Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCezar, Tainara Bezerra de Vasconcellos-
dc.date.accessioned2025-06-05T13:10:51Z-
dc.date.available2025-06-05T13:10:51Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationCEZAR, Tainara Bezerra de Vasconcellos. A mulher ideal dos oitocentos em contraste: representações femininas negras nas fotografias de Alberto Henschel (1869-1875). 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) -Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22125-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como propósito analisar a noção da construção imagética possível da mulher ideal negra no Brasil durante o século XIX, por meio da investigação das cartes-de-visite, tipo fotográfico famoso do século XIX, assinadas pelo fotógrafo Alberto Henschel. Nossa abordagem questionará seus modos, o ideal imagético criado ou fomentado a partir dessas representações, e a diferença entre mulheres brancas e negras a partir da construção do imaginário e cultura visual acerca do feminino. Nos pautamos nos conceitos de representação, gênero, imagens de controle, norteados pela História das Mulheres e História da Fotografia do século XIX, e propostas teórico-metodológicas propostas por Solange Lima, Vânia Carvalho e Mônica Cardim através da descrição da imagem e discussão sobre a experiência escrava no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFotografiaspt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectAlberto-Henschelpt_BR
dc.subjectPhotographspt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.subjectAlberto-Henschelpt_BR
dc.titleA mulher ideal dos oitocentos em contraste: representações femininas negras nas fotografias de Alberto Henschel (1869-1875)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work aims to analyze the notion of the possible imagery construction of the ideal black woman in Brazil during the 19th century, through the investigation of the cartes-de-visite, a famous photographic type of the 19th century, signed by the photographer Alberto Henschel. Our approach will question their manners, the image ideal created or fostered from these representations, and the difference between white and black women from the construction of the imaginary and visual culture about the feminine. We are guided by the concepts of representation, gender, control images, guided by the History of Women and History of Photography in the 19th century, and theoretical-methodological proposals proposed by Solange Lima, Vânia Carvalho and Mônica Cardim through the description of the image and discussion about the experience slave in Brazil.en
dc.contributor.advisor1Barros, José Costa D'Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7367148951589975pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, José Costa D'Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7367148951589975pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leandro Rosa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7153071006375720pt_BR
dc.contributor.referee3Bezerra, Danieli Machado-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9763-9887pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7862246009685300pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Letícia Pumar Alves de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2490208491353329pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2357777427708619pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.relation.references_____Fotografia e memória: entrevista com Miriam Moreira Leite. Entrevistadoras: Andréa Barbosa; Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz; Francirosy Ferreira. Revista Anthropológicas, ano 13, v. 20, n.1/2, p.339-354, 2009. _____Pequeno livro das vinhetas. Fotografias no Brasil. 1860-1920. 2010. ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo. Jandaíra. 2019. ARAS, L. M. B. de; MARINHO, S. R. (2012).;A imprensa feminina: normatização da conduta feminina nos jornais para mulheres (Bahia, 1860-1917);. Historiæ, 3(2), 96–115. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2591 ARAÚJO, Rita de Cássia Barbosa; MOTTA, Tereza Alexandrina. O retrato e o tempo: Coleção Francisco Rodrigues, 1840- 1920/ Rita de Cássia Barbosa Araújo e Tereza Alexandrina Motta (Orgs.) – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2014. BARROS, José D.'Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis. Editora Vozes, 2004. BARROS, José D.’Assunção. A Nova História Cultural–considerações sobre o seu universo conceitual e seus diálogos com outros campos históricos. Cadernos de História, v. 12, n. 16, p. 38-63, 2011. BARROS, José D'Assunção. A construção social da cor: diferença e desigualdade na formação da sociedade brasileira. 2. ed. -. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 252p. BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2017. BELTRAMIM, Fabiana. Sujeitos Iluminados: a Reconstituição das Experiências Vividas no Estúdio de Christiano Jr. Alameda. 2013. 1ed. BERGER, John. Para entender uma fotografia. São Paulo. Companhia das Letras, 2013. BITTENCOURT, Renata. Modos de negra e modos de branca: o retrato" Baiana" e a imagem da mulher negra na arte do século XIX. Diss. de mestrado em Historia da arte e cultura, Unicamp, 2005. BORGES, Maria Eliza Linhares. História & fotografia. Belo Horizonte. Autêntica, 2013. BRAGA, Amanda Batista. História da beleza negra no Brasil: discurso, corpos e práticas. São Carlos: EdUFSCar, 2020. BRANDÃO, Ruth Silviano. “Passageiras da voz alheia”. In: BRANDÃO, R. S.; BRANCO, L. C. A mulher escrita. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004. BUENO, Winnie. Imagens de Controle: Um conceito do pensamento de Patricia Hill Collins. Porto Alegre: Ed Zouk, 2020. CARDIM, M. Identidade Branca e Diferença Negra: Alberto Henschel e a Representação do Negro no Brasil do séc. XIX. 2012, 167f.. Dissertação (Mestrado em Artes)- Programa PósGraduação Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: 125 Cristina Gobbi. Bauru, 2018. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/ 157423>. Acesso em: 25 jan. 2022. ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do século XIX. Rio De Janeiro: George Ermakoff. Casa Editorial, 2004 FABRIS, Annateresa. A pose pausada. In: Fotografia e arredores. Florianópolis (SC): Letras Contemporâneas, 2009. p.158. In: RIBEIRO, Carmen Adriane. O Artifício Da Pose Nos Retratos Fotográficos Em Neu-Württemberg. II Congresso Internacional de História Regional. 2013. UPF - Passo Fundo/RS. Anais: ISSN 2318-6208. Disponível em < http://www.academia.edu/6851657/o_artif%c3%8dcio_da_pose_nos_retratos_fotogr%c3%81fi cos_em_neu-w%c3%9crttemberg>. Acesso em: 21 de maio de 2021. FACTUM, Ana Beatriz Simon. Joalheria escrava baiana: a construção histórica do design de jóias brasileiro. 355f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, Design e Arquitetura, São Paulo, 2009. FARIA, Sheila de Castro; REIS, Adriana D. (Org.) . Mulheres negras em perspectiva: identidades e experiências de escravidão e liberdade no espaço atlântico (séculos XVII-XIX). 1. ed. CANTAGALO-RJ/FEIRA DE SANTANA: EDITORA CANTAGALO/UEFS EDITORA, 2021. v. 1. 438p . FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução: Coletivo Sycorax. 1a ed. São Paulo: Elefante, 2017. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51a ed. São Paulo: Global, 2006. FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos. Rio de Janeiro: Record, 1996. GORODOVITS, David. Bíblia Hebraica. Editora Sefer, São Paulo: 2012 GONÇALVES, Ana Teresa Marques. Revendo conceitos: a noção de poder; Entre imagens e representações. In: ______. A noção de propaganda nos estudos clássicos: o caso dos Imperadores Romanos Septímio Severo e Caracala. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. p. 35. GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984. p. 223-244. HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. HEYNEMANN, Cláudia Beatriz. A fotografia Imperial de Albert Henschel. VI Simpósio Nacional de História Cultural- Escritas da História: Ver – Sentir – Narra, Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina-PI, ISBN: 978-85-98711-10-2. GT Nacional de História Cultural. Ed. 1, 2012. Disponível em: < http://gthistoriacultural.com.br/VIsimposio/anais/Claudia%20Beatriz%20Heynemann.pdf >. Acesso em: 22 de junho de 2020. HIRSZMAN, Maria Lafayette; Aureliano. Entre o tipo e o sujeito: os retratos de escravos de Christiano Jr. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019. 126 HUDSON-WEEMS, Clenora. Mulherismo Africana: uma visão geral. In: In: UNIÃO DOS COLETIVOS PAN-AFRICANISTAS. Epistemologias do Renascimento Africano: Coleção Pensamento Preto. Vl.III. São Paulo: Editora Filhos da África, 2019b, p. 157-174. KOSSOY, Boris. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro: Fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). Instituto Moreira Salles. 