Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Danielle Silva dos-
dc.date.accessioned2025-08-13T13:42:11Z-
dc.date.available2025-08-13T13:42:11Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Danielle Silva dos. A educação alimentar e nutricional enquanto política educacional – um estudo de caso em uma escola do município de Japeri/ RJ. 2025. 98 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22921-
dc.description.abstractA presente pesquisa abordou a prática da transversalidade da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti (DAR). Utilizando uma abordagem qualitativa, a investigação incluída revisão documental centrada na Lei no 13.666/2018. Para tal, foram empregues análises de documentos e registros que estavam arquivados na secretaria da escola, representando fontes valiosas de informações históricas e contemporâneas. A metodologia adotada incorporou uma abordagem de pesquisa de campo com entrevistas presenciais, direcionada as professoras de educação infantil e conexões entre legislação, documentos institucionais e prática docente. Destacou-se a importância da EAN transcender fronteiras curriculares, integrando-se interdisciplinarmente. A abordagem crítica foi crucial, incentivando questionamentos sobre influências sociais, econômicas e ambientais nas escolhas alimentares. A EAN, quando abordada abrangente e criticamente, não apenas transmite conhecimentos nutricionais, mas também capacita para escolhas informadas e promove a formação de cidadãos conscientes. A pesquisa contribuiu significativamente para o entendimento das dinâmicas educacionais na Escola DAR, estabelecendo conexões entre a legislação educacional, os documentos institucionais e a prática docente. Dessa forma, buscou-se enriquecer o debate acadêmico sobre a aplicação da EAN nas escolas, proporcionando subsídios para aprimoramentos nas políticas educacionais e práticas pedagógicas relacionadas à alimentação e nutrição, para alcançar esse propósito, é imperativo que a EAN transcenda as fronteiras curriculares convencionais e se integre de maneira interdisciplinar, aproveitando-se de diversas disciplinas para contextualizar as questões alimentares. O entendimento da origem dos alimentos, dos processos de produção, distribuição e consumo, bem como a consciência sobre a procedência e qualidade dos alimentos, são elementos cruciais nesse processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectsegurança alimentarpt_BR
dc.subjecttransversalidadept_BR
dc.subjectcurriculumpt_BR
dc.subjectfood securitypt_BR
dc.subjecttransversalitypt_BR
dc.titleA educação alimentar e nutricional enquanto política educacional – um estudo de caso em uma escola do município de Japeri/ RJpt_BR
dc.title.alternativeFood and nutritional education as an educational policy – a case study in a school in the municipality of Japeri/RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research addressed the practice of transversality in Food and Nutritional Education (FNE) at the Darcílio Ayres Raunheitti Municipal School (DAR). Employing a qualitative approach, the study included a document review focused on Law No. 13,666/2018. To achie-ve this, analyses of documents and records archived at the school’s administration were con- ducted, representing valuable sources of historical and contemporary information. The adop- ted methodology incorporated field research with face-to-face interviews aimed at early chil- dhood educators, exploring connections between legislation, institutional documents, and tea- ching practices. The study underscored the importance of FNE transcending curricular boun- daries by integrating interdisciplinary perspectives. The critical approach was crucial, promp- ting inquiries into the social, economic, and environmental influences on food choices. When approached comprehensively and critically, FNE not only transmits nutritional knowledge but also empowers individuals to make decisions and fostered the development of conscious citi- zens. The research contributed significantly to understanding the educational dynamics at DAR by establishing links between educational legislation, institutional documents, and class-room practices. Thus, the aimed to enrich the academic debate on the implementation of FNE in schools, providing foundations for improvements in educational policies and pedagogical practices related to food and nutrition. To achieve this goal, it is imperative that FNE trans-cended conventional curricular boundaries and be integrated in an interdisciplinary manner, drawing upon various disciplines to contextualize food issues. Understanding the origin of food, as well os its production, distribution, and consumption processes, along with awareness of food provenance and quality, proved to be crucial elements in this process.en
dc.contributor.advisor1Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256pt_BR
dc.contributor.referee1Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256pt_BR
dc.contributor.referee2Caetano, Daniela-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5397-7331pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5386255555582347pt_BR
