Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTORRES, Amanda Alves Porfírio-
dc.date.accessioned2025-08-04T14:04:04Z-
dc.date.available2025-08-04T14:04:04Z-
dc.date.issued2025-04-26-
dc.identifier.citationTORRES, Amanda Alves Porfirio. Corpo si: estudo da arte de 2014 a 2023 no Brasil. 2025. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22755-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca investigar o conceito de corpo-si na abordagem ergológica, mapeando sua evolução e aplicação em produções acadêmicas nacionais entre 2014 e 2023. O corpo-si é compreendido como um elemento fundamental na relação entre trabalho e prolongamentos que ultrapassam a pessoa física e, integrando dimensões cognitivas, históricas e sociais. Essa perspectiva amplia a compreensão das dinâmicas laborais, valorizando a experiência dos trabalhadores e evitando reduções mecanicistas do trabalho humano. O estudo adota uma metodologia qualitativa, descritiva e teórica, baseada em uma Revisão Sistemática da Literatura. Para a análise dos dados foram utilizadas a ferramenta StArt e a Tabela de Análise de Textos Acadêmico-Científicos (TABDN), permitindo uma investigação aprofundada das dimensões epistemológica, teórica e analítico-conclusiva dos estudos selecionados. Os resultados da análise de sete artigos evidenciaram o corpo-si como um conceito central para a compreensão das transformações do mundo do trabalho e das estratégias desenvolvidas pelos indivíduos para lidar com suas exigências, enfatizando a necessidade de ampliar as investigações sobre o corpo-si e fortalecer grupos de pesquisa dedicados ao tema. Apesar da relevância desse conceito, verificou- se que há uma escassez de estudos práticos e teóricos no cenário nacional pesquisado, bem como um número reduzido de grupos de pesquisa registrados no Diretório Lattes focados nessa temática. Tal lacuna limita a consolidação do conhecimento e a implementação de práticas que integrem a perspectiva do corpo-si nos ambientes organizacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectergologiapt_BR
dc.subjectcorpo-sipt_BR
dc.subjectpsicologia organizacional e do trabalhopt_BR
dc.subjectergologypt_BR
dc.subjectbody-selfpt_BR
dc.subjectindustrial and organizational psychology.pt_BR
dc.titleCorpo-si: estado da arte de 2014 a 2023 no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeBody-self: study of art from 2014 to 2023 in Brazilen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research aims to investigate the concept of body-self within the ergological approach, mapping its evolution and application in national academic productions between 2014 and 2023. The body- self is a fundamental element in the relationship between work and its extensions beyond the physical person, integrating cognitive, historical, and social dimensions. This perspective broadens the understanding of labor dynamics, valuing workers' experiences and avoiding mechanistic reductions of human work. The study adopts a qualitative, descriptive, and theoretical methodology, based on a Systematic Literature Review. For data analysis, the Start tool and the Academic-Scientific Text Analysis Table (ASTAT) were used, allowing an in-depth investigation of the epistemological, theoretical, and analytical-conclusive dimensions of the selected studies. The results of the analysis of seven articles highlighted body-self as a central concept for understanding transformations in the world of work and the strategies developed by individuals to cope with its demands, emphasizing the need to expand research on body-self and strengthen research groups dedicated to this topic. Despite the relevance of this concept, it was found that there is a shortage of practical and theoretical studies in the national context searched, as well as a limited number of research groups registered in the Lattes Directory focused on this subject. This gap hinders the consolidation of knowledge and the implementation of practices that integrate the body-self perspective into organizational environments.en
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valéria Marques de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4821-123Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Novikoff, Cristina-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4882-2866pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7039307262566253pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Valéria Marques de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4821-123Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Nilton Sousa da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2663-3995pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3803335892269540pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Edneusa Lima-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6673-7684pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389494467342861pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8968955399414956pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesAAMODT, Michael G. Psicología industrial/organizacional: un enfoque aplicado. México: Cengage Learning Editores, 2010. ABRAHÃO, Júlia; SILVINO, Alexandre; SARMET, Mauricio; PINHO, Diana. Introdução à ergonomia: da prática à teoria. 