Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Tayane Botelho dos-
dc.date.accessioned2025-06-17T13:26:37Z-
dc.date.available2025-06-17T13:26:37Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Tayane Botelho. Desenvolvimento de liderança através da aprendizagem experiencial assistida com equinos no EQUIlibrium rural. 2025. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22219-
dc.description.abstractA liderança é uma das funções que o futuro profissional poderá assumir ao longo de sua carreira, e deve ser desenvolvida na sua vida acadêmica. O Grupo de Pesquisa: EQUIlibrium Rural: Intervenções Transdisciplinares Assistidas por Equinos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, trabalha com a formação de universitários na prestação de serviços voltados ao bem-estar e qualidade de vida através da interação ser humano e cavalo, baseada na liderança humilde, incentiva a aprendizagem desta habilidade na equipe. Este projeto de investigação faz parte de uma pesquisa maior denominada: “Aprendizagem Assistida por Equinos no desenvolvimento pessoal”, e faz aqui um recorte no tema liderança. A Aprendizagem Experiencial Assistida com Equinos (AEAE) foi escolhida como modelo de desenvolvimento de liderança, com base na visão sistêmica e horizontal sobre o líder e o ato de liderar, em consonância com o conceito humble leadership de Schein, inteligências pessoais de Gardner e atributos de liderança descritos por Freitas, Klein e Fargundes. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar o impacto da vivência da Aprendizagem Experiencial Assistida com Equinos (AEAE) para o desenvolvimento de atributos de liderança nos mediadores discentes da Equipe EQUIlibrium Rural. Os objetivos específicos são: a) verificar os atributos de líderes percebidos pela autoconsciência despertadas nas vivências, através da observação em campo e da narrativa dos líderes em formação; b) testar propostas de atividades segundo o ciclo de aprendizagem de Kolb, através da observação em campo e da narrativa dos líderes em formação; c) avaliar os protocolos de treinamentos de liderança utilizados. O delineamento do estudo é descritivo, qualitativo e interventivo. Dois estudos foram realizados, uma pesquisa piloto, através de um workshop com sete membros discentes do projeto EQUIlibrium Rural e a pesquisa propriamente dita, com o treinamento da equipe, com cinco membros. Os resultados da pesquisa piloto colaboraram no aprimoramento do desenho da pesquisa que foi implementada com três ações: i) 2 workshops abertos a toda equipe no início e no final do semestre letivo; ii) três encontros de capacitação dirigido apenas aos participantes da pesquisa; iii) três encontros de observação (da pesquisadora e auto-observação do participante). Foram usados quatro instrumentos para coleta de dados: Questionário; Instrumento quali-quantitativo de autoavaliação da competência de liderança; Escala de autorreflexão e insight; diário de bordo da pesquisadora. Os dados quantitativos das escalas seguiram seus procedimentos próprios, e os dados qualitativos foram interpretados através da Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (ANDE). A análise dos resultados obtidos apontou que a AEAE contribui para a aprendizagem da liderança. Percebemos que o treinamento oportunizou espaço para ampliação da autoconsciência dos participantes acerca das características de liderança exercitadas. Observamos também o desenvolvimento dos atributos de liderança ao longo das fases do treinamento. Este trabalho avançou na sistematização teórica-metodológica da Aprendizagem Experiencial Assistida com Equinos em especial no tocante ao programa voltado à liderança, com a criação de protocolos replicáveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLiderança Humildept_BR
dc.subjectAprendizagem Experiencial Assistida com Equinospt_BR
dc.subjectAprendizagem Experiencialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de liderançapt_BR
dc.subjectHumble Leadershippt_BR
dc.subjectEquine Assisted Experiential Learningpt_BR
