Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22230Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Vasconcellos, Denise da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-18T16:12:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-18T16:12:21Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
| dc.identifier.citation | VASCONCELLOS, Denise da Silva. Educação Ambiental no Curso de Formação de Professores do Ensino Médio Integral: Jogo Pedagógico “Bichos da Mata Atlântica”. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22230 | - |
| dc.description.abstract | O bioma da Mata Atlântica é reconhecido por sua biodiversidade rica, porém sua fauna ainda é pouco conhecida entre a sociedade brasileira e está sendo expressivamente ameaçada, com diversas espécies em risco de extinção. O desenvolvimento de atividades lúdicas em escolas pode facilitar e estimular a aprendizagem sobre a biodiversidade e atuar como uma ferramenta eficaz em práticas de educação ambiental. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um jogo sobre a fauna da Mata Atlântica, mais especificamente com as classes dos mamíferos, aves, anfíbios e répteis incluindo os conceitos, suas regras e um relato da sua aplicação em um colégio do curso de Formação de Professores. Intitulado “BICHOS DA MATA ATLÂNTICA” foi elaborado com a finalidade de ser um auxílio no Ensino da Educação Ambiental, proporcionando uma visão reflexiva de sua biodiversidade, importância para os seres vivos, as consequências da ação antrópica, a situação de cada uma das espécies neste bioma da Mata Atlântica e os animais que compõem este bioma, voltando-se, principalmente, para toda a extensão da Mata Atlântica. O jogo pode ser facilmente aplicado por professores de diversas áreas durante o período de uma aula e por simpatizantes do tema Mata Atlântica e dispensa ferramentas tecnológicas, viabilizando o seu uso sob diferentes circunstâncias escolares e recreativas. Desta forma, oferece a oportunidade de trabalhar conceitos, trazer informação sobre a fauna, e contribuir no ensino de forma desafiadora, crítica e estimulante. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Mata Atlântica | pt_BR |
| dc.subject | Jogo | pt_BR |
| dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Atlantic Forest | pt_BR |
| dc.subject | Game | pt_BR |
| dc.subject | Environmental Education | pt_BR |
| dc.title | Educação Ambiental no Curso de Formação de Professores do Ensino Médio Integral: Jogo Pedagógico “Bichos da Mata Atlântica” | pt_BR |
| dc.title.alternative | Ambiental Education in the High School Teachers Training Course: “Bichos da Mata Atlântica” Educational game | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The Atlantic Forest biome is recognized for its rich biodiversity, but its fauna is still little known among Brazilian society and is being significantly threatened, with several species at risk of extinction. The development of recreational activities in schools can facilitate and encourage learning about biodiversity and act as an effective tool in environmental education practices. This work describes the development of a game about the fauna of the Atlantic Forest, more specifically with the classes of mammals, birds, amphibians and reptiles, including the concepts, its rules and a report of its application in a college of the Teacher Training course. Entitled “Animals from the Atlantic Forest” it was created with the purpose of being an aid in the Teaching of Environmental Education, providing a reflexive vision of its biodiversity, importance for living beings, the consequences of anthropic action, the consequences of anthropic action, the situation of each of the species in this Atlantic Forest biome and the animals that make up this biome, focusing mainly on the entire extension of the Atlantic Forest. The game can be easily applied by teachers from different areas during the period of a class and by supporters of the Atlantic Forest theme and does not require technological tools, enabling its use under different school and recreational circumstances. In this way, it offers the opportunity to work on concepts, bring information about the fauna, and contribute to teaching in a challenging, critical and stimulating way. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Lana Claudia de Souza | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7282-2271 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5084376565424146 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Soares, Ana Maria Dantas | - |
