Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22787Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Costa, Luciana Salles da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-07T13:31:28Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-07T13:31:28Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
| dc.identifier.citation | COSTA, Luciana Salles da. Terra de Educar: Construção de conhecimentos entre mulheres agricultoras de Magé-RJ. 2025. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22787 | - |
| dc.description.abstract | Partindo de uma experiência pessoal junto à agricultura familiar e os modos de vida do campesinato ainda existente no município de Magé-RJ, uma pergunta foi suscitada: Quantos diálogos e trocas de conhecimentos podem acontecer embaixo de um pé de árvore? Quem são esses sujeitos? O que ensinam? Provocados por estes questionamentos, nesta pesquisa o objetivo foi identificar mulheres agricultoras do município de Magé-RJ, suas práticas agrícolas e suas formas de trocar conhecimentos, e o potencial desses conhecimentos vir à ser propostas educativas. Trata-se de uma pesquisa em bases qualitativas. Escolhe-se para esta pesquisa a perspectiva da pesquisa participante. Utilizamos para a coleta de dados o método de entrevista, cuja abordagem adotada foi a história de vida. Foram entrevistados 13 participantes, sendo 7 mulheres e 6 homens selecionados por critério de relevância na comunidade e disponibilidade para participação nas etapas da pesquisa. Os resultados demonstraram que as histórias de vida são uma excelente abordagem para o objeto da pesquisa, pois permitiu a imersão no universo da agricultura familiar do município. As mulheres revelaram, ao desdobrar de suas histórias de vida, novos prismas e nuances sobre a prática da agricultura familiar. As trocas de conhecimento, ao fim da pesquisa, mostraram que os espaços que mais agregam essa troca, são os espaços de comercialização que vieram a ser as feiras de rua, a saber, a Feira da Agricultura Familiar. Um espaço autogerido pelos agricultores e agricultoras que dele participam. Ali um campo fértil para as trocas de saberes pode sim, representar as salas de aula tão diversas, onde os sujeitos educam-se, seja pelo trabalho ou para o trabalho. As histórias ainda que profícuas e fecundas em detalhes e com esplendoroso potencial imersivo na realidade da agricultura familiar de Magé, não revelaram como esses saberes são passados para a comunidade e ainda para os familiares dos entrevistados. Todos os pontos que a pesquisa não tocou em profundidade ou amplitude suficiente servirão como rotas a serem ainda investigadas em outras pesquisas acadêmicas. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | história de vida | pt_BR |
| dc.subject | mulheres agricultoras | pt_BR |
| dc.subject | agricultura familiar de Magé | pt_BR |
| dc.subject | Life History | pt_BR |
| dc.subject | Women Farmers | pt_BR |
| dc.subject | Family farming in Magé | pt_BR |
| dc.title | Terra de educar: construção de conhecimentos entre mulheres agricultoras de Magé-RJ. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Land of education: building knowledge among women farmers in Magé-RJ. | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Based on a personal experience in a context of family farming and thanks to the life experiences of the farmers that still exist in the municipality of Magé, Rio de Janeiro, a question arose: how many dialogues and exchanges of knowledge can take place under a tree? Who are these people? What do they teach? Prompted by these questions, the aim of this research is to identify women farmers in the municipality of Magé-RJ, their farming practices, ways of exchanging knowledge and the potential for this knowledge to become educational. This is a qualitative study, which allows for the use of different methodological procedures capable of meeting the intended objectives. For this research, we chose the perspective of participant survey. For data collection, we used the interview method with a life story approach. Thirteen participants were interviewed, seven women and six men, who were selected based on their pertinence to the community and their willingness to take part in the research. The results showed that life stories are an excellent approach to the subject of the research, as they allowed us to immerse ourselves in the universe of family farming in the municipality. As life stories of the participants unfolded, the women revealed new perspectives and nuances about the practice of family farming. At the end of the research the conclusion is that the spaces that mostly allow the exchange of knowledge to happen are the market spaces that came to be the street fairs, namely the Family Farming Fair. This is a self-managed space run by the farmers who take part in it. This fertile field for the exchange of knowledge can represent a very diverse classrooms where people educate themselves, both through work and because of work. The stories, although rich in detail and with an immersive potential in the reality of family farming in Magé, did not reveal how this knowledge is passed on to the community or to the interviewees' relatives. All the points that the research did not develop in sufficient depth will serve as routes to be further investigated by the scientific field. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Igor Simoni Homem de | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8292-7827 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9076416889597788 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Carvalho, Igor Simoni Homem de | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8292-7827 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9076416889597788 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Ana Maria Dantas | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-2991-7106 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Benácchio, Rosilda Nascimento | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2594773732066382 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5478840622696197 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
