Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro Júnior, Milton Felisberto-
dc.date.accessioned2025-08-07T14:43:47Z-
dc.date.available2025-08-07T14:43:47Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.citationRIBEIRO JÚNIOR, Milton Felisberto. O Esporte Orientação como ferramenta pedagógica: o impacto da sua implementação na Educação Física Escolar. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22790-
dc.description.abstractA Educação Física Escolar ainda apresenta uma forte predominância de esportes convencionais, o que limita o repertório corporal vivenciado pelos(as) estudantes e contribui para a desmotivação nas aulas. Essa realidade evidencia a necessidade de práticas pedagógicas mais diversificadas, que estimulem a participação ativa e proporcionem experiências significativas. Esta dissertação teve como objetivo explorar as potencialidades e identificar as limitações do Esporte Orientação como uma abordagem pedagógica diversificada da Educação Física Escolar para os (as) estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como sujeitos quarenta estudantes do 9o ano de uma escola pública de Nova Iguaçu – RJ. Foi elaborada e aplicada uma sequência didática composta por dez aulas, estruturada para promover vivências práticas, interdisciplinares e significativas por meio do Esporte Orientação, alinhadas aos princípios da Base Nacional Comum Curricular. Os dados foram coletados por meio de questionários diagnósticos e avaliativos, diário de campo e registros fotográficos, sendo analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Os resultados indicam aumento do engajamento e da motivação dos(as) estudantes, o desenvolvimento de competências cognitivas, motoras, socioemocionais e ambientais, além da ressignificação do espaço escolar como território educativo. A prática se mostrou eficaz para a promoção da motivação intrínseca, com base nos princípios da Teoria da Autodeterminação. Apesar dos benefícios observados, foram identificados entraves como a ausência de formação docente específica, escassez de recursos e resistências culturais à inovação pedagógica. A proposta mostrou-se viável, adaptável e replicável, reforçando a importância de práticas corporais diversificadas e críticas no currículo da Educação Física. O estudo contribui para a valorização das Práticas Corporais de Aventura na escola e destaca o Esporte Orientação como ferramenta pedagógica para a formação integral dos(as) estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectesporte orientaçãopt_BR
dc.subjecteducação física escolarpt_BR
dc.subjectpráticas corporais de aventurapt_BR
dc.subjecttrilha pedagógicapt_BR
dc.titleO esporte orientação como ferramenta pedagógica: o impacto da sua implementação na educação física escolarpt_BR
dc.title.alternativeOrienteering as a pedagogical tool: the impact of its implementation in school physical educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherSchool Physical Education still shows a strong predominance of conventional sports, which limits the bodily repertoire experienced by students and contributes to demotivation in class. This reality highlights the need for more diversified pedagogical practices that encourage active participation and provide meaningful experiences. This dissertation aimed to explore the potential and identify the limitations of Orienteering as a diversified pedagogical approach in School Physical Education for students in the final years of Elementary School. The research adopted a qualitative, action-research approach, involving forty 9th-grade students from a public school in Nova Iguaçu – RJ. A didactic sequence composed of ten lessons was developed and implemented, structured to promote practical, interdisciplinary, and meaningful experiences through Orienteering, aligned with the principles of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). Data were collected through diagnostic and evaluative questionnaires, a field diary, and photographic records, and were analyzed using descriptive statistics and thematic content analysis. The results indicate an increase in student engagement and motivation, as well as the development of cognitive, motor, socio-emotional, and environmental skills, in addition to a redefinition of the school space as an educational territory. The practice proved effective in promoting intrinsic motivation, based on the principles of the Self-Determination Theory. Despite the observed benefits, obstacles were identified, such as the lack of specific teacher training, scarcity of resources, and cultural resistance to pedagogical innovation. The proposal proved to be viable, adaptable, and replicable, reinforcing the importance of diversified and critical bodily practices in the Physical Education curriculum. The study contributes to the appreciation of Adventure Bodily Practices in schools and highlights Orienteering as a pedagogical tool for students’ holistic development.en
