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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22766Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Petrúcio Soubreira da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-04T18:40:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-04T18:40:48Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Petrúcio Soubreira da. O Trabalho Docente Durante a Pandemia: o ensino remoto de Sociologia nas escolas Estaduais do Município de Piraí. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22766 | - |
| dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado propõe uma análise teórica e crítica das condições de trabalho dos docentes de Sociologia durante a pandemia de COVID-19, com foco no contexto do ensino remoto nas escolas estaduais do Rio de Janeiro, particularmente no município de Piraí. O objetivo central é investigar se o trabalho docente se tornou ainda mais precário no período pandêmico de 2020 e 2021, considerando o impacto das políticas implementadas pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e as condições de trabalho nas escolas estaduais desse município. A pesquisa adota o método de análise histórico-crítica, com embasamento em referenciais marxistas, utilizando as contribuições de autores como Antunes (2018), Frigotto (2015) e Silva (2021), que discutem as transformações do trabalho na contemporaneidade. Esse referencial teórico permite avaliar se houve intensificação da exploração do trabalho docente e como as políticas educacionais e diretrizes da SEEDUC-RJ durante a pandemia podem ter contribuído para a precarização do trabalho docente. A análise foca, sobretudo, na adaptação ao ensino remoto e nas desigualdades ampliadas pelo contexto digital, explorando também as condições de saúde e adoecimento entre os professores durante esse período. A metodologia de pesquisa é qualitativa e envolve a aplicação de entrevistas semiestruturadas com docentes de Sociologia nas três escolas estaduais de Piraí: o Colégio Estadual Affonsina Mazillo Teixeira Campos (localizado no Centro), o Colégio Estadual Octávio Teixeira Campos (no distrito de Arrozal) e o Colégio Estadual Coronel Camisão (em Santanésia). Esses locais foram selecionados em razão de Piraí ser conhecida como “Cidade Digital”, devido a colocação de uma infraestrutura tecnológica que tem o intuito de fornecer a qualquer cidadão piraiense o acesso a Internet. Esse cenário nos permitirá um olhar aprofundado sobre o impacto do ensino remoto nessas perspectivas. As entrevistas visam entender como os professores lidaram com as mudanças impostas pelo ensino a distância, quais foram as principais dificuldades enfrentadas e como cada unidade escolar implementou o trabalho online no auge da pandemia. Além das entrevistas, a pesquisa busca documentos e dados junto à SEEDUC-RJ e outros órgãos governamentais, a fim de mapear as medidas públicas implementadas entre 2020 e 2021. A análise documental possibilita compreender de que forma as orientações da SEEDUC-RJ afetaram a prática docente e se contribuíram para agravar as desigualdades nas condições de trabalho entre os educadores da rede pública estadual. A investigação, ao se concentrar em um período crítico, visa contribuir para a reflexão sobre a precarização do trabalho docente e a efetividade das políticas educacionais no enfrentamento das desigualdades exacerbadas pelo contexto pandêmico. O estudo busca fornecer uma visão crítica sobre o impacto das práticas de gestão da SEEDUC-RJ e seu papel na intensificação das dificuldades enfrentadas pelos professores, especialmente no contexto das escolas públicas de um município com boas condições de acesso digital, como Piraí. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo geral compreender se o trabalho docente de Sociologia tornou-se ainda mais precário durante a pandemia da Covid-19, com foco na análise do período de 2020 e 2021. Dessa forma, buscamos compreender empiricamente as condições de trabalho desses docentes durante o período analisado. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
| dc.subject | Precarização do trabalho docente | pt_BR |
| dc.subject | Adoecimento docente | pt_BR |
| dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
| dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
| dc.subject | Teaching work, | pt_BR |
| dc.subject | Precariousness of teaching work | pt_BR |
| dc.subject | Teacher illness | pt_BR |
| dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
| dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
| dc.title | O Trabalho Docente Durante a Pandemia: o ensino remoto de Sociologia nas escolas Estaduais do Município de Piraí | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This master's dissertation proposes a theoretical and critical analysis of the working conditions of Sociology teachers during the COVID-19 pandemic, focusing on the context of remote teaching in state schools in Rio de Janeiro, particularly in the municipality of Piraí. The main objective is to investigate whether teaching work became even more precarious during the pandemic period of 2020 and 2021, considering the impact of the policies implemented by the State Secretariat of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) and the working conditions in state schools in this municipality. The research adopts the method of historical-critical analysis, based on Marxist references, using the contributions of authors such as Antunes (2018), Frigotto (2015) and Silva (2021), who discuss the transformations of work in contemporary times. This theoretical framework allows us to assess whether there was an intensification of the exploitation of teaching work and how the educational policies and guidelines of SEEDUC-RJ during the pandemic may have contributed to the precariousness of teaching work. The analysis focuses mainly on the adaptation to remote teaching and the inequalities amplified by the digital context, also exploring the health conditions and illness among teachers during this period. The research methodology is qualitative and involves the application of semi-structured interviews with Sociology teachers in the three state schools of Piraí: Colégio Estadual Affonsina Mazillo Teixeira Campos (located in the city center), Colégio Estadual Octávio Teixeira Campos (in the district of Arrozal) and Colégio Estadual Coronel Camisão (in Santanésia). These locations were selected because Piraí is known as the “Digital City”, due to the implementation of a technological infrastructure that aims to provide any citizen of Piraí with access to the Internet. This scenario will allow us to take an in-depth look at the impact of remote teaching on these perspectives. The interviews aim to understand how teachers dealt with the changes imposed by distance learning, what were the main difficulties faced and how each school unit implemented online work at the height of the pandemic. In addition to the interviews, the research seeks documents and data from SEEDUC-RJ and other government agencies, in order to map the public measures implemented between 2020 and 2021. The documentary analysis makes it possible to understand how the SEEDUC-RJ guidelines affected teaching practice and whether they contributed to worsening inequalities in working conditions among educators in the state public network. By focusing on a critical period, the research aims to contribute to the reflection on the precariousness of teaching work and the effectiveness of educational policies in addressing inequalities exacerbated by the pandemic context. The study seeks to provide a critical view on the impact of SEEDUC-RJ's management practices and their role in intensifying the difficulties faced by teachers, especially in the context of public schools in a municipality with good digital access conditions, such as Piraí. Given this context, this work has the general objective of understanding whether the work of Sociology teachers became even more precarious during the Covid-19 pandemic, focusing on the analysis of the period of 2020 and 2021. Thus, we seek to empirically understand the working conditions of these teachers during the period analyzed. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Amanda Moreira da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1054082215062361 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Amanda Moreira da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1054082215062361 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Accioly, Inny Bello | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7319745034492288 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Nascimento, Luciane da Silva | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-5809-5597 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0950951467818362 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6752508859945544 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
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Art. 1o Fica o Poder Executivo autorizado a conceder bolsa-auxílio para as famílias responsáveis por estudantes da rede pública de ensino, que tenham as aulas suspensas, por antecipação ou ampliação do recesso escolar, decorrentes de medida de contenção de epidemias virais, inclusive do CORONA VÍRUS - COVID-19. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
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