Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22744Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Florenço, Kelly Xavier Madaleny | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-01T15:06:10Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-01T15:06:10Z | - |
| dc.date.issued | 2023-07-27 | - |
| dc.identifier.citation | MADALENY, Kelly Xavier. Orí Inú e o processo de individuação em Carl Gustav Jung: a vida sagrada de uma educação de terreiro ou de sala de aula. 2023. 128 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22744 | - |
| dc.description.abstract | Este tema de pesquisa, “Orí Inú e o Processo de Individuação em Carl Gustav Jung: A vida Sagrada de uma educação de Terreiro ou de Sala de Aula”, surge a partir da minha experiência enquanto docente atuando com a Lei 10.639/03 na educação básica, ensino fundamental I, na rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro e como candomblecista que vivencia o cotidiano do terreiro na condição de eterna aprendiz. O que pretendemos com este estudo é trazer as contribuições e saberes dos povos africanos, no que diz respeito à formação integral do Ser Humano, com o intuito de valorizar saberes da nossa ancestralidade negra africana. O cerne da questão que conduz a pesquisa é a indagação que surge, quando por experiência e observação das práticas escolares, percebe-se que há uma sobreposição de culturas e saberes, onde a cultura europeia ainda prevalece sobre as outras. Diante deste cenário de ausências e silenciamentos das culturas não brancas, este trabalho preza por trazer elementos para fomentar a reflexão sobre a formação integral do ser humano e sobre os saberes que a criança, nos primeiros anos de escolarização, tem contato durante a sua formação dentro da escola pública. Tais saberes e experiências vivenciadas pelos pequenos discentes serão partes constitutivas deste ser que está em formação, influenciando diretamente no modo pelo qual esta criança se vê, se coloca no mundo e ao mesmo tempo vê o outro. Neste contexto, as contribuições da diáspora africana no Brasil ganham foco na pesquisa e, para auxiliar os estudos, de forma interdisciplinar, a obra do médico psiquiatra e psicólogo suíço, Carl Gustav Jung (1875-1961), será o apoio central para estabelecermos um diálogo entre a saúde e a educação afro-brasileira que está presente de norte a sul do Brasil. Todavia, o presente estudo ficará circunscrito ao estado do Rio de Janeiro. Para a condução do diálogo, elegemos não só as práticas, as narrativas e as experiências docentes que atuam no ensino fundamental I em escolas públicas do RJ, bem como, as narrativas de líderes espirituais, dirigentes de terreiros que vivenciam a filosofia e os saberes dos povos iorubanos. No entanto, durante o percurso para a realização dessa pesquisa, Exu nos mostra outros caminhos que revelam o lugar que a educação para as relações étnicorraciais, ocupa nos cotidianos escolares. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | individuação | pt_BR |
| dc.subject | Orí | pt_BR |
| dc.subject | escola pública | pt_BR |
| dc.subject | iorubá | pt_BR |
| dc.subject | Law 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | Individuation | pt_BR |
| dc.subject | public school | pt_BR |
| dc.subject | Yoruba | pt_BR |
| dc.title | Orí Inú e o processo de individuação em Carl Gustav Jung: a vida sagrada de uma educação de terreiro ou de sala de aula | pt_BR |
| dc.title.alternative | Orí Inú and the individuation process in Carl Gustav Jung: the sacred life of a “terreiro” or classroom education | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This research topic, “Orí Inú and the Individuation Process in Carl Gustav Jung: The Sacred life of a Terreiro or Classroom education”, arises from my experience as a teacher working with Law 10.639/03 in education basic, elementary school I, in the municipal public network of the city of Rio de Janeiro and as a Candomblecista who experiences the daily life of the terreiro as an eternal apprentice. What we intend with this study is to bring the contributions and knowledge of African peoples, with regard to the integral formation of the Human Being, with the aim of valuing knowledge of our black African ancestry. The core of the question that drives the research is the question that arises, when through experience and observation of school practices, it is realized that there is an overlap of cultures and knowledge, where European culture still prevails over