Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFrazão, Gabriel Almeida-
dc.date.accessioned2025-06-09T16:49:04Z-
dc.date.available2025-06-09T16:49:04Z-
dc.date.issued2015-05-13-
dc.identifier.citationFRAZÃO, Gabriel Almeida. “A serviço da formação do jovem rural”: desafios e contradições na atuação do CEFFA CEA Rei Alberto I como agente do desenvolvimento do meio. 2015, 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22163-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo discutir a relação entre a Pedagogia da Alternância e o conceito de ―desenvolvimento do meio‖, historicamente, apontado como um dos seus pilares educativos. Para isso, o trabalho, primeiramente, realiza uma análise do conceito, segundo a literatura produzida pelos agentes sociais da Alternância. Após esse debate, a pesquisa se concentra sobre uma escola que adota o modelo pedagógico, o CEFFA CEA Rei Alberto I, localizado no município de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro. Defendeu-se como tese o fato de que a escola pode ser considerada um agente do desenvolvimento. Para a sua validação, foram pesquisados os agentes sociais envolvidos com a formação: a equipe de professores, a direção, os alunos, os parceiros da instituição e os representantes das comunidades da região. O trabalho teve como fundamentos metodológicos, a história oral e do cotidiano, a etnografia, a sociologia da educação, e a análise de conteúdo, esta última a base para a interpretação dos dados recolhidos. Ademais, diante dos vários problemas identificados por cada um dos agentes na condução do trabalho educacional, apresentam-se, na parte final, algumas sugestões de ações consideradas fundamentais para que o CEFFA potencialize ainda mais o seu papel como agente do desenvolvimento. Dentre elas, a principal é a construção de redes de parcerias com instituições e agentes comprometidos com uma proposta de desenvolvimento que modifique a realidade local, valorize a agricultura familiar não dependente do uso de insumos químicos. Por fim, entende-se que essa rede possibilitaria ao colégio fazer parte de um novo modelo de extensão rural, diferente do reprodutivismo e da desvalorização dos conhecimentos dos agricultores de outros períodos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectSociologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectExtensão Ruralpt_BR
dc.subjectPedagogy of Alternationpt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectRural Extensionpt_BR
dc.title"A serviço da formação do jovem rural": desafios e contradições na atuação do CEFFA CEA Rei Alberto I como agente do desenvolvimento do meio.pt_BR
dc.title.alternative“A serviço da formação do jovem rural”: challenges and contradictions in the work of the CEA CEFFA Rei Alberto I like the middle development agent.en
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis thesis aims to discuss the relationship between the Pedagogy of Alternation and the concept of "middle development", historically, touted as one of their educational pillars. For this, the work, first, performs a concept analysis, according to literature produced by social agents of Alternation. After this debate, the research focuses on a school that adopts the pedagogical model, the CEFFA CEA Rei Alberto I, located in Nova Friburgo, Rio de Janeiro state. It was argued thesis as the fact that the school can be considered an agent of development. For validation, social agents involved in the formation were investigated: a team of teachers, management, students, the institution partners and representatives of the communities of the region. The work was to methodological foundations, oral history and daily life, ethnography, sociology of education, and the content analysis, the latter the basis for the interpretation of the data collected. Furthermore, once the various problems identified by each of the agents in the conduct of educational work, are presented in the final part, some suggestions of key actions considered for the CEFFA further leverage its role as an agent of development. Among them, the main one is the construction of networks of partnerships with institutions and actors committed to a development proposal to modify the local reality, values the family farming not dependent on the use of chemical inputs. Finally, it is understood that this network would enable the school to be part of a new extension model, different from reproductivism and the devaluation of knowledge of farmers in other periods.en
