Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21771Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Shneider, Sérgio | - |
| dc.contributor.author | Cazella, Ademir Antonio | - |
| dc.contributor.author | Mattei, Lauro | - |
| dc.contributor.editor | Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-05-19T11:35:33Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-19T11:35:33Z | - |
| dc.date.issued | 2021 | - |
| dc.identifier.citation | SCHNEIDER, S.; CAZELLA, A. A.; MATTEI, L. Post scriptum ao atigo Histórico, caracterização e dinâmica recente do PRONAF – programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar. Revista Grifos, v. 30, n. 51, p. 42 - 67, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 21750157 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21771 | - |
| dc.description.abstract | Neste post scriptum, buscamos fazer uma atualização sobre a trajetória do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) desde que publicamos, em 2004, o capítulo de livro que está reeditado neste dossiê. Não tivemos o propósito de fazer uma extensa revisão dos debates e análises realizadas pela plêiade de estudiosos que trataram do tema, apenas apresentamos nossas impressões e pontos de vista sobre os alcances e os limites do Programa. Tentamos apresentar uma crítica construtiva, especialmente no que concerne a aspectos relacionados ao escopo e a gestão do programa, tais como o viés sulista da agricultura familiar, a concentração de recursos em alguns estratos específicos e as restrições de elegibilidade as unidades produtivas que possuem ingressos de fontes não-agrícolas. Argumentamos que estes aspectos merecem ajustes e que o Pronaf necessita se tornar mais inclusivo do ponto de vista social e melhor alinhado com os pressupostos do desenvolvimento rural sustentável. Palavras-chave: Brasil; Política Pública; Agricultura Familiar; Pronaf. | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Revista Grifos UNOCHAPECÓ | pt_BR |
| dc.subject | Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Política pública | pt_BR |
| dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
| dc.subject | Pronaf | pt_BR |
| dc.subject | Brazil | pt_BR |
| dc.subject | Public policy | pt_BR |
| dc.subject | Family farming | pt_BR |
| dc.subject | Pronaf | pt_BR |
| dc.title | Post scriptum ao artigo histórico, caracterização e dinâmica recente do pronaf - programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar | pt_BR |
| dc.title.alternative | Scriptum post to the article history, characterization and recent dynamics of pronaf - national program for the strengthening of family farming | en |
| dc.title.alternative | Post escrito al artículo historia, caracterización y dinámica reciente del pronaf - programa nacional para el fortalecimiento de la agricultura familiar | es |
| dc.type | Artigo em periódico | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | In this post scriptum, we seek to update the trajectory of the National Program for Strengthening Family Farming (Pronaf) since we published, in 2004, the book chapter that is reissued in this dossier. We did not intend to make an extensive review of the debates and analyzes carried out by the plethora of scholars who dealt with the topic since then, because we just want to present our impressions and points of view on the achievements and limits of the Program. We try to present a constructive criticism, especially with regard to aspects related to the scope and management of the program, such as the southern bias of family farming, the concentration of resources in some specific strata and the eligibility restrictions to some farm units that have income from non-agricultural sources. We argue that these aspects deserve adjustments and that Pronaf needs to become more socially inclusive and better aligned with the assumptions of sustainable rural development. Key-words: Brazil; Public Policy; Family Farming; Pronaf | en_US |
| dc.description.abstractOther | En este post scriptum, buscamos actualizar la trayectoria del Programa Nacional para Fortalecer la Agricultura Familiar (Pronaf) desde que publicamos, en 2004, el capítulo del libro que se reedita en este dossier. No teníamos la intención de hacer una revisión exhaustiva de los debates y análisis llevados a cabo por la gran cantidad de académicos que trataron el tema, simplemente presentamos nuestras impresiones y puntos de vista sobre el alcance y los límites del Programa. Tratamos de presentar una crítica constructiva, especialmente con respecto a los aspectos relacionados con el alcance y la gestión del programa, como el sesgo sureño de la agricultura familiar, la concentración de recursos en algunos estratos específicos y las restricciones de elegibilidad en las unidades de producción que tienen ingresos de Fuentes no agrícolas. Argumentamos que estos aspectos merecen ajustes y que Pronaf necesita ser más socialmente inclusivo y estar mejor alineado con los supuestos del desarrollo rural sostenible. | es |
| dc.citation.epage | 67 | pt_BR |
| dc.citation.issue | 51 | pt_BR |
| dc.citation.spage | 42 | pt_BR |
| dc.citation.volume | 30 | pt_BR |
| dc.publisher.local | Santa Catarina | pt_BR |
| Appears in Collections: | Publicações do OPPA | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Post scriotum ao artigo historico caracterizacao e dinamica recente do Pronaf _ programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar.pdf | 283.72 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
