Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Pedro Ricardo Moreira de-
dc.date.accessioned2025-06-04T13:22:04Z-
dc.date.available2025-06-04T13:22:04Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Pedro Ricardo Moreira de. O mercado da magia no Rio de Janeiro: papai Félix, vovó Thomasia e outras histórias de sorte e caiporismo na República. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22117-
dc.description.abstractEste trabalho averigua as relações de troca nas quais as religiosidades afro-cariocas estavam inseridas nos anos iniciais da República brasileira, através da descrição do interior do mercado da magia, dos sujeitos que nele circulavam, assim como das práticas e modelos de funcionamento que lhe eram típicos na última década do século XIX. Trata-se também das entranhas da circulação comercial de práticas mágicas, assim como das relações teológicas e interpessoais postas no interior de uma casa afrorreligiosa, localizada na antiga região carioca do Mangue e conduzida por dois especialistas religiosos: uma sacerdotisa conhecida como Vovó Thomasia e um sacerdote conhecido como Papai Félix. A referida casa foi alvo de uma matéria antimagia conduzida pelo Jornal do Brasil, o que gerou uma série de dez reportagens publicadas entre 14 de abril e 23 de abril de 1897. O presente trabalho também discute a cultura religiosa carioca dos primeiros anos da república brasileira e a influência de diferentes correntes intelectuais nas decisões políticas e jurídicas da República brasileira, a fim de ilustrar as condições que levaram ao estabelecimento de uma campanha antimagia no pós-abolição, culminando na elaboração dos artigos 156, 157 e 158 do Código Penal de 1890, assim como também debate os embates e a repercussão que esta legislação criou na sociedade, na imprensa e no Estado brasileiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectmercado da magiapt_BR
dc.subjectreligiosidade afro-cariocaspt_BR
dc.subjectrepública brasileirapt_BR
dc.subjectvovó Thomasiapt_BR
dc.subjectpapai Pélixpt_BR
dc.subjectcultura religiosa cariocapt_BR
dc.subjectcódigo penal de 1890pt_BR
dc.subjectpositivismopt_BR
dc.subjectliberalismopt_BR
dc.subjectmagic marketpt_BR
dc.subjectafro-carioca religious practicespt_BR
dc.subjectBrazilian Republicpt_BR
dc.subjectreligious culture in Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPenal Code of 1890pt_BR
dc.subjectpositivismpt_BR
dc.subjectlberalismpt_BR
dc.titleO mercado da magia no Rio de Janeiro: papai Félix, vovó Thomasia e outras histórias de sorte e caiporismo na Repúblicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present research investigates the exchange relationships in which Afro-Carioca religious practices were embedded in the early years of the Brazilian Republic. It does so through the description of the inner environment of the magic market, the people who frequented it, its practices and typical operating models in the last decade of the 19th century. It also reviews the nuances of the commercial circulation of magical practices and the theological and interpersonal relationships within an Afro-religious house located in the old Mangue region of Rio de Janeiro and led by two religious specialists: a priestess known as Vovó Thomasia and a priest known as Papai Félix. This house became the target of an anti- magic article conducted by the Jornal do Brasil, resulting in a series of ten reports published between April 14 and April 23, 1897. This work also discusses the religious culture in Rio de Janeiro during the early years of the Brazilian Republic and the influence of different intellectual currents on the political and legal decisions of the Brazilian Republic. It aims to illustrate the conditions that led to the establishment of an anti-magic campaign in the post-abolition period, culminating in elaboration of the articles 156, 157, and 158 of the 1890 Criminal Code. Furthermore, it explores the conflicts and the impact that this legislation had on the society, the press, and in the Brazilian state.en
dc.contributor.advisor1Magalhães, Felipe Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546109343944142pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Gabriela dos Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6050013705102457pt_BR
