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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22821Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Barboza, Luciano da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-11T13:50:44Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-11T13:50:44Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
| dc.identifier.citation | BARBOZA, Luciano da Silva. A descolonização da questão negra e a Fundação Ford: uma nova pedagogia da hegemonia? 2025. 215 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). -Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22821 | - |
| dc.description.abstract | A pesquisa desenvolvida é sobre a classe dominante, a educação e a descolonização da questão negra no Brasil e tem como objeto a atuação da Fundação Ford no Brasil entre 1985- 2025, destacando sua concepção e atuação na hegemonia dominante. A educação como política pública possui disputas no interior do Estado Ampliado, pretendemos compreender a atuação das frações da burguesia e o processo de atualização de suas estratégias de dominação, para o controle dos ideais da classe trabalhadora para a manutenção do modo de produção capitalista em sua fase neoliberal. O capitalismo contemporâneo é marcado por atividades desenvolvidas pelos inúmeros Aparelhos Privados de Hegemonia que fazem a difusão da Nova Pedagogia da Hegemonia, dentre estes selecionamos a Fundação Ford estadunidense. Essa escolha foi feita de acordo com sua centralidade no financiamento de ações educacionais relacionadas à questão racial no Brasil nos últimos cinquenta anos. Nesta pesquisa nos interessa particularmente focar na interpretação da elaboração teórica social- liberal da Fundação Ford sobre a questão negra, suas concepções e visão de mundo através das falas e escritos dos seus intelectuais orgânicos. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Fundação ford | pt_BR |
| dc.subject | multiculturalismo | pt_BR |
| dc.subject | nova pedagogia da hegemonia | pt_BR |
| dc.subject | racismo estrutural | pt_BR |
| dc.subject | social liberalismo | pt_BR |
| dc.subject | ford fundation | pt_BR |
| dc.subject | multiculturalism | pt_BR |
| dc.subject | new pedagogy of hegemony | pt_BR |
| dc.subject | structural racism | pt_BR |
| dc.subject | social liberalism | pt_BR |
| dc.title | A descolonização da questão negra e a Fundação Ford: uma nova pedagogia da hegemonia? | pt_BR |
| dc.title.alternative | The decolonization of the black issue and the ford foundation: a new pedagogy of hegemony? | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The research developed is about the ruling class, education and the decolonization of the black issue in Brazil and has as its object the actions of the Ford Foundation in Brazil between 1985-2025, highlighting its conception and action in the dominant hegemony. Education as a public policy has disputes within the Expanded State, we intend to understand the actions of fractions of the bourgeoisie and the process of updating their domination strategies, to control the ideals of the working class for the maintenance of the capitalist mode of production in its neoliberal phase. Contemporary capitalism is marked by activities developed by numerous Private Hegemony Apparatuses that disseminate the New Pedagogy of Hegemony, among which we selected the American Ford Foundation. This choice was made in accordance with its centrality in financing educational actions related to racial issues in Brazil over the last fifty years. In this research we are particularly interested in focusing on the interpretation of the Ford Foundation's social-liberal theoretical elaboration on the black issue, its conceptions and worldview through the speeches and writings of its organic intellectuals. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Lima, Sonia Lucio Rodrigues de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4467992898402570 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Calil, Gilberto Grassi | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-0479-7163 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0788316404695058 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Mattos, Marcelo Badaró | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8081498917287880 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Fontes, Virginia Maria Gomes de Mattos | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/6459112125274953 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5018240101276766 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
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