1a ed. São Paulo: Editora Blucher, 2009. BOIN, Márcia Oki. As lideranças na organização empresarial contemporânea: uma abordagem da relação intersubjetiva entre o homem e a organização de trabalho. 2002. Dissertação - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Assis, Assis - São Paulo, 2002. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/bafec6d8-4afd-4a4e-9ca1- e6efa5971f08/content. Acesso em: 12 dez. 2024. CAMPOS, Keli Cristina de Lara; DUARTE, Camila; CEZAR, Érica de Oliveira; PEREIRA, Geruza Oliveira de Aquino Psicologia organizacional e do trabalho-retrato da produção científica na última década. Psicologia: ciência e profissão, v. 31, n. 4, p. 702-717, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/NKwfC9mJtLnYGZqc8wCF6mG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 dez. 2024. DIAS, Kelly Bossardi. Ergonomia no Brasil: Comparativo entre a anglo-saxônica e a francesa. Revista Científica Semana Acadêmica, v. 5, 2017. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_ergonomia_0.pdf. Acesso em: 14 dez. 2024. DUL, Jan; WEERDMEESTER, Bernanrd. Ergonomia Prática. 3a ed. São Paulo: Blucher, 2012. FERREIRA, Mário César. A ergonomia da atividade se interessa pela qualidade de vida no trabalho?: Reflexões empíricas e teóricas. Cadernos de psicologia social do trabalho, v. 11, n. 1, p. 83-99, 2008. FREIRE, Allan Arbeli; CARVALHO, Erick de Azevedo; SANTOS, Henrique Kiliotaitis dos; SILVA, Kawan Cardoso Oliveira; SOUZA, Maria Eduarda da Silva; JAMOLI, Mariana Alves Pereira. Ergonomia no trabalho. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Recursos Humanos). Orient. Prof Robson Stolfi. ETEC Professor Adhemar Batista Heméritas, São Paulo, 2024. Disponível em: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29852?locale=pt_BR. Acesso em: 15 dez. 2024. GOMES JÚNIOR, Admardo Bonifácio; SCHWARTZ, Yves. Psicologia, saúde e trabalho: da experiência aos conceitos. Psicologia em Estudo, v. 19, n. 2, p. 345–351, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/rXGNcbktG6NHmHrkkG75mDP/?lang=pt>.Acesso em: 10 abr. 2024. GUÉRIN, François; KERGUELEN, A.; LAVILLE, A.; DANIELLOU, F.; DURAFFOURG, J.; INGRATTA, Giliane, M. J.; MAFFEI, Marcos. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. tradução Giliane M. J. Ingratta, Marcos Maffei. São Paulo: Blucher: 72 Fundação Vanzolini, 2017. HOLZ, Edvalter Becker; BIANCO, Mônica de Fátima. Ergologia: uma abordagem possível para os estudos organizacionais sobre trabalho. Cadernos EBAPE. BR, v. 12, p. 494-512, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cebape/a/vf6KV9HSD3y4bmQyY6hVSvN/>. Acesso em: 14 dez. 2024. MARQUES, Gilmar do Santos; DA SILVA, Paula Coratini. Gestão estratégica de pessoas: ergologia e nudges como meios para desenvolver a gestão por competências. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, p. 88598-88618, 2021. Disponível em:<https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35739>. Acesso em: 14 dez. 2024. MENDES, Juliana Cristina de Lima. O saber investido no corpo-si: uma contribuição para a formação da enfermeira que atua em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Dissertação. Faculdade de Educação. Profa Orient. Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva. Linha de Pesquisa: Trabalho e Educação. Belo Horizonte: UFMG, 2023. Disponível em:<https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/60769>. Acesso em: 14 dez. 2024. MOTTA, Ana Raquel. Análise do discurso e Ergologia: o sujeito na atividade de trabalho. Programa de Pós-Graduação em Letras / Universidade Federal do Pará. Revista Moara, n.38, jul.- dez., Estudos Linguísticos, 2012. Disponível em:<https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/1271>. Acesso em: 14 dez. 2024. MOTTA, Ana Raquel. Muito além da Cigarra e da Formiga. Letras de Hoje, [S. l.], v. 49, n. 3, p. 290–296, 2014. DOI: 10.15448/1984-7726.2014.3.15864. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/15864. Acesso em: 02 mar. 2024. MUNIZ, Hélder Pordeus; BRITO, Jussara; SOUZA, Kátia Reis de; ATHAYDE, Milton; LACOMBLEZ, Marianne. Ivar Oddone e sua contribuição para o campo da Saúde do Trabalhador no Brasil. Revista brasileira de saúde ocupacional, v. 38, n. 128, p. 280-291, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbso/a/CDTqVWfM7xKVQpxNNv6c77w/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 dez. 2024. NOVIKOFF, Cristina. As Representações Sociais Acerca do Ensino Superior para professores de graduação na área da saúde. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em:< https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16296>. Acesso em: 09 dez. 2024. NOVIKOFF, Cristina. Metodologia da pesquisa científica. (Apostila de Metodologia da Pesquisa Científica – Biblioteca Nacional). Rio de Janeiro, 2007. NOVIKOFF, Cristina. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In: ROCHA, J. G.; NOVIKOFF, C. (org.