Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22765
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMedeiros, Francicléia da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-04T18:12:44Z-
dc.date.available2025-08-04T18:12:44Z-
dc.date.issued2024-06-14-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Francicléia da Silva. Política de Assistência Estudantil no IFAM: Uma análise dos processos do Programa Socioassistencial Estudantil e uma proposta de plano de ação para o acompanhamento discente. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22765-
dc.description.abstractObjetivo: Essa dissertação apresenta como objetivo principal analisar os processos de gestão do Programa Socioassistencial da Assistência Estudantil e propor a implantação de diretrizes para o acompanhamento discente do IFAM Campus Presidente Figueiredo - CPRF, com o foco na melhoria da eficiência acadêmica. Metodologia: Como metodologia foi utilizada uma abordagemqualitativa de natureza aplicada, com enfoque na pesquisa exploratória, tendo como método de investigação o estudo de caso. Para a coleta de dados foi realizada entrevista em profundidade, os sujeitos entrevistados foram os discentes beneficiários do Programa Socioassistencial Estudantil dos ano letivo 2022 do IFAM Campus Presidente Figueiredo, e como instrumento de investigação aplicou-se questionário perguntas semiestruturados eletronicamente. Para a análise dos resultados utilizou- se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), visando conhecer a realidade dos sujeitos como contribuição do desenvolvimento eficiente dos mesmos, conjuntamente, com a técnica de ánalise temática, permitindo uma interpretação mais profunda do fenômeno em estudo. Diante deste estudo, dedicou-se em analisar os processos existentes, para modelar, por meio da linguagem BPMN (TO BE), referente à gestão da Assistência Estudantil, apresentando suas principais etapas e definindo diretrizes para o acompanhamento discente, a fim de contribuir com a melhoria da eficiência acadêmica. Limitações para aplicabilidade: Na aplicalidade, as limitações remetem a ausência de modelos de processos de negócios no IFAM Campus Presidente Figueiredo, bem como, poucas pesquisas aplicadas à gestão e estratégia na área educacional. Aplicabilidade do trabalho na organização estudada ou no setor econômico: Os resultados deste estudo impactam tanto no Campus Presidente Figueiredo do IFAM, quanto em outras unidades dos Campi do IFAM. Por meio de um relatório técnico conclusivo com diretrizes para o acompamento discente e modelagem de processos de negócios para melhorar a gestão estratégica da Assistência Estudantil, contribuindo com o fluxo de tratamento das demandas, para melhroia da eficiencia academica. Contribuições práticas para a sociedade: No âmbito prático, esta pesquisa oferece insights para o aprimoramento do plano estratégico do IFAM, promovendo uma abordagem mais eficiente no tratamento das demandas da Assistência Estudantil para melhor resultado da eficiência acadêmica. Contribuições teóricas para a sociedade: No âmbito teórico, fundamenta-se por enriquecer o entendimento da gestão estratégica a partir do conhecimento da pesquisa, sobre os fatores apresentados que inluenciam no rendimento escolar, e estratpegias de ações para melhoria acadêmica. Originalidade: A originalidade deste trabalho basea-se a partir da análise aprofundada adquirida, a proposição de novos procedimentos para gestão estratégica da Política de Assistência Estudantil por meio da construção do modelo de processo de negócio do setor de assistência estudantil atualizado (TO-BE).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectDiscentept_BR
dc.subjectDiretrizespt_BR
dc.subjectEficiência Acadêmicapt_BR
dc.subjectStudent Assistancept_BR
dc.subjectLaw Suitpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectGuidelinespt_BR
dc.subjectAcademic Efficiencypt_BR
dc.titlePolítica de Assistência Estudantil no IFAM: Uma análise dos processos do Programa Socioassistencial Estudantil e uma proposta de plano de ação para o acompanhamento discente.pt_BR
