Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Fábio França-
dc.date.accessioned2025-06-04T13:30:09Z-
dc.date.available2025-06-04T13:30:09Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Fábio França. Aplicação de modelos em farmacocinética no ensino de funções exponenciais e logarítmicas. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22118-
dc.description.abstractEste trabalho aborda uma aplicação da matemática na modelagem de desempenho de fármacos, que permite determinar dosagens e intervalos de tempo precisos, maximizando a eficácia e minimizando os efeitos colaterais. Esta prática está alinhada com a Competência Específica 3 da BNCC, que enfatiza a aplicação do conhecimento matemático em situações reais. Funções exponenciais e logarítmicas são essenciais para entender a farmacocinética, garantindo a eficácia e segurança dos medicamentos. Compreensão dessas funções é fundamental para modelar e resolver problemas relacionados à concentração de fármacos no corpo, utilizando propriedades e gráficos. Ferramentas computacionais tais como o uso de Excel® e GeoGebra facilitam a visualização e análise detalhada dos conceitos farmacocinéticos. Trabalhamos com duas turmas, sendo uma turma experimental onde vamos aplicar um questionário inicial para obter informações sobre os medicamentos usados pelos alunos e suas famílias. Esse questionário ajudará a contextualizar as atividades da turma experimental e outra turma será a turma controle a qual adotaremos a metodologia de ensino e aprendizagem tradicional. Ao final do experimento, aplicamos uma avaliação para comparar o desempenho das duas turmas. Após a avaliação, foi realizada uma análise qualitativa e quantitativa das respostas e do desempenho dos alunos. Com possíveis melhorias para futuras implementações do projeto.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectFarmacocinéticapt_BR
dc.subjectFunções Exponenciaispt_BR
dc.subjectFunções Logarítmicaspt_BR
dc.subjectFunções Logarítmicaspt_BR
dc.subjectPharmacokineticspt_BR
dc.subjectExponential Functionspt_BR
dc.subjectLogarithmic Functionspt_BR
dc.titleAplicação de modelos em farmacocinética no ensino de funções exponenciais e logarítmicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis work approach an application of mathematics in the performance modeling of drugs, which allows determining precise dosages and time intervals, maximizing efficacy and minimizing side effects. This practice is in line with Specific Competence 3 of the BNCC, which emphasizes the application of mathematical knowledge in real situations. Exponential and logarithmic functions are essential to understand pharmacokinetics, ensuring the efficacy and safety of drugs. Understanding these functions is critical to modeling and solving problems related to drug concentration in the body, using properties and graphs. Computational tools such as the use of Excel® and GeoGebra facilitate the visualization and detailed analysis of pharmacokinetic concepts. We worked with two classes, one being an experimental class where we applied an initial questionnaire to obtain information about the medications used by students and their families. This questionnaire helped to contextualize the activities of the experimental class and another class was the control class in which we adopted the traditional teaching and learning methodology. At the end of the experiment, we applied an evaluation to compare the performance of the two classes. After the evaluation, a qualitative and quantitative analysis of the students' responses and performance was carried out. With possible improvements for future implementations of the project.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Andre Luiz Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Andre Luiz Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8102-5765pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664pt_BR