dc.contributor.referee2Popinigis, Fabiane-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5218-0566pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9405954571177231pt_BR
dc.contributor.referee3Magalhães, Felipe Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546109343944142pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6221231833259089pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.relation.referencesAKINTOYE, Stephen Adebanji. A history of the Yoruba people. 2a edição. Dakar: Amalion Publishing, 2014. ALVAREZ, Marcos César. Bacharéis, criminologistas e juristas: saber jurídico e nova escola penal no Brasil (1889-1930). 1996. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. BÂ, Amadou Hampatê. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph. História geral da África, v. 1, Brasília: Unesco, 2010. p. 167-212. BÂ, Amadou Hampatê. A tradição viva. História geral da África, v. 1, p. 167-212, 2010 BATISTA, Vera Malaguti. Memória e medo na cidade do Rio de Janeiro. O olho da história, Salvador, v. 14, 2010. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Trad.: Sérgio Miceli, São Paulo, Perspectiva, 2007. CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. CASTILLO, Lisa Earl. Bamboxê Obitikô e a expansão do culto aos orixás (século XIX): uma rede religiosa afroatlântica. Tempo, v. 22, p. 126-153, 2016. ______, Lisa Earl; PARÉS, Luis Nicolau. Marcelina da Silva e seu mundo: novos dados para uma historiografia do candomblé ketu. Afro-Ásia, n. 36, 2007. CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. ______, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. DE CRAEMER, Willy; VANSINA, Jan; FOX, Renée C. Religious movements in Central Africa: a theoretical study. Comparative studies in society and history, v. 18, n. 4, p. 458- 475, 1976. DE MELO GOMES, Tiago. Para além da casa da Tia Ciata: outras experiências no universo cultural carioca, 1830-1930. Afro-Ásia, n. 29-30, p. 175-198, 2003. FARIA, Maraísa. A passos macios e cautelosos, as mãos enluvadas: a primeira recepção de Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha. SOLETRAS, n. 30, p. 72-89, 2015. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998. FU-KIAU, Kimbwandende Kia Bunseki. African Cosmology of the Bântu-Kôngo: Principles of Life & Living. 2a edição. Nova Iorque: Athelia Henrietta Press, 2001. 136 ______, Kimbwandende Kia Bunseki. African Cosmology of the Bântu-Kôngo: Principles of Life & Living. 2a edição. Nova Iorque: Athelia Henrietta Press, 2001. KLEINBERG, Ethan; SCOTT, Joan Wallach; WILDER, Gary. Teses sobre teoria e história. Trad. Andre Lemos Freixo; João Rodolfo Munhoz Ohara. Disponível em: <https://www.academia.edu/36775977/Teses_sobre_Teoria_e_Hist%C3%B3ria_TRADU%C 3%87%C3%83O_>. Acesso em: 15 jun. 2020. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2006. LOBO, Eulalia Maria Lahmeyer et al. Evolução dos preços e do padrão de vida no Rio de Janeiro, 1820-1930-resultados preliminares. Revista Brasileira de Economia, v. 25, n. 4, p. 235-266, 1971. LOPES, Raimundo Hélio. Sampaio Ferraz. In: Centro De Pesquisa E Documentação De História Contemporânea Do Brasil. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Disponível em:<https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira- republica/FERRAZ,%20Sampaio.pdf> Acesso em: 08 jan. 2023. MAGGIE, Yvonne. Medo do feitiço: relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992. MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos Ltda, 2023. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno- portugues/busca/portugues-brasileiro/caipora>. Acesso em: 26 abr. 2023. MOREIRA DE SOUZA, Pedro Ricardo. Cientificismo e reflexões acerca do ato de punir no início da República brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS, 2018, Uberlândia. Anais eletrônicos: Uberlândia, 2018. Disponível em: <https://www.copene2018.