| dc.relation.references | ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. AMADO, J.; FERREIRA, M. M. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2001. AMATUZZI, M. M. Fé e ideologia na compreensão psicológica da pessoa. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 569–575, 2003. ANDRÉ, Marli; LÜDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. Acesso em: 11 out. 2024. ARENDT, Hannah. A crise na educação. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 221-247. 1a edição (Betweenpastand future): 1961. BALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira M. Bagatin. Educação ambiental comunitária: uma experiência com a técnica de pesquisa snowball (bola de neve). Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, ISSN 1517-1256, v. 27, jul. a dez. 2011. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, lda., Portugal, 1977. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T.A. QUEIROZ, EDITOR, 1979. BRANDÃO, C. R. (Org.). Pesquisa Participante. Brasiliense, 1982. BRANDÃO, C. R. O que é Educação. Coleção primeiros passos. p. 83. Editora Brasiliense, Tatuapé, SP, 1a edição 1981. BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante: a partilha do saber. Letras e Ideias, Aparecida, SP, 2006. BRASIL. Decreto no 59.566, de 14 de novembro de 1966. Regulamenta o arrendamento rural e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 nov. 1966.. BRASIL. Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 set. 2006. Seção 1, p. 1 BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 dez. 2024. CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In.: Dicionário da Educação do Campo. p. 259-267. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. 126 CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 5, p. 611-614, set./out. 2004. CAPORAL; COSTABEBER, 2003. In: OLIVEIRA, et al. Agroecologia: um caminho para a segurança alimentar e nutricional de famílias agricultoras. p. 717, 2018. BrazilianJournalofDevelopment, Curitiba, v. 9, n. 3, p. 10662-10673, mar. 2023. CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. Análise de Conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 98-111, 2021. CRESPO, S. Lutas populares em Magé: o caso do Assentamento Cachoeira Grande e a multifuncionalidade do trabalhador. Seropédica: UFRRJ/PRONERA, 2013. DEWEY, John. Experiência e educação. Edição do Kindle. 2023. EMATER, Rio. Diretor-Geral da FAO visita agricultores familiares de Magé e se encanta com produtos da região. Disponível em: https://www.rj.gov.br/emater. Acesso em: 02 jan. 2024. FRANCO, M. A. DO R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534–551, set. 2016. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In.: Dicionário da Educação do Campo. p. 750-757. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GUANZIROLI, Carlos Enrique; BUAINAIN, Antonio Marcio; DI SABBATO, Alberto. Dez anos de evolução da agricultura familiar no Brasil: (1996 e 2006). Resr, Piracicaba-SP, v. 50, n. 2, p. 351-370, abr./jun. 2012. IBGE. Mage. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2024. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/mage.html. Acesso em: 27 out. 2024. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Disponível em: https://luckesi002.blogspot.com/. Acesso em: 08 jan. 2025. MEDEIROS, Leonildes Servolo et al. Conflitos Por Terra e Repressão No Campo no Estado Do Rio De Janeiro. (1946-1988). CPDA, 2015. 127 MENDONÇA, Marcio. (Coord.). Territórios da Agricultura Familiar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: alimentos saudáveis nos mercados locais. 2010. Disponível em: [https://aspta.org.br/files/2015/10/catalogo_PRODUTOS-DA- GENTE_web.pdf]. Acesso em: 30 abr. 2021. MONTEIRO, Denis. AGROECOSSISTEMAS. In.: Dicionário da Educação do Campo. p. 67-73. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. PESCE, Krüger de; VOIGT, Jane Mery Richter; GARCIA, Berenice Rocha Zabbot. Abordagem qualitativa em pesquisas educacionais: uma perspectiva socio-histórica. Revista Intersaberes, v. 17, n. 40, p. 26-39,jan./abr. 2022. PLOEG, Douwve Van Der. Sete teses sobre a agricultura camponesa. In: PETERSEN, Paulo (Org.). Apoios: Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2009. PRIMAVESI, Ana Maria. Agroecologia e manejo do solo. Agriculturas, v. 5, n. 3, p. 7-10, set. 2008 RIBEIRO, Felipe Augusto dos Santos. Companhia grileira e latifundiária: a luta dos trabalhadores rurais de Magé contra a fábrica de tecidos Pau Grande. Anais do XXI Encontro Estadual de História – ANPUH, São Paulo, Campinas, 2012. Disponível em: [Microsoft Word - 1342666711_ARQUIVO_FelipeAugustodosSantosRibeiro- TextoCompleto.doc]. Acesso em: 30 abr. 2021. SALES, Sammy Silva; PORRO, Noemi SakiaraMiyasaka. Campesinato, identidade e memória: os tiradores de açaí ou como colocar-se no mundo. Novos Cadernos NAEA, v. 17, n. 1, p. 225-240, jun. 2014. SALLES DA COSTA, Luciana. Mulheres da terra na construção do território: narrativas femininas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021 SAVOLDI, Andréia; CUNHA, Luiz Alexandre. Uma abordagem sobre a agricultura familiar, Pronaf e a modernização da agricultura no sudoeste do Paraná na década de 1970. Revista Geografar, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 25-45, jan./jun. 2010. SCHNEIDER, S. A pluriatividade na agricultura familiar [online]. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. 5. reimpr. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Bráulio Rodrigues da; MEDEIROS, Leonildes Servolo de. (Org.). Memórias da luta pela terra na baixada fluminense. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, RJ: Edur, 2008. 128 SILVA, Lourdes Helena; MIRANDA, Élida Lopes. Agroecologia e Educação do Campo na zona da mata mineira. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 6, n. 2, p. 337-355, jul./dez. 2015. SIMAS, Anna Salles. A formação do técnico em agropecuária, na perspectiva agroecológica. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. SOUSA NETO, José Marques de. Os Círculos Agroculturais: parâmetros e limites de uma proposta de educação popular no Distrito Agrícola Rio do Ouro de Magé/RJ. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010 STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. TEIXEIRA, Marco A. S. Repressão contra trabalhadores rurais na ditadura civil-militar: reflexões a partir do estudo de caso em Magé (RJ). Antíteses, Londrina, v. 8, n. 15, p. 521- 542, 2015. THIOLLENT, Michel; SILVA, de Oliveria Generosa. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 93-100, jan.-jun. 2007. TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de; GONZAGA, Maria Teresa Claro. Metodologia e técnicas de pesquisa: nas áreas de Ciências Humanas. Maringá: Eduem, 2011. VEDANA, Viviane. Fazer a feira e ser feirante: a construção cotidiana do trabalho em mercados de rua no contexto urbano. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 19, n. 39, p. 41-68, jan./jun. 2013. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LUCIANA SALLES DA COSTA.pdf | 7.52 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
