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dc.contributor.authorLima, Amanda de Castro-
dc.date.accessioned2025-05-30T14:51:07Z-
dc.date.available2025-05-30T14:51:07Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.citationLIMA, Amanda de Castro. A compreensão dos desafios docentes na formação inicial em geografia através do estágio supervisionado. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22031-
dc.description.abstractA formação inicial docente conta com importantes pilares para que se resulte em um profissional qualificado para atuar na Educação Básica. Dentre esses pilares, pode-se pontuar o Estágio Supervisionado em Geografia como um importante componente curricular na construção da identidade docente e na formação de um professor-pesquisador atento à realidade que circunda a escola. Todavia, mesmo assumindo essa importância, ainda é possível perceber uma grande desvalorização desse momento da formação por parte dos licenciandos, esvaziando o potencial de reflexão que o Estágio Supervisionado carrega, podendo ser visto como um momento de práxis docente. Sendo realizado, apenas, como ato de ir à sala de aula escolar, observar o professor regente e voltar para a Universidade, sem realizar nenhuma pesquisa, intervenção ou aprofundamento das teorias e práticas pedagógicas. Nesse horizonte, surge, então, a pergunta que guia a presente pesquisa: será que a desvalorização do Estágio Supervisionado pode ser explicada pela desvalorização do trabalho docente? Ao levantar esse questionamento, temos como objetivo geral compreender as causas da desvalorização do Estágio Supervisionado em Geografia por parte dos licenciandos. Consideramos importante salientar que parte desta pesquisa foi realizada de forma remota, por conta do período de ensino remoto que atravessamos no contexto de pandemia do Covid-19. Para alcançar os objetivos anunciados, a pesquisa de cunho qualitativo, será respaldada pela metodologia nomeada Pesquisa-ensino, onde há a pesquisa no momento em que acontece a prática educativa. Além disso, a pesquisa também contou com caminhos metodológicos que dialogavam com discentes e professores de Geografia da Educação Básica, através de formulários e entrevistas, cujas respostas foram analisadas através da Teoria Crítica do Discurso; e, por fim, a observação das aulas das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II. Como referencial teórico para fundamentar a pesquisa, buscou-se autores que abordam o Estágio Supervisionado, as políticas públicas da Educação, a Formação Inicial Docente e outros temas relacionados à Educação. O resultado das análises desses questionários apontou para a triste realidade da desvalorização do professor no Brasil, porém, mostrou também que mesmo diante deste cenário, os licenciandos buscam a licenciatura inspirados por professores de seu convívio. Sendo assim, ao fim da pesquisa, foi possível concluir que sim, a desvalorização do Estágio Supervisionado é pautada na desvalorização da atuação docente, porém, no reconhecimento dessa triste realidade, a Licenciatura de Geografia do IM/UFRRJ já busca alternativas para essa mudança de perspectiva, incentivando um olhar crítico e atento dos discentes para sua própria formação e futura atuação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação inicial docentept_BR
dc.subjectDesvalorização docentept_BR
dc.subjectLicenciatura em Geografiapt_BR
dc.subjectpráxispt_BR
dc.subjectSupervised Internship in Geographypt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectdevaluation of teaching workpt_BR
dc.subjectDegree in Geographypt_BR
dc.titleA compreensão dos desafios docentes na formação inicial em geografia através do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherInitial teacher training has important pillars to result in a professional qualified to work in Basic Education. Among these pillars, one can point out the Supervised Internship in Geography as an important curricular component in construction of the teaching identity and in the formation of a teacher-researcher attentive to the reality surrounding the school. However, even assuming this importance, it is still possible to perceive a great devaluation of this moment of formation by the undergraduates, emptying the potential for reflection that the Supervised Internship carries, can be seen as a moment of teaching práxis. Being performed only as a moment to go to the school classroom, observe the regent teacher and return to the University, without carrying out any research, intervention or deepening of theories and pedagogical practices. In this horizon, then, the question that guides this research arises: can the devaluation of the Supervised Internship be explained by the devaluation of teaching work? By raising this question, we have as a general objective understand the cause of the devaluation of the Supervised Internship in Geography by the licensees. We consider it important to point out that part of this research was carried out remotely, due to the period of remote teaching that we are going through in the context of Covid-19 pandemic. In order to reach the announced objectives, the research of nature qualitative, will be backed up by the methodology named Research- teaching, where there is research at the time of educational practice. In addition, the research also had methodological paths, dialogues with students and Basic Education Geography Teachers, through forms and interviews, whose responses were analyzed through the Critical Discourse Theory; and, finally, the observation of classes in the disciplines of Supervised Internship I and II. As a theoretical reference to support the research, we sought to authors who address the Supervised Internship, the BNCC, Initial Teacher Training and other topics related to Education. Therefore, at the end of the research, it was possible to conclude that yes, the devaluation of the Supervised Internship is based on the devaluation of the performance teacher, however, in recognition of this sad reality, the Degree in Geography at IM/UFRRJ is already looking for alternatives for this change of perspective, encouraging a critical look and attentive of the students for their own formation and future performance.en
dc.contributor.advisor1Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2904-9938pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730602348729651pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2904-9938pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730602348729651pt_BR
dc.contributor.referee2Bonomo, Lorena Lopes Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3039646246645136pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Clézio dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8491-1802pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525247325350570pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004610679875138pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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