Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Rose Anne Mendes Nunes-
dc.date.accessioned2025-06-10T11:32:25Z-
dc.date.available2025-06-10T11:32:25Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.citationLOPES, Rose Anne Mendes Nunes. A agricultura familiar e os efeitos do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IF Goiano - campus Hidrolândia. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22166-
dc.description.abstractEsta pesquisa de natureza qualitativa objetivou analisar os efeitos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) - Campus Hidrolândia, para a agricultura familiar da região. A investigação abrangeu pesquisa bibliográfica e documental, com entrevistas semiestruturadas junto à comunidade do entorno do Campus dedicadas à agricultura familiar. A estratégia para a analítica dos dados da pesquisa de campo dispôs dos referenciais da análise de conteúdo para a categorização e sistematização. O curso apresenta em seu Projeto Pedagógico aspectos em consonância com os princípios e fundamentos da preservação do meio ambiente, relacionados ao uso da terra e dos cuidados com a sustentabilidade, extensão rural e associativismo. Características estas herdadas do então Centro de Formação Agroecológico, pertencente ao município de Hidrolândia, absorvido pelo IF Goiano, no momento de sua criação. Nesse sentido, observamos iniciativas e práticas pedagógicas do curso, inseridas no ambiente escolar que colaboram com o processo formativo discente, a exemplo do desenvolvimento de projetos integradores executados ao longo do ano letivo, com as contribuições do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) de âmbito extensionista. A localização do Campus em área rural facilita a execução desses projetos, proporcionando a aproximação e mediação de experiências identitárias que são ressignificadas em meio à cultura popular e os conhecimentos científicos. A presença frequente de alunos e professores nas propriedades, através dos projetos, visitas técnicas e parcerias, evidencia os efeitos dessas ações na região. As experiências e tradições familiares dos agricultores revelam profundas e ricas práticas agrícolas, muitas das quais, passadas de geração em geração. A diversidade de produtos cultivados e o compromisso com práticas sustentáveis, como o consórcio e a produção orgânica, refletem uma consciência ambiental crescente na comunidade agrícola. Além disso, são discutidos desafios enfrentados pelos agricultores, como falta de recursos e questões de mercado, apontando a necessidade de políticas mais abrangentes e direcionadas para o fortalecimento da agricultura familiar, considerando as particularidades regionais. Em suma, os resultados da pesquisa enfatizam um caminho próspero de abordagem holística, que não apenas possibilita aos pequenos produtores superarem seus desafios, mas também evidencia a contribuição do IF Goiano, campus Hidrolândia, no processo formativo discente. Assim, o Curso Técnico em Agropecuária investigado, tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento da agricultura familiar, no seu entorno, promovendo uma educação que, ao ser integrada, une e articula teoria e prática. Estas, quando aplicadas no cotidiano na lida com a terra, em seus múltiplos sentidos, evidenciam o impacto significativo na melhoria das condições de vida dos pequenos produtores rurais e no fortalecimento da região no contexto da agricultura familiar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectCurso Técnico em Agropecuáriapt_BR
dc.subjectAgricultura Familiarpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectInstituto Federal Goianopt_BR
dc.subjectCampus Hidrolândiapt_BR
dc.subjectTechnical Course in Agriculturept_BR
dc.subjectFamily Farmingpt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectFederal Institute Goianopt_BR
dc.subjectHidrolândia Campuspt_BR
dc.subjectCurso Técnico en Agriculturapt_BR
dc.titleA agricultura familiar e os efeitos do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IF Goiano - campus Hidrolândiapt_BR
dc.title.alternativeFamily farming and the effects of the technical course in agriculture integrated into high school at IF Goiano - campus Hidrolândiaen
dc.title.alternativeLa agricultura familiar y los efectos del curso técnico en agricultura integrada en la escuela secundaria del IF Goiano – campus Hidrolândiaes