dc.contributor.referee3Porte, Luciana Helena Maia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0668-1866pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693383089089266pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Danielle B. da S. Educação alimentar e nutricional no ambiente escolar: práti- cas pedagógicas e desafios. 2019. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Universidade Fede- ral do Ceará, Fortaleza, 2019. ALMEIDA, T. J. B. Abordagem dos temas transversais nas aulas de Ciências do Ensino Fun- damental no distrito de Arembepe, Município de Camaçari-BA. Candombá – Revista Virtual, Salvador, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2006. BAXTER, P.; JACK, S. Qualitative case study methodology: study design and implementati- on for novice researchers. The Qualitative Report, v. 13, n. 4, p. 544-559, 2008. BEZERRA, J. A. B. Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da meren- da escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 103-115, 2009. BORTOLINE, G. A.; VITÓLO, M. R.; GUBERT, M. B.; SANTOS, L. M. P. Educação ali- mentar e nutricional no ambiente escolar: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Sa- úde Escolar, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 65-75, 2019. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 jun. 2023. ______. Decreto n. 37 106, de 31 mar. 1995. Institui a Campanha de Merenda Escolar. Diário Oficial da União, Brasília, 2 abr. 1995. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Atos/decretos/1955/Anexo/And37112-55.pdf. Acesso em: 3 mai 2023. ______. Lei n. 9 394, de 20 dez. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Bra- sília: Presidência da República, 1996. ______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. ______. Lei n. 11 947, de 16 jun. 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da U- 75 nião, Brasília, 17 jun. 2009. ______. Decreto n. 8 553, de 3 nov. 2015. Institui o Pacto Nacional para Alimentação Saudá- vel. Diário Oficial da União, Brasília, 4 nov. 2015. ______. Lei n. 13 666, de 16 mai. 2018. Altera a Lei n. 9 394, de 20 dez. 1996, para incluir a temática da educação alimentar e nutricional na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, 17 mai. 2018. ______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/. Acesso em: 8 jan. 2024. ______. Ministério da Saúde. Guia Alimentar para a População Brasileira. 2. ed. Brasília: MS, 2014. ______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programa Nacional de Alimenta- ção Escolar: avanços e perspectivas. Brasília: FNDE, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/pnae. Acesso em: 18 abr. 2025. BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. CANELLA, D. S.; JAIME, P. C. Ambiente alimentar escolar e políticas públicas: desafios para a promoção da alimentação adequada e saudável. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 44, n. esp. 4, p. 162-173, 2020. CARVALHO, C.; SILVA, L. Educação alimentar e nutricional como prática pedagógica: construção de hábitos e consciência alimentar. Educação em Perspectiva, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 89-102, 2020. CRESWELL, J. W. Qualitative Inquiry and Research Design: choosing among five approa- ches. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2014. CUNHA, M.; GOMES, J. Educação alimentar integrada: abordagens e resultados. São Paulo: Editora Educação, 2020. DALL’AGNOL, A. M. Ranking dos maiores países produtores de alimentos do mundo. Veja Baril. Disponível em: https://www.vejabaril.com.br. Acesso em: 13 jun. 2017. 76 DAMATTA, R. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.). The SAGE handbook of qualitative research. 5. ed. Thousand Oaks: Sage, 2018. FAO. The State of Food Security and Nutrition in the World 2017. Rome: FAO, 2017. Dispo- nível em: http://www.fao.org/3/a-I7695e.pdf. FIATES, G. M. R.; VEIROS, M. B. Educação alimentar e nutricional no contexto escolar: perspectivas para a promoção de práticas pedagógicas saudáveis. Revista de Nutrição, Cam- pinas, v. 24, n. 4, p. 559-570, 2011. FIORENTINI, D. et al. Investigação em educação: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2010. FLÁVIO, E. F.; BARCELOS, M. F. P.; LIMA, A. L. Avaliação química e aceitação da me- renda escolar de uma escola estadual de Lavras-MG. Ciencagrotec, Lavras, v. 28, n. 4, p. 840-847, 2004. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2002. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. GADOTTI, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 2012. GAGLIONE, C. et al. Nutrição educacional em São Paulo. Campinas, v. 19, n. 3, p. 309-320, mai./jun. 2006. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. HEGENBERG, L. Método aporético: Sócrates. In: HEGENBERG, L.; SILVA, M. F. A. Mé- todos. São Paulo: EPU, 2005. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE). Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: 77 https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/9160-pesquisa-nacional-de-saude- escolar.html. Acesso em: 18 abr. 2025. ______. SIDRA. Tabela 6579: estimativas da população residente por faixa de idade e sexo. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6579. Acesso em: 18 abr. 2025. IMPRENSA LATINA BRASIL247.com. Disponível em: https://noticias.band.uol.com.br. Acesso em: 18 out. 2017. JAPERI (RJ). Prefeitura Municipal. Histórico da Escola Municipal Darcio Ayres Raunheiti. Japeri, 2014. Disponível em: https://www.japeri.rj.gov.br/historico-escola-darcio-ayres- raunheiti. Acesso em: 18 abr. 2025. LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2004. ______. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2013. LIBERMANN, A. P.; BERTOLINI, G. R. F. Tendências de pesquisa em políticas públicas: uma avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Ciência & Saúde Co- letiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 11, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 5 jan. 2024. LIMA, E. S. Mal de fome e não de raça: gênese, constituição e ação política da educação alimentar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000. LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Naturalistic inquiry. Newbury Park: Sage, 1985. MACEDO, R. M. de. Formação de professores para EAN: integração entre teoria e prática nos cursos de Licenciatura. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Fede- ral de Sergipe, Aracaju, 2019. MAINARDES, J. Gestão educacional da escola: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2002. MALAGUTI, J. M. A. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): desafios para a inclusão dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar de Itapecerica da Serra – SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas e Organizações Públicas) – Univer- 78 sidade Federal de São Paulo, Osasco, 2015. MARDAGAN, T. R.; OLIVEIRA, A. D. Influência do ambiente escolar na alimentação in- fantil: revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 33, n. 2, p. 225-238, 2019. MELLO, R. P. et al. Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa. Psi- cologia & Sociedade, v. 19, n. 3, p. 26-32, 2007. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014. MONTEIRO, C. A. A nova classificação dos alimentos baseada na extensão e propósito do processamento: implicações para a pesquisa, a política e a ação pública em nutrição. Cader- nos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, supl. 1, e00019719, 2018. ______. et al. Aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e impacto na saúde da população brasileira. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 53, p. 1-7, 2019. MORGADO, F. S.; SANTOS, M. A. A. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. EXTENSIO – Re- vista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, n. 6, p. 1-10, 2008. NUSSBAUM, M. C. Mulheres e desenvolvimento humano: uma abordagem das capacidades. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2003. OLIVEIRA, M. A.; FREITAS, D. S. Reflexões sobre a educação alimentar e nutricional e seu impacto no desenvolvimento escolar. Revista Brasileira de Pedagogia e Educação, Recife, v. 15, n. 2, p. 125-139, 2019. OLIVEIRA, P. R.; SANTOS, L. F. Tecnologias digitais na formação integral em EAN: desa- fios e oportunidades. Revista Educação em Saúde, v. 9, n. 1, p. 20-35, 2022. OMS. Obesity and overweight. Geneva: World Health Organization, 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight. Acesso em: 18 abr. 2025. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1998. 79 PIAGET, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. PINTO, L. C.; LEITE, M. G.; ALMEIDA, J. P. Educação alimentar e nutricional: práticas e desafios na escola contemporânea. São Paulo: Vozes, 2022. PIPITONE, M. A. P. A relação saúde e educação na escola de 1o grau. Alimentação e Nutri- ção, n. 65, p. 48-52, 1995. PRETI, O. M.; DOMINGOS DA PAZ, A.; LINO, E. M. Módulo introdutório. Brasília: MEC/FNDE/SEED, 2006. RODRIGUES, M. S. Impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no contexto escolar: avaliação de práticas e percepções. 2019. Dissertação (Mestrado em Nutri- ção em Saúde Pública) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. ROSSETO, D. C. A escola e o consumo alimentar de crianças matriculadas na rede pública de ensino. 2002. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2002. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. SANTOS, L. A. S. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuições para re- flexão. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 453-462, 2012. SANTOS, R. R. et al. Influência do ambiente familiar nas preferências alimentares de crian- ças: um estudo de revisão. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 6, p. 2279-2290, 2020. SAVIANE, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2019. SILVA, J. G. F. Tecnologias digitais na promoção da alimentação saudável: potencialidades e limites. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Rural de Pernam- buco, Recife, 2020. SOUSA, A. L. de; FERREIRA, C. M. Avaliação do Programa Nacional de Alimentação Es- colar em tempos de pandemia: estudo multicasos em redes municipais. Revista Pela Alimen- tação Escolar, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 45-60, 2023. 80 STAKE, R. E. Estudos de caso. Porto Alegre: Artmed, 1998. UN. Sustainable Development Goals. United Nations, 2020. Disponível em: https://sdgs.un.org/goals. UNESCO. Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives. Paris: U- NESCO, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247444.locale=en. ______. Relatório Global sobre Alimentação Escolar e Educação para a Sustentabilidade. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: https://www.unesco.org/alimentacaoescolar. Acesso em: 18 abr. 2025. VASCONCELLOS, C. N. Planejamento e gestão da escola: uma abordagem crítica. 5. ed. São Paulo, 2000. VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 24. ed. Campinas: Papirus, 2008. VERTHEIN, U. P.; AMPARO-SANTOS, L. A. A noção de cultura alimentar em ações de educação alimentar e nutricional em escolas brasileiras: uma análise crítica. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br. Acesso em: 5 jan. 2024. VILARTA, R. Estratégias de promoção da saúde do escolar: alimentação saudável. Campi- nas: Ipes Editorial, 2010. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológi- cos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991. YIN, R. K. Pesquisa de estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Book- man, 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLE SILVA DOS SANTOS.pdf1.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.