dc.title.alternativeStudent Assistance Policy at IFAM: An analysis of the processes of the Student Social Assistance Program and a proposal for an action plan for student monitoringen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherObjective: This dissertation's main objective is to analyze the management processes of the Student Assistance Social Assistance Program and propose the implementation of guidelines for student monitoring at IFAM Campus Presidente Figueiredo - CPRF, with a focus on im- proving academic efficiency. Methodology: As a methodology, a qualitative approach of an applied nature was used, focu- sing on exploratory research, using the case study as an investigation method. For data collec- tion, an in-depth interview was carried out, the subjects interviewed were the students who benefited from the Student Socioassistance Program for the 2022 academic year of the IFAM Campus Presidente Figueiredo, and as an investigation instrument an electronically semi-struc- tured questionnaire was applied. To analyze the results, the content analysis technique of Bardin (2011) was used. , aiming to understand the reality of the subjects as a contribution to their efficient development, together with the thematic analysis technique, allowing a deeper interpretation of the phenome- non. under study. In view of this study, we dedicated ourselves to analyzing the existing pro- cesses, to model, through the BPMN language (TO BE), regarding the management of Student Assistance, presenting its main stages and defining guidelines for student monitoring, in order to contribute to improving academic efficiency. Limitations for applicability: In terms of applicability, the limitations refer to the absence of business process models at IFAM Campus Presidente Figueiredo, as well as little research ap- plied to management and strategy in the educational area. Applicability of the work in the studied organization or in the economic sector: The results of this study impact both the Presidente Figueiredo Campus of IFAM and other units on the IFAM Campuses. Through a conclusive technical report with guidelines for student monitoring and modeling of business processes to improve the strategic management of Student Assistance, contributing to the flow of treatment of demands, to improve academic efficiency. Practical contributions to society: In practical terms, this research offers insights for improv- ing IFAM's strategic plan, promoting a more efficient approach in dealing with Student Assis- tance demands for better results in academic efficiency. Theoretical contributions to society: In the theoretical scope, it is based on enrich the under- standing of strategic management based on research knowledge, on the factors presented that influence school performance, and action strategies for academic improvement. Originality: The originality of this work is based on the in-depth analysis acquired, the propo- sition of new procedures for strategic management of the Student Assistance Policy through the construction of the updated student assistance sector business process model (TO-BE) . Keywords: Student Assistance; Law Suit; Student; Guidelines; Academic Efficiency.en
dc.contributor.advisor1França, Juliana Baptista dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341068095520817pt_BR
dc.contributor.referee1França, Juliana Baptista dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341068095520817pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Sandro Luis Freire de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0579936659778289pt_BR
dc.contributor.referee3Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6183736331352849pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4580-8268pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266517773123806pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
dc.relation.referencesABPMP. Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge (BPM CBOK V2.0). ALMEIDA, M. I. R. Manual de planejamento estratégico. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2010. ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. “Apontamentos sobre a Política de Educação no Brasil hoje e a inserção dos/as assistentes sociais”. In: CFESS. Subsídios para o debate sobre Serviço Social na Educação. Brasília: CFESS, 2011. ALPERSTEDT, G. D. et al. A CONTRIBUIÇÃO DA DESIGN RESEARCH PARA A PRODUÇÃO TECNOLÓGICA EM MESTRADOS E DOUTORADOS PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Alcance, v. 25, n. 2(Mai/Ago), p. 259, 5 out. 2018. AMARO, Sarita. Serviço Social em escolas: fundamentos, processos e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. BAILY, P. et al. Compras: Princípios e Administração. São Paulo: Atlas, 2000. BALDAM, R. DE L. et al. Gerenciamento de processos de negócios: BPM - Business Process Management. 