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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21775Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Rocha, Geane da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-19T12:00:30Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-19T12:00:30Z | - |
| dc.date.issued | 2020-10-30 | - |
| dc.identifier.citation | ROCHA, Geane da Silva. A cultura afro-brasileira na Zona Portuária do Rio de Janeiro: a construção da memória em intervenções urbanísticas e no Museu de Arte do Rio. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21775 | - |
| dc.description.abstract | A Zona Portuária do Rio de Janeiro, também conhecida como Pequena África, tem sido palco de diversas intervenções urbanísticas desde a década de 1980. Passando pelos projetos Corredor Cultural, SAGAS, Porto do Rio, e por fim, o Porto Maravilha, a região tem sido colocada como o centro do debate entre memória e identidade da cultura afro-brasileira no município. Esses discursos envolvendo a memória da região vêm sendo utilizada pelos gestores municipais como forma de comercializar a história da localidade. Conflitos e debates com os defensores da cultura afro-brasileira, líderes de movimentos sociais e religiosos, nas gestões de Eduardo Paes (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB), demonstram que há conflitos uma tentativa de consenso entre esses agentes na esfera pública. Dessa maneira, projetos culturais e artísticos têm sido colocados como foco desses debates, sendo absorvidos e financiados pelo governo municipal como forma de criação de consenso. Nesse sentido, esse trabalho se propõe a delinear como a região portuária vêm sendo incorporada nas políticas culturais e urbanísticas do município do Rio de Janeiro em diferentes gestões desde a década de 1980 a 2020. Analiso também o Museu de Arte do Rio – MAR, que aparece como marca do projeto Porto Maravilha, e busca, através de uma política de exposições que debatem questões raciais e políticas, responder e negociar as críticas à instituição. Assim, o museu constrói em seu acervo e através de projetos realizados com a população local, uma imagem conciliadora a partir das críticas ao Porto Maravilha. Imagem que lhe garante manifestação de apoio após conflitos e falta de financiamento com a prefeitura. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Cultura Afro-brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Porto Maravilha | pt_BR |
| dc.subject | Zona Portuária do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Afro-brazilian culture | pt_BR |
| dc.subject | Port Zone of Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.title | A cultura afro-brasileira na Zona Portuária do Rio de Janeiro: a construção da memória em intervenções urbanísticas e no Museu de Arte do Rio | pt_BR |
| dc.title.alternative | Afrobrazilian culture in Port Zone of Rio de Janeiro: memory construction on urban interventions and Museu de Arte do Rio | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Rio de Janeiro is a port city. Known as Pequena África (Little Africa), its port district has been changed since 1980 as an iniciative of municipal administrations. The region evidences the memory and afrobrazilian identity in Rio. These changes are conceive as urban interventions and put on debate how the memory of the place has been seen and marketed by Rio’s goverments, through the projects Corredor Cultural, SAGAS, Porto do Rio and the current Porto Maravilha. The conflicts and discussions between afrobrazilian culture representants, social movements leaders, religious leaders, and the last mayor mandates, Eduardo Paes (PMDB) and Marcelo Crivella (PR), have show a mediation attempt amongst those agentes in the public scenary. Therefore, cultural and artistic projects are integrated and financed by municipal goverment and presented as debates focus. For that, this paperwork discuss how since the 1980’s decade until 2020’s one the port zone has been incorporated in public politics of culture and urbanismo by diferente city of Rio ́s administrations. As a symbol of Porto Maravilha’s Project, the Museu de Arte do Rio (MAR – Rio’s Museum of Art) develops a exhibition politics that includes races and political issues as way to answer and negociates criticism about the own Museum institution. Thereby, through the museum’s collection and projects with the local population is created a concilliatory image. As result, the lack of public funding in the recents conflicts with goverment mobilized a protest in MAR’s favor. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Sant'Anna, Sabrina Marques Parracho | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9949041625827224 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Sant'Anna, Sabrina Marques Parracho | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9949041625827224 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Carvalho, Eliska Altmann de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6056121209700995 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Santos, Guilherme Marcondes dos | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-6114-7944 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7709468078746108 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2254885993568705 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
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