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis qualitative research aimed to analyze the effects of the Technical Course in Agriculture integrated with high school at the Federal Institute of Education, Science, and Technology Goiano (IF Goiano) - Hidrolândia Campus, on the family agriculture of the region. The investigation included bibliographic and documentary research, with semi-structured interviews conducted with the community around the Campus dedicated to family farming. The strategy for analyzing the field research data employed content analysis references for categorization and systematization. The course's Pedagogical Project presents aspects in line with the principles and foundations of environmental preservation, related to land use and sustainability, rural extension, and associativism. These characteristics were inherited from the then Agroecological Training Center, belonging to the municipality of Hidrolândia, absorbed by IF Goiano at its creation. In this sense, we observed initiatives and pedagogical practices of the course, embedded in the school environment, that contribute to the student training process, such as the development of integrative projects carried out throughout the school year, with contributions from the Extensionist Agroecology Study Group (NEA). The Campus’s location in a rural area facilitates the execution of these projects, providing the approximation and mediation of identity experiences that are re-signified amidst popular culture and scientific knowledge. The frequent presence of students and teachers on properties through projects, technical visits, and partnerships highlights the effects of these actions in the region. The experiences and family traditions of the farmers reveal deep and rich agricultural practices, many of which are passed down from generation to generation. The diversity of cultivated products and the commitment to sustainable practices, such as crop rotation and organic production, reflect a growing environmental awareness in the agricultural community. Additionally, challenges faced by farmers, such as lack of resources and market issues, are discussed, pointing to the need for more comprehensive and targeted policies to strengthen family farming, considering regional particularities. In summary, the research results emphasize a prosperous path of holistic approach, which not only enables small producers to overcome their challenges but also highlights the contribution of IF Goiano, Hidrolândia Campus, in the student training process. Thus, the investigated Technical Course in Agriculture has played a fundamental role in the development of family agriculture in its surroundings, promoting an education that, when integrated, unites and articulates theory and practice. These, when applied in daily life in dealing with the land in its multiple senses, demonstrate a significant impact on improving the living conditions of small rural producers and strengthening the region in the context of family farming.en
dc.contributor.advisor1Paiva, Liz Denize Carvalho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Liz Denize Carvalho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Gilson Dourado da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3847859049524992pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2959499742455543pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesABRAMOVAY R. [et al.]. Agricultura familiar e desenvolvimento territorial. Revista Reforma Agrária, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 2, 1998. ALBERGONI, Leide; PELAEZ, Vitor. Da Revolução Verde à agrobiotecnologia: ruptura ou continuidade de paradigmas? Revista de Economia, v.33, n.1 (ano 31), p. 31-53, jan./jun. UFPR, 2007. ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 3. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001. ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4o Edição. Porto Alegre, editora UFRGS, 2004 ALTIERI, M. A. Agroecologia, Agricultura Camponesa E Soberania Alimentar. Revista Nera, [S. l.], n. 16, p. 22–32, 2012. DOI: 10.47946/rnera.v0i16.1362. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1362. Acesso em: 8 maio. 2023. ALTIERI, M.A. Agroecology: the scientific basis of alternative agriculture. Boulder: Westview Press, 1987 ARMANDO, Marcio Silveira, et al. Agrofloresta para agricultura familiar. (2002). ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagana. (Org.) Por uma educação do campo. 