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dc.contributor.authorRamos, Thiago Henrique Ianino-
dc.date.accessioned2025-06-24T22:08:56Z-
dc.date.available2025-06-24T22:08:56Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationRAMOS, Thiago Henrique Ianino. Uso de jogos no ensino de física: um relato de experiência. 2023, 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22254-
dc.description.abstractEsse trabalho relata uma experiência didática sobre o uso de jogos no processo de Ensino e Aprendizagem de Física, cujo objetivo foi apresentar uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem baseada em jogos e sua aplicação para estudantes do curso de Licenciatura em Física, através de uma prática pedagógica que teve como objetivo específico contribuir para a modernização da formação dos discentes do curso de Licenciatura em Física. O currículo do curso oferece formação de qualidade nos fundamentos pedagógicos e específicos da Física, porém a dimensão do lúdico associada à aprendizagem baseada em jogos (ABJ), capaz de manter a motivação dos estudantes, está alijada de grande parte da grade curricular, surgindo apenas de forma ocasional. Espera-se que o relato dessa experiência contribua para uma revisão e atualização do currículo do curso de Licenciatura em Física.pt_BR
dc.subjectEnsino superior – licenciatura em físicapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de físicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em jogospt_BR
dc.subjectHigher education – degree in physicspt_BR
dc.subjectGames in physics teachingpt_BR
dc.subjectGame-based learningpt_BR
dc.titleUso de jogos no ensino de física: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstractOtherThis paper reports a didactic experience on the use of games in the Physics Teaching and Learning process, whose objective was to present an active teaching and learning methodology based on games and its application for students of the Physics Degree course, through a pedagogical practice that had as its specific objective to contribute to the modernization of the training of students of the Physics Degree course. The course curriculum offers quality training in the pedagogical and specific foundations of Physics, however the playful dimension associated with game-based learning (GBL), capable of maintaining student motivation, is excluded from a large part of the curriculum, appearing only occasionally. It is hoped that the report of this experience will contribute to a review and update of the Physics Degree course curriculum.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Física

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