Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCunha, Marina Boechat da-
dc.date.accessioned2025-07-07T21:00:15Z-
dc.date.available2025-07-07T21:00:15Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationCUNHA, Marina Boechat da. Dança na Educação Física escolar: uma proposta pedagógica de intervenção. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22288-
dc.description.abstractA literatura aponta que a falta de diversificação e repetição dos conteúdos da Educação Física ao longo da educação básica, tem gerado situações de exclusão. No tocante à exclusão nas aulas, esta, por sua vez, entre outros, se dá por aspectos relacionados às habilidades motoras, às questões que envolvem a diversidade de gênero, raça e classe social. Embora seja conteúdo curricular previsto nas aulas de Educação Física, a dança vem sendo negligenciada no espaço escolar. Nesse contexto, este trabalho objetiva propor uma intervenção sociopedagógica em dança na Educação Física escolar, por meio de circuitos dançantes, em favor do envolvimento de escolares, para além das questões de gênero. A relevância social desta pesquisa se dá pela possibilidade de construção de práticas pedagógicas inclusivas, a partir de um conteúdo historicamente negligenciado na Educação Física. Para tanto, foi realizado um estudo de campo exploratório, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, com aproximadamente 30 estudantes de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes participaram de quatro encontros com conteúdos relacionados à dança na escola, durante dois meses. Após esse momento responderam a um questionário semiestruturado com perguntas relacionadas aos aspectos sociais, culturais, história de vida, vivências em dança e que dialogam com os objetivos previamente estabelecidos nesta pesquisa. Os resultados obtidos com o questionário foram divididos em três categorias: 1. Sentidos e significados; 2. Dançar é para todos?; e 3. O dançar nas aulas de Educação Física. Concluímos que é possível inserir os conteúdos da dança nas aulas de Educação Física de forma lúdica e natural, formalizando e/ou sistematizando movimentos e gestos de forma progressiva, respeitando os limites individuais e potencializando a coletividade, além de propiciarenvolvimento de todos para além das questões limitantes de gênero.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleDança na Educação Física escolar: uma proposta pedagógica de intervençãopt_BR
dc.title.alternativeDance in school Physical Education: a pedagogical intervention proposalen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe literature shows that the lack of diversification and repetition of Physical Education content throughout basic education has led to exclusionary situations. Regarding exclusion in these classes, in turn, occurs due factors related to motor skills, and issues involving gender, race/ethnicity, and social class diversity. Although dance is part of the Physical Education curriculum, it has been neglected in the school environment. In this context, this research study aims to propose a socio-pedagogical intervention in dance within school Physical Education through dance circuits, promoting the engagement of students beyond gender issues. The social relevance of this research lies in the potential to develop inclusive pedagogical practices from a content historically neglected in Physical Education. For this purpose, an exploratory field study of descriptive nature was conducted, with a qualitative and quantitative approach, with approximately 30 students from a 6th-grade class in Elementary School. The students participated in four sessions involving dance content in school over two months. After this period, they completed a semi-structured questionnaire with questions related to social and cultural aspects, life history, experiences with dance, and topics aligned with the research's objectives. The questionnaire results were categorized into three themes: 1. Meanings; 2. Is Dancing for Everyone?; and 3. Dancing in Physical Education Classes. We concluded that it is possible to integrate dance content into Physical Education classes in a playful and natural way, formalizing and/or systematizing movements and gestures progressively, respecting individual limits and enhancing collectivity, in addition to promoting everyone's involvement beyond limiting gender issues.en
dc.contributor.advisor1Pires, Valéria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9354-2543pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0935439503269817pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Valéria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.referee2Ruffoni, Ricardo-
dc.contributor.referee3Morgado, Fabiane Frota da Rocha-
dc.contributor.referee4Oliveira Neto, Godofredo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0858327089414894pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Marina Boechat da Cunha.Pdf2.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.