Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22155Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Virgolino, Fabiana Gomes da Conceição | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-09T13:26:19Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-09T13:26:19Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| dc.identifier.citation | VIRGOLINO, Fabiana Gomes da Conceição. Tornando-se uma mãe azul: sobre a construção da maternidade e o TEA. 2025. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22155 | - |
| dc.description.abstract | Nesta dissertação, proponho uma investigação sobre a vivência das mães de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma Organização Não Governamental (ONG) localizada no bairro de Campo Grande, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. O foco da pesquisa é conduzir uma abordagem etnográfica virtual (que começou a ser feita em tempos pandêmicos), envolvendo mães com idades entre 18 e 50 anos, cujos filhos possuam idades compreendidas entre 1 e 10 anos, nas áreas de espera e nos espaços destinados ao entretenimento e terapias na mencionada ONG dedicada a mães de crianças com autismo. A pesquisa busca compreender a narrativa materna por meio da oralidade e da observação participante, focalizando mulheres que frequentam a ONG "Anjinho Azul" junto de seus filhos. Como mãe de um filho com TEA, minha participação na pesquisa traz a dimensão de ser afetada, destacando como nossas subjetividades são entrelaçadas nas discussões de gênero e raça/etnia. Com essa análise de pesquisa, permite uma abordagem sensível em relação aos desafios enfrentados pelas mães na jornada de criar e apoiar crianças com Transtorno do Espectro Autista. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | TEA | pt_BR |
| dc.subject | Cuidado | pt_BR |
| dc.subject | Família | pt_BR |
| dc.subject | ASD | pt_BR |
| dc.subject | Care | pt_BR |
| dc.subject | Family | pt_BR |
| dc.title | Tornando-se uma mãe azul: sobre a construção da maternidade e o TEA | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | In this dissertation, I propose an investigation into the experiences of mothers with children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a Non-Governmental Organization (NGO) located in the Campo Grande neighborhood, in the western zone of Rio de Janeiro. The research focuses on conducting an virtual ethnographic research (developed in times of the covid-19 pandemic), involving mothers aged 18 to 50, whose children range from 1 to 10 years old, in the waiting areas and spaces dedicated to entertainment and therapies in the aforementioned NGO dedicated to mothers of children with autism. The research aims to comprehend maternal narratives through oral accounts and participant observation, focusing on women attending the "Anjinho Azul" NGO with their children. As a mother of a child with ASD, my involvement in the research adds the dimension of being affected, highlighting how our subjectivities are intertwined in discussions of gender and race/ethnicity. With this research analysis, it allows for a sensitive approach to the challenges faced by mothers in the journey of raising and supporting children with autism. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Rinaldi, Alessandra de Andrade | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3805-0578 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8189275262268204 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Ponte, Vanessa Paula da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619356131235258 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Guedes, Moema de Castro | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8696769275634217 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Rinaldi, Alessandra de Andrade | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-3805-0578 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8189275262268204 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3240882044752087 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.relation.references | ARAÚJO, Ana Gabriela Rocha; SILVA, Mônica Aparecida da; ZANON Regina Basso. Autismo, neurodiversidade e estigma: perspectivas políticas e de inclusão. Psicologia Escolar e Educacional, v. 27, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/S5FdcTLWS9bPdJwPXcdmnHz/. Acesso em: 20 nov. 2023. BARBOSA, Milene Rossi Pereira; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. Qualidade de vida dos cuidadores de crianças com transtorno do espectro autístico. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol., v. 14, n. 3, 2009, p. 482-486. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsbf/a/9Qxh55Q3dXFJHWHBvmSzGfD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023. BARRIQUELO, Thaís Silva. A família e a parentalidade no século XXI: uma análise de como solucionar novas divergências em conjunto com a psicologia. RFID, São Paulo, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/fid/article/view/65344. Acesso em: 25 jun. 2024. BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. (8ª edição) Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 183-191. BOUYER, Gilberto Cardoso. O método da genealogia empregado por Foucault no estudo do poder-saber psiquiátrico. Memorandum, UFMG, v. 16, 2009, p. 64-76. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6675. Acesso em: 10 dez. 2023. 77 BRASIL. Presidência da República/Casa Civil. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 27 dez. 2023. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Senado Federal, 2017 BRASIL. Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Saúde. 2 de abril: Dia mundial de conscientização do autismo. 2011. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2011/01_abr_autismo.html. Acesso em: 25 dez. 2023. BRASIL. Ministério da Saúde/Biblioteca Virtual em Saúde. Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo). 2023. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/transtorno-do-espectro-autista-tea-autismo/. Acesso em: 27 dez. 2023. BRASIL. Presidência da república/Casa civil. Lei n0 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em 20 nov. 2023. CAMPOS, Luiz Augusto. O pardo como dilema político. Insigth Inteligência, out./nov./dez., 2023. Disponível em: https://gemaa.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/2018/03/O-pardo-como-dilema-poli%CC%81tico.pdf. Acesso em: 10 set. 2024. CARIA, Telmo H. A construção etnográfica do conhecimento em Ciências Sociais: reflexividade e fronteiras. In: CARIA, Telmo H. Experiência etnográfica do conhecimento em Ciências Sociais: reflexividade e fronteiras. Porto: Afrontamento, 2002. CARNEIRO, Suely. Mulheres em Movimento: contribuições do feminismo negro. Estudos Avançados, v. 17 n. 49, 2003, p. 117-132. DINIZ, Debora. O que é deficiência. Coleção primeiros passos. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007. Documentário: “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”. Direção: Marcelo Gomes, 2019. DURJHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001. FAVRET-SAADA, J. Ser afetado (tradução de Paula de Siqueira Lopes). Cadernos de Campo, n. 13, p. 155-161, 2005. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987. FREITAS, Ana Beatriz Machado de. Da concepção de deficiência ao enfoque da neurodiversidade. Revista Científica de Educação, Inhumas, v. 1, n. 1, dez. 2016, p. 86-97. Disponível em: https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/8. Acesso em: 10 de nov. 2023. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Quarta edição. São Paulo: Editora LTC, 1981. GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p.223-244. GUIMARÃES, Nadya Araújo; HIRATA, Helena Sumiko; SUGITA, Kurumi. Cuidado e cuidadoras: o trabalho de care no Brasil, França e Japão. Sociologia & Antropologia, v. 01, n. 01, p. 151-180, 2011. 78 HENRIQUES, Bruna D`Alincourt Carvalho. Autismo e neurodiversidade: inclusão das diferenças. In: Anais do VII Congresso Internacional em Sociais e Humanidades: democracia, memória e etnosaberes: perspectivas transversais e interdisciplinares. ANINTER-SH, 2018. Disponível em: http://www.anintersh.org.br/wp-content/uploads/2021/11/ANAIS_VII-CONINTER.pdf. Acesso em 20 nov. 2023. HIRATA, Helena. O trabalho de cuidado. SUR 24, v.13, n. 24, 2016, p. 53-64. Disponível em: https://sur.conectas.org/wp-content/uploads/2017/02/5-sur-24-por-helena-hirata.pdf . Acesso em: 20 nov. 2023. HOFZMANN, Rafaela da Rosa; PERONDI, Márcia; MENEGAZ, Jouhanna; LOPES, Soraia Geraldo Rozza; BORGES, Dayanne da Silva. Experiência dos familiares no convívio de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Enferm. Foco, v. 10, n. 2, 2019, p. 64-69. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1671. Acesso em 10 nov. 2023. HOOKS, Bell. Teoria feminista: da margem ao centro. Trad. de Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019. JUNIOR, Francisco Paiva. Mais informação, menos preconceito: tema 2023 para o 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Canal Autismo. 2023. Disponível em: https://www.canalautismo.com.br/noticia/mais-informacao-menos-preconceito-tema-2023-para-o-2-de-abril-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo/. Acesso em: 25 dez. 2023. KOFES, Suely. Narrativas biográficas: que tipo de antropologia isso pode ser? In: KOFES, Suely; MANICA, Daniela. Vida e grafias: Narrativas antropológicas entre biografia e etnografia. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2015. LE BRETON, David. As paixões ordinárias. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. LOPES, Bruna Alves. Emoções e ativismo familiar em defesa dos autistas no Brasil na década de 1980. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 32 (1), 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/q8dd85SJ4qDHPrkYbjGmL9S/. Acesso em: 15 jun. 2024. LUCCA, Juliana Luizetto; SILVEIRA, Anderson da. O olhar da psicanálise francesa sobre o autismo: Uma pesquisa teórica em psicanálise. Santa Catarina: UNISUL, 2020. Disponível em: https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:2ff99a01-3003-4736-bea5-dcfceb4646dc. Acesso em: 20 mar. 2024. MAPELLI, Lina Domenica; BARBIERI, Mayara Caroline; CASTRO, Gabriela Van Der Zwaan Broekman; BONELLI, Maria Aparecida; WERNET, Monika; DUPAS, Giselle. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Escola Anna Nery, v. 22, n. 4, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/zxYG5PMyxpVZf4YJSfjgyYg/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2023. MARRA, Alexandre R. Sintomas e doenças. Espectro autista: entenda porque é um espectro e como é o transtorno. Vida Saudável. O blog do Einstein, 2022. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/espectro-autista/. Acesso em: 27 dez. 2023. MELO, Carlos Vinicius Gomes. Estratégias de enfrentamento de pessoas negras e com deficiência frente ao duplo estigma. Dissertação (Mestrado em Psicologia) 79 – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal da Bahia, 2014. ORTEGA, Francisco. Deficiência, autismo e neurodiversidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 1, 2009, p. 67-77. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/CPcMbsxxyfF3CXSLwTcprwC. Acesso em 20 nov. 2023. PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Redume – Dumará, 1995. PEREIRA, Anne Karolyne Mendes; SOUTO, Virgínia Tiradentes. A cor do autismo e sua relevância na representação simbólica de mulheres. Anais do Congresso Internacional de Design da Informação/CIDI2019, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://pdf.blucher.com.br/designproceedings/9cidi/3.0294.pdf. Acesso em: 27 abr. 2024. PORFÍRIO, Lucas. Nola Darling outra vez: representação da mulher negra em “Ela quer tudo”, uma atualização contemporânea de Spike Lee. Anais IV Seminário Internacional Desfazendo Gênero, Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/64169. Acesso em: 15 jun. 2024. RODRIGUES, Josilene do Nascimento; GOMES, Débora Priscila Ferreira da Silva. Grupo de apoio para familiares de pessoas com autismo: relato de experiência. Revista Interdisciplinar em Saúde, Cajazeiras, v. 7, n. 1, 2020. ROSSINI, Neusa; ROTTA, Edemar; BOKOVSKI, Andréia. Políticas públicas sociais e desenvolvimento: tecendo relações. III Simpósio Iberoamericano em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional. Universidade Federal da Fronteira Sul, 2017. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/campi/cerro-largo/viii-simposio-iberoamericano-de-cooperacao-para-o-desenvolvimento-e-a-integracao-regional/anais. Acesso em: 25 abr. 2024. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para os estudos históricos. Educação e Realidade, v. 20, n. 2, jul./dez. 1995, p. 71-99. Série: She’s Gotta Have It (Ela quer tudo), Spike Lee – Netflix (filme – 1986) – Série: Episódio Black Dress. Pretinho Básico. SETÚBEL, José Luiz. Símbolos que representam o autismo, saiba o significado. Instituto Pensi – Pesquisa e ensino em saúde infantil, 2018. Disponível em: https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/simbolos-que-representam-o-autismo-saiba-o-significado/. Acesso em: 03 fev. 2023. SILVEIRA, Isabel, Regina de Souza; LIMA, Georgina Helena. A invisibilidade de estudantes negros/as com transtorno do espectro autista. TEIXEIRA, Maria Cristina Trigueiro; MECCA, Tatiana Pontrelli; VELLOSO, Renata de Lima; BRAVO, Riviane Borghesi, RIBEIRO, Sabrina Helena Bandini; MERCADANTE, Marcos Tomanik; PAULA, Cristiane Silvestre de. Literatura científica brasileira sobre transtornos do espectro autista. Rev. Assoc. Med. Bras., v. 56, n. 5, 2010, p. 607-614. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/QSzcLX6yXg54bkMf6nsQbYk/. Acesso em 20 dez. 2023. THOMAS, Marie-Claude. Introdução para uma genealogia do autismo. Tempo Psicanalítico, Rio de Janeiro, v. 45.I, 2013, p. 339-366. THOMPSON, E. P. Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial. In: 80 THOMPSON, E. P. Costumes em Comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 267-304. VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025 - Fabiana Gomes da Conceição Virgolino.pdf | 5.21 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
