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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22764Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Everton José Fonseca da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-04T17:57:08Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-04T17:57:08Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Everton José Fonseca. Concepções dos coordenadores pedagógicos sobre a educação física escolar em uma Coordenadoria Regional de Educação da cidade do Rio de Janeiro. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22764 | - |
| dc.description.abstract | As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas pelas disputas acerca de referenciais que nortearam a Educação Física na escola. A década de 1980 foi determinante para a Educação Física. A área vivia uma nova crise de identidade, recebia muitas críticas pelo modelo tecnicista e esportivista adotado pelo então regime cívico-militar que vigorou de 1964 a 1985. A fim de contribuir para o debate da legitimidade da disciplina, esta pesquisa visa explorar a concepção dos coordenadores pedagógicos sobre o componente Educação Física, em escolas do município do Rio de Janeiro. Assim, analisou-se os marcadores legais que sustentam a disciplina e os desafios enfrentados devido à vulnerabilidade social, curricular, estrutural e material da Educação Física no contexto escolar. O objetivo foi identificar as concepções dos coordenadores pedagógicos de escolas de uma Coordenadoria Regional de Educação do município do Rio de Janeiro, acerca da Educação Física escolar (EFE). A relevância dessa pesquisa incide primeiramente em documentar as percepções dos coordenadores sobre a Educação Física, nesse sentido, a pesquisa poderá colaborar com a discussão que embasa a formulação de políticas educacionais. A pesquisa proposta se desenvolveu pela abordagem quantitativa, de caráter descritivo exploratório. Recorreu-se a um questionário denominado “Concepções dos Coordenadores Pedagógicos sobre a Educação Física Escolar”, desenvolvido para produção dos dados de cunho quantitativo-descritivo. Tendo como referência os marcadores adotados, em relação à estrutura física e material disponível à EFE, observou-se que, o coletivo de coordenadores investigados apresenta percepções de moderada a alta em relação ao espaço físico e recursos materiais e financeiros disponibilizados nas escolas, contrariando a voz dos professores na recente literatura. Existiu uma distribuição equivalente entre coordenadores que consideram a carga horária da EFE suficiente entre outros que entendem a necessidade de ajustes. Os respondentes consideraram moderado a alto o seu conhecimento sobre os conteúdos da EFE, bem como capazes de integrar os conteúdos às práticas pedagógicas na escola. Os coordenadores pedagógicos acreditam que os objetivos da Educação Física na escola estão relacionados à promoção de saúde e descoberta de talentos esportivos; consideram importante a participação dos professores de Educação Física na rotina escolar, como conselhos de classe, reuniões de responsáveis e planejamentos. Acreditam que há a necessidade de um professor especialista para o desempenho docente da Educação Física. Os resultados desta pesquisa conferem a caracterização de uma realidade sob a perspectiva de um grupo profissional da escola, que não os docentes responsáveis pela Educação Física e, por isso, estas interpretações requerem o devido cuidado em face de contradições manifestas expressas em relação às condições disponíveis para a EFE, a crença de domínio curricular e possibilidades de integração pedagógica, e finalidades educativas da disciplina. Apesar das percepções otimistas/positivas dos Coordenadores Pedagógicos sobre a Educação Física, ainda persistem na prática da gestão pedagógica um lapso entre os resultados aqui observados e ações efetivamente observadas em nossa realidade profissional, inclusive relatadas em publicações que versam sobre a educação física escolar. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | concepções pessoais | pt_BR |
| dc.subject | educação física | pt_BR |
| dc.subject | coordenadores pedagógicos | pt_BR |
| dc.subject | conceptions | pt_BR |
| dc.subject | physical education | pt_BR |
| dc.subject | pedagogical coordinators | pt_BR |
| dc.title | Concepções dos coordenadores pedagógicos sobre a educação física escolar em uma Coordenadoria Regional de Educação da cidade do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.title.alternative | Conceptions of Pedagogical Coordinators on School Physical Education in a Regional Education Coordination of the City of Rio de Janeiro | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The 1980s and 1990s were marked by disputes over the references that guided Physical Education in schools. The 1980s were a landmark decade for Physical Education. The area was experiencing a new identity crisis and was heavily criticized for the technical and sports-oriented model adopted by the then civic-military regime that was in force from 1964 to 1985. In order to contribute to the debate on the legitimacy of the discipline, this research aims to explore the conception of pedagogical coordinators about the Physical Education component in schools in the city of Rio de Janeiro. Thus, we analyzed the legal markers that support the discipline and the challenges faced due to the social, curricular, structural and material vulnerability of Physical Education in the school context. The objective was to identify the conceptions of pedagogical coordinators of schools in a Regional Education Coordination Office in the city of Rio de Janeiro about Physical Education in schools. The relevance of this research lies primarily in documenting the perceptions of coordinators about physical education, in this sense, the research may contribute to the discussion that underpins the formulation of educational policies. The proposed research was developed using a quantitative approach, of an exploratory descriptive nature. A questionnaire called “Conceptions of Pedagogical Coordinators about Physical Education in Schools” was used to produce quantitative-descriptive data. Using the adopted markers, in relation to the physical structure and material available to EFE, it was observed that the group of coordinators investigated has moderate to high perceptions regarding the physical space and material and financial resources made available in schools, contradicting the voice of teachers in recent literature. There was an equal distribution between coordinators who consider the EFE workload sufficient and others who understand the need for adjustments. The respondents considered their knowledge of EFE content to be moderate to high, as well as capable of integrating the content into pedagogical practices in the school. The pedagogical coordinators believe that the objectives of physical education in schools are related to health promotion and the discovery of sports talents; they consider it important for physical education teachers to participate in school routines, such as class councils, meetings of those responsible for physical education, and planning. They believe that there is a need for a specialist teacher to ensure the performance of physical education teachers. The results of this research characterize a reality from the perspective of a professional group in the school, other than the teachers responsible for physical education. Therefore, these interpretations require due caution in view of the clear contradictions expressed in relation to the conditions available for physical education, the belief in curricular mastery and possibilities for pedagogical integration, and the educational purposes of the subject. Despite the optimistic/positive perceptions of the pedagogical coordinators about physical education, there is still a gap in the practice of pedagogical management between the results observed here and actions effectively observed in our professional reality, including those reported in publications that deal with physical education at schools. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, José Henrique dos | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2159-6611 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330684865751520 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos, José Henrique dos | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-2159-6611 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330684865751520 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pires, Valéria Nascimento Lebeis | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-9354-2543 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0935439503269817 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Vianna, Jose Antonio | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-3630-3321 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8688907789895910 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1505683059382104 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Educação Física | pt_BR |
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