| dc.contributor.advisor-co1ID | ttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Fonseca, Lana Claudia de Souza | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7282-2271 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5084376565424146 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Barzano, Marco Antonio Leandro | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-3273-9216 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1944217557693131 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Soares, Ana Maria Dantas | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-2991-7106 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Vieira, Bruno Matos | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-3445-0873 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1816191758677900 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3063756938068635 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
| dc.relation.references | AIKENHEAD, G. What is STS science teaching? In: SOLOMON, J.; AIKENHEAD, G. (Ed.). STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994. p. 47-59. ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Prazer de Estudar - Técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 1998. ARANTES, Valéria Amorim; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nílson José. Jogo e projeto: Pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. BERTOLDO, Tassia, Alexandre, Teixeira. Roda de conversa como estratégia promotora de capacidades de pensamento crítico. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) -Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão: UFS, 2018. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/8006. Acesso em: 21 jan.2023 BEZERRA, Rafael Gonçalves; SUESS, Rodrigo Capelle. Abordagem do bioma Cerrado em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Holos, v. 1, p. 233-242, 2013 BIOMAS BRASILEIROS | Resumo de Biologia para o Enem. Curso Enem Gratuito. 27 de julho de 2018. 13min35s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lMRtIeiaG5I. Acessado em 26 de maio de 2023. BORTOLOTO, T. M.; CAMPOS, L. M. L.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 47-60, 2003. BIOCIÊNCIAS, Instituto Cadernos de Meio Ambiente. Rio de Janeiro: UNIGRANRIO, 2000, 89p. BRAGA, Élcio. Pererecas raras que atrasaram Arco Metropolitano se multiplicam. O Globo, Rio de Janeiro, 25/01/2016. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/pererecas-raras-que- atrasaram-arco-metropolitano-se-multiplicam-18536420 55 BRAGA, R. G; MATOS, S. A. Kronos: Refletindo sobre a construção de um jogo com viés investigativo. Experiências Em Ensino de Ciências v.8, No.2, 2013 BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Ambiental, 1999. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acessado em: 26/03/2022. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Biodiversidade. Em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade. Acessado em 20/12/2022 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF. MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Biomas: Mata Atlântica. Brasília, 2013 BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretária de Biodiversidade e Florestas. Departamento de Conservação da Biodiversidade. Núcleo Mata Atlântica e Pampa. Mata Atlântica: patrimônio Nacional dos Brasileiros. Brasília, p.408, 2010. BRASIL. Lei Federal no 11.428, de 22 de dezembro de 2006. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2006/Lei/L11428.htm>. Acessado em: 25/03/2022. BRASIL. Decreto no 9.099, de 18 de julho de 2017. Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2017/Decreto/D9099.htm. Acessado em 19/01/23 BRASIL. Ministério da Educação. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: ME, 2007. 56 BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, 15 jun. 2012. Disponível em: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/conteudo/iv- cnijma/diretrizes.pdf. Acesso em: 19 de junho de 2023. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília. (2006, v.2) BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 2003. CACHAPUZ, Antônio; GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2011. CALEFI, Paulo Sérgio; ESCREMIN, João Vicente. Jogos, Ensino e Formação de Professores Reflexivos. Curitiba: Appris, 2018. CÂMARA, I. G. 2003. Brief history of conservation in the Atlantic Forest. pp. 31-42. In Galindo-Leal, C. & I. G. Câmara (eds.). The Atlantic Forest of South America: biodiversity status, threats, and outlook. Center for Applied Biodiversity Science and Island Press, Washington, D.C. CAMPOS, N. F. Análise das dimensões de biodiversidade presentes em materiais didático- culturais produzidos e/ou utilizados pelos museus de ciências. Relatório de Iniciação Científica FAFE/FEUSP. Universidade de São Paulo, 2009 CAMPOS, Luciana Maria Lunardi et al. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, v. 47, p. 47-60, 2003. 57 CARDOSO, Pollyana Cristina Alves et al. A Mata Atlântica pelos olhos da poesia, do cinema, da fotografia e da biologia: uma prática educativa interdisciplinar na formação inicial de professores. VIII.ENEBIO.2021 CARVALHO, Eduardo Bruno; PACHECO, K. F. G; RODRIGUES, Juliana. O jogo didático “Jogo dos Biomas” como método de ensino e aprendizagem. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Anhanguera, v. 5, n. 10, p. 75-86, nov./2012. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011. CHASSOT, Attico Inácio. Educação Consciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5 ed., ver. – Ijuí, 2011. CHAVES, Alexsandro dos Santos. O processo de escolha e uso do livro didático de biologia entre professores do ensino médio em escolas públicas da Paraíba. 2020 CORDEIRO, Juliana de Carvalho. Diagnóstico da biodiversidade de vertebrados terrestres de Universidade Federal de Sergipe. São Cristovão, 2008. COUTINHO, C. M. O conceito de bioma. Acta Botanica Brasilica 20: p. 13-23. 2006 https://www.periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1982/1334 CRISOSTIMO, Ana Lúcia; KIEL, Cristiane Aparecida. O Lúdico e o ensino de Ciências: saberes do cotidiano. Guarapuava: Ed. da Unicentro, 2017. CUNHA, Márcia Borin. Jogos no Ensino da Química: Considerações Teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola, v. 34, n, 2, 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf Acesso em: 09/06/2023. 58 DALLABONA, S. R; MENDES, S.M.S. (2004). O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG. V. 1/n. 4/p. 107- 112, 19 DE ABREU STADLER, Francini. EDUCAÇÃO AMBIENTAL–ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DO PRÉ-VESTIBULAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA. Saúde & Ambiente em Revista, v. 5, n. 1, p. 21-25, 2010. Dean, W. (1996). A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. Companhia das Letras, São Paulo DE LARA, Pricila et al. Desenvolvimento e aplicação de um jogo sobre interações ecológicas no ensino de biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 8, p. 261-275, 2017. Desmatamento na Mata Atlântica cresceu 66% em um ano. https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/desmatamento-na-mata-atlantica-cresceu-66- em-um-ano/ Redação CicloVivo - 27 de maio de 2022 DUARTE José M. B. et al. Avaliação do Estado de Conservação dos Ungulados, v.2, n.1 (2012). Disponível em: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/232/119. Acessado em: 12/01/2023 Elaine Toná de Oliveira e Marcia Regina Royer Interfaces da Educ., Paranaíba, v.10, n.30, p. 57 - 78, 2019 ISSN 2177-7691 78 EFDEPORTES. A utilização dos jogos e brincadeiras em aula: uma importante ferramenta para os docentes. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd186/jogos-e-brincadeiras-em- aula.htm. Acesso em: 24 abr. 2023. ESTUDO INÉDITO TRAÇA PANORAMA DA REGENERAÇÃO FLORESTAL NA MATA ATLÂNTICA – Notícias - 17 de janeiro de 2017 https://www.sosma.org.br/noticias/estudo-inedito-traca-panorama-da-regeneracao-florestal- na-mata-atlantica/ 59 ETEROVICK PC AND SAZIMA I. 2004. Anfíbios da Serra do Cipó, Minas Gerais - Brasil, Editora PUC-Minas. Belo Horizonte, 1a ed., 151 p. FONSECA, G. A. B. 1985. The vanishing Brazilian Atlantic Forest. Biological Conservation 34(17-34). FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974 FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995. FREITAS, Neli Klix; RODRIGUES, Melissa Haag. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. DAPesquisa, v. 3, n. 5, p. 300-307, 2008 FREITAS, J. C. R; et al. Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico – Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica. Salvador, 2012 GARDNER, Howard; CHEN, Jie-Qi; MORAN, Seana. Inteligências múltiplas. Penso Editora, 2009. GERHARDT, Marcos, NODARI, Eunice Sueli. Patrimônio Ambiental, História e Biodiversidade. Em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5505793/mod_resource/content/2/PatrimonioAmbie ntalHistriaeBiodiversidade.pdf.Acessado em 10/07/2022. GIASSON LOM. 2008. Atividade sazonal e uso do ambiente por anfíbios da Mata Atlântica no alto da Serra do Mar. