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dc.contributor.authorPortela, Beatriz Faustino da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-01T18:24:30Z-
dc.date.available2025-08-01T18:24:30Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationPORTELA, Beatriz Faustino da Silva. Osmar Fávero: contribuições para a educação brasileira e para formação de pesquisadores em Educação de Jovens e Adultos. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22750-
dc.description.abstractA história da educação no Brasil não seria a mesma sem mudanças que considerassem representações de diversas partes que a compõe e sem um esforço para renovações, atualizações e criações de políticas educacionais que levassem em conta os profissionais que atuam nas instituições educacionais. Um dos grandes nomes que participam dessa história e que, até hoje, levantam voz para um olhar diferenciado é do professor Osmar Fávero. Em sua trajetória, lutou e ainda luta arduamente para uma educação mais popular, social e democrática e para que seus vários níveis pudessem retroalimentar um sistema por meio de políticas pensadas para a educação. Esta dissertação, portanto, investiga as teses e dissertações orientadas pelo professor doutor Osmar Fávero, a partir do currículo Lattes do professor, a fim de trazer a discussão sobre as temáticas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da visão de seus orientandos que defenderam cursos de mestrado e doutorado, dos anos entre 1974 até o ano de 2018, o último registro encontrado na ocasião desta pesquisa. A partir de um olhar mais atento a trajetória do Professor Osmar Fávero até hoje atuando como professor orientador. Na tentativa de não só homenagear, mas não perder a história do pesquisador que esteve presente e protagonizando muitas passagens importantes da história da educação e a EJA no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectOsmar Fáveropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.titleOsmar Fávero: contribuições para a educação brasileira e para formação de pesquisadores em Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.title.alternativeOsmar Fávero: contributions to Brazilian education and training researchers in Youth and Adult Educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe history of education in Brazil would not be the same without changes that consider the representations of several parts that compose it and without an effort for renewals, updates, and the creation of educational policies that consider the professionals who work in educational institutions. One of the prominent figures who have been part of this history and who still advocate for different perspectives is Professor Osmar Fávero. Throughout his career, he has fought and continues to fight tirelessly for a more popular, social, and democratic education, aiming for different levels of education to mutually reinforce a system through thoughtfully develope educational policies. This dissertation, therefore, investigates the theses and dissertations supervised by Dr. Osmar Fávero, based on his Lattes curriculum, to bring forth a discussion on the themes of Youth and Adult Education (EJA, in Portuguese) from the perspective of his students who defended master's and doctoral degrees between 1974 and 2018, the last record found at the time of this research. Taking a closer look at Professor Osmar Fávero's trajectory as a current supervising professor, this attempt not only seeks to pay tribute but also to preserve the history of the researcher who has been present and played a significant role in the history of education and EJA in Brazil.en
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria Marques-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4763-3273pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837755740137182pt_BR
dc.contributor.referee3Paiva, Jane-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3501-8740pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3049044829510326pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9262691965910605pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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Acesso em: 15 de janeiro de 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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