Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22770Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Cruz, Rodrigo Simões Hansen da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-05T13:14:56Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-05T13:14:56Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-25 | - |
| dc.identifier.citation | CRUZ, Rodrigo Simões Hansen da. Por uma outra Idade Média: a perspectiva decolonial como contraponto à colonização da Idade Média nos livros didáticos (1997-2014). 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22770 | - |
| dc.description.abstract | Objeto de colonização por parte de todos os âmbitos de nossa sociedade, o recorte cronológico da Idade Média apresenta múltiplas representações em nosso cotidiano, seja em filmes, séries, games, memes, brinquedos, discursos políticos, dentre outros. Partindo do entendimento que os livros didáticos são um tipo específico de neomedievalismo, é possível perceber que esses manuais escolares não visam descontruir a colonização recorrente do recorte temporal por parte do cotidiano. Pelo contrário, criam mais uma dessas representações, ao escrever a respeito de uma Idade Média branca, masculina, heteronormativa, cristã, feudal, europeia e, acima de tudo, excludente. Este trabalho, portanto, tem como objetivo principal analisar o processo de colonização sofrido pelo recorte temporal da Idade Média em livros didáticos entre os anos de 1997 e 2014, todos voltados para turmas do ensino médio. Além disso, a partir da utilização da obra A Cidade das Damas (1405), de Christine de Pizan, enquanto uma ferramenta pedagógica, trazemos a proposição do ensino de uma outra Idade Média na educação básica a partir do uso do decolonialismo, articulado aos campos teóricos dos Estudos de Gênero e da Idade Média Conectada. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Idade média | pt_BR |
| dc.subject | decolonialismo | pt_BR |
| dc.subject | estudos de gênero | pt_BR |
| dc.subject | Idade Média Conectada | pt_BR |
| dc.subject | livros didáticos | pt_BR |
| dc.subject | Christine de Pizan | pt_BR |
| dc.subject | Middle Ages | pt_BR |
| dc.subject | decolonialism | pt_BR |
| dc.subject | Gender Studies | pt_BR |
| dc.subject | connected middle age | pt_BR |
| dc.subject | textbooks | pt_BR |
| dc.title | Por uma outra idade média: a perspectiva decolonial como contraponto à colonização da idade média nos livros didáticos (1997-2014) | pt_BR |
| dc.title.alternative | For another middle ages: the decolonial perspective as a counterpoint to the colonization of the middle ages in textbooks (1997-2014) | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Object of colonization by all spheres of our society, the chronological framework of the Middle Ages has multiple representations in our daily life, whether in movies, series, games, memes, toys, political speeches, among others. Based on the understanding that textbooks are a specific type of neomedievalism, it is possible to perceive that these school manuals do not aim to deconstruct the recurring colonization of the temporal framework by everyday life. On the contrary, they create yet another of these representations by depicting a Middle Ages that is white, male, heteronormative, Christian, feudal, European, and, above all, exclusionary. This study, therefore, aims to analyze the process of colonization experienced by the temporal framework of the Middle Ages in textbooks from 1997 to 2014, all intended for high school classes. Furthermore, by using the book “The City of Ladies” (1405), by Christine de Pizan, as a pedagogical tool, we propose the teaching of an another Middle Ages in basic education through the use of decolonialism, articulated with the theoretical fields of Gender Studies and the Connected Middle Ages. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Carolina Gual da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5424087333230473 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Carolina Gual da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5424087333230473 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Amaral, Clinio de Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3495-9848 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7352024230076191 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Veloso, Wendell dos Reis | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0009-0008-1171-1437 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8708923340473079 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8793687163673624 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