others. Faced with this scenario of absences and silencing of non-white cultures, this work aims to bring elements to encourage reflection on the integral formation of the human being and on the knowledge that children, in the first years of schooling, come into contact with during their training within of public school. Such knowledge and experiences lived by young students will be constitutive parts of this being that is in formation, directly influencing the way in which this child sees himself, places himself in the world and at the same time sees others. In this context, the contributions of the African diaspora in Brazil gain focus in research and, to assist studies, in an interdisciplinary way, the work of the Swiss psychiatrist and psychologist, Carl Gustav Jung (1875-1961), will be the central support for establishing a dialogue between health and Afro-Brazilian education that is present from north to south of Brazil. However, the present study will be limited to the state of Rio de Janeiro. To conduct the dialogue, we chose not only the practices, narratives and experiences of teachers who work in primary education in public schools in RJ, as well as the narratives of spiritual leaders, leaders of terreiros who experience the philosophy and knowledge of Yoruban peoples. However, during the course of carrying out this research, Exu shows us other paths that reveal the place that education for ethnic-racial relations occupies in everyday school life. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Nilton Sousa da | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2663-3995 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3803335892269540 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Nilton Sousa da | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-2663-3995 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3803335892269540 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Lira, Ronald Apolinario de | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-4625-049X | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4155530450084819 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Soares, Ana Maria Dantas | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-2991-7106 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Silva, Jefferson Olivatto da | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-6542-1461 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0088578024264046 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Nogueira, Sidnei Barreto | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/3608017696612568 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5298362122178981 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
| dc.relation.references | ADERONMU, Adekunle. Ifá: filosofia e ciência da vida. – São Paulo: Ed. Do autor. 2015. 160 p. ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural - São Paulo- Coleção Feminismos Plurais. Ed. Pólen, 2019. ASANTE, Molefi Kete. Os filósofos egípcios: vozes ancestrais africanas de Imhotep à Akhenaten - Tradução de: Akili Oji Amauzo Bakari. São Paulo. Ed. Ananse, 2022. BACHTOLD, Isabele Villwock; ROBRT, Rut Rosenthal. CAP. 7 – Etnografia como evidencia: contribuições e desafios do uso de estudos etnográficos para a análise de políticas públicas sociais brasileiras. POLÍTICAS PÚBLICAS E USOS DE EVIDÊNCIAS NO BRASIL: CONCEITOS, MÉTODOS, CONTEXTOS E PRÁTICAS. Organizadores (as) Natália Massaco Koga; Pedro Lucas de Moura Palotti; Janine Mello Maurício Mota Saboya Pinheiro. Ed. Ipea. Brasília – 2022. <https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/220412_lv_o_que_in forma_miolo_cap07.pdf> . Acesso em: 20/07/2023. BARROS, José D’Assunção. A construção da teoria nas ciências humanas/ Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. BARROS, José Flávio Pessoa de. Ewé òrisà: uso litúrgico dos vegetais nas casas de candomblé jêje-nagô/ José Flávio Pessoa de Barros e Eduardo Napoleão. – 8a Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil – 2020. BRASIL – Lei 12.796, de 04 de abril de 2013. p. 1 e 2. Art. 6o Emenda Constitucional Federal – Acesso em: 06/10/2021. <planalto.gov.br/ccivil_03>. BRASIL – Lei 11.645, de 10 de março de 2008. – Acesso em 20/12/22 <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. BRASIL – Lei 10.639, 09 de janeiro de 2003. – Acesso em 03/03/22 - < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. BENISTE, José. Òrun – àyé: o encontro de dois mundos: o sistema de relacionamento nagô-iorubá entre o céu e a Terra/ 13a Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019. CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. - 6a Ed. São Paulo: Contexto, 2012. CHAKANETSA, Kim. Africana: Tudo sobre um continente fascinante. Ed. Mostrada, 1a Ed. Campinas, SP. 2023. DOMINGOS, Luís Tomás. África e diásporas: Divergências, diálogos e convergências. – 1a Ed. – Curitiba: Appris, 2020. 