Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Andreza Aparecida Carvalho Januario-
dc.date.accessioned2025-06-02T17:42:11Z-
dc.date.available2025-06-02T17:42:11Z-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Andreza Aparecida Carvalho Januario. A geometria sona e suas possiblidades para aprendizado da Matemática no ensino fundamental - anos iniciais. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22040-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda uma proposta pedagógica paraas aulas de Matemática no Ensino Fundamental anos iniciais que dialogue com o aprendizado da Simetria através da Geometria Sona, sob a perspectiva da Etnomatemática, abordando também da lei 10639/03. Após uma pesquisa bibliográfica, buscamos desenvolver e sugerir atividades, através de uma sequência de atividades, que auxilie os discentes na aprendizagem da Simetria, de forma lúdica e contextualizada, tendo como tema os desenhos da Geometria Sona. O objetivo é garantir um aprendizado da matemática e promover uma conscientização reflexiva para os alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Essa pesquisa justifica-se a partir da necessidade de se pensar em possibilidades para o ensino de matemática especificamente para alunos do 5° ano Ensino Fundamental - anos iniciais que contribuíssem para melhor aprendizado dos mesmos. Diante da metodologia qualitativa e observação participante, enquanto docente da escola (professora-pesquisadora) a análise de dados deu-se através dos registros da professora com durante a aplicação da sequência de atividade com os alunos. Atividades estas que foram aplicadas em uma turma do 5° ano, em uma escola da rede privada de ensino, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Percebeu- se na pesquisa ao desenvolver as atividades reflexivas em sala de aula que é possível ensinar conteúdos de matemática de forma lúdica com intencionalidade utilizando a Etnomatemática e fazendo valer a implementação da lei 10639/03.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGeometria Sonapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental anos iniciaispt_BR
dc.subjectLei 10639/03pt_BR
dc.subjectSona Geometrypt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectElementary school Ipt_BR
dc.subjectLaw 10639/03pt_BR
dc.titleA geometria sona e suas possibidades para aprendizado da Matemática no ensino fundamental - anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeSonageometry and its possibities for learning Mathematics in elementary school - early yearsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work addresses a pedagogical proposal for Mathematics classes in Elementary School in the early years that dialogue with the learning of Symmetry through Sona Geometry, from the perspective of Ethnomathematics, also addressing law 10639/03. After a bibliographical research, we seek to develop and suggest activities, through a sequence of activities, that help students in learning Symmetry, in a playful and contextualized way, with Sona Geometry drawings as their theme. The objective is to ensure meaningful learning of mathematics and promote reflective awareness for primary school students. This research is justified by the need to think about possibilities for teaching mathematics specifically for students in the 5th year of elementary school, which would contribute to their better learning. Given the qualitative methodology and participant observation, as a school teacher (teacher- researcher), data analysis was carried out through the teacher's records during the implementation of the activity sequence with the students. These activities were applied to a 5th grade class, in a private school located in the West Zone of Rio de Janeiro. It was noticed in the research when developing reflective activities in the classroom that it is possible to teach mathematics content in a playful way with intentionality using Ethnomathematics and enforcing the implementationoflaw 10639/03.en
dc.contributor.advisor1Kindel, Dora Soraia-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0169-932Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vianna, Márcio de Albuquerque-
dc.contributor.referee1Kindel, Dora Soraia-
dc.contributor.referee2Vianna, Marcio de Albuquerque-
dc.contributor.referee3Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee4Santos, Luane Bento dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8115273306794509pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Andreza Aparecida Carvalho Januario Gonçalves.Pdf4.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.