2002. KOSSOY, Boris. “Hércules Florence, da imagem pictórica à imagem técnica: os anos decisivos”. in VII Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação. Porto Alegre: s.e., 2004. KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado. No estúdio do fotógrafo: Brasil, segunda metade do século XIX. São Paulo: Unicamp. 2010. KOUTSOUKOS, Sandra S. M. Zoológicos humanos: gente em exibição na era do imperialismo. Campinas: Unicamp, 2020. LEITE, Marcelo Eduardo. Fotografia e Sociedade: Algumas considerações sobre os retratos do século XIX. Sæculum–Revista de História, v. 1, 2012, p. 75-76. Disponível em < http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/16442/9428>. Acesso em: 04 de maio de 2022. LEITE, Marcelo Eduardo. Quatro olhares sobre o Brasil oitocentista. In: Anais da 26a Reunião Brasileira de Antropologia, 6, 2008, Porto Seguro, BA. CD-ROM. ISBN: 978-85-61341-16-9. Disponível em http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_Virtual_26_RBA/grupos_de_trabalho/trabalhos/ GT%2037/Marc elo_Eduardo_Leite.pdf>. Acesso em 05/07/2020. JACQUES. História e Memória. 5a. Campinas, SP: UNICAMP, 2003. LIMA, Solange Ferraz; CARVALHO, Vânia Carneiro. "Fotografias. Usos sociais e historiográficos." Pinsky CB, O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto. 2011, p. 35. LOPONTE, L. G. Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminino. Revista Estudos Feministas, 10(2), Jul 2002, pp. 283–300. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000200002. Acesso em 9 de março de 2023. MAUAD, Ana. “Através da imagem: fotografia e história – interfaces”, Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n 2, dezembro 1996, p-4. Disponível em: < http://www.inovacaoedesign.com.br/artigos_cientificos/ATRAVESDAIMAGEMFOTOGRAFI A.pdf>. Acesso em: 21 de junho de 2021. MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Bahia, século XIX: uma província no Império. São Paulo: Corrupio, Brasília: CNPQ, 1988. p.146. MOURA, Carlos Eugênio Marconde. A travessia da Calunga Grande. Três séculos de imagens sobre o Negro no Brasil. (1637-1899), São Paulo, Edusp, 2000, 694 pp. MUAZE, Mariana. As Memórias da Viscondessa – Família e Poder no Brasil no Brasil Império. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008, p. 119. NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016. 127 NEAD, Lynda. El desnudo feminino: Arte, obscenidad y sexualidad. Madrid: Editorial Tecnos, 1998. OLIVEIRA, Rosangela Silva; JUNIOR, Nilton Ferreira Bittencourt. A fotografia como fonte de pesquisa em história da educação. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Cuiabá. 2013. POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Trad. Dora Rocha Flasksman. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, 1989, 2(3), 3-15. RAGO, M. O corpo exótico, espetáculo da diferença. Labys, études féministes/estudos feministas, Brasília, n. 13. jan.jun. 2008. Disponível em: https://www.labrys.net.br/labrys13/perspectivas/marga.htm. Acesso: 09 de junho de 2023. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, p. 99-133, 1993. SCHWARCZ, Lilia; MACHADO, Maria Helena; BURGI, Sergio. Imagens da Escravidão: Emancipação, inclusão e exclusão. Blog do IMS, 28/10/2013. Disponível em: https://blogdoims.com.br/emancipacao-por-lilia-schwarcz-maria-helena-machado-e-sergio-burg i/. Acesso em: 10/10/2022. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Educação & realidade, vol. 20, n. 2, 71-99, 1995. SILVA, Helenice Rodrigues da. "Rememoração"/comemoração: as utilizações sociais da memória. Rev. Bras. Hist. 2002, vol.22, n.44, pp.425-438. SOARES, Taciana Ferreira. Senhora: uma articulação cultural da representação feminina no século XIX. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 14, p. 297-313, out./dez. 2018. STEIN, Ingrid. Figuras femininas em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. TINÉ, G. H. R. A construção do imaginário visual sobre o negro (1850-1914). XIII Encontro Estadual de História. PE. 2020. ANAIS: https://www.encontro2020.pe.anpuh.org/resources/anais/22/anpuh-pe-eeh2020/1602121366_A RQUIVO_c28dc1d574513a0a0b10c4c6b4d558de.pdf. TILLY, Louise A. Gênero, história das mulheres e história social. Cadernos Pagu: desacordos, desamores e diferenças, n. 3, 29-62, 1994. VASQUEZ, Pedro Karp. A fotografia império. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor. 2002. XAVIER, Giovana. História social da beleza negra. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Tainara Bezerra de Vasconcellos Cezar.pdf47.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.