Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21832
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQuiuqui, Claudete Maciel Gobbi-
dc.date.accessioned2025-05-20T15:58:38Z-
dc.date.available2025-05-20T15:58:38Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationQUIUQUI, Claudete Maciel Gobbi. Eficácia dos temas geradores como práticas interdisciplinares nas instituições camponesas: revisão baseada nos fundamentos da revisão sistemática. 2022. 39 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21832-
dc.description.abstractA dissertação buscou trilhar o caminho norteado por uma metodologia baseada na Revisão Sistemática da Literatura. A questão que conduziu as investigações foi, se os Temas Geradores têm ou não exercido sua função de ser uma metodologia norteadora das práticas interdisciplinares nas instituições camponesas. Com o exposto, elencamos alguns objetivos delimitadores da pesquisa de revisão, tais como, delimitar algumas ações norteadoras sobre os Temas Geradores como Metodologia Emancipadora, destacar algumas das principais fragilidades encontradas na execução dos Temas Geradores e ainda destacar alguns desafios no itinerário pedagógico em escolas camponesas. Como critérios de inclusão inicial recorremos ao software harzing's para buscar trabalhos em consonância com as diretrizes definidas no estudo. Para tanto foi priorizado o idioma, período de tempo, inter-relação com a temática, entre outros critérios, que elegeram 22510 trabalhos, culminando na sequência com 3 livros, 73 dissertações, 15 teses, e 43 artigos, sendo que poucos trabalhos foram selecionados e os resultados apontaram que as visitas as famílias, visitas monitoradas de estudos, mutirão, caderno da realidade e atividades voltadas a experimentação, fortalecem os Temas Geradores, já o baixo investimento para custear as necessidades das escolas, qualificação de professores e gestão democrática voltada as bandeiras do campo, são pontos que fragilizam os Temas Geradores. Por fim, pontuamos alguns desafios que necessitam de maior atenção, como a questão dos Temas Geradores e as novas metodologias baseadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação. Outro desafio seria o de saber se a escola tem acompanhado as mudanças dos conteúdos e a forma dos diferentes trabalhos contemporâneos no campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAtividades interdisciplinarespt_BR
dc.subjectEducação Camponesapt_BR
dc.subjectRevisão Sistemática Literáriapt_BR
dc.subjectGenerator Themespt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Practicespt_BR
dc.subjectSystematic Literary Reviewpt_BR
dc.subjectPeasant Educationpt_BR
dc.titleEficácia dos temas geradores como práticas interdisciplinares nas instituições camponesas: revisão baseada nos fundamentos da revisão sistemática.pt_BR
dc.title.alternativeEffectiveness of generating themes as Interdisciplinary practices in peasant institutions: a review based on the fundamentals of systematic reviewen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe dissertation sought to follow the path guided by a methodology based on the Systematic Literature Review. The question that led the investigations was whether or not the Generating Themes have exercised their function of being a guiding methodology for interdisciplinary practices in peasant institutions. With the above, we list some delimiting objectives of the review research, such as delimiting some guiding actions on the Generating Themes as Emancipating Methodology, highlighting some of the main weaknesses found in the execution of the Generating Themes and also highlighting some challenges in the pedagogical itinerary in peasant schools . As initial inclusion criteria, we resorted to harzing's software to search for works in line with the guidelines defined in the study, for which language, period of time, interrelationship with the theme, among other criteria, were prioritized, which elected 22,510 works, culminating in the sequence with 3 books, 73 dissertations, 15 theses, and 43 articles, and few works were selected and the results showed that visits to families, monitored visits to studies, mutirão, reality notebook, activities aimed at experimentation, strengthen the Themes Generators, as well as the inadequate investment to cover the needs of schools, teacher qualification, democratic management and focus on the field's flags, are points that weaken the Generating Themes, and finally, we point out some challenges that need greater attention, such as the issue of Generating Themes and new methodologies based on Information and Communication Technologies, another challenge would be to and whether the school has followed changes in the content and form of different contemporary works in the field.en
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rossetto, Claudia Antônia Vieira-
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee2Freitas, Ismael Lourenço de Jesus-
dc.contributor.referee3Locatelli, Tamara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6344816499793391pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Claudete Maciel Gobbi Quiuqui.Pdf1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.