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1527703007_ARQUIVO_S OUZA,PedroRicardoMoreirade- CientificismoereflexoesacercadoatodepunirnoiniciodaRepublicabrasileira.pdf>. Acesso ______ In: HISTÓRIA DO FUTURO: ENSINO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, 19, 2020, Rio de Janeiro. (Anais) Rio de Janeiro: ANPUH-RJ, 2020. Disponível em: <https://www.encontro2020.rj.anpuh.org/resources/anais/18/anpuh-rj- erh2020/1599844841_ARQUIVO_88b45ce93f86bf437766b7c555d9bf7e.pdf>. Acesso em: 20 out. 2021. PAIVA, Clotilde et al. Publicação crítica do recenseamento geral do Império do Brasil de 1872. Relatório provisório do Núcleo de Pesquisa em História Econômica e Demográfica (NPHED CEDEPLAR): Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. PARÉS, Luis Nicolau. A formação do candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia. Editora da UNICAMP, 2018. 137 ______, Luis Nicolau. O rei, o pai e a morte: a religião vodum na antiga Costa dos Escravos na África Ocidental. Editora Companhia das Letras, 2016. PESSOA, Reynaldo Carneiro. O primeiro centenário do Manifesto Republicano de 1870. Revista de História, v. 41, n. 84, p. 401-437, 1970. POLANYI, Karl. A subsistência do homem e ensaios correlatos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. POSSIDONIO, Eduardo. Caminhos do Sagrado: ritos centro-africanos e a construção da religiosidade afro-brasileira no Rio de Janeiro do Oitocentos. 2020. 368P. Tese (doutorado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Seropédica, RJ. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalh oConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9424825#. Acesso em: 10 out. 2021. ______, Eduardo. Entre ngangas e manipansos: a religiosidade centro-africana nas freguesias urbanas do Rio de Janeiro de fins do oitocentos (1870-1900). Salvador: Sagga Editora, 2018. ______, Eduardo; BEZERRA, Nielson Rosa. Religiosidades africanas em tempos de escravidão: batuques e candomblés no Recôncavo do Rio de Janeiro, século XIX. Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, v. 6, n. 10, p. 66-85, 2016. REVEL, Jacques et al. A invenção da sociedade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. RIOS, Ana Lugão; MATTOS, Hebe Maria. Memórias do cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Editora Record, 2005. ______, Ana Maria; ______, Hebe Maria. O pós-abolição como problema histórico: balanços e perspectivas. Topoi (Rio de Janeiro), v. 5, p. 170-198, 2004, p. 188. Disponível em: https://www.scielo.br/j/topoi/a/FRCsRSBMxZHwc7mD63wSQcM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mai. 2021. SAMPAIO, Gabriela dos Reis. A história do feiticeiro Juca Rosa: cultura e relações sociais no Rio de Janeiro imperial. 2000, 271P. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280987>. Acesso em: 12 jan. 2021. ______, Gabriela dos Reis. Nas trincheiras da cura: as diferentes medicinas no Rio de Janeiro imperial. 1995. 192 f. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1995. brasileira. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, v. 25, 2009. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras. 2005, BRASIL. 138 SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995, p. 86. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/download/71721/40667/297572. Acesso em 10 out. 2022. SILVA, Caio Sérgio de Moraes Santos e. A cidade do feitiço: feiticeiros no cotidiano carioca durante as décadas iniciais da Primeira República 1890 a 1910. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2017, p. 29. Disponível em: <https://www.historia.uff.br/stricto/td/2125.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2021. SILVA, M. S. da; MARQUES FILHO, J. da P. Análise da expansão urbana do bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, no período de 1986 a 2016. Formação Online, v. 26, n. 48, p. 180-198, 2019. SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. 1a edição. Rio de Janeiro: Mórula, 2018. SLENES, Robert W. " Malungu, ngoma vem!": África coberta e descoberta do Brasil. Revista Usp, n. 12, p. 48-67, 1992. ______, Robert. A árvore de Nsanda transplantada: cultos kongo de aflição e identidade escrava no Sudeste brasileiro (século XIX). In: LIBBY, Douglas; FURTADO, Junia. Trabalho livre trabalho escravo: Brasil e Europa, séculos XVIII e XIX. São Paulo: Annablume, 2006. THORNTON, John K. Afro-Christian syncretism in the Kingdom of Kongo. The Journal of African History, v. 54, n. 1, p. 53-77, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Pedro Ricardo Moreira de Souza.pdf7.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.