109 FALOLA, Toyin. O poder das culturas africanas. Trad. Beatriz Silveira Castro Filgueiras. Petrópolis – RJ – Ed. Vozes – 2020. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. - Trad. Renato da Silveira – Salvador: EDUFBA, 2008. FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva (Coletivo Sycorax, trad.). São Paulo: Editora Elefante, 2017. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 8a Ed. – 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 25a Ed. – 1996. FUENTES, Lygia Aride. “Tornar-se o que se é no sentido da filosofia ubuntu africana e o sentido para a individuação na e da cultura brasileira” in A alma brasileira: luzes e sombra / Walter Boechat ( org.) / Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2014. ( Coleção Reflexões Junguianas) – p. 190-214. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. - São Paulo: Ed. Atlas, 2002 . GOMBERG, Estélio. Encontros terapêuticos no Terreiro de Candombl Ilê Ax Op Oxogum adê, Sergipe/Brasil. Salvador. Tese doutorado – Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. 2008 GOMES, Laurentino. Escravidão: da corrida do Ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de D. João ao Brasil, Vol 2/ 1a Ed. – Rio de Janeiro: Globo Livros, 2021. 512p. GOMES, Laurentino. Escravidão: da Independência do Brasil à Lei Áurea, Vol 3/ 1a Ed. – Rio de Janeiro: Globo Livros, 2022. GOMES, Nilma Lino. O movimento Negro Educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação / Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. HALL, Calvin S., 1909-1985. Introdução à psicologia junguiana/ Calvin S. Hall, Vernon J. Nordby; tradução de Heloysa de Lima Dantas. -1a edição – 11a reimpressão – São Paulo: Cultrix, 2014. JAGUN, Márcio de. Orí: A cabeça como divindade – 1a Ed. – Rio de Janeiro: Litteris, 2015. 248p. JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. 7a edição – Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1964. 110 JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo/ C. G. Jung. O.C. IX/1 . Tradução: Maria Luiza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva. – 11a. Ed. Petrópolis RJ: Ed. Vozes, 2014. 8a. Reimpressão, 2019. JUNG, Carl Gustav. Psicologia e alquimia / CG. Jung; - Petrópolis, RJ : Vozes, 1990. (Obras completas de CG. Jung; v. XII). JUNG, Carl Gustav. O eu e o Inconsciente / C. G. Jung. O.C. VII/2. 27 ed. – Petrópolis – Vozes, 2015. 7a reimpressão, 2020. JUNG, Carl Gustav. Espiritualidade e Transcendência / C. G. Jung; Seleção e edição de Brigitte Dorst; tradução da introdução de Nélio Schneider. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. JUNG, Carl Gustav. O desenvolvimento da personalidade/ Trad.: Frei Vademar do Amaral - 14a edição – Petrópolis. Vozes, 2013. JUNIOR, Mauro Angelo Soave, A árvore: Símbolo do desenvolvimento psicológico. 27/01/2020. Acesso em: 22/10/2021 IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. <https://www.ijep.com.br/artigos/show/a-arvore-simbolo-do-processo-de- desenvolvimento-psicologico>. LAWAL, Babatunde. – A arte pela vida. In: Periódico Afro-Ásia, Salvador ( 1983). N. 14, p. 41 a 59. DOI: 10.9771/aa.v0i14.20820. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/20820>. Acesso em: 1 nov. 2021. LIMA, Mônica. História da África. p.19-62 - Cadernos Penesb – Periódico do Programa de pós graduação sobre o Negro na sociedade brasileira. - Rio de JanTEIN eiro: Niterói – Ed. Alternativa/EdUFF/2013. LIMA, Ivan Costa. História da educação do negro (a) no Brasil: pedagogia interétnica de Salvador, uma ação de combate ao racismo – 1a Ed. – Curitiba: Appris, 2017. 159p. LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana/ 4a Ed. rev., atual., ampl., São Paulo – Selo Negro, 2011. LUDKE, Menga. ; ANDRÉ, E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. – São Paulo: EPU, 1986. MALOMALO, Bas’ilele. Filosofia do Ubuntu: valores civilizatórios das ações afirmativas para o desenvolvimento/ 1a Ed. – Curitiba, PR: CRV, 2014. 152p. MAURÍCIO, George. O candomblé bem explicado (Nações Bantu, Iorubá e Fon)/Odé Kileuy e Vera de Oxaguiã; Org. Marcelo Barros – Rio de Janeiro: Pallas, 2009. 