5a ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes. 2011. AMADOR, D. B. Restauração de ecossistemas com sistemas agroflorestais. In: KAGEYAMA, P. Y. et al. (Org.). Restauração ecológica de ecossistemas naturais. Botucatu: Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, 2003. p. 333-340. ASSIS, Wilson Rocha Fernandes. Estudos de história de Goiás. Editora Palavrear, 2019. BARBOSA, Leila Cristina Aoyama. O técnico agrícola e a educação ambiental: diálogos e reflexões em busca da problematização e superação de situações-limites. 2010. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.2010 BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa - Portugal: Edições 70, 1995. p. 117. BARROS, Rosana Gonçalves; DIAS, Pâmela Pereira; ARAÚJO, Vanessa Kelly Alves. Investigação de passivo ambiental na área do aterro sanitário de Hidrolândia, GO, 2015. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental Santa Maria, v. 19, n. 3, set-dez. 2015, p. 73-82Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas –UFSM Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/18948/pdf. Acesso em: 21 out. 2023. BRANDÃO. C. R. A educação como cultura. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2002. 95 BRASIL. Decreto no 9.070, de 25 de outubro de 1911. Dá novo regulamento às escolas de aprendizes artífices. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910- 1919/decreto-9070-25-outubro-1911-525591-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 13 ago. 2022. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional de Nível Técnico. MEC/CNE, Parecer de outubro de 1999. BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto- MEC. Parâmetros Curriculares da Educação – Ensino Médio, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022. BRASIL. Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e- acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em: Acesso em: 13 ago. 2022. BRASIL. Decreto 7352/2010 de 04 de novembro de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7352.htm BRASIL. Lei 11.195 de 18 de novembro de 2005. Dá nova redação ao § 5o do art. 3o da Lei no 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11195.htm. Acesso em: 13 ago. 2022. BRASIL. Lei no 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União de 25 jun 2006. BRASIL. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. D.O.U. Seção 1, de 30 de dezembro de 2008. Brasília, DF, 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, 2016. Disponível em: http://pronatec.mec.gov.br/cnct/eixos_tecnologicos.php. Acesso em: 13 jun. 2022. BRASIL. Lei no 13.005/2014/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. jun. 2014. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 20 ago. 2021. BRASIL. Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/. Acesso em: 13 ago. 2012. BRASIL. Plano de Desenvolvimento Institucional. Goiânia: 2019. Disponível em: https://bit.ly/2YMEnKX. Acesso em: 13 jun. 2022. BRASIL. Lei no 11.346 de 15 set. 2006. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em 96 assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2006/lei/l11346.htm. Acesso em 28 de set. 2023. BRASIL. Lei n. 12.188, de 11 de janeiro de 2010. Institui a Pnater e Pronater, cuja formulação e supervisão são de competência do Ministério de Desenvolvimento Agrário. Diário Oficial da União, Brasília, 21 jan. 2010a. BRASIL. MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Orgânicos: Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Disponível emhttps://www.gov.br/agricultura/pt- br/assuntos/sustentabilidade/organicos/cadastro-nacional-produtores-organicos: . Acesso em: 25 ago. 2023. BICALHO, R., Macedo, P. C. S., & RODRIGUES, G. G. (2021). Em Defesa da Educação do Campo: enfrentando e Desmonte das Políticas Públicas. Periferia, 13(1), 39–59. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55211 BUAINAIN, Antônio Márcio; ROMEIRO, Ademar R.; GUANZIROLI, Carlos. Agricultura familiar e o novo mundo rural. Sociologias, p. 312-347, 2003. CARDOSO, I. M., PRIMAVESI, A. M., DUARTE, E. M., FÁVERO, C., PETERSEN, P., ALMEIDA, E. D., ... & ÁLVAREZ, A. (2008). Manejo sadio dos solos. CANUTO, A. (2012). Agronegócio: a modernização conservadora que gera exclusão pela produtividade. Revista Nera, (5), 1–12. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i5.1466 CANUTO, Antônio. Agronegócio: a modernização conservadora que gera exclusão pela produtividade. Revista Nera, São Paulo, ano 7, n. 5, p.17-23, ago.