Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22794
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMota, Tatiana dos Anjos-
dc.date.accessioned2025-08-07T17:22:04Z-
dc.date.available2025-08-07T17:22:04Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.identifier.citationMOTA, Tatiana dos Anjos. O papel do tutor na formação no ensino superior a distância: uma reflexão sobre a própria prática. 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) -Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22794-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo central a ressignificação da prática pedagógica da autora na sua atuação enquanto tutora presencial em um curso de Licenciatura em Física ofertado na modalidade semipresencial de Educação a Distância (EaD). Esta pesquisa parte da inquietação pessoal que acaba se transformando em um problema de pesquisa: Qual é, realmente, o meu papel como tutora presencial neste curso? E, mais especificamente, que características da minha própria prática pedagógica foram capazes de provocar, ou não, alterações em certos níveis de desempenho dos estudantes que atendi? Para responder a essa questão, foram definidos como objetivos específicos: revisão bibliográfica e documental acerca das atribuições do tutor presencial, análise da legislação vigente, observação do ambiente de trabalho e das reações dos estudantes, além da elaboração de um plano de ação para enfrentar problemas identificados dentro da sala de aula. O presente estudo, de natureza qualitativa, permitiu que a autora refletisse sobre sua atuação e sobre as lacunas entre o que é formalmente atribuído ao tutor e o que é vivenciado no cotidiano acadêmico. A análise revelou que, mesmo presente na legislação específica as atribuições para os tutores presenciais, a prática pedagógica demanda um papel mais ativo, exigindo um papel de escuta, acolhimento e de habilidades de mediação pedagógica. Com a implementação do plano de ação foi possível observar mudanças positivas na participação e desempenho dos estudantes. Espera-se que esta dissertação possa contribuir, de certa forma, para a valorização da figura do tutor presencial, evidenciando a importância da formação continuada, da construção de práticas reflexivas que favoreçam a aprendizagem no contexto do EaD e do reconhecimento institucional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino superior – licenciatura em físicapt_BR
dc.subjectensino a distância - tutor presencial.pt_BR
dc.subjectreflexão sobre a própria práticapt_BR
dc.subjectHigher education- degree in physics.pt_BR
dc.subjectdistance learning- in-person tutor.pt_BR
dc.subjectreflection on one’s own practice.pt_BR
dc.titleO papel do tutor na formação do ensino superior a distância: uma reflexão sobre a própria práticapt_BR
dc.title.alternativeThe role of the tutor in distance learning higher education: a reflection on the practice itself.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe main objective of this dissertation is to redefine the author's pedagogical practice in her role as a face-to-face tutor in a Physics Degree course offered in the semi-face-to-face Distance Education (EaD) modality. This research is based on a personal concern that ends up becoming a research problem: What is my role as a face-to-face tutor in this course? And, more specifically, what characteristics of my own pedagogical practice were able to provoke, or not, changes in certain levels of performance of the students I assisted? To answer this question, the following specific objectives were defined: a bibliographic and documentary review on the duties of the face-to-face tutor, an analysis of current legislation, an observation of the work environment and the reactions of the students, in addition to the elaboration of an action plan to address problems identified within the classroom. This qualitative study allowed the author to reflect on her performance and on the gaps between what is formally attributed to the tutor and what is experienced in everyday academic life. The analysis revealed that, even though specific legislation includes the duties of in-person tutors, pedagogical practice demands a more active role, requiring listening, welcoming and pedagogical mediation skills. With the implementation of the action plan, it was possible to observe positive changes in student participation and performance. It is hoped that this dissertation can contribute, in some way, to the valorization of the role of the in-person tutor, highlighting the importance of continuing education, the construction of reflective practices that favor learning in the context of distance education and institutional recognition.en
