Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22123Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Souza, Natália Almeida | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-04T16:33:37Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-04T16:33:37Z | - |
| dc.date.issued | 2013-10-04 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Natália Almeida. O olhar do aprendizado sobre as políticas públicas: as diferentes apropriações do Programa de Aquisição de Alimentos em Itapeva-SP. 2013. 201 f. Dissertação (Mestrado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22123 | - |
| dc.description.abstract | O espaço de ação política é um espaço de aprendizado? Esta dissertação de mestrado tem como objetivo central problematizar de que forma os aprendizados surgem, circulam e são configurados nos processos de implementação de políticas públicas. Tendo a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como caminho investigativo, a pesquisa está organizada em duas escalas de análise complementares. A primeira diz respeito à compreensão do aprendizado no contexto das reformulações e das mudanças nas institucionalidades do PAA e dos processos de aprendizagem gerados na apropriação do Programa no contexto do estado de São Paulo. Já a segunda trata da problematização da dimensão do aprendizado a partir das relações localizadas entre os atores no contexto da implementação do PAA no município de Itapeva, tencionando saber em que medida esses aprendizados se relacionam com os processos sociopolíticos e institucionais oriundos das articulações dos atores locais com as dinâmicas estaduais e nacionais. Busca-se exercitar alguns processos metodológicos para compreender o aprendizado enquanto um fenômeno relacional, complexo e multifacetado, e procura-se apresentar as limitações dos modelos de análise de políticas públicas baseados apenas nos referenciais convencionais, expondo os limites dos próprios desenhos institucionais das políticas que, em grande parte das vezes, desconsideram as dinâmicas, as práticas e os saberes existentes. Por fim, pretende-se ampliar o escopo de análise, tencionando a noção de redes de aprendizados políticos e problematizar, como a ideia de aprendizado, dialoga com os processos de participação e democratização dos espaços da política. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Análise de Políticas Públicas | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizados | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem Social | pt_BR |
| dc.subject | Itapeva | pt_BR |
| dc.subject | Programa de Aquisição de Alimentos | pt_BR |
| dc.subject | Public Policy Analysis | pt_BR |
| dc.subject | Learning | pt_BR |
| dc.subject | Acquisition Program Food | pt_BR |
| dc.title | O olhar do aprendizado sobre as políticas públicas: as diferentes apropriações do programa de aquisição de alimentos em Itapeva-SP | pt_BR |
| dc.title.alternative | The look of learning about public policy: the various appropriations of the food acquisition programme in Itapeva-SP. | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This dissertation aims to discuss how central the learnings emerge, circulate and are configured in the process of implementation of public policies. Having the experience of the Food Acquisition Program (PAA) as a path investigative research is organized into two complementary scales of analysis. The first relates to the understanding of learning in the context of restatements and changes in institutionalities PAA and learning processes generated in ownership, joint program in the context of the state of São Paulo. The second deals with the problematic dimension of learning from the localized relationships between actors in the implementation of the EAP in the municipality of Itapeva, intending to what extent these learnings relate to the socio-political processes and institutions arising from the joints of local actors with state and national dynamics. Seek to exercise some methodological processes that can be developed to understand the learning while a relational phenomenon, complex and multifaceted, and seeks to present the limitations of the models of public policy analysis based only on conventional benchmarks, exposing the limits of their policy public. Finally, we intend to broaden the scope of analysis intends the notion of networks of political learning and discussing how the idea of learning dialogues with the processes of participation and democratization of the political spaces. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Romano, Jorge Osvaldo | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3684-8658 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0810124158379029 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Romano, Jorge Osvaldo | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3684-8658 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0810124158379029 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Schmitt, Claudia Job | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-1248-2994 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3902719369521575 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Grisa, Catia | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-6685-4875 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0234023827856266 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2801560580883691 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade | pt_BR |
| dc.relation.references | ADAM, Silke; KRIESI, Hanspeter. The network approach. In: SABATIER, Paul A. Theories of policy process. Boulder: Westview Press, 2007. BANDURA, A.; Azzi, R. G.; Polydoro, S. (2008). Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: ArtMed, 176 pgs. BARNES, J. A. Redes sociais e processo político. IN: FELDMAN-BIANCO, Bela. Antropologia das Sociedades Contemporâneas – Métodos. São Paulo: Editora UNESP, 2010. BASTOS, Antonio. Mapas cognitivos e a pesquisa organizacional: explorando aspectos metodológicos. Estud. psicol. (Natal) v.7 n.spe Natal, 2002 BECKER, Howard S. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. BERGER, Peter I. e LUCKMAN, Thomas. A construção da realidade social. Petrópolis: Vozes, 1985. BERGUER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção Social da Realidade. Editora Vozes Ltda. Petrópolis, RJ, 1978, 4º ed BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Eve. O Novo Espírito do capitalismo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009. BONNAL, P.; LEITE, S.P. (orgs.). Análise comparada de políticas agrícolas: uma agenda em transformação. Rio de Janeiro: Mauad, 2011. 194 BOTELHO, F.B. et al. Estudo do impacto do PAA sobre os arranjos econômicos nas regiões Nordeste e Sul do Brasil. In: PAES-SOUZA, R.; VAITSMAN, J. Cadernos de estudo: desenvolvimento social em debate – síntese das pesquisas de avaliação de programas sociais do MDS, n. 5, 2007. BOURDIEU, P 1989. O poder simbólico. Lisboa, Ed. Difel. BRANDÃO, Carlos. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003. BRASIL. Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Brasília: MDA, 2010. (Caderno Base III Seminário Nacional PAA). CAPELLA, Cláudia Niedhardt. “Formação da Agenda Governamental: Perspectivas Teóricas”. Trabalho apresentado no GT Políticas Públicas do XXIX Encontro Anual da ANPOCS, 25-29 de outubro, Caxambu: MG. 2005 CEFAI, Daniel. Como nos mobilizamos? A contribuição de uma abordagem pragmatista para a sociologia da ação coletiva. Dilemas, 2009. CONAB (2006). Resumo Anual de Compra e Venda Simultânea - 2006 CORTES, Soraya Maria Vargas. Céticos e esperançosos: perspectivas da literatura sobre participação e governança. Porto Alegre, janeiro de 2005 CRAPS, M. (2003) Social Learning in River Basin Management, WP2 report of the HarmoniCOP project 70pp. ed. 2003. DELGADO, G.C et al. Avaliação do programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar. Brasília: IPEA, 2005. (Texto para discussão, 1145). ELIAS, Norbert. Sociologia do conhecimento: novas perspectivas. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 23, n. 3, p. 515-554, set./dez. 2008 195 FARIA, Carlos Aurélio Pimenta. Ideias, Conhecimento e Políticas Públicas: Um Inventário Sucinto das Principais Vertentes Analíticas Recentes, Revista Brasileira de Ciências Sociais 18 (51): 21-30. 2003. FAURE, Alain, POLLET, Gilles, WARIN, Philippe (orgs), La Construction du Sens dans les Politiques Publiques, Débats autour du référentiel, Paris, L’Harmattan,1995. FIGUEIREDO, Marcus; FIGUEIREDO, Argelina C. Avaliação Política e Avaliação de Polítcas: Um Quadro de Referência Teórica. Revista Fundação João Pinheiro: 108-129. 1986. FOUILLEUX, Eve. Analisar a mudança: políticas públicas e debates num sistema em diferentes níveis de governança. Revista Estudos Agricultura e Sociedade. V. 19 2011. FOX, J. How does civil society thicken? The political construction of social capital in rural Mexico. World development, v.24, n.6, p.1089-1103, jun. 1996. FREIRE, Paulo.Extensão ou comunicação. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, p. 68 FREY, K. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. In: Planejamento e Políticas Públicas, n. 21, p. 211-259. Brasília: IPEA, 2000 GRISA, C. As ideias na produção de políticas públicas: contribuições da abordagem cognitiva. In: Bonnal, P.; Leite, S.P. (orgs.). Análise comparada de políticas agrícolas: uma agenda em transformação. Rio de Janeiro: Mauad, 2011a. GRISA, C. Diferentes olhares na análise de políticas públicas: considerações sobre o papel do Estado, das instituições, das ideias e dos atores sociais. Revista Sociedade e Desenvolvimento Rural. on line – v.4, n. 1 – Jun, 2010. 196 GRISA, ET AL.. “Contribuições do Programa de Aquisição de Alimentos à segurança alimentar e nutricional e à criação de mercados para a agricultura familiar”. Revista Agriculturas. v. 8 - n. 3 , setembro de 2011. HALL, Peter (1998) “The Movement from Keynsianism to Monetarism: Institutional Analysis and British Economic Policy in the 1970s”, In STEIMO, S., THELEN, K. E LONGSTRETH, F. (eds.) Structuring Politics: Historial Institutionalism in Comparative Perspective, pp. 90-113. Cambridge: Cambridge University Press. 1998 HALL, Peter A. (1993). Policy Paradigms, Social Learning, and the State: The Case of Economic Policymaking. Comparative Politics, Vol. 25, No. 3 (Apr., 1993), p. 275-296. HALL, Peter A. (2003). Aligning ontology and methodology in comparative research. In: MAHONEY, James e RUESCHEMEYER, Dietrich (2003). Comparative Historical Analysis in the Social Sciences. Cambridge University Press, p. 373-406 HARMONICOP (2003). Public participation and the European Water Framework directive. Role of Information and Communication Tools. Work Package 3 report of the HarmoniCOP project. P. Maurel. HASSENTEUFEL, P. De la comparaison internationale à la comparaison transnationale : les déplacements de la construction d’objets comparatifs en matière de politiques publiques. Revue Française de Science Politique, Paris, v. 55, n.1, p. 113-132, 2005 HECLO, Hugh. Issue Networks and the Executive Establishment. In: Anthony King (Hrsg.): The New American Political System. Washington D.C., 1978, p.87-124 HECLO, Hugh.. (1974), Modern social politics in Britain and Sweden: from relief to income maintenance. New Haven, Yale University Press. KINGDON, John. Agendas, Alternatives, and Public Policies. Boston: Little, Brown. 1984 KNOEPFEL; KISSLING-NÄF (1998), Social Learning in Policy Networks. Policy & Politics, Volume 26, Number 3, July 1998, pp. 343-367(25) KNORR-CETINA, Karin. Introduction: the micro-sociological challenge of macro-sociology: towards a reconstruction of social theory and methodology. In: KNORR-CETINA, Karin and 197 CICOUREL, A. V. Advances in social theory and methodology. Toward an integration of micro-and macro-sociologies. Boston/London and Henley: Routledge and Kegan Paul, 1981 MALUF, R. Prefácio. In: Bonnal, P.; Leite, S.P. (orgs.). Análise comparada de políticas agrícolas: uma agenda em transformação. Rio de Janeiro: Mauad, 2011. MANNHEIM, K. Ideologia e utopia - introdução à sociologia do conhecimento. Porto Alegre: Globo, 1950 MARQUES, Eduardo C. Redes sociais e poder no Estado brasileiro: aprendizados a partir de políticas urbanas. Rev. bras. Ci. Soc. vol.21 no.60 suppl.60 São Paulo Feb. 2006 MARQUES, Eduardo C. Estado e Redes Sociais: Permeabilidade e Coesão nas Políticas Urbanas no Rio de Janeiro. São Paulo: FAPESP; Rio de Janeiro: Revan. 2000 MARQUES, Eduardo César. Redes sociais e poder no Estado brasileiro: aprendizados a partir das políticas urbanas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 21, n. 60, fev. 2006. MASSARDIER, G. Cognição, políticas e ações públicas. Entre coerência, fragmentação e aprendizados. In: Bonnal, P.; Leite, S.P. (orgs.). Análise comparada de políticas agrícolas: uma agenda em transformação. Rio de Janeiro: Mauad, 2011. MATTEI, L. Políticas públicas de combate à fome: o caso do Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar no Estado de Santa Catarina. Sociedade e desenvolvimento rural. v.1, n.1, 2007b. MATTEI, L. Programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar (PAA): antecedentes, concepção e composição geral do Programa. Cadernos do CEAM (UnB), v.7, p. 33-44, 2007a. 198 MATTEI, L. Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA): percepções de atores sociais do Estado de Santa Catarina. In: Anais XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Fortaleza: SOBER, 2007c MDA. Plano de Desenvolvimento Territorial elaborado para a região em 2007, Brasília, 2007. MELO, Marcus André. Estado, Governo e Políticas Públicas. In: MICELI, S. (org.). O que Ler na Ciência Social Brasileira (1970-1995): Ciência Política. São Paulo/Brasília: Sumaré/Capes. 1999. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde - 8 ed. - São Paulo: Hucitec, 2004 MONTEIRO, F. (2009) Para além da participação: aprendizagem social na gestão dos recursos hídricos. São Paulo, 2009. 194 p. Dissertação (Doutorado) – Programa de Pós- Graduação em Ciência Ambiental – PROCAM, Universidade de São Paulo, 2009. MORGAN, G. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1996e SENGE, P. A Quinta Disciplina: Arte, Teoria e Prática da Organização de Aprendizagem.São Paulo: Best Seller, 1990. MORIN, E. Complexidade e ética da solidariedade. In: Castro G, Carvalho EA, Almeida MC. Ensaios da complexidade. Porto Alegre (RS): Sulina;1997. MULLER, A.L. et al. A inovação institucional e a atuação dos atores locais na implementação do Programa de Aquisição de Alimentos no Rio Grande do Sul. Sociedade e desenvolvimento rural. v.1, n.1, 2007. MULLER, A.L. A construção das políticas públicas para a Agricultura Familiar no Brasil: o caso do Programa de Aquisição de Alimentos. Porto Alegre: PGDR/UFRGS, 2007 (Dissertação de mestrado). 199 MULLER, P.; SUREL, Y. A análise das políticas públicas. Pelotas: Educat, 2004. MULLER, Pierre. Politiques Publiques. Paris: Presses Universitaires de France, 2003. OLSON, Mancur. The Logic of Collective Action. Cambridg., Mass.: Harvard University Press. 1965. OSTROM, Elinor. An Assessment of the Institutional Analysis and Development Framework. In: SABATIER, Paul (ed.). Theories of the Policy Process. Boulder: Westview Press. 1999. PAHL WOST, ; HARE, M. – Processes of Social Learning in integrated resources mangement. In: Journal of Community and Applied Psichology – 14: 193-206. Wiley and Sons, New York. 2004. PARENTE, 2006 BACHELARD, GASTON. O novo espírito científico. Lisboa: Edições 70, 1996. PUTNAM, R.D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996 RAVINET, Pauline. Dictionnaire de politiques publiques, 2.ed. Paris: Presses de Sciences Po, 2006. REIS, Ana Terra. Trabalho e Território: políticas públicas e resistência no Projeto de Assentamento Pirituba II, em Itaberá e Itapeva-SP. Relatório de Qualificação: Mestrado. Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/Unesp. Outubro de 2013. ROMANO, Jorge Osvaldo. Política nas políticas: um olhar sobre os estudos na agricultura brasileira. Editora Mauad X, 2009. SABATIER, Paul; JENKINS-SMITH, Hank. Policy Change and Learning: The Advocacy Coalition Approach. Boulder: Westview Press. 1993. 200 SABOURIN, Eric. Aprendizagem coletiva e construção social do saber local: o caso da inovação da agricultura familiar da Paraíba. In: Estudos sociedade e agricultura, n° 16, Rio de Janeiro, CPDA/UFRRJ, abril 2001, pp. 37-61. SANTOS, Boaventura de Souza (org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002 SCHMITT, Claudia Job. Aquisição de alimentos da agricultura familiar: integração entre política agrícola e segurança alimentar e nutricional. Revista de Política Agrícola, n. 2,abr./jun. 2005. SCHÜTZ, Alfred. (1974) Don Quijote y el problema de la realidad. In: Estúdios sobre teoria social. Buenos Aires, Amorrortu. SCHÜTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970. SCHÜTZ, Alfred. Sobre fenomenologia e relações sociais. Edição (Helmut Wagner). Petropólis. Editora Vozes, 2012. SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Serafim e Dias, 2012 SOUZA, Celina. Políticas Públicas: Questões Temáticas e de Pesquisa. Caderno CRH 39: 11- 24. 2003. SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45 SUREL, Yves. Approches cognitives. In: BOUSSAGUET, Laurie; JACQUOT, Sophie; AVINET, Pauline. Dictionnaire de politiques publiques, 2.ed. Paris: Presses de Sciences Po, 2006, p. 80-88. 201 TAPIA, Jorge, GOMES, Eduardo. Ideias, interesses e mudanças institucionais. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1. P. 240-264. TINÔCO, Dinah dos Santos. Modelos contemporâneos de analises de políticas públicas na França: análise sequencial, análise cognitiva e análise de redes. Revista INTERFACE - Natal/RN - v. 5 - n. 1 - jan./jun. 2008 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2013 - Natália Almeida Souza.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