dc.contributor.advisor1Alimonda, Héctor Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264139383300292pt_BR
dc.contributor.referee1Alimonda, Héctor Alberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264139383300292pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055pt_BR
dc.contributor.referee3Campos, Marilia Lopes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4058430310291204pt_BR
dc.contributor.referee4Pronko, Marcela Alejandra-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2735-1914pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643905602454259pt_BR
dc.contributor.referee5Bernatt, Maria de Lourdes-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-8847-5443pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1982876455910216pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9503504598523972pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, Márcio Mucedula. A construção das hierarquias sociais: classe, raça, gênero e etnicidade. Cadernos de Pesquisa do CDHIS — n. 36/37, 2007, p. 83-88. Retirado do site: http://www.ufgd.edu.br/reitoria/neab/downloads/a-construcao-das-hierarquiassociais- classe-raca-genero-e-etnicidade. ALMEIDA, Silvio Gomes. Padrões de desenvolvimento e conversão ecológica da agricultura brasileira. In: ALIMONDA, Héctor; PARREIRA, Clélia. (org.) Políticas Públicas Ambientais Latino-Americanas. Brasília: FLASCO-BRASIL, Editorial Abaré, 2005. ALIMONDA, Héctor; PARREIRA, Clélia. Políticas Públicas Ambientais Latino- Americanas. Brasília: FLASCO-BRASIL, Editorial Abaré, 2005. ALVES, CLÁUDIA VALÉRIA OTRANTO. Pedagogia da Alternância: projeto de formação profissional na perspectiva dos processos identitários do campo. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2011. AMONDEO, Nora Beatriz Presno; ALIMONDA, Héctor (Org.) Ruralidades, capacitação e desenvolvimento. Viçosa: Editora UFV/ Rio de Janeiro: CPDA, 2006. ANDRADE, Márcio. Formação de lideranças e Pedagogia da Alternância: um estudo itinerário de três jovens reconhecidos como líderes. 2003, 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d’ Université François Rebelais de Tours. Barra de São Francisco, 2003. ARAÚJO, Sandra Regina Magalhães. Escola para o trabalho escola para a vida: o caso da Escola Família Agrícola de Angical – Bahia. 2005, 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação ) Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, 2005. ARCAFAR-SUL. Organização. Disponível do site: http://www.arcafarsul.org.br/novo/?content=conteudos&id=3. Data de acesso: 06/09/2012. ARROYO, Miguel Gonçales. A educação básica e o movimento social do campo. In ARROYO, Miguel Gonçales; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna Por uma educação do campo. Petrópolis. Vozes, 2008, p. 65-86. BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000. ______________ Scale and Social Organization. Oslo: Universitetforlaget, 1978. BAUTISTA OSORIO, Diana Marcela. O trabalho agrícola dos jovens: o Programa de Prevenção e Erradicação do Trabalho infantil-PETI (2004, 2011), a Agenda Nacional para o Trabalho decente da juventude-ANTDJ (2011) e os alunos do CEFFA Rei Alberto I em (2013). 2014, 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ. 2014. BEAUD, Stephane; WEBER, Forence. Guia de pesquisa de campo: produzir a analisar dados etnográficos. Petrópolis: Editora Vozes, 2007. BENEVENUTO, Mônica Del Rio. Viver ―dá‖ e ―na‖ terra: elementos para pensar experiências de ser jovem do campo. In: OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira. (Org.) Cadernos de Discussão: juventude, educação e agroecologia. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2011, p. 53-70. BORGES, Juliano Luis. MST: do produtivismo a agroecologia. São Paulo/Goiânia; Terceira Margem; Editora da PUC Goiás, 2010. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolingüística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009. _________________; CHAMBOREDON; Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A Profissão do sociólogo. Preliminares epistemológicas. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 7.352, de 04 de novembro de 2010. Disponível no Site: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/.../decreto/d7352.htm. Data de acesso:11/05/2013. _____ . Ministério da Educação e Cultura. Lei nº de 20 de dezembro de 1961. Brasília: Diário Oficial da União, DF, 27 dez. 1961. Disponível no site: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/6_Nacional_Desenvolvi mento/ldb%20lei%20no%204.024,%20de%2020%20de%20dezembro%20de%201961. htm. Data de acesso: 28/05/2010. _________. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Disponível no site: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l5692_71.htm. Data de acesso: 28/05/2010. _________. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, DF, 20 dez. 1996. Disponível no site: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Data de acesso: 28/05/2010. _________. Ministério da Educação e Cultura. Portaria nº 86, de 1º de fevereiro de 2013. Diário Oficial da União, DF, 04 fev. 2013. Disponível no site: http://www.lex.com.br/legis_24140877_PORTARIA_N_86_DE_1_DE_FEVEREIRO_ DE_2013.aspx. Data de acesso: 28/05/2014. _________. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. DF, 04 de dez. 2001. Disponível no site: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/EducCampo01.pdf. Data de acesso: 28/05/2010. _________. Ministério da Educação e Cultura. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). DF, 1º de fev. 2006. Disponível no site: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb001_06.pdf Data de acesso: 28/05/2010. _________. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I, caderno II: o jovem como sujeito do ensino médio. Curitiba: UFPR/Setor de educação, 2013. CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In ARROYO, Miguel Gonçalves; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.) Por uma educação do campo. Petrópolis. Vozes, 2008, p. 19-64. CALIARI, Rogério Omar. Pedagogia da Alternância e desenvolvimento local. 2002. 237 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG. 2002. CALVI, Miquéias Freitas. Pedagogia da alternância na transamazônica: 10 anos de contribuindo para a formação do jovem do campo. In: Anais da 5ª e 6ª semana de integração das ciências agrárias – SICA/UFPA: 2007. CÂNDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2012. CARMO. Eraldo Souza. Replicação dos conhecimentos da pedagogia da alternância para o desenvolvimento das comunidades no município de Cametá/Pa. Belém: Fipam/Naea/UFPA, 2007. CASTRO, Elisa Guaraná. Juventude rural: ―mais do que uma palavra‖ – uma problematização da construção de categorias sociais. In: MOREIRA, Roberto José; BRUNO, Regina Landin. (Org.). Interpretações, estudos sociais e política. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica: Edur, 2010, p. 61-94. CASTRO, Guilhermo. Un desarrollo sostenible por lo humano que sea. In: ALIMONDA, Héctor; PARREIRA, Clélia. Políticas Públicas Ambientais Latino- Americanas. Brasília: FLASCO-BRASIL, Editorial Abaré, 2005. CATALÃO. Vera. Lessa. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental no Brasil. In PÁDUA, José Augusto. (Org.) Desenvolvimento, justiça e meio ambiente. Belo Horizonte: Ed. UFMG; São Paulo: Peiropolis, 2009 CEFFA CEA REI ALBERTO I. Processo nº: E-03/10501543/2012. Proposição de Resolução sobre a aplicação da Pedagogia da Alternância. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro. SEEDUC, 11/07/2012. _____________________________. A Proposta Pedagógica do Colégio Estadual Rei Alberto I se encontra no Blog organizado pela equipe tecnológica:http://cereialberto.blogspot.com/search/label/Um%20pouco%20de%20Peda gogia%20da%20Altern%C3%A2ncia. Data de acesso: 22/05/2010. _____________________________. Proposição de Resolução sobre a aplicação da Pedagogia da Alternância. Processo nº: E-03/10501543/2012. Governo do Estado do Rio de Janeiro. SEEDUC, 11/07/2012. CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano, Vol 1: Artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. COMEFORD, John Cunha. Comunidade Rural In: MOTTA, Marcia. (Org.). Dicionário da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 112-120. ______________________ Como uma família: sociabilidade, territórios de parentesco e sindicalismo rural. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Núcleo de Antropologia da Política/UFRRJ, 2003. DÁLIA, Jaqueline de Moraes Thurler. Formação integral na educação do campo: o ensino de Língua Portuguesa no currículo integrado da Pedagogia da Alternância. 2011. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2011. ESCOBAR, Arturo. Depois da Natureza Passos para uma Ecologia política Antiessencialista. In: ALIMONDA, Héctor; PARREIRA, Clélia. Políticas Públicas Ambientais Latino-Americanas. Brasília: FLASCO-BRASIL, Editorial Abaré, 2005,p.17-64. FRANÇA, Jilton Vitorino de e BURGHGRAVE, Thierry. A profissão do[a] monitor de CEFFA: a busca do Reconhecimento. In: UNEFAB. Revista da Formação por Alternância. Belo Horizonte: Editora Social. Salvador: Cartograf, 2006, p. 39-46. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaina. (Org.) Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. FIGUEIREDO, Cecília. Moreyra. Militantes: a construção do pertencimento – uma discussão sobre formulações identitárias no contexto do MST. In. BASTOS, Lilian Cabral; LOPES, Luiz Paulo Moita (Org.). Estudos de Identidade: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro, Garamond, 2011, p. 237-258. FILHO, Evaristo Moraes. (Org.). Geoge Simmel: coleção sociologia. São Paulo: EditoraÁtica, 1983. FONSECA, Maria Teresa Lousa. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Edições Loyola, 1985. FONTENELE, Luciana Nogueira. A construção do conhecimento a partir de práticas de caráter popular e a articulação da juventude agroecológica do Rio de Janeiro. In: OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira. (Org.) Cadernos de Discussão: juventude, educação e agroecologia. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2011, p123-136. FRAZÃO, Gabriel Almeida; DÁLIA, Jaqueline de Moraes Thurler. Pedagogia da Alternância e desenvolvimento do meio: possibilidades e desafios para a educação do campo fluminense. In: Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos. CODE/IPEA: Brasília, 2011. _________________________________________________________. Do extensionismo rural à ecologia política: reflexões sobre a Pedagogia da Alternância no Brasil e na Argentina. (1960-2013). In: Revista Ideas. Vol. 8, n.1. Rio de Janeiro: UFRRJ/CPDA, 2014. (no prelo). FROSSARD, Antonio Carlos. Identidade do jovem rural confrontando com o estereótipo de Jeca Tatu: um estudo qualitativo com os jovens da EFA Rei Alberto I. 2003, 212 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d’ Université François Rebelais de Tours. Nova Friburgo, RJ, 2003. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Editora Vozes,2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica.São Paulo: Paz e Terra, 2000. GABOTTI, Moacir. Escola cidadã. São Paulo: Cortez, 2002. GARGIA-MARIRRODRIGA, Roberto. e PUIG-CALVÓ, Pedro. Formação em Alternância e desenvolvimento local: o movimento educativo dos CEFFA no mundo. Belo Horizonte, MG: O Lutador, 2010. GIMONET, Jean Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Editora Vozes; Paris: AIMFR, 2007. 167 GIULIANI, Gian Mário. A Problemática da Regionalização Agrária do Rio de Janeiro: observações metodológicas. In: CARNEIRO, Maria José, GIULIANI, Gian Mário, MEDEIROS, Leonilde Sérvulo; RIBEIRO, Ana Maria Motta (Org.). Campo Aberto, o rural no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Contracapa, 1998, p. 65-78. GOMES, MAURO. Revolução Verde. In: MOTTA, Marcia (Org.) Dicionário da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 407-408. GONÇALVES, Nadia; GONÇALVES, Sandro. Pierre Bourdieu: educação para além da reprodução. Petrópolis: Vozes, 2010. GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Currículo Mínimo: Apresentação. Rio de Janeiro, 2010. HAESBAERT, Rogério. O espaço importa: dilemas da construção identitário-territorial na contemporaneidade. In BASTOS, Liliana Cabral; LOPES, Luis Paulo da Moita (Org.) Estudos de Identidade: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Garamond, 2011,p. 45-76. HALL, Stuart, A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HOBSBAWN, Eric & RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. IBELGA. Capacitação de monitores em Pedagogia da Alternância. Nova Friburgo: Inédito, 2009. INSTITUTO SOUZA CRUZ. Nossas ações. Disponível no site: http://www.jovemrural.com.br/index.php/nossa-acoes. Data de acesso: 10/12/2014. KREUTZ, Ivar José, PINHEIRO, Sergio Leite Guimarães; CAZELLA, Ademir Antonio. A construção de novas atribuições para a Assistência Técnica e Extensão Rural: a mediação com reconhecimento da identidade. Santa Maria: UFSM, janeiro/dezembro de 2005. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/extensaorural/art2ed12.pdf>. LEFF, Enrique. Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes. In: Educação e Realidade. Edição 34(3). Porto Alegre: Set/Dez 2009, p. 17-24. LENOIR, Remir. Objecto sociológico y problema social. In. CHAMPAGNE, Patrick; LENOIR, Remi.; MERLLIÉ, Dominque; et all.. La iniciacion a la Pratica Sociológica. Madri: S.XXI, 1993, 57-102. LIMA, Fernanda de Oliveira. Educação e agroecologia. In: OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira. (Org.) Cadernos de Discussão: juventude, educação e agroecologia. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2011, p.111-122. MACIEL, Manoel da Luz. Hortas para as famílias agrícolas do Assentamento Mãe Maria do Município do Uirapuru – GO. In: UNEFAB. Revista de Formação por Alternância. Brasília: UNEFAB, v.4, n.2, 2009, p. 77-79. MALUF, Renato Sérgio. Atribuindo sentido(s) à noção de desenvolvimento econômico. Revista Estudos, Sociedade e Agricultura (n.15). Rio de Janeiro: out.2000, p. 53-86. MADEIRA, M. ―Márcio Damázio: O importante é fazer parcerias‖. A Voz da Serra. Nova Friburgo. Edição de 05/01/2015. Material acessado em: http://www.avozdaserra.com.br/noticia/28671/marcio-damazio-%E2%80%98napolitica- e-importante-ter-parcerias%E2%80%99, Data de acesso: 10/01/2015. 168 MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na modernidade anômala. São Paulo: Contexto, 2011. MATTOSO, Guilherme. Pedagogia da Alternância: do sonho à prática de uma nova educação rural. In Revista Marco Social. Instituto Souza Cruz. Vol. 12. Janeiro de 2010,p.66-73. MELUCCI, Alberto. A invenção do presente: movimentos sociais em sociedades complexas. Petrópolis: Vozes, 2001. MENDONÇA, Sonia Regina. A Classe Dominante Agrária: Natureza e comportamento (1964 – 1990). São Paulo: Expressão Popular, 2006. __________________ Conflitos intraestatais e políticas de Educação Agrícola no Brasil (1930-1950). In: Revista Tempos Históricos, vol. 10, 1º semestre de 2007, p. 243-266. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Política nacional de assistência técnica e extensão rural. Brasília: MDA, 2004. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CUNHA, Regina Celi Oliveira. Identidades em construção: o processo de uma escola de ensino fundamental do Rio de Janeiro. In. BASTOS, Lilian Cabral; LOPES, Luiz Paulo Moita (Org.). Estudos de Identidade: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro, Garamond, 2011, p. 259-288. NETO, Antônio Júlio de Menezes. Formação de professores para a Educação do Campo: projetos sociais em disputa. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves (Org.). Educação do campo: desafios para formação de professores. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2009, p. 25-38. NEVES, Delma Pessanha. (Org.). Desenvolvimento social e mediadores políticos. Porto Alegre: Editora da UFRGS: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural,2008. NOSELLA, Paolo. As origens da Pedagogia da Alternância. Brasília: UNEFAB, 2007. O’CONNOR, James. Es posible el capitalismo sostenible. IN ALIMONDA, H. (org.) Ecología Política, Sociedad y Utopía. Buenos Aires: CLASCO, 2003. OITAVEN, Sandro Roberto. O Instrumento de conclusão do Ensino Técnico em Agropecuária na Pedagogia da Alternância e sua contribuição para o desenvolvimento rural sustentável: o caso de Nova Friburgo (RJ) e de Lobos (BS). In XVI Jornadas Nacionales de Extensión Rural. Concórdia, Entre Rios, Argentina, 7,8 e 9 de novembro de 2012. Disponível no site: www.aader.org.ar/XVI_jornada/.../137_trabajo_edu_araujo_oitaven.pdf . _______________________. Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação do Campo: Projetos de Conclusão do Curso Técnico em Agropecuária por Alternância nas comunidades rurais de Nova Friburgo/Brasil e Lobos/Argentina. 2014, 158 f. Tese (Doutorado em Ciências Tecnologia e Inovação em Agropecuária). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2014. OLIVEIRA, Pedro Cassiano Farias. Extensão rural e interesses patronais no Brasil: uma análise da Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural AB CAR (1948- 1974). Dissertação de Mestrado ao Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013. 169 OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira. (Org.) Cadernos de Discussão: juventude, educação do campo e agroecologia. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2011. OLIVEIRA, Vitor Pereira. Repensando o rural sob o prisma das urbanidades, em Nova Friburgo. Curitiba: CRV, 2011. ORTIZ, Renato. (Org.) Pierre Bourdieu - Sociologia. São Paulo, Ática, 1984. PASSADOR, Claudia. Souza. A educação rural no Brasil: o caso da escola do campo do Paraná. São Paulo: Annablume, 2006. PEDLOWSKI, Marcos Antônio. Características e consequências sócio-ambientais da incorporação de agroquímicos nos sistemas produtivos na região do Córrego de São Lourenço, Nova Friburgo (RJ). Campos: Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2009. PEREIRA, Jorge Luiz Goes. Juventude rural: para além das fronteiras entre o campo e cidade. 2004. 178f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Instituo de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, 2004. PINTO, Neide Maria de Almeida; GOMES, Silvane Guimarães Silva; FIÙZA, Ana Louise de Carvalho A concepção do rural no Ensino Profissionalizante do SENAR e suas implicações para o desenvolvimento local. In: AMONDEO, Nora Beatriz Presno; ALIMONDA, Héctor (Org.) Ruralidades, capacitação e desenvolvimento. Viçosa: Editora UFV/ Rio de Janeiro: CPDA, 2006, p.99-122. QUEIROZ, João Batista de. O processo de implantação da Escola Família (EFA) de Goiás. Dissertação(Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, GO. 1997. RIO DE JANEIRO. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial. 06 de janeiro de 2015, p. 30. ROCHA, Carla; VASCONCELLOS, Fábio; DAMASCENO, Nataniel. Veneno em Doses Diárias. O Globo. 03 de julho de 2012. Rio de Janeiro, p. 18. SANTOS, Idalino Firmino dos e PINHEIRO, João Emílio Lemos. In: Revista de Formação por Alternância. Brasília: UNEFAB, v.1, n.1, 2005, p. 37-55. SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO do ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SEEDUC/RJ). Formação de Professores do Ensino Médio. Caderno Complementar II - o jovem como sujeito do Ensino Médio. Disponível no site: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/downloads/Complementar2.pdf. Data de acesso: 11/09/2014. SENAR. Quem somos. Material disponível no site: http://www.senar.org.br/quemsomos. Data de acesso: 12/11/2014. ______ . Princípios. Material disponível no site: http://www.senar.org.br/principios, Data de acesso: 13/11/2014. _______. Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos. Material disponível no site: http://www.senar.org.br/sites/default/files/ep_aplicacao_de_agrotoxico_2014.pdf . Data de acesso: 12/11/2014. _______. Trabalhador em turismo rural. Material Disponível no site: http://www.senar.org.br/curso/trabalhador-em-turismo-rural-oportunidade-de-negocios. Data de acesso 12/11/2014. SOUZA, João Valdir Alves. Pedagogia da alternância: uma alternativa consistente de educação rural. In: www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT14-4500--Int.pdf, 2008. TANTON, C. Alternância e Parceria: família e meio sócio profissional In: UNEFAB. Pedagogia da Alternância: alternância e desenvolvimento. I Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. Salvador: UNEFAB, 1999, p. 98-103. TAVARES, Maria Teresa Goudard. Uma escola: texto e contexto. In: GARCIA, Regina Leite (Org.) Método: pesquisa com o cotidiano. DP&A. Rio de Janeiro, 2003, p. 43-62. UNEFAB. Pedagogia da Alternância: alternância e desenvolvimento. I Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância. Salvador: UNEFAB, 1999. ________. Revista de Formação por Alternância. Belo Horizonte: Ed. Social o Lutador, ano 3, n.6/Dez de 2008. _________. Revista de Formação por Alternância. Brasília: UNEFAB, v.4, n.2, 2009. _________.Histórico da UNEFAB. Material disponível no site: http://www.unefab.org.br/p/historico.html#.UWm7NKLqme0, Data de acesso: 13/04/2013. _________.Organização. Disponível no site: http://www.unefab.org.br/p/organizacao.html#.UWm8FqLqme0. Data de acesso: 12/05/2013. _________. IV Congresso e XI Assembleia Geral da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil – UNEFAB - Material disponibilizado pela AMEFA e UNEFAB. Brasília: UNEFAB, 2013. __________. Revista da Formação por Alternância. Belo Horizonte: Editora Social ―O Lutador‖,vol.2, nº1, 2005. VAN DER PLOEG, Jan. Douwe. Sistemas de conocimiento, metáfora y campo de interacción: el caso del cultivo de la patata en el altiplano peruano. In: VIOLLA, Andreu. Antropologia del desarollo. Teorias y estudios etnográficos en América Latina. Barcelona: PAIDÓS, 2000, p.361-380. WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, Vol.1. Brasília: UNB, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Gabriel Almeida Frazão.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.