| dc.relation.references | ALVES, Alexandre; Oliveira, Letícia. Conexões com a História: volume único. São Paulo. Moderna, 2010. BERUTTI, Flávio. Tempo & Espaço: História: ensino médio. Volume único. 1. ed. São Paulo. Saraiva, 2004. BRAICK, Patrícia; MOTA, Myriam. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2. ed. São Paulo. Moderna, 2010. CAMPOS, Flavio de; CLARO, Regina. A escrita da história: volume único: ensino médio. São Paulo. Escala Educacional, 2009. PIZAN, Christine de. A Cidade das Damas. Florianópolis. Editora: Mulheres, 2012, p.11-17. PIZAN, Christine de. Book of Deeds of Arms and of Chivalry. Traduzido por Sumner Willard. Editado porCharity C. Willard. Pensilvânia: Pennsylvania State University Press, 1999. VAINFAS, Ronaldo; SANTOS, Georgina; FERREIRA, Jorge; FARIA, Sheila. História: volume único. São Paulo. Saraiva, 2010. VICENTINO, Claudio. História geral: ensino médio. São Paulo. Scipione, 2006. ALBUQUERQUE, Isabela. Diálogos e Caminhos para a Descolonização do Ensino de História Medieval. In: BUENO, André; BIRRO, Renan; BOY, Renato (orgs.). Ensino de história medieval e história pública. 1o ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020. p. 26-38 ALEKSIÉVITCH, Svetlana. A guerra não tem rosto de mulher. Tradução Cecília Rosas. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, pp. 7-43. ALTSCHUL, Nadia; GRZYBOWSKI, Lukas Gabriel. Em Busca Dos Dragões: A Idade Média No Brasil. Antíteses, vol. 13, no. 26, State University of Londrina, Dec. 2020, pp. 24–35, https://doi.org/10.5433/1984-3356.2020v13n26p24. Accessed 20 Nov. 2021. ALTSCHUL, Nadia. Politics of Temporalization Medievalism and Orientalism in Nineteenth-Century South America. Philadelphia, United States University Of Pennsylvania Press, 2020. AMALVI, Christian. Idade Média. In: Dicionário Analítico Do Ocidente Medieval, edited by Jacques Le Goff and Jean-Claude Schmitt, translated by Hilário Franco Júnior, Editora Unesp, 2017, pp. 599–616. BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, 89-117, 2013. BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES. Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Introdução. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.) Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 1. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Coleção Cultura Negra e Identidades). p. 8-29 BERTARELLI, Maria Eugenia; DE OLIVEIRA AMARAL, Clínio de Oliveira. Discursos sobre a Divina Comédia ou temporalizações de Dante Alighieri? A construção do conceito de Idade Média e uma análise decolonial por meio da teoria do medievalismo. SIGNUM - Revista da ABREM, p. 37 - 62, dez. 2020 BERTARELLI, Maria Eugenia; DE OLIVEIRA AMARAL, Clínio. Políticas da temporalização: medievalismo e orientalismo na América do Sul do século XIX. Revista de História, n. 181, p. 1-10, 2022. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008. BUTLER, JUDITH P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos: uma proposta de trabalho. In: CANDAU, Vera Maria; ZENAIDE, M.N.T. Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. João Pessoa: Programa Nacional de Direitos Humanos; Secretaria da Segurança Pública do estado da Paraíba; Conselho Estadual da Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1999. CAVALCANTI, Ildney. Christine de Pizan via Luciana Deplagne; ou, da Cité des Dames à Cidade das Damas: utópica escritura em necessária ponte. In: Pizan, Christine de. A Cidade das Damas. Florianópolis. Editora: Mulheres, 2012. CHANDA, Nayan. Sem fronteira. Os comerciantes, missionários, aventureiros e soldados que moldaram a globalização. São Paulo, Record, 2011. CHARTIER, Roger. ‘Memória e escrita’ e ‘Paratexto e preliminares’. In: A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Ed. Unesp, 2014. p. 212-257. COHEN, Meredith; MADELINE, Fanny; IOGNA-PRAT, Dominique. Introduction. In: COHEN, Meredith; MADELINE, Fanny. Space in the Medieval West: Places, Territories, and Imagined Geographies. Londres/New York: Routledge, 2016, p. 1-19. CONNELL, Raewyn. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: Ed. inVersos, 2015. DAGENAIS, John; GREER, Margaret. Decolonizing the Middle Ages: introduction. Journal Of Medieval And Early Modern Studies, [S.L.], v. 30, n. 3, p. 431-448, 1 out. 2000. Duke University Press. http://dx.doi.org/10.1215/10829636-30-3-431. DAVIS, Kathleen; ALTSCHUL, Nadia. The idea of “the Middle Ages” Outside Europe. In: Medievalisms in the Postcolonial World. The Johns Hopkins University Press, 2009, p.1-26. DAVIS, Kathleen; PUETT, Michael. Periodization and "the Medieval Globe": AConversation. In: The Medieval Globe 2, 2015, p.1–14 DEPLAGNE, Luciana Calado. A contribuição dos escritos de mulheres medievais para um pensamento decolonial sobre a Idade Média. Signum. Vol. 20, n. 2, 2019, p. 24-56. DEPLAGNE, Luciana Calado. O lugar da utopia na Cite des Dames. In: PIZAN, Christine de. A Cidade das Damas. Florianópolis. Editora: Mulheres, 2012, p.17-45. ECO, Umberto. Travels in hyper reality. New York: Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company, 1986, p.57-66. FELISBERTO, Esteffane; OLIVEIRA, Marcos. Representações de Eva e Maria na Idade Média: a condição feminina no pensamento religioso e imagens medievais. In: BUENO, André; BIRRO, Renan; BOY, Renato (orgs.). Ensino de história medieval e história pública. 1o ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020. p.65-74. FERREIRA, Joseane; SILVA, Carolina Gual. Christine de Pizan e a construção da autoridade feminina na Querelle de la Rose. Mythos. Ano VI, Número IV, Imperatriz - MA, Dezembro, 2022 (ISSN 2527-0621). FITZPATRICK, KellyAnn. Neomedievalism, Popular Culture, and the Academy: From Tolkien to Game of Thrones. Cambridge, D.S. Brewer, 2019. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58o ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. FREITAS, Itamar. O livro didático. In: FERRIERA, Marieta; DIAS, Margarida Maria (orgs.