-dez., 2004. CASTRO NETO, N.; DENUZI, V.S.S.; RINALDI, R.N. E STADUTO, J.A.R. Produção orgânica: uma potencialidade estratégia para a agricultura familiar. Revista Percurso, v. 2, n. 2, p. 73-95, 2010. CAPORAL, Francisco Roberto; RAMOS, L. de F. Da extensão rural convencional à extensão rural para o desenvolvimento sustentável: enfrentar desafios para romper a inércia. Brasília, setembro de 2006. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável: perspectivas para uma nova extensão rural. Rev. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.1, n.1. p. 16-37. 2000. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Possibilidades e alternativas ao desenvolvimento rural sustentável. 2002. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2022. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Construindo uma Nova Extensão Rural no Rio Grande do Sul. Revista Agroecol. e Desenvol. Rur. Sustent. Porto Alegre, v.3, n.4, out/dez 2004. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A.; PAULUS, G. Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. In: CONTIN, I. L.; PIES, N.; 97 CECCONELLO, R. (Org.). Agricultura familiar: caminhos e transições. Passo Fundo: IFIBE, 2006. CARVALHO, I.S.H. A agroecologia como ciência, movimento e prática. Uma revisão. RETTA - Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, v. 9, p. 123- 133, 2018. CEFAEH. Histórico, Hidrolândia, 2010. Disponível em http://cefaeh.blogspot.com/2010/08/historico-do-cefaeh.html.Acesso em: 03/08/2022 COMUNICACÃO. Processamento de jabuticaba se torna alternativa para aumentar renda de produtores de Hidrolândia. Disponível em: https://www.emater.go.gov.br/wp/processamento- de-jabuticaba-se-torna-alternativa-para-aumentar-renda-de-produtores-de-hidrolandia/. Acesso em: 12 mar. 2023. COSTA GOMES, J. C.; BORBA, M. Limites e possibilidades da Agroecologia como base para sociedades sustentáveis. Ciência & Ambiente 29. Julho/Dezembro de 2004. COSTA, Maércio de Oliveira. Educação profissional e agricultura familiar em assentamentos rurais, Tabatinga-AM. 2016. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016. CUNHA, Luiz Antonio. O ensino de oficios nos primórdios do industrialização. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flocso, 2000. EMATER, 2021. Disponível em: https://safras.news/emater-realiza-encontro-que-vai- capacitar-agricultores-para-a-producao-de-jabuticaba/ Acesso em: 13 ago. 2022. FEIRA INTERINSTITUCIONAL AGROECOLÓGICA. Disponível em: https://feiraifesgo.cestaagroecologica.com.br/index.php/galeria/ Acesso em: 13 ago. 2022. FERREIRA, Viviane Proto. Educação Ambiental no Currículo Escolar do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola – PPGEA. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 77f, il. 2020. Disponível em: https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/dissertacoes-concluidas/. Acesso em 13 ago. 2022. FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Apresentação Institucional. Disponível em: https://www.gov.br/palmares/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/copy_of_estrutura- organizacional. Acesso em: 29 fev. 2024. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 98 GADOTTI, M. Gestão democrática e qualidade de ensino. 1o Fórum Nacional Desafio da Qualidade Total no Ensino Público, 28 a 30 de julho de 1994. Belo Horizonte: Minas Centro, 1994. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2002. GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 2000. GUIMARÃES, Mauro et al. Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. Cadernos Cedes, v. 29, p. 49-62, 2009. GOUVEIA, Nelson; ALONZO, Herling. Saúde Humana e Processos de Contaminação Ambiental. Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental, Disciplina IISaúde e Ambiente, Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2013. GOIÁS, GOVERNO ESTADO DE GOIÁS. Secretaria de Estado da Casa Civil. Lei no 20.491, de 25 de junho de 2019. Estabelece a organização administrativa do Poder Executivo e dá outras providências. Disponível em: https://legisla.casacivil.go.gov.br/api/v2/pesquisa/legislacoes/100701/pdf. Acesso em 15 ago.2022. HIDROLÂNDIA (GO). CÂMARA MUNICIPAL. Lei no 442, de 06 de março de 2013. Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a doar área para Implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano e dá outras providências. Disponível em: https://www.camarahidrolandia.go.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/leis/L_442- 2013.pdf?x68948. Acesso em: 13 ago. 2022. HIDROLÂNDIA (GO). CÂMARA MUNICIPAL. Lei no 553, de 25 de maio de 2015. Institui o plano municipal de educação – pme e dá outras providências. Disponível em: https://docplayer.com.br/1425113-Camara-municipal-de-hidrolandia.html . Acesso em: 13 ago. 2022. HIDROLÂNDIA (GO). PREFEITURA MUNICIPAL. História. 