Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22703Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Ribeiro, Sandro Jorge Tavares | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-24T15:51:06Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-24T15:51:06Z | - |
| dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
| dc.identifier.citation | RIBEIRO, Sandro Jorge Tavares. Formação de professores formadores: uma ciberpesquisa-formação na Jornada da Educação Online durante a pandemia da COVID-19. 2023. 209 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22703 | - |
| dc.description.abstract | Apresentamos a pesquisa intitulada Formação de professores formadores: uma ciberpesquisa-formação na Jornada da Educação Online durante a pandemia da COVID-19, que buscou compreender, em contexto de ciberpesquisa-formação e da pandemia do novo coronavírus, que etnométodos emergiriam, a partir de experiências formacionais com a educação online na formação de professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Discutimos sobre a formação de professores formadores a partir de uma bricolagem entre o repertório teórico-metodológico de ciberpesquisa-formação, a etnometodologia e a abordagem multirreferencial na concepção do dispositivo Jornada da Educação Online como proposta de prática pedagógica na cibercultura. O campo da pesquisa foi o cotidiano da formação interna dos professores formadores e essa opção se apresentou pela perspectiva de investigar como se deu a formação de professores formadores na cibercultura em tempos de pandemia do novo coronavírus, com severa restrição de encontros físicos de corpos e exclusivamente com/no digital em rede. Como achados apresentamos a abordagem ciberformacional e, apesar da abrupta restrição de encontros presenciais, dos desdobramentos causados para a saúde mental da maioria dos profissionais da educação, por conta das milhares de perdas de vidas brasileiras pela total inépcia intencional do governo federal, além das dificuldades de acesso a equipamentos eletrônicos de qualidade conectados a uma rede de internet de alta velocidade, nós e os professores formadores da SEEDUC RJ cocriamos etnométodos, como por exemplo a Gallery Walk Online e a batalha dos memes, como forma de garantir que nos formássemos enquanto formávamos uns aos outros e os(as) docentes da rede estadual de educação pública do Estado do Rio de. Concluímos que a formação de professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro alcançou uma profusão de etnométodos cocriando saberes técnicos, metodológicos e científicos que estruturaram a partilha de fazeres formacionais entre os professores formadores, esse formador pesquisador e os profissionais da docência de toda a rede estadual de educação do Estado do Rio de Janeiro. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Ciberpesquisa-formação | pt_BR |
| dc.subject | Abordagem ciberformacional | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores formadores | pt_BR |
| dc.subject | Research-training in cyberculture | pt_BR |
| dc.subject | Cyberformational approach | pt_BR |
| dc.subject | Training of trainers | pt_BR |
| dc.title | Formação de professores formadores: uma ciberpesquisa-formação na Jornada da Educação Online durante a pandemia da COVID-19 | pt_BR |
| dc.title.alternative | Training of teacher trainers: a cyberresearch-training in the Journey of Online Education during the COVID-19 pandemic | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | We present the research entitled Training of teacher trainers: a cyberresearch-training in the Journey of Online Education during the COVID-19 pandemic, which sought to understand, in the context of cyberresearch-training and the new coronavirus pandemic, which ethnomethods would emerge, from training experiences with online education in the training of teacher trainers at the State Department of Education of the State of Rio de Janeiro. We discuss the training of teacher trainers based on a bricolage between the theoretical- methodological repertoire of cyberresearch-training, ethnomethodology and the multi- referential approach in the conception of the Online Education Journey device as a proposal for pedagogical practice in cyberculture. The field of research was the daily internal training of teacher trainers