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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22732Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Mattos, Danilo Rodrigues de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-28T17:26:50Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-28T17:26:50Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
| dc.identifier.citation | MATTOS, Danilo Rodrigues de. Aquaponia como ferramenta de educação ambiental na educação infantil e ensino fundamental. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22732 | - |
| dc.description.abstract | Pensar em aquaponia no contexto educacional como uma ferramenta para aplicação de temáticas transdisciplinar e transversal, nos permite implementar um conhecimento plural e diversificado, que valoriza o processo de ensino-aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. A aquaponia, que combina a criação de peixes (aquicultura) com o cultivo de plantas sem solo (hidroponia), é uma tecnologia sustentável que pode ser aplicada em contextos educacionais para promover uma série de objetivos pedagógicos. Este método educativo promove a compreensão de ciclos naturais e de nutrientes, a interdependência entre organismos, e estimula a consciência ambiental e o pensamento crítico. O objetivo geral foi contribuir para uma reflexão crítica e contextualizada, na Escola Pera Flor em Nova Iguaçu-RJ. Portanto o presente projeto foi realizado em duas etapas, sendo a primeira em 2023 com estudantes ensino fundamental II do nono ano. Por conseguinte, através do uso de um sistema aquapônico como gerador de educação ambiental na disciplina de ciências. Enquanto os objetivos específicos foram aplicar metodologias ativas promovendo a transversalidade, dialogando também com outras disciplinas na temática ambiental dentro do espaço escolar. O presente estudo foi uma pesquisa de caráter qualitativo com a aplicação de roda de conversa para coleta de dados na primeira etapa e na segunda etapa sendo utilizado como metodologia a observação participante combinando atividades extraclasses com metodologias ativas para essas coletas. Em conclusão, a aquaponia representa uma alternativa promissora como ferramenta de educação no ensino fundamental, na promoção e despertar cientifico dos discentes, e no fomento da Educação Ambiental em toda comunidade escolar, oferecendo uma solução inovadora para os desafios enfrentados pela educação. Com sua tecnologia de baixo custo, capacidade de conservar recursos naturais e reduzir impactos ambientais, a aquaponia tem o potencial de desempenhar um papel significativo na promoção da segurança alimentar, na proteção do meio ambiente e como ferramenta educacional. Contudo, para consolidar sua viabilidade e maximizar seus benefícios, é essencial continuarem as pesquisas e as inovações no campo da aquaponia, abordando as limitações identificadas e explorando novas possibilidades para a sua implementação e aprimoramento. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Tranversalidade | pt_BR |
| dc.subject | Sistema Aquapônico | pt_BR |
| dc.subject | Sustainability | pt_BR |
| dc.subject | Cross-cutting | pt_BR |
| dc.subject | Aquaponic System | pt_BR |
| dc.title | Aquaponia como ferramenta de educação ambiental na educação infantil e ensino fundamental. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Aquaponics as an environmental education tool in early childhood and elementary education. | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Thinking about aquaponics in the educational context as a tool for applying transdisciplinary and transversal themes allows us to implement plural and diversified knowledge, which values the teaching-learning process in different areas of knowledge. Aquaponics, which combines fish farming (aquaculture) with soilless plant cultivation (hydroponics), is a sustainable technology that can be applied in educational contexts to promote a series of pedagogical objectives. This educational method promotes the understanding of natural and nutrient cycles, the interdependence between organisms, and stimulates environmental awareness and critical thinking. The general objective was to contribute to a critical and contextualized reflection at the Pera Flor School in Nova Iguaçu-RJ. Therefore, this project was carried out in two stages, the first in 2023 with ninth-grade elementary school students. Therefore, through the use of an aquaponic system as a generator of environmental education in the science discipline. While the specific objectives were to apply active methodologies promoting transversality, also dialoguing with other disciplines on environmental issues within the school space. This study was a qualitative research study that used a conversation circle to collect data in the first stage and in the second stage, using participant observation as a methodology, combining extracurricular activities with active methodologies for these collections. In conclusion, aquaponics represents a promising alternative as an educational tool in elementary school, in promoting and awakening students' scientific knowledge, and in fostering Environmental Education throughout the school community, offering an innovative solution to the challenges faced by education. With its low-cost technology, ability to conserve natural resources and reduce environmental impacts, aquaponics has the potential to play a significant role in promoting food security, protecting the environment and as an educational tool. However, to consolidate its viability and maximize its benefits, it is essential to continue research and innovation in the field of aquaponics, addressing the limitations identified and exploring new possibilities for its implementation and improvement. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Breier, Tiago Böer | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8678-1175 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5752243514113137 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Breier, Tiago Böer | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8678-1175 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5752243514113137 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Ana Maria Dantas | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-2991-7106 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Santos, Emanuel Soares dos | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-4312-4850 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2527086150676612 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1759012456080044 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
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| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola | |
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