368p. 111 MEC/SECAD. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de Cultura Afro-brsileira e Africana. / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília – 2013. 104p. MIGNOLO, Walter D. Desobediência Epistêmica: A opção descolonial e o significado de identidade em política. In: Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n° 34, p. 287-324, 2008. MUNANGA, Kabengele. Teoria social e relações raciais no Brasil contemporâneo. In: Cadernos PENESB – Periódico do Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira – FEUFF (n.12) – Rio de Janeiro/Niterói – Ed. Alternativa/ EdUFF/2013. P. 163-197. NASCIMENTO. Elisa Larkin. A matriz africana no mundo (Sankofa: Matrizes Africanas da cultura brasileira; 1) – I – Sankofa: Significados e intenções. - São Paulo – Selo Novo. 2008. NASCIMENTO. Abdias; NASCIMENTO, Elisa Larkin; NASCIMENTO. Valdecir. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. Ed. Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros, 2019. NOGUEIRA, Sidnei. – Intolerância religiosa / São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2020 – 160 p. – (Feminismos plurais/ coordenação de Djamila Ribeiro). OYEWÙMÍ, Oyèrónké. A Invenção das Mulheres: Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Tradução: wanderson flor do nascimento -1 ed. – Rio de Janeiro – Bazar do Tempo, 2021. POLI, Ivan. Antropologia dos Orixás: a civilização iorubá a partir de seus mitos, seus orikis e sua diáspora – 2a Ed. – Rio de Janeiro: Pallas, 2019. 256p. QUINTANA, Eduardo. ÈKÓOLÉ: No candomblé também se educa – Jundiaí – Paco editorial: 2016. 264p. RAMOS, Arthur. As culturas negras no Novo Mundo – 2a edição / 1946 – Companhia Editora Nacional. Vol. 249 / Biblioteca pedagógica brasileira. REDIKER, Marcus. O Navio Negreiro: uma história humana. Tradução: Luciano Vieira Machado – São Paulo: Companhia das Letras, 2011. RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas/ Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. 164 p. SANTOS, I. A. A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos. In: CAVALLEIRO, E. (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 97-113. 112 SARAIVA, Luis Augusto F. Ubuntu e a Metafísica Vodum: o pensar filosófico a toques de tambor de mina/ Belo Horizonte, MG: Letramento, 2020. SILVA, Alberto da Costa e. A manilha e o libambo: a África e a escravidão, de 1500 a 1700. – Rio de Janeiro. Ed. Nova Fronteira. 2002. SILVEIRA, Nise. Jung Vida e Obra. José Alvaro Editor – Paz e Terra/1975. 4a edição. STEIN, Murray. Jung e o Caminho da Individuação: uma introdução concisa. Trad. Euclides Luiz Calloni. – São Paulo: Cultrix, 2020. STEIN, Murray. Jung: O mapa da Alma: Uma introdução. Trad. Álvaro Cabral – 5 ed. São Paulo: Cultrix, 2006. UNESCO. História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África / editado por Joseph Ki -Zerbo. – 2.ed. rev. – Brasília: UNESCO, 2010. 992 p. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190249/PDF/190249por.pdf.multi> Acesso: 03/04/2022. VERGER, Pierre. Fluxo e Refluxo: Do tráfico de escravos entre o golfo do Benim e a Bahia de Todos-os-Santos, do Século XVII ao XIX/ trad. Tasso Gadzanis; 1a Ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2021. VALLADO, Armando. Iemanjá, a Grande Mãe Africana do Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Pallas, 2002. VANSINA, J. A Tradição Oral e sua Metodologia in História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África (p. 139 – 166) / editado por Joseph Ki -Zerbo. – 2.ed. rev. – Brasília : UNESCO, 2010. WILSON, Amos N. A falsificação da Consciência Africana: História eurocêntrica, psiquiatria e política da supremacia branca. Título original: The Falsification of Afrikan Consciouness: Eurocentric History, Psychiatry and the Politics of White Supremacy. Tradução: Kanda Ìmárale & Zaus Kush. Ed. Poder Africano. 3a tiragem. 2021-2022. WILSON, Amos N. Despertando o Gênio Natural da Criança Preta. Título original: Awakening the Natural Genius of Black Children. Tradução: Abibiman. Ed. Poder Afrikano. 3a Tiragem, 2022. WOODSON, Carter Godwin. A (des)educação do negro. Trad. Naia Veneranda. – São Paulo: Edipro, 2021. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Psicologia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Doutorado em Psicologia | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Kelly Xavier Madaleny Florenço.pdf | 3.1 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