and this option was presented from the perspective of investigating how teacher trainers were trained in cyberculture in times of the new coronavirus pandemic, with severe restrictions on physical encounters between bodies and exclusively with/in networked digital. As findings, we present the cyber-training approach and, despite the abrupt restriction of face-to-face meetings, the consequences caused to the mental health of the majority of education professionals, due to the thousands of Brazilian lives lost due to the total intentional ineptitude of the federal government, despite the difficulties access to quality electronic equipment connected to a high-speed internet network, the SEEDUC RJ teacher trainers co-created ethnomethods, such as Gallery Walk Online and the battle of memes, as a way of ensuring that they graduated while training teachers at the state public education network in the State of Rio de Janeiro during the acute phase of the new coronavirus pandemic. We conclude that the training of teacher trainers at the State Department of Education of the State of Rio de Janeiro achieved a profusion of ethnomethods, co-creating technical, methodological and scientific knowledge that structured the sharing of training activities between teacher trainers and teaching professionals from the entire network state education system in the State of Rio de Janeiro. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Edméa Oliveira dos | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-4978-9818 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4023554724278836 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, Edméa Oliveira dos | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4978-9818 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4023554724278836 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Ana Cristina Souza dos | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-6617-7720 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4663575610102204 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Soares, Ana Maria Dantas | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-2991-7106 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Sales, Kathia Marise Borges | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0705244514361150 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Santos, Rosemary dos | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/9464170521679409 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-8313-9985 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4857940586194657 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | A MULTIRREFERENCIALIDADE no campo da pesquisa e da formação. Produção: Núcleo de formação, Avaliação, Gestão e Currículo - NUFAGEC. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://youtu.be/6Icb4jDgBcE. Acesso em: 3 maio 2021. ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural (Feminismos Plurais). [S. l.]: Pólen, 2019. 162 p. ISBN 978-85-98349-74-9. ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: Oliveira, Inês. B.; Alves, Nilda (Orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. Petrópolis: DP et Alii, 2008, p. 15-38. ___; Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. ____. Currículos em ‘espaçostempos’ não escolares isso existe? – redes educativas como o outro em currículo. In: SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; FAVACHO, André Márcio Picanço. Políticas e práticas curriculares: desafios contemporâneos. Curitiba. PR: CRV, 2012. AMARAL, Adriana. Etnografia e pesquisa em cibercultura: limites e insuficiências metodológicas. Revista USP, [s.l.], n. 86, p.122-135, 1 ago. 2010, [s.l.], n. 86, p.122-135, 1. Universidade de São Paulo. Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i86p122- 135. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ revusp/article/view/13818. Acesso em: 12 jul. 2021. ANDRÉ Lemos discute internet, cibercultura e sociabilidade. Gravação de CONECTA. Youtube: TV UFBA, 2015. Disponível em: https://youtu.be/D4x5tIiWGpA. Acesso em: 16 out. 2020. ARDOINO, Jacques. Pensar a multirreferencialidade. Jacques Ardoino & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, p. 87-100, 2012. ____. Abordagem Multirreferencial (Plural) das Situações Educativas e Formativas. In: BARBOSA, Joaquim. (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação (pp. 24-41). São Carlos: Editora da UFSCar. 