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, São Paulo, Brasil, 149 p. 60 GRACIANO, Luciana et al. Dominó das rodófitas: criação e uso de um jogo didático como metodologia ativa de aprendizagem para alunos de ciências biológicas. E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/74882>. Acesso em: 17/07/2023 GROSS, T.; JOHNSTON, S.; BARBER, C.V.A Convenção sobre Diversidade Biológica: Entendendo e Influenciando o Processo. Um Guia para entender e participar efetivamente da oitava reunião da Conferência das partes da Convenção sobre Diversidade Biológica. Curitiba, p.71, 2005. Disponível em: Acessado em: 28/02/2023 GUARÁ, M. C. S., & Vieira, T. B. (2020). Jogos no ensino de Zoologia de vertebrados: um facilitador do ensino-aprendizagem – ênfase em morcegos. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 54. GUIMARÃES, M. Educação Ambiental crítica. In: LAYRARGUES, P.P. (Coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2004. p. 25- 34. ___________. A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus, 2004. ___________. Sustentabilidade e Educação Ambiental. In: CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. (Orgs.). A questão ambiental: diferentes abordagens. 3. ed. Rio deJaneiro: Bertrand Brasil, 2007. HUIZINGA, J. (1996) Homo Ludens: o Jogo como Elemento da Cultura. Editora Perspectiva: São Paulo. HIROTA, M. M. 2003. Monitoring the Brazilian Atlantic Forest cover. pp. 60-65. In Galindo- Leal, C. & I. G. Câmara (eds.). The Atlantic Forest of South America: biodiversity status, threats, and outlook. Center for Applied Biodiversity Science and Island Press, Washington, D.C. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1990. 61 ICMBIO. Livro vermelho da fauna ameaçada de extinção: volume I. Brasília. DF: ICMBio/MMA, 2018 INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica e ecossistemas associados no período de 1995–2000. Relatório Técnico. São Paulo. 2001. INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica. Período 2012-2013. Relatório Técnico. São Paulo: 61 p., 2014. INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica. Período 2005-2008. Relatório Parcial. São Paulo, 2009. IUCN, 2006. Sumários das estatísticas das espécies globalmente ameaçadas (1, 3a, 3b). Visto em 5/02/23 IPHAN, 2014. Floresta Amazônica, a maior biodiversidade da Terra. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acessado em 23/12/2022. LARA, Pricila de. Desenvolvimento e aplicação de um jogo sobre interações ecológicas no ensino de Biologia. Experiências Em Ensino de Ciências v.12, No.8, 2017 LAYRARGUES, P.P. Antiecologismo no Brasil: reflexões ecopolíticas sobre o modelo do desenvolvimentismo-extrativista-predatório e a desregulação ambiental pública. In: OLIVEIRA, M.M.D.; MENDES, M.; HANSEL, C.M.; DAMIANI, S. (org): Cidadania, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Caxias do Sul: EDUCS, p.325-356. 2017. LAYRARGUES, P.P. Quando os ecologistas incomodam: a desregulação ambiental pública no Brasil sob o signo do antiecologismo. Revista Pesquisa em Políticas Públicas, n. 12, pp. 1-30. 2018 a. LAYRARGUES, P. P. (2020). Manifesto por uma Educação Ambiental Indisciplinada. Ensino, Saúde E Ambiente. https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a4020 62 LIMA, T. C. S, de & MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37- 45, 2007. LIMA, José Milton. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2008. RBMA. Mapa da área de aplicação da Lei Federal 11.428 - Anuário Mata Atlântica Fonte: http://www.rbma.org.br/anuariomataatlantica/mata_atlantica.php. Acessado em 20 de abril de 2023 MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Médio). CESMAC. Mata Atlântica Alagoas. Somos Mata Atlântica precisamos de ajuda!!! CESMAC, 2019. Em: https://www.cesmac.edu.br/admin/wp-content/uploads/2021/08/mata-atlantica.pdf. Acessado em 21/01/2023. MENDES, Lúcia de Fátima Sena. Jogos didáticos como recurso alternativo para o ensino do Bioma Caatinga. UERN. PROFIBIO. Mossoró/RN. 2019. MENDES, CarolineBorghi; LHAMAS, Ana Paula Biondo; MAIA, Jorge Sobral da Silva.Aspectos da Educação Ambiental Crítica: reflexões sobre as desigualdades na pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 4, p. 361-379, 2020 MESSEDER NETO, Hélio Silva; MORANDILLO, Edilson. Fortuna. O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Revista Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, 2016. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_4/11-EQF33- 15.pdf. Acesso em: 09/03/2023. MEYERS N., MITTERMEIER R. A., MITTERMEIER C. G., FONSECA G. A. B., KENT J. 2000. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature, 403:853-858.). 