Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22817
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Renato dos Santos-
dc.date.accessioned2025-08-08T22:18:39Z-
dc.date.available2025-08-08T22:18:39Z-
dc.date.issued2024-02-24-
dc.identifier.citationGOMES, Renato dos Santos. Políticas públicas de Educação do Campo na Baixada Fluminense. 2024. 131 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22817-
dc.description.abstractO Presente trabalho procurou analisar o processo histórico da luta pela reforma agrária no Brasil e as políticas educacionais no rural brasileiro baseado no PRONERA (Programa Nacional da Educação da Reforma Agrária), criado em abril de 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso através da portaria ministerial, tendo como objetivo fortalecer o campo brasileiro em relação à economia, questões sociais, ambientais e culturais. O PRONERA é uma luta dos movimentos sociais do campo e das universidades em prol do melhoramento pela escolarização no campo brasileiro buscando melhorar o acesso e permanência dos alunos, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, é de suma importância na execução do programa. Uma questão que nos chamou atenção neste trabalho foi as análises de distorções em idade escolar, quando se trata por grupo étnico. Percebemos os altos índices de analfabetismo no território brasileiro principalmente se tratando da população afro diaspórica que inviabiliza a população negra que vive no campo, encontrando uma grande dificuldade de deixar de ser explorada pelo sistema capitalista de produção agrícola;pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPRONERApt_BR
dc.subjectrelação étnico-racialpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectSocial movementspt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relations.pt_BR
dc.titlePolíticas públicas de Educação do Campo na Baixada Fluminensept_BR
dc.title.alternativeSantos. Public policy in field education at Baixada Fluminenseen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe present study aimed to analyze the historical process of the struggle for agrarian reform in Brazil and the educational policies in the Brazilian rural areas based on PRONERA (National Program of Agrarian Reform Education), createdin April 1998 by then-President Fernando Henrique Cardoso through ministerial ordinance. Its objective is to strengthen the Brazilian rural sector in terms of economic, social, environmental, and cultural issues. Pronera represents a joint effort of rural social movements and universities to enhance education in the Brazilian countryside, seeking to improve students' access and retention. The MST (Landless Workers' Movement) plays a crucial role in implementing the program. An issue that drew our attention in this study was the analysis of age- related distortions, particularly concerning ethnic groups. We observed high ratesof illiteracy in the Brazilian territory, especially among the Afro-diasporic population, hindering the Black population living in rural areas and facing significant challenges in breaking free from exploitation by the capitalist system of agricultural production.en
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Anelise Monteiro do-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4911-8301pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128109907868856pt_BR
dc.contributor.referee3Masson, Máximo Augusto Campos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1132398987153174pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Márcio Sales da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9397287831553295pt_BR
dc.contributor.referee5Macedo, Pedro Clei Sanches-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8977011963577378pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0731524011470513pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.relation.referencesALENTEJANO. Paulo Roberto Raposo. Os desafios da educação de jovens e adultos em assentamentos e acampamentos rurais no estado do Rio de Janeiro. In: ALVARENGA, Márcia (org.). Educação de Jovens e Adultos em tempos e contextos de aprendizagens. 1 edição. Rio de Janeiro; Rovelle, 2011, v.1, p. 45-62. ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 127 2019. 264 p. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro). ISBN: 978- 85-98349-74-9 AMBONI, V. A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS MARCOS DA ESCOLA PÚBLICA. 2023. 18 p. Dissertação (o Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos) — Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. APLICADA, I. D. P. E. E. IPEA. 2023. Disponível em: https://portalantigo:ipea:gov:br/.Acesso em: 05/10/2023. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Editora Vozes Limitada, 2014. BRASIL. Educação Anti-Racista: caminhos abertos pela Lei Federal no 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ministério da Educação. Brasília: MEC/SECAD, 2005. BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Seção 1, p. 1, 2003. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Brasília, v. 8, 1997. CARLOS, A.; DE, O.; DIAS. - “EDUCAR PARA EMANCIPAR”: estudo sobre a gestão de projeto em áreas rurais do estado do Rio de Janeiro. UFRRJ. INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA DISSERTAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 128 [s.l: s.n.]