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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22129Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Estolano, Lillian Couto Cordeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-05T14:26:26Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-05T14:26:26Z | - |
| dc.date.issued | 2010-12-17 | - |
| dc.identifier.citation | ESTOLANO, Lilian Couto Cordeiro. Educação Profissional Agrícola no estado do Rio de Janeiro: configurações, limites e perspectivas. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2010. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22129 | - |
| dc.description.abstract | O presente estudo procurou investigar as relações entre as práticas sociais trabalho e educação no âmbito do processo formativo das escolas agrícolas da rede estadual de educação do estado do Rio de Janeiro, tendo como eixo norteador os discursos da sustentabilidade na formação profissional do curso técnico em agropecuária. Partimos das mudanças operadas na Educação Profissional, a partir de Reforma da Educação Profissional e dos tensionamentos propostos pela Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Percorremos a trajetória de construção do curso técnico em questão, optando por um recorte territorial no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Levamos em consideração as políticas públicas educacionais voltadas para a educação profissional de nível médio em agropecuária e os debates sobre o trabalho como princípio educativo em Gramsci, bem como a análise discursiva a partir de Foucault. Os modelos formativos são os relacionados às visões de mundo rural e de produção associados aos discursos da sustentabilidade, onde se pretendeu levar em conta a trajetória da Educação Profissional Agrícola no estado do Rio de Janeiro, seus limites e suas perspectivas, considerando as reformas educacionais em períodos sócio-históricos da formação profissional técnica de nível médio em agroepcuária contextualizadas às políticas públicas para o setor agropecuário, em especial às relacionadas ao estado do Rio de Janeiro. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Educação Profissional Agrícola | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho e educação | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Assistência Técnica | pt_BR |
| dc.subject | Extensão Rural | pt_BR |
| dc.subject | public policies | pt_BR |
| dc.subject | Vocational Agricultural Education | pt_BR |
| dc.subject | Labor and Education | pt_BR |
| dc.subject | sustainability | pt_BR |
| dc.subject | Technical Assistance | pt_BR |
| dc.subject | Rural Extension | pt_BR |
| dc.subject | políticas públicas | pt_BR |
| dc.title | Educação profissional agrícola no estado do Rio de Janeiro: configurações, limites e perspectivas | pt_BR |
| dc.title.alternative | Vocational Agricultural Education in the state of Rio de Janeiro: settings, limits and perspectives | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This study sought to investigate the relationships between social work practice and education in the formative process of the agricultural schools of the state of education in the state of Rio de Janeiro, and are guided by the discourse of sustainability in the technical training course in agriculture. From the changes wrought in Vocational Education from the Professional Education Reform and the tensions proposed by the National Technical Assistance and Rural Extension. We walked the path of construction of the technical course in question, opting for a cut in the territorial state of Rio de Janeiro. We take into account the educational public policies aimed at middle-level vocational education in agriculture and discussions on work by Gramsci as an educational principle, as well as discourse analysis from Foucault. The training models are related to the views of the countryside and production associated with discourses of sustainability, which was intended to take into account the trajectory of Vocational Agricultural Education in the state of Rio de Janeiro, its limits and its prospects, considering the educational reforms in socio-historic periods of technical training mid-level contextual public policies for the agricultural sector. | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Castro, Elisa Guaraná | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2414343494751533 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Castro, Elisa Guaraná de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2414343494751533 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Verissimo, Maria Luiza Süssekind Verissimo | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-7296-615X | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3054907039826552 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Lia Maria Teixeira de | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1917858404070055 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-9408-4310 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8241978928027519 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
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