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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22014Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Gláucia Filomena Martins dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-29T14:34:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-29T14:34:11Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-01 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA. Gláucia Filomena Martins dos Santos. Educação financeira e aprendizagem – contribuições para a consciência financeira dos jovens. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22014 | - |
| dc.description.abstract | A partir dos anos 2000, o governo deu início a medidas para implementar a Educação Financeira nas escolas, seguindo as recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), culminando na inclusão obrigatória da Educação Financeira no currículo nacional. Este estudo teve como objetivo avaliar de que forma a inserção da Educação Financeira no contexto escolar contribui para a consciência financeira dos jovens estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), câmpus Governador Valadares. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando questionários, entrevistas, análise de documentos e registros existentes como instrumentos de investigação empírica. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que há uma consciência crescente da importância de abordar a Educação Financeira no contexto escolar, destacando a necessidade de um currículo mais abrangente que aborde não apenas o conhecimento acadêmico, mas também habilidades práticas e socioemocionais. Verificou-se também que alguns alunos aplicam estratégias para gerenciar suas finanças, mas também enfrentaram desafios com gastos impulsivos. Conclui-se que a abordagem da Educação Financeira nas escolas precisa ser mais abrangente e crítica para promover a consciência financeira dos jovens, além de proporcionar mais do que a formação de um mercado consumidor, mas, preparar os jovens para as decisões financeiras em seu dia a dia. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Consciência financeira | pt_BR |
| dc.subject | Currículo | pt_BR |
| dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
| dc.subject | Literacia Financeira | pt_BR |
| dc.subject | Financeira | pt_BR |
| dc.subject | Instituto Federal | pt_BR |
| dc.subject | Curriculum | pt_BR |
| dc.subject | Financial Education | pt_BR |
| dc.subject | Financial Literacy | pt_BR |
| dc.subject | Financial Awareness | pt_BR |
| dc.subject | Federal Institute | pt_BR |
| dc.title | Educação financeira e aprendizagem – contribuições para a consciência financeira dos jovens | pt_BR |
| dc.title.alternative | Financial education and learning – contributions to young people’s financial awareness | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | In the 2000s, the Brazilian government began implementing financial education in schools, following the recommendations of the OECD. This culminated in the mandatory inclusion of financial education in the national curriculum. This study aimed to evaluate how the inclusion of financial education in the school context contributes to the financial awareness of young students from integrated technical courses at the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG), campus Governador Valadares. The research was conducted using a qualitative approach, using questionnaires, interviews, document analysis, and existing records as instruments of empirical research. Among the results obtained, it was found that there is a growing awareness of the importance of addressing financial education in the school context, highlighting the need for a more comprehensive curriculum that addresses not only academic knowledge, but also practical and socio-emotional skills. It was also found that some students apply strategies to manage their finances, but they also face challenges with impulsive spending. The study concluded that the approach to financial education in schools needs to be more comprehensive and critical to promote the financial awareness of young people and prepare them for financial decisions in their daily lives. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Gregorio, Sandra Regina | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0015837037500256 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gregorio, Sandra Regina | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0015837037500256 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Souza, Nádia Maria Pereira de | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-6001-8275 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3482614478463727 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Gregório, Tânia Cristina da Conceição | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4796500440617335 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Silva, Willerson Custodio da | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-1705-8025 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7100345720446348 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3238876046021116 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
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