63 MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MIRANDA, N. A. de; SILVA D. da; VERASZTO, E. V.; SIMON, F. O. Educação Ambiental na Optica Discente: Análise de Um Pré-Teste. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/18732/pdf MITTERMEIER, R.A.; Myers N.; THOMSEM, J.B.; FONSECA, G.A.B.; OLIVIERI, S. Biodiversity hotspots and major tropical wilderness areas: Approaches to setting conservation priorities. Conservation Biology, vol. l12, p. 516 – 520. 1998 MITTERMEIER, R. A., P. R. GIL, M. HOFFMANN, J. PILGRIM, J. BROOKS, C. G. MIITERMEIER, J. LAMOURUX & G. A. B. FONSECA. 2004. Hotspots revisited: earth’s biologically richest and most endangered terrestrial ecoregions. Cemex, Washington, DC. MITTERMEIER, R.A. Hotspots revisited: Earth’s biologically richest and most endangered terrestrial ecoregions. Washington: Conservation International, 2005. 392 p. MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria Editora da Física, 2011. MOREIRA, Herivelto e CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. MOTTA, Fernanda Ferreira. Conhecendo a Mata Atlântica na Serra do Ibitipoca, Minas Gerais: a educação ambiental como estratégia de conservação do meio ambiente. (2018). Em: www. bdtd.uerj.br.Acessado em 21/02/2023. NEVES CP. 2014. Composição e distribuição espaço-sazonal de anfíbios em um fragmento de Mata Atlântica no município de Pedra Dourada - MG, Brasil. Tese de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Brasil, 67 p. 64 NOVO SISTEMA DE ALERTAS DE DESMATAMENTO (SAD) DA MATA ATLÂNTICA VAI MONITORAR O BIOMA PARA COMBATER SUA DEVASTAÇÃO. https://www.sosma.org.br/noticias/novo-sistema-de-alertas-de-desmatamento-sad-da-mata- atlantica-vai-mçonitorar-o-bioma-para-combater-sua-devastacao/ Observatório Movimento pela Base, 2022. Em: https://observatorio.movimentopelabase.org.br/?gclid=CjwKCAiArNOeBhAHEiwAze_nKLe mJEpOFK1z8tPnfQJJZNyIvC4_labegGIwyRxUM9RnE3LZ5rKwPRoCj9oQAvD_BwE. Acessado em: 13/12/2022. OLIVEIRA, Elaine Toná de; ROYER, Marcia Regina. A educação ambiental no contexto da base nacional comum curricular para o ensino médio. Interfaces da Educação, v. 10, n. 30, p. 57-78, 2019. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. REIS, Edna Afonso; REIS, Ilka Afonso. Análise descritiva de dados. Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG. Disponível em: http://www.est.ufmg.br/portal/arquivos/rts/rte0202.pdf Acesso em: 09/03/2021. Revista Prática Docente (RPD) ISSN: 2526-2149 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e036.id1047 Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa Revista Prática Docente. v. 6, n. 2, e036, mai/ago 2021. P á g i n a | 14 PAGLIA, A. P. 2005. Panorama geral da fauna ameaçada de extinção no Brasil. pp. 17-22. In Machado, A. B. M., C. Soares Martins & G. M. Drumond (eds.). Lista da fauna Brasileira ameaçada de extinção – incluindo a lista das quase ameaçadas e deficientes em dados. Fundação Biodiversitas, Belo Horizonte. PICCININI, C. L.; ANDRADE, M. C. P de. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: retrocessos e contradições e o apagamento do debate socioambiental. In: IX EPEA -Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2017, p.1-13. 65 PNEA – ICMBio - Educação Ambiental. Em: https://www.icmbio.gov.br › politicas › pnea. Acessado em 19/07/2023 Projeto Conservação da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul PCMARS https://www.sema.rs.gov.br/upload/arquivos/201804/11120354-20165010-revista-projeto- conservacao-mata-atlantica-rs-2004-2009.pdf SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999 PORTAL MEC. Avaliação da educação Superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-daeducacaosuperior/195- secretarias-112877938/seb-educacao-basica2007048997/12657-parametros-curriculares- nacionais-5o-a-8o-series. Acesso em: 30 mar. 2022. PORTAL MEC. Diretrizes da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica2013- pdf/file. Acesso em: 30 mar. 2022. PORTAL MEC. Estudantes aprendem Ciências ao criar jogos de tabuleiro. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/21012- estudantes-aprendem- ciencias-ao-criar-jogos-de-tabuleiro. Acesso em: 30 mar. 2022. RODRIGUES, G. A., & FERNANDES, H. L.. (2021). Histórias em quadrinhos e divulgação científica: A reintrodução na natureza do Mutum-de-Alagoas (Pauxi mitu). Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(4), 06 ROMANO, Caroline Gomes et al. Perfil químico: um jogo para o ensino da tabela periódica. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 3, p. 1235-1244, 2017. SANTOS, Hevely Catharine Dos Anjos et al.. Jogo do manguezal: uma ferramenta de educação ambiental. E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74712>. Acesso em: 17/07/2023 66 SATO, Michèle. Educação ambiental. São Carlos: RiMa, 2002. SILVA, D. M. C.; GRILLO, M. A utilização dos jogos educativos como instrumento de educação ambiental: o caso da reserva Ecológica de Gurjaú – PE. Contrapontos, vol. 8, no 2, 2008, p. 229 – 238. SILVA, Andreia Santos. Circuito do Sistema Nervoso: aplicação de jogos como estratégia de aprendizagem no ensino de Biologia. Cadernos da Educação Básica, v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/795 Acesso em: 09/02/2023. Sistema de Alertas de Desmatamento da Mata Atlântica - https://www.sosma.org.br/iniciativas/alertas/ SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. SILVA, D.M.C; GRILO, M. A utilização dos Jogos Educativos como instrumento de Educação Ambiental: O caso Reserva Ecológica de Gurjaú – PE. . Contrapontos, Itajaí, v. 8, n. 2, p. 229- 238, mai./2008. SANTOS, Wildson Luiz. Pereira. Educação científica na perspectiva do letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf Acesso em: 09/06/2023. SILVA, Aline Aparecida Teixeira; CATÃO, Vinicius; SILVA, Aparecida Fátima Andrade. Análise de uma sequência didática investigativa sobre estequiometria abordando a Química dos sabões e detergentes. Revista Prática Docente, v.5, n.2, 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/736 Acesso em: 09/06/2023. 67 SILVA, Andreia Santos. Circuito do Sistema Nervoso: aplicação de jogos como estratégia de aprendizagem no ensino de Biologia. Cadernos da Educação Básica, v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/795 Acesso em: 09/06/2023. SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. Goiânia: Kelps, 2013. SOARES, Márlon. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari- ES. Ex Libris, 2008. SOFFIAT, Arthur. Fundamentos Filosóficos e Históricos para o exercício da Ecocidadania e da Ecoeducação. In: LOUREIRO F. B.; LAYRAGUES, P. P.; CASTRO R. S. (Orgs) - Educação Ambiental o espaço da cidadania – 2a ed. São Paulo: Cortez, 2002. SOS, 2008. https://www.sosma.org.br/noticias/novo-sistema-de-alertas-de-desmatamento-sad-da-mata- atlantica-vai-monitorar-o-bioma-para-combater-sua-devastacao/ SOUSTELLE, Jacques. A civilização asteca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. TABARELLI, MARCELO, Marcelo, PINTO, Luiz Paulo, SILVA, José Maria C., HIROTA, Márcia M., BEDÊ, Lúcio C. Desafios e oportunidades para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica brasileira. Em: https://www.researchgate.net/publication/260591848. Acessado em 10/02/2022 TABARELLI, M., L. P. PINTO, J. M. C. SILVA & C. M. R. Costa. 2003. pp. 86-94. In GalindoLeal, C. & I. G. Câmara (eds.). The Atlantic Forest of Brazil: endangered species and conservation planning. The Atlantic Forest of South America: biodiversity status, trends, and outlook. Island Press, Washington, D.C. TOALDO, A. M., & MEYNE, L. S. (2013). A Educação Ambiental como instrumento para a concretização do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 8, 661–673. https://doi.org/10.5902/198136948393 68 TRATADO de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global. Rio de Janeiro: 1992. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf. Acessado em 12/02/2022 TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 03, p. 443-466, 2005. TRISTÃO, M. Educação Ambiental na formação de professores: redes de saberes. 1 ed. São Paulo: Annablume, 2004. 236p. VASCONCELOS, Simão Dias; SOUTO, Emanuel. O livro didático de ciências no ensino fundamental-proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 01, p. 93-104, 2003. VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. SP: Martins Fontes, 1998. p. 119-134. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento, um Processo Sócio- Histórico, 112 págs., Ed. Scipione. Em: https://www.ufrgs.br/psicoeduc/chasqueweb/vygotsky/educacao-vygotsky1.htm VYGOTSKY, Leontiev, Luria. - Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, 1988. Vygotsky, L. S. Obras escogidas. 3a. ed. Pedagógica: Moscú, 1983. XAVIER, Patrícia Maria Azevedo; FLÔR, Cristhiane Carneiro Cunha. Saberes populares e educação científica: um olhar a partir da literatura na área de ensino de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198321172015000200308&script=sci_abstract&tlng= pt Acesso em: 09/06/2023 69 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. PET. Disponível em: http://www.petbqi.ufv.br/. Acesso em: 24 abr. 2023. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DENISE DA SILVA VASCONCELLOS.pdf | 2.77 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
