Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFigueredo, Gisele Costa Elias-
dc.date.accessioned2025-08-07T16:54:22Z-
dc.date.available2025-08-07T16:54:22Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.identifier.citationFIGUEREDO Gisele Costa Elias. A Criança e os Processos de Formação e Aprendizagem: Infância e Educação na Literatura de Guimarães Rosa. . 2025. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22792-
dc.description.abstractAnálise das representações da criança e dos processos de aprendizagem e formação na novela Campo Geral de Guimarães Rosa e as contribuições no ensino e estudo da pedagogia freireana. Parte-se inicialmente da criação de um diferencial que determina e classifica as imagens da infância, as suas intermediações escolares e sociais, bem como as relações que se estabelecem entre os indivíduos e grupos que se afirmam na narrativa: discentes e docentes. As áreas nas quais essas mediações têm lugar (natureza, casa, escola) e os percursos de aprendizagem e formação que norteiam a afirmação da infância são também analisados e articulados com teorias acerca da criança. Em uma perspectiva interdisciplinar, os campos da Educação e da Literatura se unem por meio do pensamento de autores que refletiram a infância e a formação. Constrói-se, assim, um espaço de reflexões sobre as contribuições do texto literário para os estudos pedagógicos acerca da criança e das formas de estar no mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectliteraturapt_BR
dc.subjectcriançapt_BR
dc.subjectinfânciapt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjectliteraturept_BR
dc.subjectchildpt_BR
dc.subjectchildhoodpt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.titleA criança e os processos de formação e aprendizagem: infância e educação na literatura de Guimarães Rosa.pt_BR
dc.title.alternativeThe child and the processes of formation and learning: childhood and education in the literature of Guimarães Rosa.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe analysis of child representations and the formation and learning processes in Guimaraes Rosa’s novel Campo Geral and its contributions for teaching and its studies of Freire’s pedagogy. It starts with the creation of a differential that determines and classifies childhood images and their scholar and social intermediations, as well as the relations that are established between individuals and groups that affirm themselves in the narrative: teachers and students. The areas in which these mediations take place (nature, home, school) and the learning and formation ways that guide the affirmation of childhood are also analyzed and articulated with theories about the child. In an interdisciplinary perspective, the filds of education and literature come together by the authors that reflected childhood and formation thoughts. This way, a space where reflections about contributions of a literary text for pedagogical studies about the child and his/her ways of being in the world is built.en
dc.contributor.advisor1Silva, Wanderley-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Wanderley da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Simone Batista da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5781-6006pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985424809328384pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Giovane do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5822517767647441pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4045599392039879pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Heloísa Vilhena. A raiz da alma. São Paulo: Universidade de São Paulo. 1992. ARROYO, Miguel. Escola: terra de direito. In: ANTUNES-ROCHA, Ma Isabel; HAGE, Salomão (orgs.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. APA, Associação Americana de Psicologia. Developmental Psychology. Disponível em: https://www.apa.org. Acesso em: 16 mar. 2025. ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins, 1974. BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Brasiliense, 1988. BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. Vol 1. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. BICALHO, Ramofly et al. Classes Multisseriadas Práticas Pedagógicas e Estudo da Realidade nas Escolas do Campo do Estado do Rio de Janeiro, 2020. BICALHO, Ramofly. A Educação do Campo e do MST, UNIG, p.3, 2017. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo. Brasiliense, 2007. BRAYNER, Flávio Henrique Albert, Como salvar a educação (e o sujeito) pela literatura: sobre Philippe Mairieu e Jorge Larrosa. Revista Brasileira de Educação, maio/jun/jul/ago 2005, no29, p. 61-72. BRASIL. PCNEM: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC; SEMTEC, 1999. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência & Educação, v.9 n.2, 2003. p.191-211. CASTAGNA, Mônica Molina. Educação do Campo e Pesquisa: Questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. Currículo sem fronteiras, v. 3, n. 1, p. 60-81, 2003. CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades, 2002. CANDIDO, A. Literatura e sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965. DANTAS, Paulo. Sagarana emotiva. São Paulo: Duas cidades, 1975. 