dc.subjectExperiential Learningpt_BR
dc.subjectLeadership developmentpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de liderança através da aprendizagem experiencial assistida com equinos no EQUIlibrium ruralpt_BR
dc.title.alternativeLeadership development through equine assisted experiential learning at EQUIlibrium ruralen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherLeadership is one of the roles that future professionals may assume throughout their careers, and it should be developed during their academic life. The Research Group: EQUIlibrium Rural: Equine-Assisted Transdisciplinary Interventions at the Federal Rural University of Rio de Janeiro works to train university students to provide services focused on well-being and quality of life through human-horse interaction, and based on humble leadership, it encourages the learning of this skill within the team. This research project is part of a larger research project called: “Equine-Assisted Learning in Personal Development”, and here it focuses on the topic of leadership. Equine-Assisted Experiential Learning (EAEL) was chosen as a leadership development model, based on the systemic and horizontal view of the leader and the act of leading, in line with Schein's concept of humble leadership, Gardner's personal intelligences and leadership attributes described by Freitas, Klein and Fargundes. The general objective of this research is to evaluate the impact of the Equine-Assisted Experiential Learning (EAEL) experience on the development of leadership attributes in student mediators of the EQUIlibrium Rural Team. The specific objectives are: a) to verify the attributes of leaders perceived by the self-awareness awakened in the experiences, through field observation and the narrative of leaders in training; b) to test activity proposals according to Kolb's learning cycle, through field observation and the narrative of leaders in training; c) to evaluate leadership training protocols used. The study design is descriptive, qualitative and interventional. Two studies were carried out, a pilot study, through a workshop with seven student members of the EQUIlibrium Rural project and the research itself, with team training, with five members. The results of the pilot study contributed to the improvement of the research design, which was implemented with three actions: i) 2 workshops open to the entire team at the beginning and end of the school semester; ii) three training meetings aimed only at research participants; iii) three observation meetings (by the researcher and self-observation by the participant). Four instruments were used for data collection: Questionnaire; Qualitative-quantitative instrument for self-assessment of leadership competence; Self-reflection and insight scale; and researcher's field diary. The quantitative data from the scales followed their own procedures, and the qualitative data were interpreted through Emancipatory Dialogic Narrative Analysis (ANDE). The analysis of the results obtained indicated that EAEL contributes to leadership learning. We noticed that the training provided space for expanding the participants' self-awareness about the leadership characteristics exercised. We also observed the development of leadership attributes throughout the training phases. This work advanced the theoretical-methodological systematization of Equine-Assisted Experiential Learning, especially regarding the program focused on leadership, with the creation of replicable protocols.en