dc.contributor.advisor1Goulart, Sílvia Moreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3844-4697pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346538916616057pt_BR
dc.contributor.referee1Goulart, Sílvia Moreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3844-4697pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346538916616057pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Fabrícia Vellasquez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349241585859531pt_BR
dc.contributor.referee3Cardoso, Simone Coutinho-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6216-202Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8508134752898851pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.relation.referencesASSUMPÇÃO, G., CASTRO, A., CHRISPINO, Á.. Políticas públicas em educação superior a distância - um estudo sobre a experiência do Consórcio Cederj. SciElo, 2018, p. 445-470. AZEVEDO, É. d.. O papel do tutor - professor na ead em nível superior: aspectos históricos e o reconhecimento legal. EAD em Foco, 9 (753), 2019. BACHELARD, G. (1996). A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto. BATINGA, Georgina Luna; CRUZ, Nelly Kazan Sancho. Competências tutoriais necessárias ao tutor do Ensino a Distância para que realize boas práticas pedagógicas. Revista Práticas Pedagógicas, v. 32, n. 1, p. 24-49, 2023. BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no. 9394/96. Brasília, 20 dez. 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento Orientador de APCN. Área 46: Ensino. Brasília, DF,2019. BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo. Consórcio Cederj: a história da construção do projeto. Ead em Foco, vol. 7 (2), 2017, p. 08-27. CARO, Francis G.. “Pesquisa avaliativa: uma visão panorâmica”. In: GOLDBERG, M. A. A.; SOUZA, C. P. de. Avaliação de Programas Educacionais: vicissitudes, controvérsias e desafios. São Paulo: EPU, 1982. COFFANI, M. C. R. da S., & Gomes, C. F.. (2021). Reflexões sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. Educação E Pesquisa, 47, e229646. COLINVAUX, D.. Aprendizagem e construção/ constituição de conhecimento: reflexões teórico- metodológicas. Pro-Posições, 108, n.3 (54), 2007, p. 29-51. COLINVAUX, D.. Aprendizagem: as questões de sempre, a pesquisa e a docência. Ciência em tela, 1, n.1, 2008, p. 1-11. COLL, César. Significado e sentido na aprendizagem escolar. Reflexões em torno do conceito de aprendizagem significativa. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento, 2002, p. 145-159. CONSÓRCIO CEDERJ. Guia da tutoria no âmbito dos cursos de graduação do Consórcio CEDERJ 2024. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2023. Disponível em: < https://www.cecierj.edu.br/consorcio-ederj/trabalhe-conosco/tutoria/>. Acesso em: 10 mai. 2025. 81 FERRAZ, Rita de Cássia S. Nascimento; FERREIRA, Lucimar Gracia; e FERREIRA, Lúcia Gracia. Ressignificação da prática pedagógica: contribuições da autoscopia para a formação do professor. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, vol. 7, ahead of print, 2019 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. Editora Positivo, 2019, Paraná. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, G. G. et al. Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino da UTFPR – Londrina: estudo preliminar das contribuições. Polyphonía, v. 28, n. 2, jul./dez, 2017. GHEDIN, E. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: Congresso Norte - Paranaense de Educação Física Escolar,4., 2009, Londrina. Anais... Londrina: Eduel, 2009, v. 1, p.1-27. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOMES, Silvane Guimarães Silva; VILLANI, Ecila Albuquerque. Capacitação de tutores para EAD [ recurso eletrônico] / Villani. - Viçosa, MG : Ed. UFV, 2015. (Conhecimento, ISSN 2179-1732 ; n. 28) JÚNIOR, Valter Carabetta. Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente. Revista Brasileira de Educação Médica. 