2017. Disponível em: https://www.hidrolandia.go.gov.br/historia/. Acesso em: 13 ago. 2022. INCRA. Institucional. Disponível em: https://www.gov.br/incra/pt-br/acesso-a- informacao/institucional-1/o-incra. Acesso em: 29 fev. 2024. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. História Hidrolândia. Hidrolândia: IBGE, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/hidrolândia/historico. Acesso em: 20 jun. 2022. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. História Hidrolândia. Hidrolândia: IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e- estados/go/hidrolandia.html. Acesso em: 20 jun. 2022. 99 INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. História Hidrolândia. Hidrolândia: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/hidrolândia/historico. Acesso em: 20 jun. 2022. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. História Hidrolândia. Hidrolândia: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e- estados/go/hidrolandia.html. Acesso em: 20 jun. 2022. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – 2021. Panorama de Hidrolândia/Goiás. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/hidrolandia/panorama. Acesso em 14 ago. 2022. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Resolução 001 de 19 de agosto de 2009. Aprova o Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Goiânia: 2009. Disponível em: https://bit.ly/2mpIevb. Acesso em: 14 ago. 2022. INSTITUTO FEDERAL GOIANO., Instituto Federal. Histórico. Site institucional, 2015. Disponível em: https://ifgoiano.edu.br/home/index.php/historico-hidrolandia.html. Acesso em 14 ago. 2022. IF GOIANO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Histórico. Site institucional, 2015. Disponível em: https://ifgoiano.edu.br/home/index.php/historico- hidrolandia.html. Acesso em 12 jun. 2022. INSTITUTO FEDERAL GOIANO., Instituto Federal. Histórico NEA. Site institucional, 2015. Disponível em : https://ifgoiano.edu.br/home/index.php/nea.html. Acesso em: 13 ago. 2022. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Avançado de Hidrolândia - 2018. Hidrolândia – Go: Disponível em: https://ifgoiano.edu.br/home/index.php/cursos-tecnicos- hidrolandia/4441-tecnico-em-agropecuaria-integrado-ao-ensino-medio.html. Acesso em: 12 jun. 2022. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Goiano (2019-2023), 2018. Goiânia: março, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2YMEnKX. Acesso em: 13 ago. 2022. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Diretrizes do Ensino Médio Integrado do IF Goiano 2019. Define as Diretrizes Institucionais para o Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Aprovadas pela Resolução no 007/2019 de 22 de fevereiro de 2019 do Conselho Superior do IF Goiano. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/DIRETRIZES_ENSINO_M%C3%8 9DIO_INTEGRADO.pdf. Acesso em 14 ago. 2022. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Instituto Federal. Projetos de ensino. Site institucional, 2021. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/projetos-de-ensino- hidr.html. Acesso em: 13 ago. 2022. 100 IF GOIANO. IF GOIANO: CAMPUS AVANÇADO HIDROLÂNDIA. In: Projetos de ensino - campus avançado Hidrolândia. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/projetos-de-ensino-hidr.html. Acesso em: 15 ago. 2023. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. SUAP. 2022 Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/admin/projetos/projeto/?uo__id__exact=12&area_conhecimento_ _id__exact=86&tab=tab_any_data. Acesso em 14 ago. 2022. INSTITUTO FEDERAL GOIANO. Permanência e êxito no IF Goiano: ações para intervenção e monitoramento da evasão e retenção / Organização de Fabiani da Costa Cavalcante et al.– 1. ed. Rio Verde, GO: IF Goiano, 2022. 496 p., il.: color. INSTITUTO MAURO BORGES. Disponível em: https://www.imb.go.gov.br/files/docs/publicacoes/estudos/2012/perfil-e-potencialidades-dos- municipios-goianos.pdf. Acesso em 14 ago. 2022 MARTÍN, J. A. Hidalgo; OSORIO, Álvaro Acevedo. Efectos de la biodiversidad en el control biológico dentro de los agroecosistemas, I, vol. 7, no 13, p. 30–35, fev. 2012. LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e movimentos sociais: reflexões e questões levantadas no GDP. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 3, n. 1, p. 187-201, 2008. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol3.n1.p187-201. LIMA, Cléidna Aparecida de. Objetos biográficos e narradores de Hidrolândia-GO: ressonâncias patrimoniais. Dissertação (Gestão do Patrimônio Cultural), Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2009. MACHADO, Rogério Carneiro. A função social do curso técnico em agropecuária e a escolarização de filhos de agricultores familiares. 2012. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012. MANFREDI, Silva Maria. Educação Profissional no Brasil. Docência em Formação: Educação Profissional. São Paulo: Editora Cortez. 2002 MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agricultura Familiar. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt- br/assuntos/sustentabilidade/producao-integrada . Acesso em 23: de mar.2022 MAPA. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agricultura Familiar. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/agricultura- familiar/agricultura-familiar-1 . Acesso em 23: de mar.2022 MARTINEZ, Hermínia Emília Prieto. Manual Prático de Hidroponia. Viçosa: Aprenda Fácil, 2016. MOTA, MARCELO LAUER. Políticas Públicas de Alimentação Escolar: reflexo da aquisição de produtos da agricultura familiar para o desenvolvimento regional' 14/09/2021 95 f. Mestrado em Desenvolvimento Regional Instituição de Ensino: FACULDADES 101 INTEGRADAS DE TAQUARA, Taquara Biblioteca Depositária: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/ckeditorfiles/MarceloLauerMota.pdf MERLI, A. A. A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações para a construção de propostas curriculares. Movimento Revista de Educação, Niterói, v. 6, n.10, p. 173-194, 2019. MENDES; Fabiana Ramos Hassel. O paradigma do desenvolvimento rural sustentável na prática educativa do IF Goiano – Campus Ceres. 2020. 58f. Dissertação (Mestrado Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018 MOLINA, M.C.; SANTOS, C.A.; MICHELOTTI, S.; SOUSA, R.P. Práticas contra- hegemônicas na formação dos profissionais das ciências agrárias: reflexão sobre agroecologia e educação do campo nos cursos do Pronera. Brasília: MDA, 2014. 292 p. (Série nead debate; 22). MORAGAS, W.M., SCHNEIDER, M.O. Biocidas: suas propriedades e seu histórico no Brasil. Caminhos da Geografia, v.2, n.10, 2003. Pg: 26-40. MUNARIM, A.; LOCKS, G. A. Educação do Campo: contexto e desafios desta política pública. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 5, n. 1, 77-89, 2012. PAIVA, Liz Denize Carvalho. A perspectiva da autoavaliação institucional e seus desafios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências, no Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro, Instituto De Agronomia. Rio de Janeiro. 152p. 2012. PAIXÃO, Márcio Pureza. Assistência técnica e extensão rural para sistemas orgânicos de produção: estudo de caso de contrato de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) para o estado do Rio de Janeiro. 2020. 53 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. PAULUS, G.; MÜLLER, A. M.; BARCELLOS, L. A. R. Agroecologia aplicada: práticas e métodos para uma agricultura de base ecológica. Porto Alegre: Emater-RS, 2000. 86 p. PRIMAVESI, Ana. "Micronutrientes, os Duendes Gigantes da Vida."São Paulo,Expressão Popular, 2022. PROJETO MAPBIOMAS – Coleção [versão] da Série Anual de Mapas de Cobertura e Uso da Terra do Brasil. Disponível em:: https://brasil.mapbiomas.org/faq/como-faco-para-citar-os- dados-do-mapbiomas/. Acesso em: 20 de out 2022. PERNA, D. et al. Meio ambiente e educação profissional agrícola. Caderno de Educação e Desenvolvimento, n. 50, 2014. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2014/08/educacao-agricola.pdf. Acesso em: 24 out. 2022. 102 PEREIRA, Adalgisa de Jesus, M.Sc., Universidade Federal de Viçosa, Fevereiro de 2014. Diálogos de saberes no cultivo de hortas agroecológicas. Orientadora: Irene Maria Cardoso. Co-orientadores: Madelaine Venzon e Marcelo Leles Romarco de Oliveira. RATKE, Bruna Nogueira Almeida. A agricultura Familiar Brasileira e o Pronaf: apontamentos para a construção de um objeto jurídico. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5350/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o% 20- %20Bruna%20Nogueira%20Almeida%20Ratke%20-%202013.pdf. Acesso 20 dez 2019. RIJ, Brenda Lopes Hoornweg Van. Anseios e Expectativas dos Alunos Rurais do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Do Amazonas, Campus Presidente Figueiredo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola – PPGEA. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 104f, il. 2020. Disponível em: https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/dissertacoes-concluidas/. Acesso em: 13 ago. 2022. SANTO NUNES, Diene do Espírito et al. Agricultura familiar à luz da reciprocidade e solidariedade: um estudo de caso na feira agroecológica do município de Cametá-PA. SANTOS, Ramofly Bicalho. Educação do campo, movimentos sociais e ensino de história. XXVII simpósio nacional de História. Natal- RN. 2013. SANTOS, R. B. (2017). História da Educação do Campo no Brasil: O protagonismo dos movimentos sociais. Revista Teias, 18(51), 210- 224. https://doi.org/10.12957/teias.2017.24758 SANTOS, A. M. M. et al. Educação Ambiental Crítica e Políticas públicas: experiências de uma práxis socioambiental. VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, São Luis: UFMA, 2013. SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia: trabalho, educação e saúde. Revista da PSJV/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, n. 1, p. 131-52, 2003. SANTOS, S. L. F., Sousa, R. da P., & Ferreira, C. P. (2021). Educação ambiental e agroecologia: uma proposta para o entrelaçar de saberes nas escolas rurais do município de Castanhal- PA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 244–265. SANTOS, S. L. F., Sousa, R. da P., & Ferreira, C. P. (2021). Educação ambiental e agroecologia: uma proposta para o entrelaçar de saberes nas escolas rurais do município de Castanhal- PA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 244–265. SIMI, Julio César Peres. A gestão do câmpus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha, RS, frente às demandas e peculiaridades locais. 2013. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. SILVA, Tomaz Tadeu da. Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Tadeu Tomaz da Sila e Antônio Flávio Moreira (orgs). Petrópolis: RJ: Vozes, 1995. 103 SCHNEIDER, S. A abordagem territorial do desenvolvimento rural e suas articulações externas. Porto Alegre. 2004. Disponível em: SEAPA, GO - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Governo do Estado de Goiás. Disponível em: https://www.agricultura.go.gov.br/informativos/agro-em- dados.html Acesso em: 15 ago. 2022. SOUZA, Murilo Mendonça Oliveira de. FOLGADO, Cleber Adriano Rodrigues. Agrotóxico – violações socioambientais e direitos humanos no Brasil. Organizado por Murilo Mendonça Oliveira de Souza; Cleber Adriano Rodrigues Folgado – Anápolis: Editora Universidade Estadual de Goiás, 2016. 296 p. SOARES, A. M. D.; Política educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em agropecuária, nos anos 90: regulação ou emancipação?.2003.251p.Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2003. SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa,SP, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio-ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WMXKtTbHxzVcgFmRybWtKrr/?format=pdf&lang=pt>. SOCIOLOGIAS, C. E.; BUAINAIN, A. M.; ROMEIRO, A. R.; GUANZIROLI, C. Agricultura Familiar e o Novo Mundo Rural. Sociologias, [S. l.], v. 5, n. 10, 2008. Acesso em 13 ago. 2022. SILVA, Alessandra de Oliveira. Agroecologia e resistência: os significados das práticas agroecológicas no Assentamento Padre Gino/João Pessoa, 2019. TONÁ, N.; GUHUR, D. M. P. O Diálogo de Saberes, na Promoção da Agroecologia na Base dos Movimentos Sociais Populares. Revista Brasileira de Agroecologia, [S. l.], v. 4, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.aba- agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9029. Acesso em: 15 ago. 2022. VASCONCELLOS, H. S. R.; SPAZZIANI, M. L.; GUERRA, A. F. S.; FIGUEIREDO, J. B. A. Espaços educativos impulsionadores da educação ambiental. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, p. 29-47, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000100003» https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000100003. Acesso em 13 ago 2022. VITO, R. V. & LIMA, A. C. Ensino médio e educação profissional em agroecologia no movimento social popular do campo no Paraná. In: Dialogia, São Paulo, n. 23, p. 81-93, jan./jun. 2016. WANDERLEY, M. N. B. Raízes históricas do campesinato brasileiro. In: TEDESCO, J. C. (org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 2. ed. Passo Fundo: EDIUPF, 1999.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Rose Anne Mendes Nunes Lopes.pdf7.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.