Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22718
Tipo do documento: Dissertação
Title: Desenvolvendo o pensamento geométrico espacial com auxílio do geogebra e de uma impressora 3d.
Other Titles: Developing spatial geometric thinking through geogebra and a 3d printer.
Authors: Dias, Adriano de Souza
Orientador(a): Santos, Douglas Monsôres de Melo
Primeiro membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de Melo
Segundo membro da banca: Barbosa, Aline Maurício
Terceiro membro da banca: Vaz, Rafael Filipe Novôa
Keywords: Geometria Espacial;Pensamento Geométrico Espacial;Teoria de Van Hiele;Geogebra;Solid Geometry;Spatial Geometric Thinking;Van Hiele Theory;3D Printer
Área(s) do CNPq: Matemática
Matemática
Idioma: por
Issue Date: 28-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: DIAS, Adriano de Souza. Desenvolvendo o Pensamento Geométrico Espacial através do GeoGebra e de uma Impressora 3D. 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2025.
Abstract: A presente dissertação buscou investigar os efeitos na aprendizagem de alunos do Ensino Médio relacionada a conteúdos de Geometria Espacial e com utilização de tecnologias digitais como o GeoGebra e impressoras 3D. Uma das motivações para esta pesquisa consistiu no fato da escola na qual o autor desta pesquisa atua como professor ter sido recentemente equipada com uma sala Maker, equipada com computadores e uma impressora 3D. Este é um fenômeno recente no estado do Rio de Janeiro, no qual muitas outras escolas públicas estaduais foram equipadas com estes recursos tecnológicos. A pesquisa buscou também investigar a relevância da Geometria para a formação dos estudantes de Ensino Médio, as dificuldades inerentes à sua aprendizagem e como ela se destaca em avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Através dos pressupostos da Teoria de Van Hiele, sobre a aprendizagem da Geometria, elaborou-se uma sequência didática que integra tanto o uso de materiais concretos como também, de tecnologias digitais, como o GeoGebra e impressoras 3D, estes últimos, realizados no ambiente da sala Maker da escola campo da pesquisa. A proposta buscou conectar a teoria à prática, procurando permitir que os alunos visualizassem e manipulassem sólidos geométricos, contribuindo assim para a melhoria do pensamento geométrico espacial. Os resultados indicaram avanços significativos em alguns estudantes, mas também revelaram que outros apresentaram dificuldades, sugerindo a necessidade de abordagens pedagógicas mais adaptativas e personalizadas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Abstract: This dissertation aimed to investigate the effects on the learning of high school students related to content in Solid Geometry and the use of digital technologies such as GeoGebra and 3D printers. One of the motivations for this research was the fact that the school where the author of this research teaches was recently equipped with a Maker space, furnished with computers and a 3D printer. This is a recent phenomenon in the state of Rio de Janeiro, where many other public state schools have been equipped with these technological resources. The research also sought to investigate the relevance of Geometry for the education of high school students, the inherent difficulties in learning it, and how it stands out in assessments such as the National High School Exam (ENEM). Through the assumptions of Van Hiele's Theory on Geometry learning, a didactic sequence was developed that integrates both the use of concrete materials and digital technologies, such as GeoGebra and 3D printers, the latter carried out in the Maker space of the research school. The proposal aimed to connect theory to practice, allowing students to visualize and manipulate geometric solids, thereby contributing to the improvement of spatial geometric thinking. The results indicated significant advances in some students but also revealed that others faced difficulties, suggesting the need for more adaptive and personalized pedagogical approaches. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22718
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANO DE SOUZA DIAS.pdf4.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.