Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22149
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Jéssica Vilela da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-06T18:30:25Z-
dc.date.available2025-06-06T18:30:25Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationLIMA, Jéssica Vilela da Silva. Entre a evasão e a permanência: trajetórias de estudantes na Educação de Jovens e Adultos do Instituto de Educação Santo Antônio em Nova Iguaçu. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22149-
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional de relevância fundamental na reintegração do direito à educação para quem não conseguiu concluir a educação básica. Esta pesquisa propõe uma investigação sobre a diversidade das trajetórias escolares de estudantes em processo de escolarização na EJA no Instituto de Educação Santo Antônio no Município de Nova Iguaçu – IESA, no estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo é compreender o perfil e as experiências educacionais desse público específico. No que diz respeito aos objetivos específicos, o estudo busca compreender as percepções, vivências e realidades dos educandos do IESA em seus processos de vida e escolarização. Foram analisadas as experiências dos estudantes, considerando não apenas o ambiente educacional, mas também os diversos contextos que influenciam suas trajetórias. Outro ponto fundamental da pesquisa é a identificação das condições, obstáculos e facilitadores enfrentados pelos estudantes do IESA no equilíbrio entre acesso, evasão e permanência na escola, a fim de obter- se um panorama abrangente dos desafios que os estudantes enfrentam ao buscar a educação na modalidade EJA. A metodologia consistiu numa entrevista com 10 indivíduos, os quais frequentam a EJA no IESA. Por fim, concluiu-se que, com uma maioria expressiva de mulheres, representando 80% dos 10 entrevistados, principalmente acima dos 60 anos, o abandono escolar foi predominantemente motivado pela necessidade de trabalhar, evidenciando a pressão econômica como fator decisivo. Outros motivos incluíram desinteresse em estudar, dificuldades de aprendizado e questões sociais, como gravidez precoce. Alguns alunos optaram por retornar aos estudos em idades avançadas, buscando conhecimento, com incentivo de familiares e cônjuge, e visando independência e melhores oportunidades de emprego. A pesquisa, revelou, ainda, que o abandono escolar transcende uma questão pedagógica, sendo influenciado por fatores econômicos, sociais e individuais, sugerindo a necessidade de aprimoramentos nas políticas públicas e práticas educacionais para superar as diversas barreiras enfrentadas pelos estudantes da EJA.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectVivênciaspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.titleEntre a evasão e a permanência: trajetórias de estudantes na Educação de Jovens e Adultos do Instituto de Educação Santo Antônio em Nova Iguaçupt_BR
dc.title.alternativeBetween Dropout and Persistence: Trajectories of Students in the Youth and Adult Education Program at the Santo Antônio Institute of Education in Nova Iguaçuen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherYouth and Adult Education (EJA) is an educational modality of fundamental relevance in the reintegration of the right to education for those who were unable to complete basic education. This research proposes an investigation into the diversity of school trajectories of students in the EJA schooling process at the Santo Antônio Education Institute in the Municipality of Nova Iguaçu – IESA, in the state of Rio de Janeiro. The main objective is to understand the profile and educational experiences of this specific audience. With regard to specific objectives, the study seeks to understand the perceptions, experiences and realities of IESA students in their life and schooling processes. The students' experiences were analyzed, considering not only the educational environment, but also the different contexts that influence their trajectories. Another fundamental point of the research is the identification of the conditions, obstacles and facilitators faced by IESA students in the balance between access, dropout and retention at school, in order to obtain a comprehensive overview of the challenges that students face when seeking education at EJA modality. The methodology consisted of an interview with 10 individuals, who attend EJA at IESA. Finally, it was concluded that, with a significant majority of women, representing 80% of the 10 interviewees, mainly over 60 years old, school dropout was predominantly motivated by the need to work, highlighting economic pressure as a decisive factor. Other reasons included lack of interest in studying, learning difficulties and social issues such as early pregnancy. Some students chose to return to studies at an advanced age, seeking knowledge, with encouragement from family members and spouses, and aiming for independence and better job opportunities. The research also revealed that school dropout transcends a pedagogical issue, being influenced by economic, social and individual factors, suggesting the need for improvements in public policies and educational practices to overcome the various barriers faced by EJA students.en
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria Marques-
dc.contributor.referee3Costa, Renato Pontes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152362405130236pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Jéssica Vilela da Silva Lima.Pdf754.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.