Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22029Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Vanessa Alexandre | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-30T14:30:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-30T14:30:52Z | - |
| dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Alexandre. O Uso da Inteligência Artificial para Auxiliar na Predição de Abandono de Alunos em uma Escola de Ensino Regular. 2025. 47 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22029 | - |
| dc.description.abstract | A evasão escolar é um desafio para os sistemas educacionais em todo o mundo[10]. Compreender e prever os fatores que levam os alunos a abandonar os seus estudos é fundamen- tal para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e intervenção. A Inteligência Artificial (IA), especialmente por meio de técnicas de Aprendizado de Máquina, tem a capaci- dade de analisar dados do passado para prever eventos futuros [1]. Entre os diversos algoritmos utilizados para essa finalidade, destacam-se as Redes Neurais Artificiais, Árvore de Decisão, K-Nearest Neighbor(KNN) e Support Vector Machine (SVM). O objetivo deste estudo é desenvolver um modelo preditivo, utilizando vários métodos, para identificar alunos que estejam em risco de abandonar a escola. Para isso, será necessário investigar as causas subjacentes à evasão escolar. Como parte deste processo, foi elaborado um questionário direcionado aos alunos, com o intuito de coletar informações relevantes, uma vez que as escolas geralmente carecem de dados detalhados que permitam a identificação precisa desse problema. A pesquisa foi realizada com a colaboração de estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Novo Ensino Médio (EJANEM), que em algum momento de suas trajetórias escola- res interromperam os estudos, bem como com a participação de alunos do ensino regular, tanto do ensino médio quanto do ensino fundamental. A participação desses grupos permitiu uma análise das diversas razões que podem conduzir à evasão escolar. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizado de Máquina | pt_BR |
| dc.subject | Redes Neurais | pt_BR |
| dc.subject | Modelo de Classificação | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizado Supervisionado | pt_BR |
| dc.subject | School Dropout | pt_BR |
| dc.subject | Artificial Intelligence | pt_BR |
| dc.subject | Machine Learning | pt_BR |
| dc.subject | Classification Model | pt_BR |
| dc.subject | Supervised Learning | pt_BR |
| dc.subject | Neural Networks | pt_BR |
| dc.title | O Uso da Inteligência Artificial para Auxiliar na Predição de Abandono de Alunos em uma Escola de Ensino Regular | pt_BR |
| dc.title.alternative | The use of artificial intelligence to assist in the prediction of student dropout in a regular education school | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | School dropout is a significant challenge for educational systems worldwide. Understanding and predicting the factors that lead students to abandon their studies is essential for developing effective prevention and intervention strategies. Artificial Intelligence (AI), particularly through Machine Learning techniques, has the capability to analyze historical data to predict future events. Among the various algorithms used for this purpose, Artificial Neural Networks stand out. The objective of this study is to develop a predictive model using Artificial Neural Net- works to identify students at risk of dropping out of school. To achieve this, it is necessary to investigate the underlying causes of school dropout. As part of this process, a questionnaire will be developed for students to collect relevant information, given that schools often lack detailed data necessary for accurately identifying this issue. The research will be conducted with the collaboration of students from the Education for Youth and Adults in the New High School (EJANEM) program, who at some point in their edu- cational journeys interrupted their studies, as well as with the participation of regular education students, both from high school and elementary school. The involvement of these groups will enable a comprehensive and in-depth analysis of the various reasons that may lead to school dropout | en |
| dc.contributor.advisor1 | Cruz, Marcelo Dib | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0380-144X | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7385995443437070 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Gregório, Ronaldo Malheiros | - |
| dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0003-2229-0523 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4502104424266743 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Cruz, Marcelo Dib | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-0380-144X | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7385995443437070 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Reyna Vera-Tudela, Carlos Andrés | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6509989261742578 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Gregório, Ronaldo Malheiros | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-2229-0523 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4502104424266743 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Cabral, Lucidio dos Anjos Formiga | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-6117-5571 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6699185881827288 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8364037377701132 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional | pt_BR |
| dc.relation.references | 1 RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2013. 2 BISHOP, Christopher M. Neural Networks for Pattern Recognition. Oxford University Press, 1995. 3 MITCHELL, T. M. Machine Learning. McGraw-Hill, 1997. 4 BENGIO, Y.; COURVILLE, A.; VINCENT, P. Representation Learning: A Review and New Perspectives. IEEE Transactions on Pattern Analysis and Machine Intelligence, v. 35, n. 8, p. 1798–1828, 2013. 5 HASTIE, Trevor; TIBSHIRANI, Robert; FRIEDMAN, Jerome. The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference, and Prediction. Springer, 2009. 6 GÉRON, A. Hands-On Machine Learning with Scikit-Learn, Keras, and TensorFlow. O’Reilly Media, 2019. 7 CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Evasão Escolar no Brasil: Uma Perspectiva Multidimensional. 2014. 8 MENDES, L. S.; SOUZA, F. C. Análise das Causas da Evasão Escolar no Ensino Fundamental. Educação em Foco, v. 25, n. 2, p. 89-102, 2021. DOI: 10.5752/P.2317- 788X.2021v25n2p89. 9 DUTRA, Renan Martins. O uso de inteligência artificial para predição de evasão na rede Doctum de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Instituto Doctum de Educação e Tecnologia, Faculdades Integradas de Caratinga – FIC, Caratinga. 10 BITENCOURT, W. A.; SILVA, D. M.; XAVIER, G. C. Pode a inteligência artificial apoiar ações contra evasão escolar universitária? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2021. SciELO Brasil. 11 FILHO, R. B. S.; ARAÚJO, R. M. DE L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, v. 8, n. 1, p. 35–48, 2017. 12 LINO, Ellen Rízia Oliveira. A problemática da evasão escolar: uma revisão bibliográfica integrativa. 2020. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Goiânia. 13 GOODFELLOW, I.; BENGIO, Y.; COURVILLE, A. Deep Learning. MIT Press, 2016. 14 BOWERS, A. J.; SPROTT, R. Examining the multiple predictors of student dropout: A survival analysis approach. Journal of Educational Research, v. 105, n. 3, p. 176–195, 2012. DOI: 10.1080/00220671.2011.552075. 15 KOTSIANTIS, S. B.; PIERRAKEAS, C.; PINTELAS, P. Predicting students’ performance in distance learning using machine learning techniques. Applied Artificial Intelligence, v. 18, n. 5, p. 411-426, 2004. DOI: 10.1080/08839510490442058. 16 CHOLLET, F. Deep Learning with Python. Manning Publications, 2018. 17 ROMERO, C.; VENTURA, S. Educational data mining: A review of the state of the art. IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics, Part C (Applications and Reviews), v. 40, n. 6, p. 601-618, 2010. DOI: 10.1109/TSMCC.2010.2053532. 18 BAKER, R. S. J. d. Data mining for education. In: MCGAW, B.; PETERSON, P.; BAKER, E. (Eds.). International Encyclopedia of Education. 3. ed. Elsevier, 2010, p. 112-118. 19 POWERS, D. M. W. Evaluation: From precision, recall and F-measure to ROC, informedness, markedness & correlation. Journal of Machine Learning Technologies, v. 2, n. 1, p. 37-63, 2011. 20 FAWCETT, T. An introduction to ROC analysis. Pattern Recognition Letters, v. 27, n. 8, p. 861-874, 2006. DOI: 10.1016/j.patrec.2005.10.010. 21 DOMINGOS, P. A few useful things to know about machine learning. Communications of the ACM, v. 55, n. 10, p. 78-87, 2012. 22 QUINLAN, J. R. Induction of Decision Trees. Machine Learning, v. 1, n. 1, p. 81-106, 1986. 23 CORTES, C.; VAPNIK, V. Support-Vector Networks. Machine Learning, v. 20, n. 3, p. 273-297, 1995. 24 LECUN, Y.; BENGIO, Y.; HINTON, G. Deep Learning. Nature, v. 521, n. 7553, p. 436-444, 2015 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| VANESSA ALEXANDRE SILVA.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