79 FERNANDES, B. M. Por uma Educação Básica do Campo. Fernandes, B. M; Arroyo, M.G. A educação básica e o movimento social do campo. Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, n.o 2. Brasília, DF. 1999. P. 43-54. FERREIRA, Maria Geovana Melim. O comitê de educação do campo do Espírito Santo: sujeito coletivo de direito constituído na práxis. 2023. FERREIRO, Emilia. Reflexões Sobre Alfabetização – 26. ed. – São Paulo: 1985. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008. ________ . Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. ________ . Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987. ________ . BETTO, Frei. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo: 2003. FREITAS, João. Combate ao fechamento das Escolas no Campo é tema de Seminário no Campus de Castanhal. Disponível em: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas- noticias2/13541-combate-ao-fechamento-das-escolas-no-campo-e-tema-de-seminario-no- campus-de-castanhal. Acesso em: 10 mar. 2025. GUIMARÃES, Vicente. Joãozito: a infância de Guimarães Rosa. 2 ed. São Paulo: Panda Books, 2006. IBGE. Atlas Rural: características socioeconômicas dos municípios rurais. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/atlasrural/pdfs/02_00_Texto.pdf. Acesso em: 10 mar. 2025. LIMA, Denise Noronha. Guimarães Rosa: a poética de Miguilim e Grivo. Revista Entrelaces. no 05, 2015. LIMA, Sônia Maria Van Dick (Org.). Ascendino Leite entrevista Guimarães Rosa. João Pessoa: Editora Universitária /UFPB, 1997. LISBOA, Henriqueta. O motivo infantil em Guimarães Rosa. Suplemento Literário de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 8, n. 351, p. 2, 19 maio 1973. Disponível em: https://www.usp.br/bibliografia/obra.php?cod=1521&s=grosa. Acesso em: 29 de janeiro de 2025. LORENZ, Gunter. Diálogo com a América Latina: panorama de uma literatura do futuro. Tradução de Rosemary Costhek Abílio e Fredy de Souza Rodrigues. São Paulo: E. P.U., 1973. KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Ir.; CASTAGNA, Mônica Molina. Por uma Educação do Campo. Goiás: Peres, p.19, 1998. 80 MATTOS, Sandra Maria Nascimento. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre. Editora Fi, 2020 MARQUEZ, Christine Garrido. O BANCO MUNDIAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA.2014. Disponível em: editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2014/Modalidade_1datahora_02_11_2014_22_46_ 33_idinscrito_3853_dbae9056d162a2200c8d6b35b54f9663.pdf. Acesso em: 16 mar. 2025. NUNES, Bendito. A Rosa que é de Rosa: literatura e filosofia em Guimarães Rosa. Org. Victor Sales Pinheiro. Rio de Janeiro: DIFEL, 2013. OMS, Organização Mundial da Saúde. Maternal, newborn, child and adolescent health. Disponível em: https://www.who.int/teams/maternal-newborn-child-adolescent-health-and- ageing/epidemiology-monitoring-and-evaluation. Acesso em: 16 mar. 2025. PIAGET, J. O Nascimento da Inteligência na Criança. 1975. Rio de Janeiro: Zahar. POUILLON, Jean. O Tempo no romance. Tradução de Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo, 1974. ROCHA, Sheila de Fatima Mangoli et al. Contribuições dos Quefazeres de Paulo Freire para a educação do campo hoje. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 58, p. 949-973, 2018. ROSA, João Guimarães. Ficção Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. V. 1. ________. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. ________. Manuelzão e Miguilim (Corpo de Baile). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. ________. Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Ediouro Lazer e Cultura, 2011. ________. Tutaméia: Terceiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. SANTOS, Ramofly Bicalho dos., A Educação do Campo e do MST, UNIG, p.3, 2017. SANTOS, Ramofly Bicalho dos.; CARVALHO, Igor Simoni Homem de. O Campesinato Brasileiro. Revista Princípios, São Paulo, no 166, p. 1-18, abr. 2023. STEIN, Adenilde Silva et al. Saberes e Práticas. Vitórias, ES: EDUFES, 2012. SOARES, Claudia Campos. O olhar de Miguilim. In: O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira. 14a ed. Belo Horizonte: 2007. SILVERA D. T.; CÓRDOVA F. P. A pesquisa científica. In: GERHARD, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42. SILVA, Wanderley da. In: Capitulo: Sobre a Filosofia no “Aspr’o”: do Romance Acadêmico às Veredas da Sala de aula. Sanchez. Lilian (Organizadora); SILVA, Wanderley da (Organizador). Filosofia presente: ensaios para novas transformações. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2021. 81 UNESCO. Why it is important to invest in early childhood education. 2024. Disponível em: https://www.unesco.org/en/articles/investing-early-childhood-care-and-education-yields- lifelong-benefits. Acesso em: 16 mar. 2025. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 1984. São Paulo: Martins Fontes.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISELE COSTA ELIAS FIGUEREDO.pdf7.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.