. Disponível em:<https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgea/files/2018/04/Carlos-Dias- Formatada.pdf>. Acesso em: 6 out. 2023. CARVALHO, E. das Dores de; AGUIAR, L. de C.; SILVA, T. L. A. da. O PRONERA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ASSENTAMENTOS E ACAMPAMENTOS RURAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rev. Tamoios, v. 09, n. 2, p. 96 – 109, JUL-DEZ 2013. CIVIL, P. da R. C. LEI No 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 - LDB. 2023. Disponível em: https://www:planalto:gov:br/. Acesso em: 04/10/2023. DINIZ, D. F.; LERRER, D. F. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA): uma política pública para a democratização do Estado no Brasil. Inter-Ação, v. 1, n. 43, p. 259 – 280, ABR 2018. Disponível em: <http://dx:doi:org/10:5216/ia:v43i1:46105>. DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo (Rio de Janeiro, Brazil), v. 12, n. 23, p. 100–122, 2007. EDUCAÇÃO, M. D. INEP. 2023. Disponível em: http://portal:mec:gov:br/. Acesso em: 05/10/2023. EDUCAÇÃO, M. da. PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2023. Disponível em: https://pronacampo:mec:gov:br/. Acesso em: 06/10/2023. FRANTZ, Fanon. Pele Negra, máscaras brancas. Tradução de Sebastião Nascimento e colaboração de Raquel Camargo; Prefácio de Grada Kilomba; Posfácio de Deivison Faustino; Textos Complementares de Francis Jeanson e Paul Gilroy. São Paulo: Ubu Editora, 2020. _______________. Os Condenados da Terra. Tradução de José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. 129 FERNANDES, B. M.; TARLAU, R. RAZÕES PARA MUDAR O MUNDO: A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CONTRIBUIÇÃO DO PRONERA. Educ. Soc., Campinas,, v. 38, n. 140, p. 545 – 567, JUL-SET 2017. FETAG-RS. Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS. 2023. Disponível em: http://fetagrs:org:br/a-fetag-rs/sobre/. Acesso em: 05/10/2023. FREIRE, Paulo. Ação Cultural Para a Liberdade e Outros Escritos. 4 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979 _______________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. _______________. Pedagogia do Oprimido. 5 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. Frente Negra Brasileira. Disponível em: <https://ipeafro.org.br/acervodigital/documentos/antecedentes-do-ten/frente- negra-brasileira/>. Acesso em: 18 jul. 2023. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Editora Vozes Limitada, 2019. MARTINS, M. Juventude e Reforma Agrária: o caso do Assentamento Rural Paz na Terra, RJ. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/tede/653/1/2008%20- %20Ma%C3%ADra%20Martins.pdf>. Acesso em: 6 out. 2023. MENEZES, M. G. de; SANTIAGO, M. E. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pro- Posições |, v. 25, n. 3, p. 45 – 62, SET-DEZ 2014. 130 MST. O MST NOSSA HISTÓRIA. 2023. Disponível em: https://mst:org:br. Acesso em: 22/04/2023. MDA\INCRA. Manual de Operações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).Edição Revista e Atualizada. Brasília –DF, 2004. MOLINA, Mônica Castagna. A Constitucionalidade e a Justiçabilidade do Direito à Educação dos Povos do Campo. In: SANTOS, C. A. (Org.). Por uma Educação do Campo. Campo Políticas Públicas-Educação. Brasília: INCRA/MDA, 2008. MIGNOLO, Walter D, Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. (Trad.: Ângela Lopes Norte) Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287- 324, 2008 MUNANGA, Kabengele. Educação e diversidade cultural. Cadernos Penesb, v. 10, p. 37-54, 2010. PAULA, Aline Batista de. O movimento negro educador: o social em questão, v. 2, n. 50, 4 maio 2021. PEREIRA, C. N.; CASTRO, C. N. Educação no Meio Rural: diferenciais entre o rural e o urbano. IPEA, p. 70, mar. 2021. REGO, Frederico; QUEIROZ, Mailson; MORAIS, Pauliane. A Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de História no Novo Ensino Médio. Caderno de Diálogos, v. 1, n. 1, 2022. RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Mórula editorial, 2019. RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. Mórula Editorial, 2021. SANTOS, R. C. D. A. EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO RIO DE 131 JANEIRO: A EXPERIÊNCIA DO PRONERA NO ASSENTAMENTO PAZ NA TERRA. Revista Tamoios, v. 9, n. 2, 14 fev. 2014. SILVA, T. L. A.; AGUIAR, L. DE C.; CARVALHO, E. DAS D. DE. O PRONERA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ASSENTAMENTOS E ACAMPAMENTOS RURAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Tamoios, v. 9, n. 2, 2013. SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2021. UFF\FETAG\MST. Cartilha Nossa Terra, Nossas Vidas: um encontro na História. Edição FASE\CECIP\FUNDO NOVIB. Rio de Janeiro, 2000. UFRRJ\FETAG\MST. Projeto de Educação de Jovens e Adultos em Assentamentos de Reforma Agrária. Seropédica, 2000. WALSH, Catherine. “(De) construir la interculturalidad”. En Interculturalidad y política. Desafíos posibilidades. Lima, 2002 WALSH, Catherine. (Ed.). Pedagogías Decoloniales. Práticas Insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya- Yala. Equador, 2017. WALSH, Catherine. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Tabula rasa, n. 9, p. 131-152, 2008pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATO DOS SANTOS GOMES.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.