1998. ____. Para uma pedagogia socialista. Plano editora. 2003. ARDOINO, Jacques, BARBIER, René, GIUST-DESPRAIRIES, F., Entrevista com Cornelius Castoriadis. In: BARBOSA, J.G., (coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: Editora da UFSCar, p. 50-72, 1998. ATOS de Currículo, formação e experiência na educação com o Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo (UFBA). Direção: ECult Educação e Culturas Digitais. 198 Produção: CANAL - ECult Educação e Culturas Digitais. Youtube: CANAL - ECult Educação e Culturas Digitais, 2021. Disponível em: https://youtu.be/XkL- OANxHkg. Acesso em: 22 set. 2021. BAIRROS, Luiza. Nossos feminismos revisitados. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 458-463, 11 fev. 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16462. Acesso em: 9 ago. 2023. BARBIER, René. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ____. A escuta sensível na abordagem transversal. Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: Editora da UFSCar, p. 168-199, 1998. BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Uma escola Multirreferencial: A difícil arte de se autorizar, o pensamento plural de Jacques Ardoino e a Educação. Jacques Ardoino e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. ____. A Multirreferencialidade no campo da pesquisa e da formação. Matemática de primeira, 17 nov. 2020. Disponível em <https://youtu.be/6Icb4jDgBcE>. Acesso em: 14 fev. 2021. ____. Multirreferencialidade e produção do conhecimento: diferentes histórias de aprendizagens. Revista Educação em Questão, v. 32, n. 18, 2008. ____. (org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EDUFScar, 1998. BARBOSA, Joaquim Gonçalves; MACEDO, Roberto Sidnei; BORBA, Sérgio. Jacques Ardoino & a educação. Autêntica, 2012. BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Tradução de Carlos Alberto Medeiros Rio de Janeiro: Zahar, 2013. BERGER, Guy. A multirreferencialidade na Universidade de Paris Vincennes à Saint Denis: o pensamento e a práxis de Jacques Ardoino. MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Pesquisa-formação multirreferencial e com os cotidianos na cibercultura: tecendo a metodologia com um rigor outro. Gonçalves, 2012. BORBA, Sérgio. Jaques Ardoino: espaços de formação, implicação e multirreferência. Jaques Ardoino & e Educação. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, p. 81-86, 2012. BRUNO, Adriana R. Mediação partilhada e interação digital: tecendo a transformação do educador em ambientes de aprendizagem online, pela linguagem emocional. In: MORAES, M. C.; PESCE, L.; BRUNO, A. R. (Org.). Pesquisando fundamentos para novas práticas na educação online. São Paulo: RG Editores, 2008, v. 1, p. 77-95. 199 CANDAU, Vera M. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico- metodológicos. 2009. Educação e Sociedade. Campinas, jan./mar. 2012, v.33, no118. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302012000100015. Acesso em: 10 jan. 2020. CARRERA, Fernanda. A raça e o gênero da estética e dos afetos: algoritmização do racismo e do sexismo em bancos contemporâneos de imagens digitais. Matrizes, Rio de Janeiro, v. 14(2). Maio/ago 2020, 217-240. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/167187. Acesso em: 15. jul. 2022. CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves 16 a Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Psic, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 29-38, jun. 2006. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676- 7314200600100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 15 fev. 2021. COULON, Alan. Etnometodologia. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1995. COX, Michael; ELLSWORTH, David. Application-controlled demand paging for out- of-core visualization. In: Proceedings. Visualization'97 (Cat. No. 97CB36155). IEEE, 1997. p. 235-244. DA SILVA, A. P.; PRADO, R. de C.; PASQUALINI, E. Ambientes híbridos de aprendizagem: entre a educação presencial e a educação a distância. EM REDE Revista de Educação a Distância, v. 6, n. 2, 2019. DELEUZE, Gilles. Conversações. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2010. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Rio de Janeiro: 34, 1995, v. 1. EDUCAÇÃO VIGIADA. Observatório da Educação Vigiada, 2021. Disponível em: <https://educacaovigiada.org.br>. Acesso em: 26 de jun. de 2023. ENELUD 2021 - Mesa Redonda 5. Produção: Gepel Bahia. Youtube: [s. n.], 2021. Disponível em: https://youtu.be/m2nxSPQMeYw. <Acesso em: 17 set. 2021>. ENSINO Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. São Paulo, 15 maio 2013. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp- content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf. <Acesso em: 13 set. 2021>. 200 ESTADO DO RIO DE JANEIRO (ESTADO). Decreto no 46.966, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, e dá outras providências. Decreto No 46.966 de 11 de março de 2020, Rio de Janeiro, n. 047, p. 1, 2020. Disponível em: https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMTk%2C. <Acesso em: 13 set. 2020>. ESTADO DO RIO DE JANEIRO (ESTADO). SEEDUC. RESOLUÇÃO. RESOLUÇÃO SEEDUC No 5768 DE 07 DE AGOSTO DE 2019, RIO DE JANEIRO: DOERJ, p. 11, 7 ago. 2019. ESTEBAN, Maria Teresa. Mais uma vez e sempre: conversas com professoras. Momento: Diálogos em Educação, Rio Grande / RS, jan.- jun. 2016, v. 1, no. 25, p.51-74. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/viewFile/6109/3926. <Acesso em: 09 jul. 2021>. FAGUNDES, Norma Carapiá; BURNHAM, Teresinha Fróes. Transdisciplinaridade, multirreferencialidade e currículo. Revista da FACED, [S. l.], p. 39-55, 14 mar. 2001. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/1386/1/2013.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: O dicionário da língua portuguesa. 6 Curitiba: Editora Positivo Ltda, 2004, 895 p. FRANCEK Mark; What is Gallery Walk? Starting Point-Teaching Entry Level Geoscience, 2018; Disponível em: https://serc.carleton.edu/introgeo/gallerywalk/index.html - Acesso em 16/02/2021. FOSNOT, Catherine Twomey; DOLK, Maarten Ludovicus Antonius Marie. Young mathematicians at work: Constructing fractions, decimals, and percents. Portsmouth, NH: Heinemann, 2002. Disponível em: https://www.pdfdrive.com/young-mathematicians-at-work-constructing-fractions- decimals-and-percents-e184060409.html - Acesso em: 15/02/2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11a Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. ____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. ____. À Sombra desta Mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1989. FREIRE, Paulo et al. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991. FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo; OLIVEIRA, Walter Ferreira. Pedagogia da solidariedade. Editora Paz e Terra, 2021. 201 FRIAS FILHO, Otavio. O que é falso sobre fake news. Revista Usp 116, pp. 39- 44. 2018. GALEFFI, Dante Augusto. Prefácio. In: Roberto Sidnei Macedo. A pesquisa e o acontecimento: compreender situações, experiências e saberes acontecimentais. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 13-19. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GARFINKEL, Harold. Estudos de etnometodologia. Editora Vozes Limitada, 2018. GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Ginzburg, C. (Org.). Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução: Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 143-79. GNU.ORG. In: O que é o software livre? [S. l.], 28 jun. 2023. Disponível em: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html#History. Acesso em: 28 jun. 2023. GOFFMAN, Erving. On Face-Work: An Analysis of Ritual Elements in Social Interaction. Psychiatry, [S. l.], p. 213-231, 8 nov. 2016. DOI 10.1080/00332747.1955.11023008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/00332747.1955.11023008. Acesso em: 6 maio 2019. GONZÁLEZ REY. Epistemologia qualitativa y subjetividad. São Paulo: EDUC. 1997. GOVERNO FEDERAL. LEI no 13005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. LEI No 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014, DOU, 25 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 15 out. 2019. GRAVATÁ, André. O que a internet esconde de você. Em https://super.abril.com.br/tecnologia/o-que-a-internet-esconde-de-voce/. 2016. <Acessado em 02 jun. 2019>. HAUBEN, Ronda. Unix History. Disponível em: <http://www.unixsup.com/unixlinux/historiaunixin.html>. 