2. ed. São Paulo: Érica, 2007. BALDAM, R. DE L.; VALLE, R. DE A. B. DO; ROZENFELD, H. Gerenciamento de processos de negócios - BPM: uma referência paraimplantação prática. Kindle ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. BAPTISTA. Myrian Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora; Lisboa: CPIHTS, 2000. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BASS, B. M. From transactional to transformational leadership: learning to share the vision. Organizational Dynamics, v. 18, n. 3, p. 19-31, 1990. BEHRING, E.R. Política social: fundamentos e história. 9.ed. – São Paulo: Cortez, 2011. INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS. Política de Assistência Estudantil do IFAM, 2011. BLEICHER, J; STANLEY, H. Digitization as a catalyst for business model innovation a three- step approach to facilitating economic success. Journal of Business Management, Riga, n. 12, p. 62–71, 2016. BRANCA, Carlos Pena. A avaliação em políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 108, v. 2, nov. 2012. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/index.php >. Acesso em 11/11/2022. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < 75 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm >. Acesso em 14/08/2022. BRASIL. Lei no 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 10 jan 2023. . As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p. 6–19, mar. 2000b. . Guia para o gerenciamento de processos de negócios: Corpo comum de conhecimento (BPM CBOK V3.0). 3. ed. Brasília: ABPMP Brasil, 2013. Constituição Federal de 1988. Decreto no 7234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Poder Executivo, Brasília, DF, 20 de julho de 2010. INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS. Política de Assistência Estudantil do IFAM, 2011. Criado pela PORTARIA No 1.000- GR/IFAM, de 07 de outubro de 2011. _______ INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. _______ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019- 2023). Brasília-DF: IFB, 2019. CARIDADE, A.; Práticas de Gestão Estratégica e Aderência ao Método Sigma: Um estudo de Caso no Setor de Celulose e Papel. São Paulo: USP, 2006. COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. DE P.; HOHENDORFF, J. VON (Eds.). . Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 191. CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa - Escolhendo entre Tecnologias Educacionais: Ensino e Aprendizagem em Diferentes Contextos 163 cinco abordagens. Trad. Sandra Mallmann da Rosa. Porto Alegre (RS): Penso, 2014. DAVENPORT, T. H. Reengenharia dos processos. Rio de Janeiro: Campos, 1994. DE SORDI, J. O. Gestão por processos: uma abordagem moderna da administração. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 76 DEMIRKAN, H., et al. Digital innovation and strategic transformation. IT Prof. 18 (6), 14–18, 2016. DIOGO, R. A.; et al. A Transformação Digital e a gestão do conhecimento: contribuições para a melhoria dos processos produtivos e organizacionais. P2P E INOVAÇÃO, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 154–175, 2019. DOI: 10.21721/p2p.2019v5n2.p154- 175. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4384. Acesso em: 22 set. 2022. FERNANDES, Aguinaldo Aragon; DINIZ, Jose Luis; DE BREU, Vladimir Ferraz. Governança Digital 4.0. Brasport, 2019. FERNEDA, Ariê Scherreier; DA SILVA CRISTÓVAM, José Sérgio. Metodologias ágeis para a transformação digital no Brasil: uma análise do scrum aplicado ao setor público. Direitos Democráticos & Estado Moderno, v. 3, n. 6, p. 84-101, 2022. FERREIRA, H.; CASSIOLATO, M.; GONZALEZ, R. Uma experiência de desenvolvimento metodológico para avaliação de programas: o modelo lógico do programa segundo tempo. Texto para discussão 1369. Brasília: IPEA, 2009. FIEL FILHO, A. Gestão dos Processos e a Eficiência na Gestão Pública. In: KANAANE, R.; FIEL FILHO, A.; FERREIRA, M. G. (Eds.). . Gestão pública: planejamento, processos, sistemas de informação e pessoas. São Paulo: Atlas, 2010. p. 127–157. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6° Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2008. GONÇALVES, J. E. L. Processo, que processo? Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 4, p. 8–19, 2000a. GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de administração de empresas, v. 40, p. 6-9, 2000. HARRINGTON, H. J. Aperfeiçoando processos empresarias. São Paulo: Makron Books, 1993. HARRINGTON, H. J.; ESSELING, E. K. C.; NINWEGEN, H. V. Business Process 90 Improvement: documentation, analysis, design and management of business improvement. New York: McGraw Hill, 1997. IAMAMOTO, M. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Editora Cortez, 2012. IFS. Manual de mapeamento de processos. Aracaju: Instituto Federal de Sergipe, 2018. 77 IRITANI, D. R. et al. Análise sobre os conceitos e práticas de Gestão por Processos: revisão sistemática e bibliometria. Gestão & Produção, v. 22, n. 1, p. 164–180, mar. 2015. JANNUZZI,P.M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fonte de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2001. JESTON, J.; NELIS, J. Business Process Management: practical guidelines to successful implementations. Oxford: Elsevier, 2008. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de Pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 1991. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003. MARIANO, Isadora Cidade; MULLER, Claudio Jose. Melhoria de Processos pelo BPM: Aplicação no Setor Público. UFRS, 2010. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MORAES, Gustavo Henrique et al. Plataforma Nilo Peçanha: guia de referência metodológica. Brasília, DF: Evobiz, 2018. MORETTIN, Luiz Gonzaga; BUSSAB, Wilton O. Estatística Básica. 6a ed. São Paulo: Saraiva, 2010. MOURA, Adriano Ferro. LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: Roda de conversa: Um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n1, p. 98- 106. 2014. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico. 30.ed. São Paulo: Atlas, 2012. OLIVEIRA, K. K S; SOUZA, R. A. C. Habilitadores da transformação digital em direção à Educação 4.0. Renote, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679- 1916.106012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106012. PACHECO, Eliezer Moreira. Bases para uma Política Nacional de EPT (2008). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/artigos> PAIM, R. et al. Gestão de Processos: Pensar, Agir e Aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009. PAVANI JÚNIOR, O.; SCUCUGLIA, R. Mapeamento e Gestão Por Processos - BPM. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011. PARMENTER, D. Key performance indicators: developing, implementing, and using winning KPIs. John Wiley & Sons. 2010. PAZ, Fabrício. Assistência, assistencialismo ou oportunismo estudantil? FONAPRACE - Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares, Minas Gerais: UFUMG, 2012, p.192-195. 78 PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. RAMOS, Karoll Haüssler Carneiro et al. Aplicação de BPM ágil na administração pública brasileira. Ciencias da Administraçao, v. 24, n. 64, p. 63-78, 2022. SANDFORT, J. R.; MOULTON, S. Effective Implementation in Practice: Integrating Public Policy & Management. San Francisco, CA.: Jossey-Bass, 2015. SCHALLMO, Daniel. WILLIAMS, Christopher A. BOARDMAN. Luke. Digital transformation of business models – Best practice, Enablers and Roadmap. International Journal of Innovation Management. Vol 21. N08. 2017. SENGE, P. M. (2013). A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Rio de Janeiro: Best Seller. SILVA, Ilma Aparecida Martins, et. al. Monitorias: atividade acadêmica que contribuiu para a permanência e êxito dos estudantes no IFTM Campus Ituiutaba : em Processos e Práticas de Ensino no IFTM: o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes. Uberaba – MG: IFTM, 2017. SILVEIRA, R.B. O programa permanência e êxito no Instituto Federal Farroupilha: trabalho pedagógico e fracasso escolar. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2017. SORDI, J. O. Gestão de Processos: uma abordagem da moderna administração. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. SOUSA, C. T. A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional. Emancipação, Ponta Grossa, v. 8, n 1, p. 119-132, 2008. TESTA, Mario. “Tendências em planificação”. In: RIVERA, F. Javier Uribe (org). Planejamento e programação em saúde: um enfoque estratégico. Trad. Elizabeth Artmann. São Paulo: Cortez, 1989. YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCICLÉIA DA SILVA MEDEIROS.pdf6.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.