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valéria Marques de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4821-123Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Godoi, Tatianne Leme Oliveira Santos-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1640-4475pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2972793972434653pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Valéria Marques de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Marcos Aguiar de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Priscila Pires-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1937124857662760pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4110457336709406pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, K. F. e ROCHA, M. L. Práticas Universitárias e a Formação Sócio-política. Anuário do Laboratório de Subjetividade e Política, v. 3, n.4, 1997, pp. 87-102. ALM, K. Creating a learning environment. PATH International Strides, v. 24, n. 2, p. 3, 2018. Disponível em: <https://cdn.coverstand.com/12596/498567/9e441324bdfdc7820e2e123574cb9b1f1d911b25.p df>. Acesso em: 04 de set. de 2023. ALVIM, M. B. Awareness: experiência e saber da experiência. In: FRAZÃO, L. M.; FUKUMITSU, K. O. (Org.). Gestalt-terapia: Conceitos Fundamentais. São Paulo: Summus, 2014. p. 13-30. BAILER, Clarissa; TOMITCH, Leda Maria Braga; D'ELY, Raquel Meister Ko. A importância do estudo piloto. Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 42, n. 1, p. 45-60, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/1651234/A_importância_do_estudo_piloto_Bailer_Tomitch_and_ DEly_2011_. Acesso em: 11 abr. 2025. BATEMAN, T. S.; CRANT, J. M.. The proactive component of organizational behavior: A measure and correlates. Journal of Organizational Behavior,v. 14, p. 103-118, 1993. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/229455940_The_Proactive_Component_of_Organ izational_Behavior_A_Measure_and_Correlates>. Acesso em: 20 de ago de 2024. BATISTA, T. C. de; SOUZA, M. L. de; BARBOSA, A. J. G. Autoconsciência em talentosos: análise da produção científica (de 1995 a 2015). Psic. da Ed., São Paulo, n. 53, p. 97-108, jul. 2021. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-35202021000200097&lng= pt&nrm=iso>. Acesso em 24 jun. 2023. BERGAMINI, C. W. Liderança: a administração do sentido. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 34, n. 3, p.102-114, mai./jun. 1994. BILGINOĞLU, E. Equine-Assisted Experiential Learning on Leadership Development. International Journal of Organizational Leadership, v. 10, p. 3-16, 2021. Disponível em: <https://ijol.cikd.ca/article_60581.html>. Acesso em: 19 de out de 2022. BOB MUELLER ART. Equine leadership training [Vídeo]. YouTube, 29 jun. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nJfmS04TLbg. Acesso em: 21 fev. 2023. BOTERF, G. Le. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. Disponível em: <https://docplayer.com.br/48796289-Competencia-desenvolvendo-a-dos-profissionais-guy-le- boterf-3-edicao-revista-e-ampliada-traducao-patricia-chittoni-ramos-reuillard.html>. Acesso em: 13 de abr de 2023. CEITIL, M. Gestão e desenvolvimento de competências. Lisboa: Sílabo, 2010. CHUNG, S.-H.; SU, Y.-F.; SU, S.-W. The impact of cognitive flexibility on resistance to organizational change. Social Behavior and Personality, v. 40, n.5, p. 735-74, 2012. 133 Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/262944381_The_Impact_of_Cognitive_Flexibility _on_Resistance_to_Organizational_Change#:~:text=Of%20the%203%20variables%2C%20re sistance,all%20the%20variables%20of%20resistance>. Acesso em: 02 de set de 2023. COSTA, M. C. M. Treinamento Vivencial ao Ar Livre para desenvolver equipes e capacitar gestores: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, p. 166. 2013. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/1816/DISSERT%20MARIA%20CRISTINA%20 MATOS%20DA%20COSTA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 03 de set. de 2023. CRACO, T.; BIEGELMEYER, U. H.; CAMARGO, M. E. Aprendizagem experiencial uma forma inovadora na estratégia de ensino. Revista Administração de Empresas, Curitiba, v. 02, n. 20, p. 442-464, 2017. Disponível em: <http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/4767/371373088>. Acesso em: 04 de dez. de 2022. CRANT, J. M.. The proactive personality scale as a predictor of entrepreneurial behavior. Journal of Small Business Management, v. 34, p. 42-49, 1996. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/247954830_The_Proactive_Personality_Scale_as_ a_Predictor_of_Entrepreneurial_Intention>. Acesso em: 20 de ago de 2024. DA SILVEIRA, A. da C.; DE CASTRO, T. G.; GOMES, W. B. Escala de Autorreflexão e Insight: Nova Medida de Autoconsciência Adaptada e Validada para Adultos Brasileiros. PSICO, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 155-162, abr./jun., 2012. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11693/8039>. Acesso em: 06 de jan. de 2023. DINSMORE, P. C. Treinamento Experiencial ao Ar Livre: uma revolução em educação empresarial. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2013. EVANS, P. Equine Behavior: Prey vs. Predator, Horse vs. Human. Cooperative extension, 2010. Disponível em: <https://digitalcommons.usu.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=1124&c ontext=extension_curall>. Acesso em: 11 de ago de 2023. FELTON, J. Unbridled success: How the secret lives of horses can impact your leadership, teamwork and communication skills. UK: Ecademy Press, 2012. FENIGSTEIN, A., SCHEIER, M. F.; BUSS, A. H. Public and private self-consciousness: Assessment and theory. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 43, n. 4, p. 522–527, 1975. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fh0076760&errorCode=invalidAccess>. Acesso em: 02 de set de 2023. FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. FOURNIER, A. K.; LETSON, E. A.; BERRY, T. D.; LEIGH-PASIUK, E. Human-Animal Interaction and Metaphor in Equine-Assisted Psychotherapy: Empirical Support for the EAGALA Model. Human-Animal Interaction Bulletin, v. 6, n. 1, p. 47-63, 2018. 134 Disponível em: <https://www.cabidigitallibrary.org/doi/pdf/10.1079/hai.2018.0005>. Acesso em: 03 de set. de 2023. FREITAS JR., J. C. S.; KLEIN, A. Z.; FARGUNDES, P. M. Uma proposta de instrumento quanti-qualitativo para autoavaliação de competências de liderança. Revista de Administração da UNIMEP, v.13, n.3, p. 1-27, Set/Dez, 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/286488977_Uma_Proposta_de_Instrumento_Quan ti-Qualitativo_para_Autoavaliacao_de_Competencias_de_Lideranca>. Acesso em: 03 de dez de 2022. FRY, R.; KOLB, D. A. Experiential learning theory and learning experiences in liberal arts education. New Directions for Experiential Learning, v. 6, n. 1, p. 79–92, 1979. Disponível em: <https://digitalcommons.unomaha.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1123&context=slceslgen>. Acesso em: 20 de nov de 2022. GARDNER, H. Estruturas da mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução: Sandra Costa. 2a edição. Porto Alegre: Artmed, 2002. GARDNER, H. Mentes que lideram: como líderes eficazes criam e executam. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. GENTE MAIS, Consultoria e treinamento. Coletânea Dinâmicas de grupo. Disponível em: <https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2020/09/Din%C3%A2micas_ De_Grupo..pdf>. Acesso em: 20 de fev. de 2023. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. GOMES, Ana Cláudia Bilhão. O desenvolvimento da competência de trabalho em equipe em ambientes virtuais com o uso de Metaverso. Dissertação (Mestrado em Administração) - PPGA, Universidade do Vale dos Sinos. São Leopoldo, 2012. GOMEZ, D., The leader as learner, International Journal of Leadership Studies, v. 2 n. 3, p. 280-284, 2007. Disponível em: <https://www.regent.edu/acad/global/publications/ijls/new/vol2iss3/practitioner/gomez.htm>. Acesso em: 26 de mai de 2023. GRANT, A. M.; FRANKLIN, J.; LANGFORD, P.. The self-reflection and insight scale: A new measure of private selfconsciousness. Social Behavior and Personality: an International Journal, v. 30, n. 8, p. 821-835, 2002. Disponível em: <https://doi.org/10.2224/ sbp.2002.30.8.821>. Acesso em: 02 de set de 2023. HAIM, M. Diferenças principais entre líderes e gerentes e seus respectivos papéis na organização. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, p. 64. 2003. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/4113/000317929.pdf>. Acesso em: 05 de set. de 2023. 