Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22017Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Cintra, Sergio Paulo Vianna | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-29T15:14:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-29T15:14:02Z | - |
| dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
| dc.identifier.citation | CINTRA, Sergio Paulo Vianna. Inconsciente coletivo na educação em rede: contribuições da alternância na formação do discente no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - PPGEA. 2023. 33 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia, Ciência do Solo) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22017 | - |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como premissa compreender as possíveis contribuições da Pedagogia da Alternância para a formação discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - PPGEA. O estudo, de natureza qualitativa exploratória, foi realizado por meio de análises documentais e bibliográficas nas dissertações dos egressos bem como nos arquivos documentais do programa. Buscou-se como forma objetiva específica analisar o processo de formação do discente do Programa PPGEA onde o modelo da Alternância, sua intervenção transdisciplinar, na perspectiva das produções dissertativas dos egressos no período compreendido entre 2013 à 2016. Descrever as possíveis contribuições da cultura local, dos arquétipos, dos mitos e contos na produção de resultados, explicitados nas dissertações produzidas no período pesquisado, fruto das interações pedagógica, que influenciaram diretamente na formação dos egressos. Nesse contexto, exploramos os conceitos ligados ao inconsciente coletivo, suas características e os efeitos sobre o processo de produção de conhecimento a partir das interações entre o caminhar da formação discente e os lócus de suas pesquisas, onde teoria e prática dialogam produzindo ressonâncias significativas originadas nessas interações. Os resultados da pesquisa nos apontaram que compreender o modelo metodológico da pedagogia da alternância aplicado junto ao PPGEA, nos revelam que o percurso educativo que nasce do bojo das intervenções educacionais no contexto da pesquisa formação discente a partir de seus egressos pode propiciar uma profunda interação capaz de modificar a realidade do lócus pesquisado a partir de novas ressignificados nos processos contínuos e multirreferencializado nessa rede coletiva de aprendizagens. Destacamos ainda a contribuição com a sugestão de um protocolo transdisciplinar integrador entre teoria e prática produzidos na ação docente viabilizada por atos de currículos que leve em considerações ensino de estratégias narradas pela experiência entre sujeitos da pesquisa, suas ruralidades e cotidianos da aprendizagem através da pluralidade de conhecimentos e propostas oriundas dessas interações. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Inconsciente Coletivo | pt_BR |
| dc.subject | Alternância | pt_BR |
| dc.subject | PPGEA | pt_BR |
| dc.subject | Egressos | pt_BR |
| dc.subject | Collective Unconscious | pt_BR |
| dc.subject | Alternation | pt_BR |
| dc.subject | Graduates | pt_BR |
| dc.title | Inconsciente coletivo na educação em Rede: contribuições da alternância na formação do discente no Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola - PPGEA | pt_BR |
| dc.title.alternative | Collective unconscious in network education: contributions of alternation in student education in the graduate program in agricultural education - PPGEA | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The premise of this research is to understand the possible contributions of the Pedagogy of Alternation to student training in the Postgraduate Program in Agricultural Education - PP- GEA. The study, of an exploratory qualitative nature, was carried out by means of documen- tary and bibliographic analyses of the dissertations of graduates as well as the program's documentary archives. The specific objective was to analyze the process of training students in the PPGEA program in the Alternation model and its transdisciplinary intervention, from the perspective of the dissertations produced by graduates between 2013 and 2016. To des- cribe the possible contributions of local culture, archetypes, myths and tales in the producti- on of results, made explicit in the dissertations produced during the research period, as a result of pedagogical interactions, which directly influenced the training of graduates. In this context, we explored the concepts linked to the collective unconscious, its characteristics and the effects on the process of producing knowledge based on the interactions between the students' training and the locus of their research, where theory and practice dialog, produ- cing significant resonances originating in these interactions. The results of the research sho- wed us that understanding the methodological model of the pedagogy of alternation applied to the PPGEA reveals that the educational path that emerges from the core of educational interventions in the context of student training research from its graduates can provide a pro- found interaction capable of modifying the reality of the locus researched from new resigni- fications in the continuous and multi-referential processes in this collective network of lear- ning. We would also like to highlight the contribution made by suggesting a transdiscipli- nary protocol that integrates theory and practice produced in the teaching action made possi- ble by acts of curricula that take into account teaching strategies narrated by the experience of the research subjects, their ruralities and everyday learning through the plurality of kno- wledge and proposals arising from these interactions. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Gabriel de Araujo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8363784238484680 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Gabriel de Araujo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8363784238484680 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Cruz, Francelina de Queiroz Felipe da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5002371165803724 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Gama, Cláudio Oliveira da | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-2151-2326 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0294045454441600 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1351929554880099 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
| dc.relation.references | ANDRADE, Gláucia Cícera de Souza. A importância das narrativas individuais na construção da história coletiva: análise de uma experiência de composição cênica no ensino de teatro. 2020. 59 f. Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Licenciatura em Teatro, Natal, 2020. ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BICALHO, Ramofly dos Santos. Educação do campo e atores polítio-institucionais: construindo novos processos identitários na Universidade? In: BERENBLUM, Andrea & OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. Educação: diálogos do cotidiano. Seropédica: Outras letras, 2011. BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. São Paulo, 2003. CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. In: Currículo sem fronteiras, vol. 3, n. 1, janeiro-junho, 2003. 60-81. Cezar, K. G., & Suaiden, E. J. (2019). A INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Revista Digital Biblioteconomia e Ciência Da Informação, v17, 1–21. https://doi.org/DOI: 10.20396/rdbci.v17i0.8655932. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 4a ed. São Paulo: Cortez, 2009. DURKHEIM, Emile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e Função diferenciadora. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. São Paulo: Nacional, 1977. FRANCISCO, Eliana Aparecida. Importância das narrativas na construção da Cartografia do território. https://periodicos.ufes.br/abepss/article/view/23264, 21-05-2019, capturado em 31/05/2023. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. ____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. FREUD, Sigmund. O ego e o id e Outros Trabalhos (1923-1925) (Volume 19), Imago Editora, 1996. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. GOMES, A. C. Cândido. Conselhos de Educação: luzes e sombras. Revista de Educação AEC, Brasília, v. 32, n. 129, p. 86-98, out. /dez. 2003. GRAMSCI, Antonio. 1984. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Brasiliense. JUNG, Carl Gustav. O Desenvolvimento da Personalidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016 ________________. Os Arquétipos de o Inconsciente Coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. JUNG, Carl Gustav. Cartas II. Petrópolis: Vozes, 2002. JUNG, Carl Gustav. O Homem e Seus Símbolos. Editora Nova Fronteira, 2008. 28 KENSKI, V. M. Tecnologia e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. – (Série Prática Pedagógica). LUCAS, Maria Luciene de Oliveira. Uso da plataforma moodle como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no Colégio Técnico da UFRRJ. 2013. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MEC/CNE. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, no 1. Brasília: MEC/CNE, 2002. MEC/CNE. Diretrizes Complementares da Educação Básica do Campo. Resolução Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, no 2. Brasília: MEC/CNE, 2008. PLASTINO, Carlos Alberto. A cidadania como pertencimento: uma reflexão a partir da psicanálise. Trabalho, Educação e Saúde, v.04, no 02, p. 385-394, 2006. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. MACEDO, Roberto Sidnei. Outras luzes: um rigor intercrítico para uma etnopesquisa política. In: MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTE Álamo. Um rigor outro: sobre a questão de qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador: Edufba, 2009. p. 75- 126. ______. Multirreferencialidade: o pensar de Jacques Ardoino em perspectiva e a problemática da formação. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sérgio (Org.). Jacques Ardoino e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. MARSILI, Italo. O Chapéu do Mago. Real Life Books, 2020, 287p. MEC/CNE. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, no 1. Brasília: MEC/CNE, 2002. Pardal, L., & Lopes, E. S. (2011). Metodos Tecnicas de Investigacao Socias _ Luis Pardal _ Eugenia S Lopes.pdf. Areal Editores. SANCHEZ, S. B. Conceitualização e organização de um programa de Pós-Graduação para docentes da Educação Profissional Agrícola. Seropédica. UFRRJ, 2002, 129p. (Tese, Doutorado em Agronomia - Ciência do Solo). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia. 2002. SANTOS, Edméa. A cibercultura na das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores. Projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: Proped-UERJ, CNP, 2011. ______. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, FACED-UFBA, Salvador, 2005. Disponível em: Acesso em: 12 maio 2012. TACEY, David. O compêndio Jung: leituras essenciais da psicologia analítica / editado por tradução Gentil Avelino Titton. – 1. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2022. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Sergio Paulo Vianna Cintra.pdf | 11.24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
