resultados extraídos dos índices emitidos pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e pela SERASA. Esses dados permitem perceber que a educação financeira dos brasileiros não se encontra bem não possuindo os alunos noções elementares de matemática financeira. Nesse sentido, a temática da pesquisa se mostra atual e relevante à medida que se considera a crise econômica herança das medidas de isolamento social realizadas no período da pandemia. Como consequência imediata, o país registra os mais altos índices de inadimplência e superendividamento já registrado. A questão que norteia a pesquisa pode ser concluída da seguinte forma: em que sentido a educação financeira ou a sua falta contribuem para o endividamento da população? O objetivo do projeto consiste, portanto, em relacionar o endividamento da população e a qualidade da educação financeira recebida. A metodologia utilizada possui caráter descritivo e como procedimento foi adotado a pesquisa bibliográfica. Como resultados a serem obtidos, espera-se demonstrar com clareza que quanto mais ampla e presente for a educação financeira presente na educação básica, mais independente financeiramente podem se tornar os cidadãos, mais autônomos e livres se tornam face ao uso consciente do dinheiro e do consumo. | pt_BR |
| dc.subject | Finanças | pt_BR |
| dc.subject | Consumo | pt_BR |
| dc.subject | Endividamento | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização financeira | pt_BR |
| dc.subject | finance | pt_BR |
| dc.subject | Consumption | pt_BR |
| dc.subject | Indebtedness | pt_BR |
| dc.subject | Financial literacy | pt_BR |
| dc.title | A educação financeira dos brasileiros retratada nos índices SERASA e PISA e as ações dos poderes públicos que visam sua promoção | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The present work presents as its thematic axis an analysis about the financial education of the Brazilian population based on the results extracted from the indexes issued by the Program for International Student Assessment (PISA) and SERASA. These data allow us to perceive that the financial education of Brazilians is not well, and the students do not have elementary notions of financial mathematics. In this sense, the theme of the research is current and relevant as the economic crisis is considered as a legacy of the social isolation measures carried out during the pandemic. As an immediate consequence, the country has the highest rates of delinquency and over-indebtedness on record. The question that guides the research can be concluded as follows: in what sense does financial education or its lack contribute to the indebtedness of the population? The objective of the project is, therefore, to relate the indebtedness of the population and the quality of the financial education received. The methodology used has a descriptive character and as a procedure the bibliographic research was adopted. As results to be obtained, it is expected to demonstrate clearly that the broader and more present the financial education present in basic education, the more financially independent citizens can become, the more autonomous and free they become in the face of the conscious use of money and consumption. | pt_BR |
| Appears in Collections: | Monografias do Curso de Graduação em Administração Pública | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| A educação financeira dos brasileiros retratada nos índices SERASA e PISA e as ações dos poderes públicos que visam sua promoção.pdf | 839.66 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
