Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22254Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Ramos, Thiago Henrique Ianino | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-24T22:08:56Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-24T22:08:56Z | - |
| dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
| dc.identifier.citation | RAMOS, Thiago Henrique Ianino. Uso de jogos no ensino de física: um relato de experiência. 2023, 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22254 | - |
| dc.description.abstract | Esse trabalho relata uma experiência didática sobre o uso de jogos no processo de Ensino e Aprendizagem de Física, cujo objetivo foi apresentar uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem baseada em jogos e sua aplicação para estudantes do curso de Licenciatura em Física, através de uma prática pedagógica que teve como objetivo específico contribuir para a modernização da formação dos discentes do curso de Licenciatura em Física. O currículo do curso oferece formação de qualidade nos fundamentos pedagógicos e específicos da Física, porém a dimensão do lúdico associada à aprendizagem baseada em jogos (ABJ), capaz de manter a motivação dos estudantes, está alijada de grande parte da grade curricular, surgindo apenas de forma ocasional. Espera-se que o relato dessa experiência contribua para uma revisão e atualização do currículo do curso de Licenciatura em Física. | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior – licenciatura em física | pt_BR |
| dc.subject | Jogos no ensino de física | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem baseada em jogos | pt_BR |
| dc.subject | Higher education – degree in physics | pt_BR |
| dc.subject | Games in physics teaching | pt_BR |
| dc.subject | Game-based learning | pt_BR |
| dc.title | Uso de jogos no ensino de física: um relato de experiência | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This paper reports a didactic experience on the use of games in the Physics Teaching and Learning process, whose objective was to present an active teaching and learning methodology based on games and its application for students of the Physics Degree course, through a pedagogical practice that had as its specific objective to contribute to the modernization of the training of students of the Physics Degree course. The course curriculum offers quality training in the pedagogical and specific foundations of Physics, however the playful dimension associated with game-based learning (GBL), capable of maintaining student motivation, is excluded from a large part of the curriculum, appearing only occasionally. It is hoped that the report of this experience will contribute to a review and update of the Physics Degree course curriculum. | pt_BR |
| Appears in Collections: | Monografias do Curso de Física | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia-Thiago-Henrique-Ianino-Ramos-2017185211.pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
