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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22701Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Santos, Paula de Macedo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-24T15:20:39Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-24T15:20:39Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Paula de Macedo. O empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica. 2023. 362 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22701 | - |
| dc.description.abstract | Atualmente, diversas mídias têm dado destaque às histórias de empreendedores de sucesso que reinventaram as suas vidas diante do desemprego. Além disso, observamos o estímulo à atividade empreendedora por meio da inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” em diversos níveis e modalidades da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A reforma da Educação Profissional iniciada nos anos de 1990 reorganizou e expandiu a oferta de Educação Profissional. Essa Reforma, provocou mudanças nos currículos e na estrutura da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que oferece cursos voltados para atender as demandas do mundo do trabalho, portanto, cursos afinados com o discurso da empregabilidade e do incentivo à atividade empreendedora. Tais mudanças também estão referenciadas nas orientações dos mais influentes organismos internacionais que, ressaltam a importância do estímulo à atividade empreendedora na educação. Diante dessa realidade, elegemos como objeto de estudo a inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” na EPT e adotamos como referência empírica a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. Nossa análise tem como objetivo explicitar as implicações políticas e ideológicas da inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” na EPT. Para isso, propomos uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa, de caráter explicativo, por meio da análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias, tomando como referência o materialismo histórico-dialético, que busca a compreensão de um fenômeno em sua concretude. Partimos da hipótese de que a inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” na EPT é um modo de transferir aos trabalhadores, sobretudo aos mais jovens e vulneráveis, a responsabilidade pela criação de estratégias capazes de driblar o desemprego estrutural. Desse modo, o incentivo à atividade empreendedora atua como uma medida de conformação daqueles que estão excluídos do mercado de trabalho, pois teriam assimilado que a sobrevivência no mundo do trabalho é uma questão de mérito individual. Como não é possível garantir a todos os egressos da EPT a conquista de uma ocupação no mercado de trabalho formal, a atividade empreendedora é apresentada como possível alternativa para criar ocupações que proporcione geração de renda. Adotamos a concepção de que tal discurso é uma maneira de transferir aos trabalhadores a responsabilidade pela criação da sua ocupação. Atualmente, temos a pedagogia das competências como reguladora do mercado de trabalho, assim como a necessidade de ser um trabalhador flexível o suficiente para acionar as habilidades empreendedoras individuais e torna-se empreendedor da sua força de trabalho em momentos de escassez de oportunidades. Identificamos a necessidade de refletir sobre a atuação do Estado como promotor da ideologia do empreendedorismo, além de compreender o contexto sócio-histórico em que ocorreu a reforma da Educação Profissional e a inserção do conteúdo curricular “empreendedorismo” na EPT. Toda essa relação se dá sob a aparência de uma educação que busca a emancipação dos trabalhadores, mas a sua essência está em promover o projeto social do capital por intermédio da escola. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho e Educação | pt_BR |
| dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica – Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Currículo para a Educação Profissional – Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Profissionalizante – Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Entrepreneurship | pt_BR |
| dc.subject | Work and Education | pt_BR |
| dc.subject | Professional and Technological Education – Brazil | pt_BR |
| dc.subject | Curriculum for Professional Education – Brazil | pt_BR |
| dc.subject | Vocational Training – Brazil | pt_BR |
| dc.title | O empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica | pt_BR |
| dc.title.alternative | Entrepreneurship as a curricular contente of professional and techonological education | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Currently, the various media have highlighted the stories of successful entrepreneurs who have reinvented their lives in the face of unemployment. In addition, we observed the encouragement of entrepreneurial activity through the insertion of the curricular content “entrepreneurship” in different levels and modalities of Professional and Technological Education (PTE). The Vocational Education Reform initiated in the 1990s reorganized and expanded the Vocational Education offer. This reform led to changes in the curricula and structure of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, which offers courses aimed at meeting the demands of the world of work, therefore, courses in tune with the employability discourse and the incentive to entrepreneurial activity. These changes are also due to the influence of international organizations, which emphasize in their proposals the importance of stimulating entrepreneurial activity in education. Faced with this reality, we elected as an object of study the inclusion of the curricular content “entrepreneurship” in the PTE, taking as an empirical reference the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education of the State of Rio de Janeiro. Our analysis aims to explain the political and ideological implications of inserting the curricular content “entrepreneurship” in the PTE. For this, we propose basic research, with a qualitative approach, with an explanatory character, through the analysis of primary and secondary bibliographic sources, taking historical-dialectical materialism as a reference, which seeks to understand a phenomenon in its concreteness. We start from the hypothesis that the inclusion of the curricular content “entrepreneurship” in the EPT is a way of transferring to workers, especially the youngest and most vulnerable ones, the responsibility for creating strategies capable of circumventing structural unemployment. In this way, the incentive to entrepreneurial activity acts as a measure of conformation of those who are excluded from the labor market, as they have already assimilated that survival in the world of work is a matter of individual merit. As it is not possible to guarantee all PTE graduates the achievement of an occupation in the formal labor market, entrepreneurial activity is presented as a possible alternative to create occupations that provide income generation. We adopted the concept that such discourse is a way of transferring to workers the responsibility for creating their occupation. Currently, we have the pedagogy of competences as a regulator of the labor market, as well as the need to become a worker flexible enough to trigger individual entrepreneurial skills and become an entrepreneur of their workforce in times of scarcity of opportunities. We identified the need to reflect on the role of the State as a promoter of the “ideology of entrepreneurship”, in addition to understanding the socio-historical context in which the reform of Professional Education and the inclusion of the curricular content “entrepreneurship” in PTE took place. This whole relationship takes place under the guise of an education that seeks the emancipation of workers, but its essence lies in promoting the social project of capital through the school. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, José dos Santos | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5433-0812 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4662172593965744 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, José dos Santos | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5433-0812 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4662172593965744 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Souza, Aparecida Neri de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5515536378374204 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Figueiredo, Bruno de Oliveira | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-1099-2010 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2886566668999583 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Macedo, Jussara Marques de | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-6641-3164 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1910175226881414 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Ramos, Marise Nogueira | - |
| dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0000-0001-5439-3258 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/3796863111902233 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6143408151837586 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | ABRAMOVAY, Ricardo et alii. Mercados do empreendedorismo de pequeno porte no Brasil. Brasília, DF: CEPAL/ Escritório no Brasil, 2003. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/ 11362/ 28345/1/LCbrsR137 pt. pdf. Acesso em: 10 nov. 2019. ABS, Associação Brasileira de Startups. Incubadora de Empresas: o que é e para que serve? São Paulo: ABS, 2017. Disponível em: https://abstartups.com.br/ incubadora-de-empresas-o-que-e-e-para-que-serve/. Acesso em: 10 mar. 2023. AGÊNCIA SENADO. Sistema S. Senado Notícias, 2023?. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/sistema-s. Acesso em: 07 maio 2023. ALVES, Giovanni. A crise do capital e as transformações no mundo do trabalho. Novos Rumos, Marília, v. 11, n. 25, p. 24-32, 1995. ALMEIDA, Rachel de Castro; CHAVES, Miguel. Empreendedorismo como escopo de diretrizes políticas da União Europeia no âmbito do ensino superior. 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Coordenador do Curso Técnico em Informática do Campus Nova Iguaçu do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro: depoimento. [em 21/07/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 25,1MB, com duração de 26’,57”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 4. Coordenador do Curso Técnico em Administração do Campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro: depoimento. [em 25/08/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 50 MB com duração de 47’,33”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 5. Coordenador dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Nova Friburgo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro: depoimento. [em 26/07/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, com duração de 40’,41”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 6. Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 03/08/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 41,6 MB, com duração de 44’,40”. 339 Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 7. Coordenador do Curso Técnico em Informática do Campus Niterói do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 14/06/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 55,2 MB, com duração de 59’,13”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 8. Coordenador do Curso Técnico em Informática do Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 02/08/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 26,8 MB, com duração de 28’,47”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 9. Coordenador do Curso Técnico em Informática do Campus Pinheiral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 11/05/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 13,3 MB, com duração de 14’,15”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 10. Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 01/04/2021]. Entrevistador: José dos Santos Souza. Nova Iguaçu (RJ): GTPS, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 30,4 MB, com duração de 32’,36”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 11. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do Campus Engenheiro Paulo de Frontin do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 340 13/04/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 40,8 MB, com duração de 43’,48”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 12. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Rede de Computadores do Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 22/04/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 45,2 MB, com duração de 48’,34”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 13. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 20/03/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu: GTPS, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 50,9 MB, com duração de 54’,39”. COORDENADOR 14. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 05/05/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 46 MB, com duração de 51’,16”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 15. Coordenadora-Geral de Parcerias, Prospecção e Empreendedorismo da Agência de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 05/08/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 63, 7 MB, com duração de 1,08’,19”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. 341 COORDENADOR 16. Coordenador do curso de graduação em Ciência da Computação da unidade Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro: depoimento. [em 17/08/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 40 MB, com duração de 36’, 27”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 17. Coordenador do Curso Técnico em Informática do Campus Quissamã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense: depoimento. [em 16/09/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 26, 8 MB, com duração de 28’,59”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 18. Coordenador do Curso Técnico em Administração do Campus Santo Antônio de Pádua do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense: depoimento. [em 21/09/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 31, 9 MB, com duração de 35’,10”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 19. Coordenador do Curso Técnico em Administração do Campus Itaperuna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense: depoimento. [em 02/10/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 32,7 MB, com duração de 37’,15”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. COORDENADOR 20. Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Quissamã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense: depoimento. [em 10/09/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 40, 1 MB, com duração de 42’,59”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. 342 IFF, Instituto Federal Fluminense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Campus Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro: IFF, 2009. IFF, Instituto Federal Fluminense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Campus Macaé. Rio de Janeiro: IFF, 2015. IFF, Instituto Federal Fluminense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática do Campus Itaperuna. Campus Itaperuna, Rio de Janeiro: IFF, 2017. IFF, Instituto Federal Fluminense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio - Campus Quissamã. Campus Quissamã, Rio de Janeiro: IFF, 2019a. IFF, Instituto Federal Fluminense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática do Campus Quissamã. Campus Quissamã, Rio de Janeiro: IFF, 2019b. IFF, Instituto Federal Fluminense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio - Campus Itaperuna. Campus Itaperuna, Rio de Janeiro: IFF, 2019c. IFF, Instituto Federal Fluminense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Santo Antônio de Pádua. Campus Santo Antônio de Pádua. Rio de Janeiro: IFF, 2019d. IFF, Instituto Federal Fluminense. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente. Campus Quissamã. Rio de Janeiro: IFF, 2019e. IFF, Instituto Federal Fluminense. Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática do Campus Bom Jesus de Itabapoana. Campus Bom Jesus de Itabapoana. Rio de Janeiro: IFF, 2021. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos. Projeto Pedagógico Campus Rio de Janeiro. Campus Rio de Janeiro (Maracanã). Rio de Janeiro: IFRJ, 2002. 343 IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Matriz Curricular do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio- 2015. Campus São Gonçalo. Rio de Janeiro: IFRJ, 2015. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. Projeto Pedagógico Campus Engenheiro Paulo de Frontin. Campus Engenheiro Paulo de Frontin. Rio de Janeiro: IFRJ, 2016. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Matriz Curricular do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Campus Pinheiral. Rio de Janeiro: IFRJ, 2017a. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Plano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Campus São Gonçalo. Rio de Janeiro: IFRJ, 2017b. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Projeto do Curso Técnico Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio em Segurança do Trabalho Integrado. Campus Duque de Caxias e Resende. Rio de Janeiro: IFRJ, 2017c. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Projeto Pedagógico. Campus Rio de Janeiro (Maracanã). Rio de Janeiro: IFRJ, 2018a. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. Projeto Pedagógico. Campus Nilópolis. Rio de Janeiro: IFRJ, 2018b. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Plano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio IFRJ – Niterói. Campus Niterói. Rio de Janeiro: IFRJ, 2018d. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Plano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio IFRJ – Niterói. Campus Niterói. Rio de Janeiro: IFRJ, 2018e. 344 IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Plano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio IFRJ – Arraial do Cabo. Campus Arraial do Cabo. Rio de Janeiro: IFRJ, 2019a. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Projeto Pedagógico. Campus Arraial do Cabo. Rio de Janeiro: IFRJ, 2019b. IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Plano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Integrado ao Ensino Médio. Campus São Gonçalo. Rio de Janeiro: IFRJ, 2021. IFRJ, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Plano de desenvolvimento institucional PDI: 2014-2018/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IFRJ, 2015a. IFRJ, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Projeto Pedagógico Institucional: PPI/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IFRJ, 2015b. PROFESSOR 1. Professor da disciplina Empreendedorismo do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 10/04/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 13, 2, com duração de 14’,11”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. PROFESSOR 2. Professora da Disciplina de Empreendedorismo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial do Campus Nilópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 14/05/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, DE 31,6 MB, com duração de 33’,56”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. 345 PROFESSOR 3. Professora da Disciplina de Empreendedorismo do Curso Técnico em Informática do Campus Pinheiral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 08/07/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 16,3 MB, com duração de 17’,31”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. PROFESSOR 4. Professor da Disciplina de Empreendedorismo do Curso Técnico em Informática do Campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro: depoimento. [em 30/08/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 27,8 MB, com duração de 29’,52”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. PROFESSOR 5. Professor da Disciplina de Empreendedorismo do Curso Técnico em Informática do Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 09/08/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, DE 29,5 MB, com duração de 31’,41”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. PROFESSOR 6. Professora da disciplina Empreendedorismo e Meio Ambiente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Rio de Janeiro (Maracanã) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 05/04/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 20,2MB, com duração de 21’,42”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. PROFESSOR 7. Professor da Disciplina de Empreendedorismo do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Resende do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 346 30/08/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 34,1 MB, com duração de 59’,49”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. PROFESSOR 8. Professora da Disciplina de Empreendedorismo do Curso Técnico em Informática do Campus Niterói do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 29/06/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 26,7 MB, com duração de 28’,39”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. PROFESSOR 10. Professora da Disciplina de Empreendedorismo do Curso Superior de Tecnologia em Rede de Computadores do Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: depoimento. [em 03/05/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 54,8 MB, com duração de 58’,42”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. PROFESSOR 11. Professor do Curso Técnico em Informática do Campus Nova Friburgo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro: depoimento. [em 16/08/2021]. Entrevistadora: Paula de Macêdo Santos. Nova Iguaçu, 2021. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 29,7 MB, com duração de 41’,00”. Entrevista concedida para o Projeto de Tese “Empreendedorismo como conteúdo curricular da educação profissional e tecnológica”. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
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