2003. Acesso em 29 de junho de 2023. HINE. Cristine. Etnografía virtual. Trad. de Crtsuen P. Hormazabal para versão em espanhol. Barcelona: UOC. (Coleção Nuevas Tecnologías y Sociedad), 2004. INCLUSÃO digital e práticas educacionais na cibercultura. Gravação de Portal Educacional - SME Niterói. Youtube: [s. n.], 2021. Disponível em: https://youtu.be/8pQuxVBzhog. Acesso em: 5 jul. 2021. 202 JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago. 1975. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2004. JÚNIOR, Ícaro Ferraz Vidal. Por uma teoria ética da técnica: a vida algorítmica segundo Éric Sadin. Revista Eco Pós. Dossiê Tecnopolíticas e Vigilância, v. 18, n.2, Rio de Janeiro: UFRJ, p.254-260, 2015. KINCHELOE, J. L. Redefinindo e interpretando o objeto de estudo. In: KINCHELOE, J. L.; BERRY, K. S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007. KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen S. Pesquisa Em Educação: Conceituando a Bricolagem. 1. ed. [S. l.]: Penso, 2007. 208 p. ISBN 978-8536308944. LAPASSADE, Georges. Da multirreferencialidade como bricolagem. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998. LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Editora 34, 1994. LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002. ____. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: André Lemos; Paulo Cunha, (Orgs.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. ____. Cibercultura remix. In: Mostra Cinético digital: redes - criação e reconfiguração. São Paulo: Centro Itaú Cultural. 2005. Disponível em: www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020. ____; LÉVY, Pierre. O futuro da Internet: Em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999 (5aReimpressão, 2005). LIMEIRA, Viviane; ARAUJO, Allyson. A visibilidade e a mediação do lazer a partir do uso da hashtag #lazer em imagens no Instagram. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação e Educação: caminhos integrados para um mundo em transformação. São Paulo, 2016. Disponível em: http://portalintercom.org .br/anais/nacional2016/resumos/R11-0146-1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021. LIVE-LANÇAMENTO de livro do Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo. Youtube: TV WEB CEAP, 2020. Disponível em: https://youtu.be/t6a_9qPvjic. Acesso em: 17 set. 2020. 203 MACEDO Roberto Sidnei. A Pesquisa como heurística, ato de currículo e Formação Universitária. Campinas: Pontes Editores, 2020. ____. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. ____. Outras luzes: um rigor intercrítico para uma etnopesquisa política. In: MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.; PIMENTEL, Á. Um rigor outro: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador, BA: EDUFBA. 2009. ____. Etnopesquisa crítica e etnopesquisa-formação. Brasília: Liberlivro, 2010. ____. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000. ____. Atos de currículo e formação: o príncipe provocado. Revista Teias. Currículos: problematização em práticas e políticas. Rio de Janeiro: UERJ, jan./abr. 2012a, v. 13, no 27, p. 67-74. ____. Multirreferencialidade: o pensar de Jacques Ardoino em perspectiva e a problemática da formação. In: ___, Roberto S. C.; Barbosa, Joaquim G.; Borba, Sérgio. Jacques Ardoino & a educação (Orgs). Belo Horizonte: Autêntica (Coleção Pensadores @ Educação), 2012b. ____. A pesquisa e o acontecimento: compreender situações, experiências e saberes acontecimentais. Salvador: EDUFBA, 2016. ____. Implicação, autorização e standardização curricular: a formação de professores como re-existência. Revista e-Curriculum, [S.l.], v. 13, n. 4, p. 733 - 750, dez. 2015. ISSN 1809-3876. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/25261/18787>. Acesso em: 20 nov. 2019. ____. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. Curitiba, PR: CRV, 2015. ____. Atos de currículos: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares. Currículo sem fronteiras 13, no. 3 (2013): 427-435. MADDALENA, Tania Lúcia. Digital Storytelling: uma experiência de pesquisa- formação na cibercultura. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, 2018. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses. Acesso em 05 jun. 2021. MANSERA, Anderson. Os que são as filter bubbles e como elas afetam a sua vida online. Em: https://mobizoo.com.br/curiosidades/o-que-sao-as-filter-bubbles- e-como-elas-afetam-a-sua-vida- online/, 2015. Acessado em 02 set.2019>. MARTINS, João Batista. Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais. Revista Brasileira de Educação pág. 85-94, 2004. 204 MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. ____. Epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAN, D.F. (org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 274-279. NIKOLOV D, Oliveira DFM, Flammini A, Menczer F. Measuring online social bubbles. Peer J Computer Science 1:e38. Em: https://doi.org/10.7717/peerj-cs.38. 2015. <Acessado em 21 set.2019>. NÓVOA, António. Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em Educação, v. 2, n. 3, 2016. ____. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002. ____. Prefácio. In: JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA. 2002. O QUE é cibercultura? Produção: CANAL - Educarede. Youtube: [s. n.], 2010. Disponível em: https://youtu.be/hCFXsKeIs0w. Acesso em: 8 abr. 2019. O TERCEIRO Homem. Direção: Carol Reed. Produção: Alexander Corda. Roteiro: Graham Greene. Youtube: LONDON FILM PRODUCTIONS, 1949. Disponível em: https://youtu.be/ad1PXKaTb2w. Acesso em: 6 maio 2019. PAIS, José M. Vida cotidiana – enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003. PALERMO, Zulma. Arte y estética en la encrucijada decolonial. Buenos Aires: Del Signo, 2009. PALESTRA Etnometodologia e Comunicação - Rod Watson na PUC-Rio. Produção: GRID - Grupo de Pesquisa em Interações Digitais. Youtube: [s. n.], 2017. Disponível em: https://youtu.be/oldXp1pfq8Y. Acesso em: 6 maio 2019. PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988, p. 65-77. PRETTO, Nelson de L.; RICCIO, Nicia C. R. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar em Revista, maio 2010, [s.l.], n. 37, p.153-169. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602010000200010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 40602010000200010&lng = pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jul. 2021. PRIVACIDADE HACKEADA. Direção: Jehane Noujaim; Karim Amer. Produção: Geralyn Dreyfous, Judy Korin, Karim Amer, Pedro Kos. Estados Unidos da América. Netflix, 2019. 205 RECUERO, Raquel. Comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012. RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes. A sala de aula no contexto da cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo. Orientador: Edméa Oliveira dos Santos. 2015. 199 p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, [S. l.], 2015. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/2013_1-1113-DO.pdf. Acesso em: 13 maio 2019. RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação multirreferencial e com os cotidianos na cibercultura: tecendo a metodologia com um rigor outro. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, p. 295-310, 2016. RIBEIRO, Sandro Jorge Tavares; SANTOS, Edméa. Gallery Walk Online na formação de professores formadores: uma experiência de escolarização aberta durante a pandemia da covid-19. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 23, n. 77, p. 809–827, 2023. DOI: 10.7213/1981-416X.23.077.DS10. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30069. Acesso em: 3 jul. 2023. RIBEIRO, Sandro Jorge Tavares; DOS SANTOS, Edméa Oliveira. DEMOCRACIA CRACKEADA: A CIBERCULTURA E A MANIPULAÇÃO ALGORÍTMICA PERSUASIVA. EDUCIBER, p. 101, 2018. Disponível em: https://editoratiradentes.com.br/e-book/educiber2.pdf#page=101. Acesso em: 03 jul. 2023. RIFIOTIS, Theophilos. Etnografia no ciberespaço como “repovoamento” e explicação. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2016, [s.l.], v. 31, no 90, p. 85- 99. ANPOCS. DOI: http://dx.doi.org/10.17666/319085-98/2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/ v31n90/0102-6909-rbcsoc-31-90-0085.pdf. Acesso em: 18 jul. 2021. SADIN, Éric. La Vie algorithmique: Critique de la raison numérique. Paris: L'Échappée, 2015. 288 p. ISBN 978-29158309-4-1. Disponível em: https://journals.openedition.org/lectures/17973. Acesso em: 3 jul. 2023. SALES, Kathia Marise Borges; ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de; SANTOS, Edméa Oliveira dos. VIVÊNCIA APRENDENTE NO ENSINO REMOTO: O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEU APRENDIZADO. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 31, p. 1-16, 29 jun. 2022. DOI https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13385. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/133 85. Acesso em: 9 jun. 2023. 206 SANTAELLA, Lúcia. A crítica das mídias na entrada do século 21. In: PRADO, J. L. A. (Org.) Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002, p. 44-56. ____. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010. ____. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Tempos e Espaços. UFES, 2014, n 14. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/download/3446/3010. Acesso em: 14 set.2020. ____. Lucia Santaella analisa as tecnologias e seus efeitos cognitivos. Revista Educação, [S. l.], n. 277, 5 jul. 2021. Comunicação, p. 35. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2021/07/05/lucia-santaella-tecnologias/. Acesso em: 12 jul. 2021. ____. A Pós-Verdade é Verdadeira ou Falsa? Editora estação das letras e cores, 2018. SANTOS, Ana Cristina Souza dos; SANTOS, Akiko; VASCONCELOS, Helena Corrêa de. Autonomia, liberdade, criatividade e transdisciplinaridade em uma escola pública. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 5, n. 10, p. 86-96, 10 dez. 2013. DOI https://doi.org/10.18316/1079. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/ 1079. Acesso em: 8 jul. 2023. SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência, 2. ed., São Paulo: Cortez, 2000. ______. Pela Mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. 4a ed. São Paulo: Cortez, 1997. SANTOS, Edméa. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. Salvador, Tese (doutorado em educação) Universidade Federal da Bahia, 2005, Disponível em: https://formacce.ufba.br/sites/formacce.ufba.br/files/tese_edmea_santos1_0.pdf. Acesso em: 20 de novembro 2019. ____. O ensino híbrido como “a bola da vez”: Vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia? Notícias, Revista Docência e Cibercultura, junho de 2021, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em: <https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1289>. Acesso em: 12 agosto. 2021. ____. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014. ____. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: Edufpi, 2019. 207 ____. A Cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos, In: FONTOURA, Helena Amaral as; SILVA, Marco (Orgs). Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias: desafios à Pós-Graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPED Nacional, 2011, p.75-98. Disponível em http://www.fe.ufrj.br/anpedinha2011/ebook1.pdf . <Acessado em 02 set. 2019>. ____. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. 2005. SANTOS, Edméa Oliveira dos; REIS, Leonardo Rangel dos. O caminhar na educação: narrativas de aprendizagens, pesquisa e formação. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2020. SANTOS, Rosemary. Formação de formadores e educação superior na cibercultura: itinerâncias de grupos de pesquisa no Facebook. Tese de Doutorado, 2015. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/2010_1-505- DO.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021. SANTOS JÚNIOR, Irapoan Bertholdo dos. Percepção de alunos e professores da Seeduc/RJ sobre o ensino on-line de caráter emergencial durante a pandemia. Revista Educação Pública, v. 20, no 30, 11 de agosto de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/30/percepcao-de-alunos-e- professores-da-seeducrj-sobre-o-ensino-ion-linei-de-carater-emergencial-durante- a-pandemia. Acesso em: 03 jul. 2023. SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Editora Companhia das Letras, 1995. SESSÃO Pública UPMS-ANPEd: Da pandemia à utopia. Produção: ANPEd Nacional. Gravação de ANPEd Nacional. Youtube: ANPEd Nacional, 2021. Disponível em: https://youtu.be/gLfvf1UVjRI. Acesso em: 18 out. 2021. SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 7a ed. – São Paulo: Loyola, 2014. ____. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Boletim Técnico do Senac, v. 27, n. 2, p. 42-49, 30 maio 2001. ____. Que é interatividade. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, maio/ago. 1998, v. 24, n. 2, p. 27-35. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci... 000142&pid... 73 30200700040000900022... Acesso em: 22 abr. 2021. ____. EDUCAR NA CIBERCULTURA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA EM CURSOS ONLINE. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, São Paulo, n. 03, p. 36-51, 3 jun. 2010. Disponível em: https://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/2010/edicao_3/3- educar_na_cibercultura- desafios_formacao_de_professores_para_docencia_em_cursos_online- marco_silva.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023. 208 SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software Livre e Inclusão Digital. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003. SIMÕES, Julio Assis; GIUMBELLI, Emerson (2010). “Cultura e Alteridade”. In: MORAES, Amaury Cesar de (Org.). Coleção Explorando o Ensino de Sociologia. Brasília: MEC, p. 187-208. SPOSITO, Marilia Pontes, BUENO, Belmira Oliveira e TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. Por uma sociologia dos etnométodos para compreender o mundo da educação: contribuições de Alain Coulon. Educação e Pesquisa [online]. 2017, v. 43, n. 4, pp. 1253-1268. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517- 97022017430400201>. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1517- 97022017430400201. Acesso em: 6 ago 2021. SOARES, Ana Maria Dantas; PIMENTEL, Samara dos Santos; ESTOLANO, Lilian Couto Cordeiro. TRAJETÓRIAS COMPARTILHADAS: pesquisando, dialogando e aprendendo com a educação ambiental. Revista de Políticas Públicas, [S. l.], p. 429-437, 14 ago. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3211/321131273046.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023. TECNOPOLÍTICA #114 - Ensino à distância é prática neoliberal? Direção: Sergio Amadeu. Gravação de Podcast Tecnopolítica. Youtube: Podcast Tecnopolítica, 2021. Disponível em: https://youtu.be/A9b6980Ainw. Acesso em: 25 set. 2021. THE LOGICAL Song. Produção: Supertramp, Peter Henderson. Intérprete: SuperTramp. Gravação de A&M. [S. l.: s. n.], 1979. Disponível em: https://youtu.be/cSFNBPlcx8c. Acesso em: 6 jul. 2020. VALE, Isabel; BARBOSA, Ana. O contributo da Gallery Walk para promover a comunicação matemática, Educação & Matemática, v. 149-150, p. 2-8, 2018. VASCONCELOS, Luiz Antônio Teixeira; BACIC, Nicolas Michel. Aspectos Estratégicos e de Custos Relacionados à Migração de Software Proprietário para Software Livre. In Anais do Congresso Brasileiro de Informática. 2004. VELOSO, Caetano Emmanuel Viana Teles. Oração ao tempo. Compositor: Caetano Emmanuel Viana Teles Veloso. Intérprete: Caetano Veloso. [S. l.]: PolyGram Studios, 1979. Cinema Transcedental. VEIGA-NETO, Alfredo. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. Sísifo, n. 7, p. 141-150/EN 137-146, 2016. VIEIRA, Carlos Eduardo. Cultura e formação humana no pensamento de Antonio Gramsci. Educação e Pesquisa, 1999, [s.l.], v. 25, no 1, p. 51-66. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97021999000100005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517- 97021999000100005&script=sci_abstract&tlng, =pt. Acesso em: 29 abr. 2021. 209 VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. WATSON, Rod; GASTALDO, Édison. Etnometodologia e Análise da Conversa. Petrópolis / Rio de Janeiro: Vozes / PUC-Rio, 2015. WEBER, Aline; SANTOS, Edméa; CRUZ, Mara Monteiro da. Letramentos e alfabetizações na cibercultura: crianças e jovens em rede, desafios para educação. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, ano 2014, v. 32, n. 62, p. 59-73, 1 jun. 2014. DOI https://doi.org/10.34112/2317-0972a2014v32n62p59-73. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/240/139. Acesso em: 16 jul. 2023. WEBER, Max. Ação social e relação social. FORACCHI, MM; MARTINS, JS Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, p. 139-144, 1977. WEBINAR - Currículos, Diferenças e Multirreferencialidade. Intérprete: Roberto Sidnei Macedo. [S. l.]: TV IFBA Lauro de Freitas, 2020. Disponível em: https://youtu.be/Z3NpIO4hcoA. Acesso em: 19 fev. 2021. ZANINI, Débora. Etnografia para mídias sociais. In: SILVA, Tarcízio; STABILE, Max. (Orgs.) Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2016, p. 161-278. Disponível em: https://www.ibpad.com.br/o-quefazemos/publicacoes/monitoramento-e-pesquisa- em-midias-sociais-metodologias-aplicacoese-inovacoes/#sumario. Acesso em: 29 abr. 2021. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Sandro Jorge Tavares Ribeiro.pdf | 10.08 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
