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dc.contributor.authorDurigon, Valdemir Lúcio-
dc.date.accessioned2025-08-14T13:45:58Z-
dc.date.available2025-08-14T13:45:58Z-
dc.date.issued2005-07-28-
dc.identifier.citationDURIGON, Valdemir Lúcio. Concepção e prática de projetos educacionais em assentamentos rurais no estado do Rio de Janeiro: o Pronera no Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22985-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa objetivou revelar a atuação do Governo Federal face à educação para a reforma agrária, no caso o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), no Rio de Janeiro; avaliar a relação entre a concepção e a prática da proposta de educação formulada e adotada pelo MST em assentamentos de reforma agrária no Estado; analisar o papel da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na elaboração e na aplicação do PRONERA no Estado do Rio de Janeiro. Avaliou-se como e a partir de quando surgiu a educação popular no Brasil, a sua importância no decorrer de nossa história, como as organizações utilizaram e utilizam a educação popular e quais as suas conquistas. Buscou-se, também, demonstrar as diversas concepções de educação popular no decorrer de nossa história e a que perdura até hoje. A concepção de educação popular de Paulo Freire, um dos principais teóricos sobre o assunto. Foi feita uma breve síntese de projetos educacionais desenvolvidos no Brasil, junto à população do campo, no decorrer da história analisando a metodologia adotada. Demonstrou-se a proposta de educação do MST, os princípios pedagógicos e filosóficos que são adotados em suas escolas no dia-a-dia e a concepção de educação que adotam. Na seqüência procurou-se resgatar a história, o surgimento das idéias de um projeto educacional que atenda a população rural, levando em conta as características e especificidades que a população do campo possui no Brasil; O papel dos movimentos populares na concepção deste projeto, no caso o PRONERA, a metodologia que é adotada, e como foi a participação das Universidades. A UFRRJ elaborou e executou um Projeto de Educação de Jovens e Adultos, com a participação de representantes dos movimentos populares, no caso o Movimento Sem Terra, e de órgãos governamentais como o INCRA. O projeto foi desenvolvido no assentamento Zumbi dos Palmares na cidade de Campos dos Goytagazes no norte do Estado do Rio de Janeiro. O projeto buscou atender as necessidades e especificidades da população. Através de metodologia qualitativa procuramos definir como e quando chegou a proposta de elaboração e execução do Projeto de Educação de Jovens e Adultos na Universidade Federal Rural do Rio Janeiro e a participação da Assessoria da Reitoria e do Instituto de Educação na elaboração e execução do projeto, bem como a concepção adotada. Objetivou-se esclarecer o papel do Instituto de Educação, da assessoria da reitoria e do MST na elaboração do projeto e como foi a execução no campo, além dos problemas percebidos na sua implantação: a resistência à metodologia adotada, problemas com infra-estrutura e equipamentos. Avaliou-se também a situação do assentamento Zumbi dos Palmares, suas características, com maior ênfase aos núcleos em que foi desenvolvido o Projeto de Educação de Jovens e Adultos da UFRRJ. Efetuou-se ainda uma confrontação dos resultados da pesquisa realizada pela equipe do Pronera Nacional, pesquisa esta realizada em nove Estados da Federação com metodologia quantitativa, com a presente pesquisa realizada somente no Estado do Rio de Janeiro com metodologia qualitativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectReforma Agráriapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectAssentamentospt_BR
dc.subjectLand reformpt_BR
dc.subjectsettlementpt_BR
dc.subjectrural educationpt_BR
dc.titleConcepção e prática de projetos educacionais em assentamentos rurais no estado do Rio de Janeiro : o PRONERA no Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazespt_BR
dc.title.alternativeConception and practice of educational projects in country settlements in Rio de Janeiro State: the Pronera in Zumbi dos Palmares in Campos dos Goytacazesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research seeks to demonstrate the Federal Government’s actuation in relation to the education for land reform, in this case the National Program of Education in Land Reform (PRONERA), in Rio de Janeiro; to evaluate the existing relations between conception and the practice of the educational proposal done and used by MST in land reform settlements in the country; to analyze the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro’s paper taking into consideration the elaboration e application of PRONERA in the state of Rio de Janeiro.It was analysed how and when the popular education appeared in Brazil, its importance in Brazilian history, how the organizations used and still uses the popular education and what are its achievements. It was tried to demonstrate the lots of conceptions of popular education throughout our history and the ones that are still working nowadays. The conception of popular education of Paulo Freire, the most important theoretician concerning this issue. It was done a summary about educational projects developed in Brazil connected to the rural population throughout our history and little bit of used methodology. It was demonstrated the proposal of education of MST, the philosophical and pedagogical principles that are daily used in their schools and the conception of education that are used by them. It was also tried to rescue the history, the appearance of ideas of a educational project that helps the rural population taking into consideration the characteristics and particularities that they have in Brazil; The importance of the popular movements in this project’s conception, in the case the PRONERA, the methodology that is used and how was the University’s participation in it. UFRRJ elaborated and xecuted a Teenagers and Adults’ Project of Education, that counted on the representatives’ of popular movements ( in this case, MST) and other governmental institutions’, such as INCRA, participation. The project was developed on the settlement of Zumbi dos Palmares that is located in the Campos dos Goycatazes’ city, on the north of Rio de Janeiro’s state. This project tried to take care of the necessities of that population. Using qualitative methodology we tried to define how and when the proposal of elaboration and execution’s of Teenagers and Adults’ Project of Education in Universidade Rural do Rio de Janeiro and the Main Sector’s Assessor Ship and the Educational Institute participation in the elaboration and execution of the project as such as the used conception. It was really important to clarify the importance of the Educational Institute, the Main Sector’s Assessor Ship, as well the importance of MST in the elaboration of the project and how was its execution in the rural area besides some noticed problems concerning its implantation, such as: esistance against the used methodology, problems with equipments and infrastructure. The situation of the Zumbi dos Palmares’ settlement, its characteristic ,these issues were also evaluated. With more emphasis to the places where was developed the Teenagers and Adults’ Project of Education from UFRRJ. It was also done a confrontation of the results of the research done by National Pronera’s equip (this one was done in nine state in Brazil, it counted on quantitative methodology) and the present one, done covering only the state of Rio de Janeiro making use of qualitative methodology.en
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Canrobert Penn Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801851220092783pt_BR
dc.contributor.referee1Costa Neto, Canrobert Penn Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801851220092783pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539pt_BR
dc.contributor.referee3Anjos, Maylta Brandão dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5096748167978986pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3477303546552156pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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