dc.contributor.advisor1Oliveira, Aldair José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7669724967517451pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Aldair José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7669724967517451pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Valeria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9354-2543pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0935439503269817pt_BR
dc.contributor.referee3Cândido, Cássia Marques-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9779-1632pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224586108782367pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5931948733982391pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, D. I. P.; DEL-MASSO, M. C. S; LORENZINI, A. R.; ALMEIDA JÚNIOR, A. S.; MIRANDA, A. C. M.; MOREIRA, E. C; RAMOS, G. N. S. (Org.). Projeto político-pedagógico: Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF. São Paulo: 2022. ALVES, C. L. S.; ARAÚJO, M. L. B. Práticas corporais de aventura na escola: uma experiência com a Corrida de Orientação no Ensino Fundamental. In: Dornellas, L. C. G.; Rezende, F.; Neves, C. M. Educação física e suas interfaces: lazer, aventura e meio ambiente. Guarujá-SP: Científica Digital, 2022. BAIERLE, E. F. M. Práticas Corporais Junto A Natureza Na Educação Física Escolar: As Percepções De Alunos Do 9o Ano Frente Às Vivências Do Esporte De Orientação. 2012. 61f. Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul – UNIJUÍ. Ijuí, RS. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BETRÁN, J. O. Rumo a um novo conceito de ócio ativo e turismo na Espanha: as atividades físicas de aventura na natureza. In: BRUHNS, H. T.; ARINHO, A. (Org.). Turismo, lazer e natureza. São Paulo: Manole, 2003. p. 157-202. BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física escolar: uma proposta curricular. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2021. BRANCO, R. Esporte Orientação: Uma prática estratégica. Rio de Janeiro: Editora Esporte, 2018. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 3a ed., 2001. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. CALDWELL, L. L., & SMITH, E. A. Leisure and Health: Why Is Leisure Therapeutic? British Journal of Occupational Therapy, v. 80, n. 2, 105-113, 2017. CBO – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO. Manual técnico da orientação pedestre. Brasília: CBO, 2021. Disponível em: https://www.cbo.org.br/. Acesso em: 10 abr. 2025. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO. Projeto Escola Natureza. 1999. Disponível em: https://www.cbo.org.br/. Acesso em: 11 jan. 2024. 81 DARIDO, S. C. A educação física escolar e a formação crítica dos alunos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 2, p. 515-530, 2014. DARIDO, S. C. A Educação Física na escola e o processo de Formação dos alunos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, n.1, p. 61-78, 2007. DARIDO, S. C.; SOUZA JÚNIOR, M. Educação Física na escola: autores, temas e perspectivas de pesquisa. Campinas: Papirus, 2014. DECI, E. L.; RYAN, R. M. Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. New York: Guilford Press, 2017. EKSTROM, R. B.; FRENCH, J. W.; HARMAN, H. H. Spatial Visualization: Theory, Research, and Application. Psychology Press, 2015. FALKEMBACH, E. M. F. Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contexto e Educação, n. 7, Unijuí, 1987. FERREIRA, D. A. O esporte orientação no contexto da educação física escolar: possibilidades e desafios. 2. ed. Rio de Janeiro: Appris, 2021. FERREIRA, J. A Evolução da Orientação no Brasil. Curitiba: Editora Atlética, 2013. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FRANÇA, L. C. Práticas corporais de aventura: interfaces com a educação ambiental na escola. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 29, p. 1-15, 2023. FRANCO, L. C. P.; TAHARA, A. K.; DARIDO, S. C. Práticas corporais de aventura nas propostas curriculares estaduais de Educação Física: relações com a Base Nacional Comum Curricular. Corpoconsciência, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 66-76, 2018. FREIRE, J. B. Educação Física e Cultura Corporal. São Paulo: Scipione, 2007. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, N. C. S. et al. Corrida de Orientação: uma visão escolar. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 10, n. 1, p. 28-34, 2023. GAYA, A.; CARDOSO, M. Educação Física escolar: fundamentos e metodologias. Porto Alegre: Artmed, 2020. HARPER, D. Talking about pictures: A case for photo elicitation. Visual Studies, [s.l.], v. 17, n. 1, p. 13-26, nov. 2002. 82 INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Nova Iguaçu (RJ). Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e- estados/rj/nova-iguacu.html. Acesso em: 14 nov. 2024. LOPES, M. R.; ANDRADE, V. B. Interdisciplinaridade e práticas corporais de aventura na escola. Revista Didática Sistêmica, v. 25, p. 85-98, 2022. LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental e Práticas de Aventura. São Paulo: Cortez, 2004. LUZ, D. C.; JÚNIOR, W. M.; OLIVEIRA, A. A. B. O Esporte Orientação como componente pedagógico. J. Phys. Educ. v. 34, e3422, 2023. MARCHI JÚNIOR, W. Dimensões do fenômeno esportivo: da educação física à espetacularização midiática. Campinas: Autores Associados, 2010. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003. 310p. MARINHO, V.; SCHWARTZ, M. Atividade de Aventura e a Educação Física Escolar: práticas e contextos. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2005. MCNEILL, M. Understanding Outdoor Education in the School Context. Australian Journal of Outdoor Education, v. 13, n. 1, 34-45, 2009. MELLO, R. M. S. Educação Física e orientação: contribuições para a prática docente. Revista Educação Física e Ciência, v. 7, n. 2, p. 101-116, 2005. MENDES, V. L. Atividades de aventura e aprendizagem socioemocional. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 13, n. 1, p. 20-35, 2022. MINAYO, M. C. D. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010. 407p. MITCHELL, R. Is Physical Activity in Natural Environments Better for Mental Health Than Physical Activity in Other Environments? Social Science & Medicine, 91, 130-134, 2013. MORAES, D. F.; SILVA, M. R. Formação continuada em educação física: desafios e perspectivas para as práticas corporais de aventura. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 1-14, 2019. MORAIS, G. G. Práticas Corporais de Aventura na escola: possibilidades e desafios-reflexões para além da Base Nacional Comum Curricular. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 168-187, 2016. MORAIS, M. V. Educação física escolar e os desafios da implementação das práticas corporais de aventura. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 2, n. 1, p. 15-28, 2016. 83 MORIN, A. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropologia renovada. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. MOURA, D. L. et al. Dialogando sobre o ensino da Educação Física: Práticas Corporais de Aventura. Curitiba: CRV, 2018. MOURIN, L.; SILVA, A. C. Benefícios físicos da orientação na natureza: um estudo com adolescentes. Revista Movimento, v. 27, p. 1-18, 2021. MUNSTER, A. Esportes na natureza e suas práticas pedagógicas. Revista Educação Física e Sociedade, v. 12, n. 3, p. 45-58, 2004. NASCIMENTO, P. S. Educação física, natureza e inclusão: o esporte orientação como possibilidade. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 14, n. 2, p. 65-82, 2022. NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Contribuições dos Estudos Culturais para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 33, 2011. OLIVEIRA, D. A. L. Análise da consonância dos programas nacionais de Educação com os déficits de infraestrutura das escolas públicas do Brasil: possibilidades e desafios à descentralização. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Faculdade de Planaltina, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2017. PASINI, C. G. D. Corrida de Orientação: Esporte e Ferramenta Pedagógica para o Ensino. Três Corações. Gráfica Excelsior. 2004. PEREIRA, D. W. Contribuições da Aventura para a Educação Física: caminhos da complexidade. Connection Line - Revista Eletrônica do UNIVAG, [S. l.], n. 28, 2022. PEREIRA, M. A Importância da IOF na Globalização da Orientação. Lisboa: Editora Desporto, 2017. RIZZINI, Irene; SARMENTO, Manuel Jacinto. Infâncias e juventudes: perspectivas sociais e culturais. São Paulo: Cortez, 2020. ROCHA, R. S.; DARIDO, S. C. Formação docente e práticas corporais na escola: repensando o ensino de Educação Física. Campinas: Papirus, 2019. RODRIGUES, L. F. Práticas corporais de aventura e a escola: reflexões e possibilidades. Revista Movimento, v. 28, p. 1-14, 2022. RODRIGUES, T. F. A Educação Física e a BNCC: Desafios e perspectivas para a prática docente. Cadernos de Educação Física, v. 27, n. 4, 409-423, 2022. 84 SILVA, C. A.; RODRIGUES, L. F. Educação física, natureza e currículo: uma articulação possível. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 13, n. 1, p. 40-58, 2021. SILVA, M. A. F. Esporte Orientação: Conceituação, resumo histórico e proposta pedagógica interdisciplinar para currículo escolar. Monografia de Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, escola de Educação Física, Porto Alegre, 2011. SILVA, M. C. Aplicabilidade da Prática Corporal “Esporte Orientação” no Espaço Escolar. 2020. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), São Paulo, 2020. SOARES, S. S. Uma história do Esporte de Orientação no Rio Grande do Sul. Monografia (Graduação) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. SOUSA, M. Fundamentos do Esporte Orientação. Porto Alegre: Esporte e Movimento, 2005. SOUZA, M. M. et al. Esporte orientação e educação física: uma prática em expansão nas escolas. Motrivivência, v. 35, n. 69, p. 1-20, 2023. SOUZA, S. L. P. Educação Física e Ensino Crítico: O papel da problematização na formação docente. São Paulo: Editora Cortez, 2016. SUNDBLAD, B.; PETERSON, P.; ERIKSSON, L. Attention and Cognitive Skills in Orienteering: An Empirical Study. Cognitive Processing, v. 6, n. 3, p. 195- 205, 2005. UVINHA, R. R. Juventude, lazer e esportes radicais. Editora Manole, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MILTON FELISBERTO RIBEIRO JUNIOR.pdf2.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.