Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Lizandra Cristina do Amaral Silva e-
dc.date.accessioned2025-06-06T13:38:18Z-
dc.date.available2025-06-06T13:38:18Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.identifier.citationSantos, Lizandra Cristina do Amaral Silva e Souza. Produção de bioetanol: uma atividade lúdica para reflexão sobre os desafios energéticos. 2025. 56 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22139-
dc.description.abstractA ciência é fundamental para a formação da cidadania, pois a educação científica capacita os indivíduos a participarem ativamente da sociedade, tomando decisões embasadas no conhecimento científico. No ensino de Química, estratégias dinâmicas e metodológicas, como sequências didáticas (SD), são fundamentais para estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas reais. Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática estruturada em momentos pedagógicos, incluindo avaliação diagnóstica, problematização, experimentação, imersão universitária e sistematização, visando à conscientização ambiental e ao ensino de biocombustíveis, que possibilita a contextualização do ensino e reflexões sobre sustentabilidade e energia, através da produção de bioetanol. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2024 com 36 alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Deborah Mendes de Moraes, sendo descritiva, exploratória, de caráter investigatório, com abordagem quantitativa e qualitativa. As atividades envolveram aulas teóricas, experimentos de fermentação e destilação do bioetanol, além de uma visita técnica à universidade. Na primeira etapa, foram identificados os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema. Na segunda, realização de um experimento prático envolvendo a produção de bioetanol, com construção de aparatos para fermentação e destilação através de materiais alternativos. Por fim, na terceira etapa, foi aplicado um questionário para avaliar os conhecimentos adquiridos. A análise dos questionários aplicados antes e depois da SD indicou um aumento significativo no conhecimento dos alunos sobre biocombustíveis, evidenciando a eficácia da abordagem prática e interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados destacam a importância de metodologias ativas e experimentais na formação científica e ambiental dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectChemistry Teachingpt_BR
dc.subjectBiofuelspt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.titleProdução de bioetanol: uma atividade lúdica para reflexão sobre os desafios energéticospt_BR
dc.title.alternativeBioethanol production: a fun activity to reflect on energy challengesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherScience is fundamental for the formation of citizenship, as scientific education enables individuals to actively participate in society, making decisions based on scientific knowledge. In the teaching of Chemistry, dynamic and methodological strategies, such as didactic sequences (DS), are fundamental to stimulate critical thinking and the resolution of real problems. This study aimed to develop and apply a didactic sequence structured in pedagogical moments, including diagnostic evaluation, problematization, experimentation, university immersion and systematization, aiming at environmental awareness and teaching biofuels, which allows the contextualization of teaching and reflections on sustainability and energy, through the production of bioethanol. The research was carried out in the second semester of 2024 with 36 students in the 2nd year of high school at Colégio Estadual Deborah Mendes de Moraes, being descriptive, exploratory, investigative in nature, with a quantitative and qualitative approach. The activities involved theoretical classes, experiments on bioethanol fermentation and distillation, and a technical visit to the university. In the first stage, the students' prior knowledge on the subject was assessed. In the second stage, a practical experiment involving bioethanol production was carried out, with the construction of fermentation and distillation apparatus using alternative materials. Finally, in the third stage, a questionnaire was applied to assess the knowledge acquired. The analysis of the questionnaires applied before and after the SD indicated a significant increase in the students' knowledge about biofuels, evidencing the effectiveness of the practical and interdisciplinary approach in the teaching-learning process. The results highlight the importance of active and experimental methodologies in the scientific and environmental training of students.en
