Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarboza, Ana Carolina do Carmo-
dc.date.accessioned2025-07-31T12:59:38Z-
dc.date.available2025-07-31T12:59:38Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.identifier.citationBARBOZA, Ana Carolina do Carmo. “Técnica é tudo que não é técnica: uma experiência poética na linguagem”. 2025. 62 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22736-
dc.description.abstract“Técnica é tudo que não é técnica”. A partir dessa resposta dada por Heidegger à pergunta “Que é técnica?”, dou início à reflexão desta tese. O absurdo da resposta lançou-nos ao abismo da pergunta: Que é ser? A pergunta orienta o caminho intencional e intuitivo do sujeito face às manifestações do objeto, o fenômeno da técnica. A sinergia sujeito-objeto-sujeito-mundo fez do texto um carrossel de perguntas a respeito de tudo aquilo que não é técnico, mas que nos constitui como gente, o epicentro das transformações socioculturais. Na busca de que é técnica para além da técnica, um enigma paira no ar: técnica, eu sei o que é, mas, quando me perguntam, já não sei mais se ela é isto ou aquilo, ou isto e aquilo. Na fissura da resposta, tudo começa a zoar de vez no escuro, restando apenas, no silêncio do isqueiro, a faísca da pergunta: Que é técnica?, Quem sou eu?, Que é ser?.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectSerpt_BR
dc.subjecttempopt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectlinguagempt_BR
dc.subjectTécnicapt_BR
dc.subjectbeingpt_BR
dc.subjecttimept_BR
dc.subjectThoughtpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjecttechniquept_BR
dc.titleTécnica é tudo que não é técnica: uma experiência poética na linguagempt_BR
dc.title.alternativeTechnique is everything that is not technique: a poetic experience in languageen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOther“Technique is everything that is not technique”. Based on this answer given by Heidegger to the question “What is technique?”, I begin the reflection of this thesis. The absurdity of the answer threw us into the abyss of the question: What is being? The question guides the intentional and intuitive path of the subject in the face of the manifestations of the object, the phenomenon of technique. The subject-object-subject-world synergy made the text a carousel of questions about everything that is not technical, but that constitutes us as people, the epicenter of sociocultural transformations. In the search for what is technique beyond technique, an enigma hangs in the air: technique, I know what it is, but when people ask me, I no longer know if it is this or that, or this and that. In the crack of the answer, everything starts to buzz once and for all in the dark, leaving only, in the silence of the lighter, the spark of the question: What is technique?, Who am I?, What is being?en
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Rosana Pinto Plasa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1647085847490117pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Pedro Paulo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4059934620802246pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Roberto de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1946023857786897pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, George William Bravo de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2725296352929618pt_BR
dc.contributor.referee5Passos, Mailsa Carla Pinto-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9865045321306211pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1657571850609853pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Carlos Drummond. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Cia Aguilar, 1973. ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Tradução de Cesar de Augusto de Almeida, Antônio Abranches e Helena Martins. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019. BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do Ato Responsável. Tradução de Cecília Maculan Adum, Marisol Barenco de Mello e Maria Letícia Miranda. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. BRECHT, Bertolt. Antologia poética. Rio de Janeito: Elo Editora, 1982. CAEIRO, Alberto. O guardador de rebanhos. Editora Globus, 2011. CAMÕES, Luis Vaz de. Os Lusíadas – texto Canto 1. Lisboa: Instituto Camões, 2000. FREIRE, P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011. GOETHE, Johann Wolfgang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução Nicolino Simone Neto. São Paulo: Editora 34, 2017. HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. HEIDEGGER, Martin. Sobre a essência da linguagem: a respeito do tratado de Herder “Sobre a origem da linguagem”. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015a. HÖLDERLING, Friedrich, apud HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. HUSSERL. Vida e obra. Col. Os pensadores. Tradução de Zeljko Loparic. São Paulo: Nova Cultural, 1985. 61 MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Editora Nova Fronteira, 1990. _________________. Janela mágica. São Paulo: Moderna, 1983. PESSOA, Fernando. Mensagem. Porto: Ideias de Ler, 2017. RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. Tradução de Paulo Ronái e Cecília Meireles. São Paulo: Globo, 2013. ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Editorial Companhia de Letras, 1995. SCHOPENHAUER, Arthur. Matafísica do belo. São Paulo: UNESP, 2003. SHAKESPEARE, William. Hamlet. São Paulo: Martin Claret, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CAROLINA DO CARMO BARBOZA.pdf1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.