dc.contributor.referee3Assuena, Samir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6432584881949322pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1850012542175270pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Larissa Cristine Franca de. Modelagem matemática e computacional da farmacocinética do paracetamol em cenários de intoxicação e desintoxicação. Dissertação – UFRRJ, 2023. ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; DIAS, Michele Regiane. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema, Rio Claro, n. 22, p. 19-35, 2004. ALLEN Jr., L.V.; POPOVICH, N.G.; ANSEL, H.C. Formas farmacêuticas e sistemas de liberação de fármacos. Porto Alegre: Artmed, 2005. AULTON, M.E. Delineamento de formas farmacêuticas. 2a edição, Porto Alegre: Artmed, 2005. BARRETO, Renata do Amaral. CARVALHO, Bruno Guimarães. MADEIRA, Fabiana Ferreira Braga. NASCIMENTO, Diogo Vasconcelos. Souza, Alexandre Oliveira de. Currículo Referencial do Estado do Rio de Janeiro – Ensino Médio. Rio de Janeiro – RJ, 2022. BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013. BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem nas Ciências da Natureza e na Matemática do Ensino Médio. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 7, 2011. Belém. Anais... Belém: SBEM, 2011. BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Ed. E. Blücher, 2006. BONJORNO, José Roberto. JUNIOR, José Ruy Giovanni. SOUSA, Paulo Roberto Câmera de. Prisma Matemática: Funções e Progressões. São Paulo – SP: editora FTD, 2020. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília – DF, 2018. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2000. CUNHA, Karin Andressa Pereira da. Modelagem matemática: uma alternativa para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas. Dissertação – UFPR, 2013. DAVILA, Cássia Gonçalves. Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas. Dissertação – FURG, 2018. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto e Aplicações. 3a edição, São Paulo – SP: editora Ática, 2017. DOST, F.H. Der Blutspiegel (Níveis Sanguíneos). Thiem Verlag Leipzig. 1953. GALLO, Neto Milton. Modelagem farmacocinética e análise de sistemas lineares para a predição da concentração de medicamentos no corpo humano. Dissertação – USP, 2012. GEOGEBRA. GeoGebra Classic [programa de computador]. Disponível em: https://www.geogebra.org/classic. 78 HELENA, Aline Fernanda Faquini. Modelagem matemática no ensino médio: uma abordagem para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas. Dissertação – UNESP, 2018. IEZZI, Gelson. DOLCE, Osvaldo. MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar, Volume 2: Logaritmos. 10a edição, São Paulo – SP: editora Atual, 2013. LIMA, Elon Lages. Números e Funções Reais. 2a edição, Rio de Janeiro – RJ: editora SBM, 2023. LIMA, Elon Lages. CARVALHO, Paulo Cezar Pinto de. WAGNER, Eduardo. MORGADO, Augusto César. Matemática do Ensino Médio, Volume 1. 2a edição, Rio de Janeiro – RJ: editora SBM, 2006. LULLMANN, H.; MOHR, K. Atlas de Poche de Pharmacologie. 3a edição, Éditions Flammarion, 2003. MACCARINI, Justina Motter. Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática. 2a edição, Curitiba – PR: editora Fael, 2015. MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Conversando sobre Metodologia da Pesquisa Científica. Porto Alegre – RS: editora Fi, 2020. MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Conversando sobre Metodologia da Pesquisa Científica – Volume 2. Cachoeirinha – RS: editora Fi, 2024. MICROSOFT OFFICE PROFESSIONAL PLUS 2019. Microsoft® Excel® 2019 MSO (Versão 2503 Build 16.0.18623.20116) 64 bits. PIANO, Cátia. Diferentes abordagens para o estudo das funções exponenciais e logarítmicas. Dissertação – UTFPR, 2016. RANG, Humphrey. RITTER, James M, FLOWER, Rod, HENDERSON, Graeme, LOKE. Yoon Kong, EWAN, David Mac. Rang & Dale Farmacologia. Rio de Janeiro – RJ: editora Guanabara Koogan, 2020. RIBEIRO, John Lenon. VIEIRA, Rita de Cássia Amaral. SOISTAK, Alzenir Virginia Ferreira. MOTYL, Bianca Cristina. SANTOS, Marcela dos. Uma diversificação no ensino de função exponencial. XI Encontro Nacional de Educação Matemática Curitiba – PR, 2013. STORPIRTIS, Sílvia. GAI, Maria Nella. CAMPOS, Daniel Rossi de. GONÇALVES, José Eduardo. Farmacocinética Básica e Aplicada. Rio de Janeiro – RJ: editora Guanabara Koogan, 2011. TEORELL, Torbjörn. Cinética de distribuição de substâncias administradas ao corpo. Arch. Int. Pharmacodyn. Ther., v.57, p.205-225, 1937. VIEIRA, Grasiella. POLICARPO, Fabiana. Engenharia didática: o estudo de função exponencial pelo processo farmacológico no organismo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, São Paulo – SP, 2016. VIEIRA, José Guilherme Silva. Metodologia de Pesquisa Científica na Prática. Curitiba – PR: editora Fael, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FÁBIO FRANÇA NASCIMENTO.pdf4.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.