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019. GAUNT, Simon. "Can the Middle Ages Be Postcolonial?" <i>Comparative Literature</i> 61, no. 2 (2009): 160-76. Acessado em 31 de julho de 2022. http://www.jstor.org/stable/40279447. GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009. 104 HALL, Stuart. Quando foi o pós-colonial? Pensando no limite. In: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. HOLMES, Catherine; STANDEN, Naomi. Defining the Global Middle Ages. In: Medieval Worlds, vol. 1, 2015, p. 106–117. Johnson, Cameron. Fascism, Traditionalism, and the Reconquista in Franco-era. Educational Materials, 2020. KALY, A. P. A presença-ausência dos árabes e de muçulmanos nos processos de modernização Brasileira: a readequação dos mapas coloniais. Revista Pós Ciências Sociais, 2016. p. 121-152. LE GOFF, Jacques. A História deve ser dividida em pedaços? São Paulo: Editora Unesp, 2015. LE GOFF, Jacques. Mercadores e Banqueiros da Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1991. MIATELLO, André. O barco de São Pedro e as tormentas do mar: respostas papais às transformações religiosas do mediterrâneo (séculos VII-XI). In: o Mediterrâneo medieval reconsiderado / organização: Néri de Barros Almeida e Robson Della Torre. - Campinas, SP: Editora da Unicamp. 2019, p.197-239. MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO- TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.) Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 1. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Coleção Cultura Negra e Identidades) p.30-60. MATEUS. Natasha. A Idade Média no Livro didático: muito além da “Idade das Trevas”. In: PICCOLO, Monica (org.). Ensino de história na rede básica do Maranhão: uma análise crítica dos livros didáticos. São Luís: EDUEMA, 2018, p.149-174. MERCUZOT, Delphine. Christine de Pizan et la Guerre: Le livre des faits d’armes et de chevalerie. Hypotheses. Disponível em: https://manuscripta.hypotheses.org/249. Acesso em 23 de jan. de 2024 MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais; perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Colleción Sur Sur, 2005, p. 33-49. MUNAKATA. Kazumi. O livro didático e o professor: entre a ortodoxia e a apropriação. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Ariette; MAGALHÃES, Marcelo (orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. 105 PEREIRA, Nilton Mullet. Ensino de História, Medievalismo e Etnocentrismo. Rio grande do Sul: UFRGS, 2012. PORTUGAL, Anna Luiza. História do Ensino de História da América: O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o Ensino Médio. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. SALLES, Bruno. The Military Orders, the Muslim World, and the Dilemmas of Conviviality: Connected Histories as a Critical Approachto the History of the Crusades. Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 38, n. 76, p. 17-58, jan/abr 2022 https://dx.doi.org/10.1590/0104-87752022000100002 SANDER, Stephanie. Livre des faits d’armes et de chevalerie e a Guerra dos Cem Anos. Em Tempo de Histórias, [S.L.], n. 35, p. 123-139, 22 fev. 2020. Biblioteca Central da UNB. http://dx.doi.org/10.26512/emtempos.vi35.28648. SANTOS Júnior, João Júlio; SOCHACZEWSKI, Monique. História Global: um empreendimento intelectual em curso. Tempo, vol. 23, n. 3, 482-502, 2017. SCOTT, Joan. Gender: A Useful Category of Historical Analysis. American Historical Review, 1986. SENELLART, Michel. ‘As artes de governar’ In: As artes de governar: do regimen medieval ao conceito de governo. São Paulo: Editora 34, 2006. SETH, Sanjay. Razão ou raciocínio? Clio ou Shiva? In: História da Historiografia, n. 11, abril 2013, pp. 173-189. SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão. Considerações sobre o uso da categoria gênero nosestudos sobre o medievo. Signum. Vol. 20, n. 2, 2019, p. 11-23. SILVA, Carolina Gual. Relações de Gênero e Telenovelas: Um estudo de caso com abordagem de neomedievalismo. SIGNUM - Revista da ABREM, [S.l.], v. 22, n. 1, p. 183- 203, ago. 2021. SILVA, Marcelo Cândido da. Uma história global antes da globalização? Circulação e espaços conectados na Idade Média. Revista de História, 2020, n. 179, p. 1-19. SILVEIRA, Aline Dias da. História Global da Idade Média: estudos e propostas epistemológicas. Roda da Fortuna, n. 1, v. 8, p. 210-236, 2019 SOCHACZEWSKI, Monique; SANTOS JÚNIOR, J J. História global: um empreendimento intelectual em curso. Revista Tempo. Vol. 23 n. 3. Set./Dez. 2017 483-502 106 SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. SUBRAHMANYAM, Sanjay. On early modern historiography. In: BENTLEY, Jerry; SUBRAHMANYAM, Sanjay; WIESNER-HANKS, Merry (Orgs.). The Construction of a Global World, 1400-1800 CE. Part 2: Patterns of Change. The Cambridge World History. Cambridge: Cambridge University Press, 2015, vol. VI, p. 425-445. WALSH, C., Oliveira, L. F., & Candau, V. M. (2018). Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, 26(83). YAMASHITA, Jougi. O conceito de Resistência entre a memória e a história. In: XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento história e diálogo social. Natal-RN, 2013. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em História | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RODRIGO SIMÕES HANSEN DA CRUZ.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