34(4): 580-586; 2010. KUHN, Thomas S.. A tensão essencial. Rio de Janeiro: Edições 70, 1991. LEMOS, S. de S.; PASQUETTO, R. G.. Funções dos Tutores Presenciais na Educação a Distância. EaD Em Foco, 9(1), 2018. LOPES, L. F., MOSER, A.; PINTO, A. L.. Ead, presencial e o híbrido: usando mídias sociais em sala aula. Revista Foco, 15, n.4 (492), 2022, p. 1-12. LUCKESI, C. C.. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 2011. São Paulo: Cortez. MÉSSIAS, Jorge Rodrigo Araújo; LÚCIO, Magda de Lima. Gestão e governança pública para o desenvolvimento: educação básica orientada por evidências. Revista da AGU, v. 22, n. 3, 2023. MILL, Daniel; LIMA, Denise Abreu e; LIMA, Valéria Sperduti; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. O desafio de interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos da Pedagogia. UFSCAR. V. 2, n. 4(2), 2008. 82 MINAYO, M. C. de S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14a ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. 408 p. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2015 MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.. Múltiplos olhares sobre um episódio de ensino: "Por que o gelo flutua?". Anais do encontro sobre teoria e pesquisa em ensino de ciências: linguagem, cultura, cognição, reflexões para o ensino de ciências, 1997, p. 139-162. NÓVOA, A.. Os professores e a sua formação. 1992, Lisboa: Publicações Dom Quixote. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos. Paulo Freire na vida pessoal e na prática de docentes da educação de jovens e adultos. p. 25-40.Universidade do Estado do Pará- UEPA. In Paulo Freire em diálogo com a educação de jovens e adultos / Tânia Regina Dantas et al. - Salvador: EDUFBA, 2020. 212 p. PERRENOUD, P.. Construir as competências desde a escola. 1999, Porto Alegre: Artmed. PERRENOUD, P.. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2000. Porto Alegre: Artmed. PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2002. POZO, J. I. (2005). Aquisição do conhecimento. Porto Alegre: Artmed. SANT’ANNA, I. C.; SOUZA, C. P.. A autoscopia como recurso de análise e formação de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2008, 89(222), 232-246. SANTOS, G. F. A Importância do Tutor Presencial na Educação a Distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, [S. l.], v. 8, 2009. DOI: 10.17143/rbaad.v8i0.215. SANTOS, J. C.; NEVES, M. B.. Educação a distância: reflexões sobre o perfil e a atuação do tutor presencial no Consórcio Cederj. Educon, 8, n.0, 2014, p. 1-9. SANTOS, S. C.; Borba, M. d.; Viel, S. R.. Discutindo o papel do tutor presencial na formação de professores a distância. Congresso Nacional de Formação de Professores, 2014, pp. 11669-11681. SANTOS et al.. O uso da triangulação múltipla como estratégia de validação em um estudo qualitativo. Ciência & Saúde Coletiva, 25(2):655-664, 2020. 83 SOUZA, Simone de; FRANCO, Valdeni S.; COSTA, Maria Luisa F.. Educação a distância na ótica discente. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 42, n.1, p. 99-113, jan./mar., 2016. SCHENEIDER, N. R.. Construção do conhecimento em EAD: desafios e possibilidades para o professor/ tutor. Revista Práxis Plural, 1, n.2, 2021, p. 16- 31. SCHÖN, D. A. The reflective practitioner. Basic Books, 1983. SCHÖN, D. A. Educando o professional reflexive um novo design para o ensino e a aprendizagem. 1992. Porto Alegre: Artmed. SCIULO, M. M. (26 de setembro de 2019). Galileu. Acesso em 25 de setembro de 2023, disponível em Revista Galileu: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2019/09/quem-foi-roquette-pinto-o- pai-da-radiodifusao-brasileira.html. SILVA, Francisca Veridiana da. Uma breve discussão sobre quem são sujeitos da EJA e quais suas expectativas na sala de aula. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Educação. João Pessoa, 2017. SOARES, R. d.; Silva, G. A.. Regulamentos da EaD no Brasil e o Impacto da Portaria No 343/2020 no Ensino Superior. EaD em Foco, 10, n.3 (1043), 2020, p. 1-12. TEIXEIRA, F.; De Pesce, M. K.. Impressões docentes sobre a autonomia do aluno da educação superior no ensino semipresencial. Educação, currículos e tecnologias digitais, 2022, p. 24-34. VYGOTSKY, L. S. (1996). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA DOS ANJOS MOTA.pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.