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, 2010. NOVIKOFF, Cristina. Proposições científicas e éticas aplicadas em entrevista e questionário. Revista Valore, v. 5, 2020. 73 ODDONE, Ivar; RE, Andrea; BRIANTE, Giorgio. Experiência operária, consciência de classe e psicologia do trabalho. Série Conhecimento e Experiência do Trabalho). Belo Horizonte: Editora Fabrefactun, 2023. Disponível em: https://www.forumat.net.br/fat/sites/default/files/arq- paginas/Experiencia-operaria-Oddone_1.pdf. Acesso em: 03 abr. 2025. OLIVEIRA, S. S.; PORTELLA, S. Dimensão singular da atividade dos trabalhadores da saúde: revisitando o desastre da Região Serrana. Tempus – Actas de Saúde Coletiva, [S. l.], v. 13, n. 2, p. Pág. 77–90, 2019. DOI: 10.18569/tempus. v13i2.2674. Disponível em: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/2674. Acesso em: 12 abr. 2024. RAZZA, Bruno Montanari; CARMO, Cristina do Carmo; SILVA, Lucio José Carlos Plácido da; PASCHOARELLI, Luis Carlos. et al. Da organização científica à ergonomia: a contribuição de Frederick Winslow Taylor. SILVA, José Carlos Plácido da Silva; PASCHOARELLI, Luís Carlos. In: A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros. São Paulo: UNESP/Cultura Acadêmica, 2010, p. 37-48. Disponível em: https://books.scielo.org/id/b5b72/pdf/- 9788579831201-05.pdf. Acesso em: 11 dez. 2024. RIBEIRO, Júlio César. Ergonomia da Atividade aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho: lugar, importância e contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Revista brasileira de saúde ocupacional, v. 40, p. 18-29, 2015. SCHERER, Magda Duarte dos Anjos; PIRES, Denise Elvira; PRADO, Nília Maria de Brito Lima; MENEZES, Erica Lima Costa de. Contribuições da ergologia para a gestão do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, v. 20, 2021. Disponível em:<https://www.redalyc.org/journal/4067/406769893001/html/>. Acesso em: 11 dez. 2024. SCHWARTZ, Yves. A comunidade científica ampliada e o regime de produção de saberes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 7, p. 38-46, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9202. Acesso em: 12 dez. 2024. SCHWARTZ, Yves.; DURRIVE, Lus. Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010 (Original publicado em 2003). SZNELWAR, Laertes Idal. Alain Wisner. Onde se trata de ergonomia e pensamento sóbrio ou “trabalhar”. Para trabalhar, v. 15, n. 1, p. 55-70, 2006. Disponível em: https://shs.cairn.info/revue-travailler-2006-1-page-55?lang=fr. Acesso em: 03 abr. 2025. TONETTO, Aline Maria; AMAZARRAY, Mayte Raya; KOLLER, Sílvia Helena; GOMES, William Barbosa. Psicologia organizacional e do trabalho no Brasil: desenvolvimento científico contemporâneo. Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 2, p. 165-173, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/NCYvXk6K93pZ6ZmV9NJStcC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 dez. 2024. TRINQUET, Pierre. Ergologia: compreender a atividade humana para transformá-la. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2022. Disponível em: https://livrosabertos.fae.ufmg.br/wp- content/uploads/2022/05/TRINQUET-Ergologia-compreender-a-atividade-humana.pdf. Acesso em: 03 abr. 2025. 74 VALADÃO, Kleyton Teixeira; BIANCO, Mônica de Fátima. Análise ergológica da trajetória de vida de um sindicalista. Revista Eletrônica de Administração, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 462–495, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/105248. Acesso em: 10 abr. 2024. VARGAS, Rosana Souza de.; FREITAS, Ernani César de; AMARANTE, Priscila de Queiroz. As Dramáticas Do Uso Do Corpo-Si Docente Na Pandemia: Uma Investigação Ergológica. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 77, p. 149–175, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55545. Acesso em: 24 mar. 2024. VERARDI, Luciana Simor; FREITAS, Ernani Cesar de. A gestão do corpo-si na constituição do saber investido pelo profissional liberal da área de saúde: especificidades de um relato. Desenredo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 20, n. 01, p.194-215, 2024. Disponível em:<https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/15200>. Acesso em: 10 abr. 2024. VIEIRA, Marina Helena Pereira; MONTEDO, Uiara Bandineli. A ergonomia do Brasil: Análise das publicações brasileiras na última década indexadas na Web Of Science. Revista Ação Ergonômica, v. 18, n. 2, p. 1-39, 2024. Disponível em: http://www.abergo.periodikos.com.br/article/10.4322/rae.v18n2.e202402/pdf/abergo-18-2- e202402.pdf. Acesso em: 17 dez. 2024. VIEIRA, Rodrigo Moreira. As intervenções teórico-ideológicas da Psicologia Organizacional e do Trabalho nas relações de produção no século XX e início do XXI. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Marília, Marília - São Paulo, 2017. Disponível em:<https://repositorio.unesp.br/entities/publication/5d975573-8886-40ef-865a-018183936e8e>. Acesso em: 17 dez. 2024.pt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA ALVES PORFIRIO TORRES.pdf718.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.