dc.contributor.advisor1Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0129-2802pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0890271430013129pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cláudio Eduardo Rodrigues dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0129-2802pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0890271430013129pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Natália Drumond-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4737360142654031pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, André Marques dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3428935182333406pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6432586140643545pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, E.T., CARVALHO, S.R.G., & SOUZA, L.F. Programa do Proálcool e o Etanol no Brasil. ENGEVISTA, 127-136. 2009 Disponível em: https://periodicos.uff.br/engevista/article/download/8847/6315. Acesso em 04 de novembro 2024. ANDRADE, J. B.; et al. Biocombustíveis: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Energia, v. 15, n. 2, p. 120-140, 2009. Acesso em 04 de novembro 2024. ANP - AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. Biocombustíveis. Disponível em: Acesso em: https://www.gov.br/anp. Acesso em 04 de novembro 2024. BICALHO, L. M.; et al. Produção de bioetanol no Brasil: aspectos históricos e perspectivas futuras. Revista Brasileira de Engenharia Química, v. 29, n. 4, p. 85-97, 2012. BICALHO, ROSILENE SIRAY; [et al]. A cana-de-açúcar como tema para o ensino das ciências humanas e da natureza- Belo Horizonte RHJ 2012 - 166 p. BIOMASSA. In: Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2025. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/. Acesso em: 18 abr. 2025. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências naturais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf. Acesso em: 04 dezembro 2024. BRAIBANTE, M. E. F. et al. A cana-de-açúcar no Brasil sob um olhar químico e histórico: uma abordagem interdisciplinar. Química Nova na Escola, v. 35, n. 1, p. 3- 10, 2013. Disponível em: https://qnesc.sbq.org.br. Acesso em: 14 abr. 2025. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2a versão revista. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2016/05/BNCC-BOOK- WEB.pdf. Acesso em: 04 dezembro 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, 2000. Disponível em: 29 <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 04 dezembro 2024 BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Instituiu Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 04 dezembro 2024. BRASIL. Lei no 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir a educação ambiental como componente curricular obrigatório. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 31 jul. 2024. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2024/lei-14945-31-julho-2024-796017- publicacaooriginal-172512-pl.html. Acesso em: 31 mar. 2025. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). 20024 Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt- br/composicao/secex/dea/pnea/programa-nacional-de-educacao-ambiental-pronea. Acesso em: 31 mar. 2025. CARVALHO, A. P.; SILVA, R. T. Construção de equipamentos experimentais com materiais alternativos: Ensino de Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 33-48, 2017. COSTA, R. S.; SANTOS, M. A. A pedagogia da autonomia e a educação crítica: reflexões sobre Paulo Freire. Revista Educação e Sociedade, v. 41, n. 2, p. 345-362, 2020. DEMÉTRIO, L. C.; et al. Estratégias didáticas no ensino de ciências: reflexões sobre a construção do conhecimento. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 14, n. 1, p. 55-72, 2022. DE LIMA, JÚNIA MARIA FERRARI; RIERA, HERNAN ESPINOZA; ZANATA, LUCAS YURI ALVES. A extensão em construção: uma experiência de'imersão'em Raposos/MG. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2019. Disponível em: https://xviiienanpur.anpur.org.br/anaisadmin/capapdf.php?reqid=1460. Acesso em: 10 janeiro 2025. EPE – EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Plano Nacional de Energia 2050. Brasília: Ministério de Minas e Energia, 2020. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/Plano-Nacional-de- Energia---PNE. Acesso em: 7 abr. 2025. FELTRE, R. Química: Química Orgânica. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2012. FERREIRA, R. S.; LOPES, J. C. O papel do desequilíbrio cognitivo na aprendizagem infantil: uma revisão crítica das contribuições de Piaget. Revista Brasileira de Educação Cognitiva, v. 23, n. 2, p. 45-60, 2021. GOMES, A. M.; PAIS, S. M.; & BARBOSA, A. Sequência didática como instrumento de promoção da aprendizagem significativa. Revista Eletrônica DECT, 30 9(1), 292-305. 2019. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1277. Acesso em 04 de novembro 2024. Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química nova na escola, v. 10, n. 10, p. 43-49, 1999. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf. HORN, P. A. Práticas com materiais alternativos no ensino da química: uma nova percepção. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14822. Acesso em: 10 janeiro 2025. JACOBI, P. R. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/kJbkFbyJtmCrfTmfHxktgnt. Acesso em: 10 janeiro 2025. LEITE, R. C. de C.; LEAL, M. R. L.V. O biocombustível no Brasil. Novos estudos CEBRAP, p. 15-21, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/8FyQn8jGsFVfzGZyst4CWbc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 novembro 2024. MAULE, R. F.; MAZZA, J. A.; MARTHA JR, G. B. Produtividade agrícola de cultivares de cana-de-açúcar em diferentes solos e épocas de colheita. Scientia Agricola, v. 58, p. 295-301, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sa/a/zNNqnSFxZ9dsZVj8sTCSLmc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 04 de novembro 2024. MONTEIRO, D. C.; et al. A sequência didática como metodologia de ensino- aprendizagem na educação básica. Revista Educação e Pesquisa, v. 45, n. 1, p. 125- 143, 2019. MOREIRA, M.A.; MASINI, E.F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes. 1982. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. 3° Edição, São Paulo: Editora Centauro, 2011. NICULAU, E. dos S.; OLIVEIRA, D. A. B. de.; OLIVEIRA, Ícaro M.. Biodiesel: Um tema gerador para o estudo da química do éster e da poluição atmosférica. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 12, n. 7, p. e8612742611, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42611. Acesso em: 18 apr. 2025. NOVA CANA. Processos da fabricação do etanol. 2025. Disponível em: https://www.novacana.com/etanol/fabricacao/. Acesso em: 10 janeiro 2025. OCTAVIANO, C. Mudança de petróleo para biomassa impulsiona a química verde. ComCiência, n. 130, 2011. Disponível em: 31 https://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519- 76542011000600004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 janeiro 2025. PENA, R. F. A. "Combustíveis fósseis"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/combustiveis-fosseis.htm. Acesso em 07 de janeiro de 2025. PITANGA, A. F. et al. Pensar a experimentação no ensino de química: experimentos adaptados com materiais de fácil aquisição. 2019. Disponível em: https://www.ifs.edu.br/images/EDIFS/ebooks/2019.2/E-Book_- _Pensar_a_experimenta%C3%A7%C3%A3o_no_ensino_de_qu%C3%ADmica_experi mentos_adaptados_com_materiais_de_f%C3%A1cil_aquisi%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 10 janeiro 2025. PITANGA, A. F. Crise da modernidade, educação ambiental, educação para o desenvolvimento sustentável e educação em química verde: (re)pensando paradigmas. Revista Ensaio, v. 18, n. 3, p. 141-159, 2016. PITANGA, L. M. Impactos ambientais e os desafios da indústria química no século XXI. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 10, n. 2, p. 45-58, 2016. ROCHA, J. da; COELHO, A. D. M.; CORDEIRO, F. C.; RODRIGUES-SANTOS, C. E. Elaboração e aplicação de uma atividade experimental de cunho investigativo baseado em reações colorimétricas. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 17, n. 9, p. e10433, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.9-124. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/10433. Acesso em: 9 jan. 2025. RODRIGUES, J. A. R. Do engenho à biorrefinaria: a usina de açúcar como empreendimento industrial para a geração de produtos bioquímicos e biocombustíveis. Química nova, v. 34, p. 1242-1254, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/N8VRCFzyBvJ74TmDfyVCYfG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 31 março de 2025. SARTORI, E. R.; BATISTA, E. F.; SANTOS, V. B.; FILHO, O. F. Construção e Aplicação de um Destilador como Alternativa Simples e Criativa para a Compreensão dos Fenômenos Ocorridos no Processo de Destilação. Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, p. 55-57, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/10-EEQ-0308.pdf. Acesso em: 10 janeiro 2025. SILVA, J. Cana-de-açúcar: Aspectos econômicos, sociais, ambientais, subprodutos e sustentabilidade. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352979400_Cana-de- acucar_Aspectos_economicos_sociais_ambientais_subprodutos_e_sustentabilidade. Acesso em 04 de novembro 2024. SANTOS, J. V. de A. dos; SILVA, G. R.; GANDRA, L. P.; KWIATKOWSKI, A.; GOMES, A. dos S. G. Propriedades da cana-de-açúcar e qualidade da bebida 32 brasileira caldo de cana. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/viewFile/4793/1847. Acesso em 04 de novembro 2024. SOUZA, M. R.; ALMEIDA, P. F. A importância da interação social na aprendizagem: contribuições de Vygotsky. Cadernos de Psicopedagogia, v. 30, n. 1, p. 75-92, 2022. VIDAL, M. de F. Produção e uso de biocombustíveis no Brasil. 2019. https://www.bnb.gov.br/s482-dspace/bitstream/123456789/630/1/2019_CDS_79.pdf. Acesso em: 04 dezembro 2024. ________Lei no 13.576, de 26 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 27 dez. 2017. Seção I, p. 4-5. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/guest/materia/- /asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/1393526/do1-2017-12-27-lei-no-13-576- de-26-de-dezembro-de-2017-1393522. Acesso em: 04 dezembro 2024. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIZANDRA CRISTINA DO AMARAL SILVA E SOUZA SANTOS.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.