135 HAMMERMAN, W. M. Fifty years of resident outdoor education (1930-1980): its impact on American education. Martinsville: American Camping Association, 1980. KILIMNIK, Z. M.; REIS, E. M. O treinamento experiencial e sua aplicação no contexto corporativo: estudo comparativo entre programas de treinamento realizados nos Estados Unidos e no Brasil. Rev. FAE, Curitiba, v.13, n.2, p. 1-14, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://revistafae.fae.emnuvens.com.br/revistafae/article/view/231/151>. Acesso em: 03 de set. de 2023. KOLB, D. Experiential learning. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1984. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/235701029_Experiential_Learning_Experience_A s_The_Source_Of_Learning_And_Development>. Acesso em 19 de nov. de 2022. LARSSON, M.; HOLMBERG, R.; KEMPSTER, S. ‘It’s the organization that is wrong’: Exploring disengagement from organizations through leadership development. Leadership, v. 16, n. 2, pp. 141–162, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1742715019879306>. Acesso em: 21 de jan. de 2023. LEAL, C. K. N.; SOUZA, M. D. P. de; SOUZA, M. L. de. Autorreflexão e insight como dimensões da autoconsciência privada: uma revisão da literatura. PSICO, Porto Alegre, v. 49, n. 3, p. 231-241, 2018. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/26732/pdf>. Acesso em: 06 de jan. de 2023. LEE, P. T.; MAKELA, C. Horses Roles in Equine-Assisted Psychotherapy: Perspectives of Mental Health Practioners. Journal of Psychology and Behavioral Science v. 3, n. 1, p. 78-95, 2015. LEVINE, M. A. Dereivka and the problem of horse domestication. Antiquity, v. 64, pp. 727 - 740, 1990. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/291379676_Dereivka_and_the_problem_of_horse _domestication>. Acesso em: 11 de ago. de 2023. LIMA, A. A. de. Liderança Transformacional: o caminho para o sucesso, In: SILVA, J. J. da (Org.). Liderando em tempo de crises. 1. ed. Presidente Prudente: Oeste Print Gráfica e Editora Ltda., 2007. MARQUES, V.; GODOI, T.; SANTOS, T. Desenvolvimento da Liderança Humilde através aa Aprendizagem Experiencial Assistida com Equinos. Revista Gestão e Conhecimento Contemporâneo, v. 1, n. 2, 2023. Disponível em: <https://revista.iesb.br/revista/index.php/regeco/article/view/212 >. Acesso em: 31 de jan. de 2025. MARQUES, V.; SATRIANO, C. R.; SILVA, E. L. Análise Narrativa Dialógica Emancipatória em diálogo com Análise Narrativa, de Conteúdo e de Discurso. Revista Valore, Volta Redonda, v. 5 (Edição Especial), p. 5-21, 2019. Disponível em: <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/398>. Acesso em: 05 de set. de 2023. 136 MAZIERE, C.; GUNNLAUGSON, O. A case for developing spiritual intelligence in leaders through equine facilitated learning. The Journal of Values-Based Leadership, Valparaiso, v.8, n. 1, p. 1–17, 2015. Disponível em: <https://scholar.valpo.edu/jvbl/vol8/iss1/10/>. Acesso em: 21 de out de 2022. MCKISSOCK, B.; ANDERSON, D. Past, present, and future of EAL. PATH International Strides, v. 24, n. 2, p. 17-21, 2018. Disponível em: <https://cdn.coverstand.com/12596/498567/9e441324bdfdc7820e2e123574cb9b1f1d911b25.p df>. Acesso em: 04 de set. de 2023. MOREIRA, M.I.C. Pesquisa-intervenção; especificações e aspectos da interação entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa. In: CASTRO L.R.; de e BESSET, V.L. (Orgs.) Pesquisa-interação na infância e na juventude. NAU: Rio de Janeiro, 2008. NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa - características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, n. 3, 1996. Disponível em: <https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf>. Acesso em: 12 de out. de 2024. PENTECOST, L. A. The effects of equine assisted leadership programs on perceived professional development outcomes. 2017. Tese (Doutorado em Educação). Liberty University, Lynchbur, Virginia, 2017. Disponível em <https://digitalcommons.liberty.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2680&context=doctoral>. Acesso em: 19 de out de 2022. PERPÉTUO, S. C.; GONÇALVEZ, A. M. Dinâmicas de grupos na formação de lideranças. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. PIMENTEL, A. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia, Natal , v. 12, n. 2, p. 159-168, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-294X2007000200008>. Acesso em 04 de dez. de 2022. POHL, L. Equine guided leadership education: Putting physical intelligence back in learning leadership competencies. University of Kentucky Center for Leadership Development, Lexington, 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/282670942_Equine_Guided_Leadership_Educatio n_Leveraging_Somatic_Intelligence_in_Learning_Leadership_Competencies>. Acesso em: 22 de out de 2022. PRADO SOUZA NETO, S.; DORIA CALVOSA, M. V. As Competências de Liderança: Atributos e Práticas do Líder do Século XXI, uma Pesquisa Quantitativa. Revista de Administração da Unimep, vol. 4, núm. 1, janeiro-abril, 2006, p. 68-94. Universidade Metodista de Piracicaba. São Paulo, Brasil. Disponível em <https://www.redalyc.org/pdf/2737/273720432005.pdf>. Acesso em 10 ago. 2023. ROCHA, M. L.; AGUIAR, K. F. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: ciência e profissão. V. 23, n. 4, dez 2003. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S1414-98932003000400010>. Acesso em 10 de jun. de 2023. SANTOS, M. M.; PORTO, J. B.; BORGES-ANDRADE, J. E. Liderança: Revisão da Literatura Brasileira e Comparação com a Produção Estrangeira. Revista Psicologia: 137 Organizações e Trabalho, v. 21, n. 4, p. 1750-1757, 2021. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v21n4/v21n4a10.pdf>. Acesso em 01 de set de 2023. SANTOS, T. B.; VELASQUES, B.; OLIVEIRA, V. M. Terapia Assistida por Animais e o Cérebro Humano. Revista Valore, V.7, 2022. Disponível em: <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1149>. Acesso em: 31 de ago. de 2023. SCHEIN, E. H. Cultura organizacional e liderança. Tradução: Ailton Bomfim Brandão. São Paulo: Atlas, 2017. SCHEIN, E. H. Psicologia nas organizações. Lisboa: LCE, 1968. SCHEIN, E. H.; SCHEIN, P. A. Liderança humilde: o poder dos relacionamentos, da franqueza e da confiança na vida profissional. Tradução: Gilson César Cardoso de Sousa. São Paulo: Editora Cultrix, 2022. SETHURAMAN, K.; SURESH, J. Effective leadership styles. International Business Research, Richmond Hill, v. 7, n. 9, p. 165-172, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5539/ibr.v7n9p165>. Acesso em: 22 de out de 2022. SILVA, Mary Dayane Souza. Implicações do ambiente físico de aprendizagem na formação de mestres profissionais em administração. RBPAE, v. 36, n. 2, p. 692 - 705, mai./ago. 2020. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/343438362_Implicacoes_do_Ambiente_Fisico_de _Aprendizagem_na_Formacao_de_Mestres_Profissionais_em_Administracao>. Acesso em 22 de fev. de 2025. SOUZA, M. L.; GOMES, W. B. Aspectos históricos e contemporâneos na investigação do self. Memorandum, v. 9, p. 78-90, 2005. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a09/souzagomes01.pdf>. Acesso em: 02 de set de 2023. STOCK, K. L.; KOLB, D. A. Equine-Assisted Experiential Learning. OD Practitioner, v. 48, n. 2, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/327762710_Equine-Assisted_Experiential_Learnin g>. Acesso em: 02 de ago de 2023. VASCONCELLOS-GUEDES, L.; GUEDES, L. F. A. E-surveys: Vantagens e Limitações dos Questionários Eletrônicos via Internet no Contexto da Pesquisa Científica. In: X SemeAd - Seminário em Administração FEA/USP (São Paulo, Brasil), 2007. WOOD W.; ALM, K.; BENJAMIN, J.; THOMAS, L.; ANDERSON, D.; POHL, A.; KANE, M. Optimal Terminology for Services in the United States That Incorporate Horses to Benefit People: A Consensus Document. J Altern Complement Med., v. 27, n. 1, pp. 88-95, 2021. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33252244/>. Acesso em: 21 de jan. de 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Tayane Botelho Santos.pdf3.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.