Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMezavila, Monica da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-07T21:29:11Z-
dc.date.available2025-07-07T21:29:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMEZAVILA, Monica da Silva. Conexões entre ansiedade em adolescentes e Novo Ensino Médio. 2024. 65 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22289-
dc.description.abstractO novo currículo do Ensino Médio é composto por uma parte comum (Formação Geral Básica) e uma parte flexível (Itinerários formativos). Espera-se que o aluno consiga aprofundar em uma ou mais áreas do conhecimento e/ou na formação técnica e profissional, conforme seu interesse, e a capacidade de oferta da rede/escola. Entretanto, tantas mudanças na grade curricular podem contribuir para o aumento da ansiedade entre os estudantes. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão da literatura sobre as publicações referentes a implementação do Novo Ensino Médio em várias regiões do país e discorrer como a Terapia Cognitivo Comportamental pode ser útil no tratamento de ansiedade entre os adolescentes. Na revisão da literatura serão analisados os artigos encontrados com palavras-chaves, critérios de inclusão e exclusão pré-definidos. Esta dissertação está organizada em forma de dois artigos que visam a responder os objetivos da pesquisa. Os resultados apontam para os desafios na implementação do Novo Ensino Médio, como: interpretação equivocada das diretrizes curriculares, a baixa adesão dos alunos aos itinerários formativos e a precarização da educação pública. Paralelamente, pesquisas sobre a eficácia da terapia cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento da ansiedade na adolescência apontam sua efetividade, mas ressaltam a necessidade de estudos mais específicos para adaptar as intervenções às particularidades dessa faixa etária e superar limitações metodológicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectTerapia cognitivo-comportamentalpt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectNew High Schoolpt_BR
dc.subjectCognitive behavioral therapypt_BR
dc.titleConexões entre ansiedade em adolescentes e Novo Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeConnections between anxiety in adolescents and New High Schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe new high school curriculum comprises a common part (Basic General Education) and a flexible part (Formative Itineraries). It is expected that students will be able to delve into one or more areas of knowledge and/or technical and professional training, according to their interest and the capacity of the network/school to offer. However, so many changes in the curriculum may contribute to increased anxiety among students. This study aims to conduct a literature review on publications regarding the implementation of the New High School in various regions of the country and discuss how Cognitive Behavioral Therapy can be useful in treating anxiety among adolescents. In the literature review, articles found with systematically chosen pre-defined keywords and inclusion and exclusion criteria will be analyzed. This dissertation is organized in the form of two articles that aim to answer the research objectives. The results point to challenges in the implementation of the New High School, such as misinterpretation of curricular guidelines, low student adherence to formative itineraries, and the precariousness of public education. Concurrently, research on the effectiveness of cognitive-behavioral therapy (CBT) in treating anxiety in adolescence indicates its effectiveness but emphasizes the need for more specific studies to adapt interventions to the particularities of this age group and overcome methodological limitations.en
dc.contributor.advisor1Souza, Wanderson Fernandes de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9389-6234pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822122440477341pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo-
dc.contributor.referee1Souza, Wanderson Fernandes de-
dc.contributor.referee2Ferreira, Felipe da Silva-
dc.contributor.referee3Melo, Débora Cristina Fava-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1460334533653972pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Monica da Silva Mezavila.Pdf856.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.